METODOLOGIA DE ENSINO DA GINÁSTICA


Mediante os seguintes trechos:

I. Do ponto de vista puramente mecâmico, o movimento humano pode ser visto como uma mudança de posição ou dos segmentos corporais no espaço e no tempo.

II. O movimento humano não pode ser visto como uma mudança de posição ou dos segmentos corporais no espaço e no tempo pois exige a aplicação de  vários graus de fôrça.

III. O movimento é o ingrediente básico de todo o ser vivo, ou seja , um dos primeiros sinais de vida que  é detectado após estágio embrionário do desenvolvimento no útero materno.

IV. Um dos fatores principais que possibilita ao homem se movimentar das mais diversas formas possíveis é a característica de se movimentar no seu meio ambiente sobre  duas pernas e com as duas  mãos livres poder manipular objetos e materiais de seu mundo.


Assinale o que for correto:


Somente as alternativas II e III estão corretas.


Somente as alternativas I, II e III estão corretas.


Nenhuma das alternativas está correta


Somente as alternativas I, lll e IV estão corretas.


Somente as alternativas I e II estão corretas.

Quando temos um adolescente ou adulto que pratica a ginástica voltada ao alto rendimento, o treinamento do aspecto técnico é imprescindível. Desta forma, o treinamento técnico possui determinados objetivos que são indispensáveis para  melhoria dos resultados dos praticantes, EXCETO:


A formação de automatismos flexíveis dos movimentos ideais conforme modelos.


O aprimoramento da capacidade de variação, combinação e adaptação do comportamento motor, na execução da técnica na situação de competição.


A otimização dos programas motores generalizados.


Promover a saúde do praticante.


A otimização da imagem de movimento, facilitando a execução do mesmo.

Quando ensinamos qualquer tipo de ginástica é importante nos atentarmos para os processos de ensino-aprendizagem, para tanto, falamos muito dos educativos, ou seja, atividades com o intuito de facilitar o aprendizado dos alunos a determinados movimentos. Assinale a alternativa correta:


Dividir os exercícios em partes, ensinando cada parte do movimento separado, apenas para as crianças.


Os educativos devem ser utilizados  sempre que  o aluno demonstrar dificuldade para executar os movimentos solicitados.


Para pensar em exercícios educativos não é necessário que o professor compreenda as dificuldades de executar do mesmo.


Os educativos são utilizados apenas para crianças e idosos, adolescentes e adultos  que já possuem coordenação motora suficiente para executarem qualquer movimento da ginástica.


Utilizar materiais e espaços que facilitam a ação proposta, desde que o professor segure cada aluno.

Em relação à ginástica na escola, é correto afirmar que:


A ginástica deve estar limitada ao ensino das técnicas e acrobacias que a mídia tanto valoriza.


Na escola podemos trabalhar na ginástica os movimentos básicos fundamentais como rolar, saltar, correr, entre outros.


A ginástica não deve ser um conteúdo abordado na escola devido ao alto índice de lesão ocasionado pela prática.


É preciso pensarmos nas diversas possibilidades de se trabalhar os elementos fundamentais da ginástica e explorações corporais cabíveis nesse ambiente.


Não há como desenvolver a ginástica na escola se não houver equipamentos como a trave, as argolas e o tablado.

Conhecer as características da adolescência é de suma importância para se trabalhar a ginástica nesta faixa etária. Assinale a alternativa incorreta:


A adolescência é um período de vida que ocorre uma série de transformações amplas, rápidas e variadas, que registram entre os 10 e 19 anos, correspondendo da puberdade à idade adulta.


É possível ajudar o adolescente a preparar-se para a idade adulta mediante orientações sobre saúde, doença e adaptações da conduta


Na adolescência pode ocorrer baixa estima e alterações de humor acerca das mudanças na aparência física, inclusive levando à distúrbios da imagem corporal.


Na adolescência ocorre uma acentuada desaceleração do aumento de estatura e da modificação da forma do corpo, assim como de muitos órgãos.


A adolescência é um período crítico de evolução biológica e psicológica para o indivíduo.

Abaixo temos o conceito de cada capacidade condicional:

I - A capacidade que permite executar movimentos com grande amplitude, e por isso, é expressa pela maior amplitude possível do movimento voluntário de uma articulação, ou combinações de articulações num determinado sentido.

II - A capacidade física que permite efetuar um esforço estático ou dinâmico durante um tempo considerável, resistindo a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez, sem diminuir a qualidade do trabalho.

III - A capacidade que permite realizar gestos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.

IV - A capacidade de deslocar o corpo no espaço o mais rápido possível de realizar trocas rápidas de direção e sentido, mudando o centro de gravidade de posição, sem perder o equilíbrio e a coordenação dos movimentos de todo o corpo ou parte dele.

V - A capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração dos músculos. Envolve a capacidade do sistema neuromuscular em exercer uma tensão contra uma resistência, vencendo-a ou não.

Assinale a alternativa correta correspondente:


I – Flexibilidade; II – Resistência; III – Velocidade; IV – Agilidade; V – Força.


I – Velocidade; II – Força; III – Flexibilidade; IV – Resistência; V – Agilidade.


I – Agilidade; II – Velocidade; - III – Força; IV – Resistência; V – Flexibilidade.


I – Flexibilidade; II – Força; III – Velocidade; IV – Agilidade; V – Resistência.


I – Flexibilidade; II – Resistência; III – Agilidade; IV – Velocidade; V – Força.

Para facilitar a compreensão dos elementos constitutivos da ginástica, a pesquisadora Souza (1997), classifica as ginásticas em exercícios corporais, exercícios acrobáticos e exercícios de condicionamento físico (todos com, sem ou em aparelhos), e o manejo de aparelhos. Sobre esses elementos é correto afirmar:


Os exercícios de condicionamento físico perpassam todos os exercícios gímnicos.


Os exercícios acrobáticos referem-se aqueles da preparação física, desenvolvendo a flexibilidade, resistência e força.


Podemos elencar características dessas categorias por todas as ginásticas, exceto a ginástica artística, que não possui exercícios corporais, apenas acrobáticos.


Os manejos de aparelhos são voltados apenas para a ginástica rítmica.


Os elementos corporais constituem-se pelas rotações, apoios, reversões e suspensões.

A ginástica feminina moderna tem características específicas, EXCETO a seguinte alternativa.


o objetivo da ginástica femina moderna no contexto de sua criação era oferecer socialização, expressão corporal e criatividade, garantindo a graça, a beleza e a feminilidade aliada ao direito da mulher praticar esporte.


este método gímnico era constituído de exercícios físicos utilitários, expressivos, estéticos e nitidamente feminis que deveriam atender os aspectos biológicos (exercitação funcional), psicológicos (aperfeiçoamento da figura ou estrutura que realiza o exercício), espirituais (valores morais), estéticos (harmonia e beleza), rítmico (ritmo natural ou educado) e sociais (trabalho grupal criativo)


a ginástica feminina moderna foi introduzida no Brasil na década de 1950, na cidade do Rio de Janeiro, pela professora húngara Ilona Peuker, que ministrou cursos de especialização para profissionais de todo o país.


o nome da modalidade foi alterado tres vezes: Ginastica Olimpica em 1963, Ginástica Ritmica Desportiva em 1972 e Ginástica Artística em 1975, quando entra nas Olimpiadas


apesar da existência de um método exclusivo para mulheres que pregava a harmonia e a graça dos movimentos femininos, assim como o fortalecimento dos membros inferiores, apesar disto, o verdadeiro objetivo para as mulheres da época era cuidar da família e garantir a procriação.

Considerando as principais características da ginástica ao longo dos tempos, as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO qual?


A acrobacia foi uma das primeiras manifestações artísticas corporais, utilizada inicialmente como forma de treinamento de guerreiros em função da agilidade, flexibilidade e força.


Os romanos condenavam toda e qualquer manifestação corporal presente em jogos e festas em homenagem aos deuses.


A partir dos avanços científicos, sobretudo da fisiologia e biomecânica, a ginástica incorporou modelos, formatos e atingiu sua esportivização no século passado.


A Idade Média caracterizou-se pela quebra do poder romano e pela influência do cristianismo como doutrina, reproduzindo a ideia de que as atividades corporais eram satânicas e mundanas


O propósito inicial do Renascimento era o de controlar, educar e alterar os gestos e comportamentos das classes populares, para que o corpo se adequasse à nova ordem social.

Literalmente ginástica significa “arte desnuda” tendo sua origem no vocábulo grego Gymnos que significa “nu”, sendo essa uma das práticas mais milenares que existe. Sobre sua história podemos destacar como INCORRETO:


Apesar de apresentar algumas particularidades, os métodos ginásticos contribuíram para a implantação da ginástica no ambiente formal e informal de ensino e possuíam como finalidades semelhantes o desenvolvimento da personalidade e saúde de seus cidadãos.


O Renascimento pode ser considerado o período de redescobrimento das atividades físicas e consequentemente da ginástica.


Na Idade Média a ginástica era tratada como uma forma de diversão e recebia severas críticas principalmente vindas da ordem religiosa da época.


Na época dos gregos ginástica era considerada sinônimo de exercícios físicos.


A Federação Internacional de Ginástica (FIG), possui como princípio norteador a inclusão da ginástica competitiva e técnica

Páginas: 123456