A ginástica feminina moderna tem características específicas, EXCETO a seguinte alternativa.
o objetivo da ginástica femina moderna no contexto de sua criação era oferecer socialização, expressão corporal e criatividade, garantindo a graça, a beleza e a feminilidade aliada ao direito da mulher praticar esporte.
este método gímnico era constituído de exercícios físicos utilitários, expressivos, estéticos e nitidamente feminis que deveriam atender os aspectos biológicos (exercitação funcional), psicológicos (aperfeiçoamento da figura ou estrutura que realiza o exercício), espirituais (valores morais), estéticos (harmonia e beleza), rítmico (ritmo natural ou educado) e sociais (trabalho grupal criativo)
a ginástica feminina moderna foi introduzida no Brasil na década de 1950, na cidade do Rio de Janeiro, pela professora húngara Ilona Peuker, que ministrou cursos de especialização para profissionais de todo o país.
o nome da modalidade foi alterado tres vezes: Ginastica Olimpica em 1963, Ginástica Ritmica Desportiva em 1972 e Ginástica Artística em 1975, quando entra nas Olimpiadas
apesar da existência de um método exclusivo para mulheres que pregava a harmonia e a graça dos movimentos femininos, assim como o fortalecimento dos membros inferiores, apesar disto, o verdadeiro objetivo para as mulheres da época era cuidar da família e garantir a procriação.