METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS


Segundo Villas Boas (2001), a palavra portfólio deve ser substituída por pasta avaliativa, levando em conta que ela reúne as produções de alunos e professores, para que eles próprios e outras pessoas conheçam seus esforços, seu progresso e suas necessidades em uma determinada área. 

Sobre o portfólio e outras formas de avaliação, assinale a alternativa CORRETA.


A avaliação tradicional consiste num trabalho de processo de aprendizagem, como construção do conhecimento, o que não ocorre com o portfólio.


O portfólio não se fundamenta na intenção de levar adiante uma avaliação que esteja em consonância com a natureza evolutiva do processo de aprendizagem.


O portfólio é apenas uma reunião de trabalhos ou materiais colocados numa pasta, que serão avaliados no final da etapa ou curso.


A avaliação tradicional tem elementos de autorreflexão que o portfólio não possui, por não avaliar o processo final.


Trata-se de uma avaliação continuada, reflexiva e elemento de autorreflexão, que estimula a criatividade.

O Portfólio é uma nova metodologia de avaliar os alunos, numa perspectiva da pedagogia da expressão, permitindo ao sujeito reconhecer-se em seus sentimentos, inquietações e manifestar-se em suas potencialidades.

 

I-  “Na última década, o saber acumulado e repetitivo do conteúdo de material didático, simplesmente transferido pelo professor e completamente descontextualizado de informação, tem sido substituído pela concepção de uma proposta atual de educação que propicie uma avaliação da aprendizagem e esteja em consonância com as finalidades educativas, considerando-se a importância de não se confundir a avaliação com mensuração de conteúdos e, consequentemente, a aprovação (HERNANDEZ, 2000)”. A afirmação de Hernandez contempla os objetivos do curso de Pedagogia.

 

 Porque

 

II- Diferentemente de checar o que e quanto o aluno aprendeu, essas concepções atuais buscam o sentido das aprendizagens para aquele que aprende, trabalhando com diferentes linguagens do cotidiano do aluno para a construção efetiva do seu conhecimento. Um texto escrito, um texto visual, uma obra artística, uma canção, um conto ou uma poesia são linguagens que articuladas, expressam ideias, expressam conhecimento.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Para responder essa questão, primeiramente, analise as características do animal descrito no texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

"Os lagartos variam mais de tamanho e de forma que qualquer outro grupo de répteis. Alguns medem apenas alguns centímetros. Mas o maior lagarto de todos, o dragão-de-komodo, pode chegar a 3 metros de comprimento. A maioria dos lagartos possui quatro pernas fortes, mas alguns não têm pernas. Aí, ficam parecidos com cobras e frequentemente são confundidos com elas. Só que eles têm pálpebras e aberturas auriculares, isto é, orelhas. Geralmente também têm cauda longa. A maioria dos lagartos tem escamas secas cobrindo o corpo. As escamas são pequenas placas lisas ou rugosas, com frequência marrons, verdes ou cinzentas. Muitos lagartos possuem características singulares. Alguns têm chifres ou espinhos. Outros têm uma placa óssea em volta do pescoço. Essas características os ajudam a amedrontar seus inimigos e a mantê-los a distância. Algumas espécies possuem pregas de pele adicional nas laterais do corpo; quando as abrem, elas parecem asas, e esses lagartos conseguem planar de uma árvore para outra. Dois tipos de lagartos são venenosos: o monstro-de-gila, que é muito vistoso e vive no sudoeste dos Estados Unidos, e o lagarto-de-contas, do México. O veneno deles é forte o suficiente para matar uma pessoa".

Fonte: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lagarto. Acesso em: 01 set.2016. 

Figura: Lagarto - possui uma pele com escamas ou placas epidérmicas córneas.

Fonte: Ricardo Baratella.

Obs: A imagem é apenas ilustrativa, não interfere na resposta!

É CORRETO afirmar que:


os répteis são vertebrados que se adaptaram a condições de vida fora da água, em ambientes terrestres secos, graças à fecundação interna e à presença de ovo com casca.


os répteis são vertebrados que se adaptaram a condições de vida fora da água, em ambientes terrestres secos, graças à fecundação externa e à presença de ovo com casca.


os répteis são vertebrados que se adaptaram a condições de vida fora da água, em ambientes terrestres secos, graças à fecundação externa e à presença de ovos fecundados, protegidos por um invólucro gelatinoso.


os anfíbios são vertebrados que se adaptaram a condições de vida fora da água, em ambientes terrestres secos, graças à fecundação interna e à presença de ovo com casca.


os anfíbios são vertebrados que se adaptaram a condições de vida fora da água, em ambientes terrestres secos, graças à fecundação interna e à presença de ovos fecundados, protegidos por um invólucro gelatinoso.

Várias espécies de animais que vivem na água são chamados peixes desde os peixes-boi até as estrelas-do-mar, mas o termo se aplica propriamente a vertebrados aquáticos inferiores. Os gregos conheciam os peixes como ichthytes, sendo ictiologia o estudo científico dos peixes; o nome comum peixe deriva do latim, pisces. Os peixes mais típicos ou peixes ósseos têm esqueleto ósseo, são cobertos com escamas dérmicas, geralmente têm corpo fusiforme, nadam por meio das nadadeiras e respiram por brânquias. Várias espécies habitam todos os tipos de água, doce, salobra, salgada, quente ou fria. Os peixes têm sido um armazém de alimento proteico para a humanidade desde a antiguidade e muitas espécies fornecem recreação agradável para pescadores amadores (STORER et al., 2002).

Os peixes ósseos, também chamados osteíctes, são os mais conhecidos, sendo muito mais numerosos do que os precedentes. Nestes, o esqueleto cartilaginoso presente no embrião é substituído durante o desenvolvimento por um esqueleto ósseo, mais pesado e resistente. Os peixes ósseos estão amplamente distribuídos tantos nos mares como na água doce, e alguns, como o salmão (Figura 01) e a tainha, podem até mesmo viver nos dois habitats ( GANOTTI; MODELLI,2002).

Figura 01: Salmão vermelho - peixe ósseo.

Fonte: Acervo do autor.

Obs: A imagem é apenas ilustrativa, não interfere na resposta!

Além dos órgãos dos sentidos comuns aos vertebrados, nos peixes encontra-se um órgão peculiar, que serve para orientação na água, denominado:


fosseta loreal.


nadadeiras.


glândula paratoide.


opérculo.


linha lateral.

Uma perspectiva interdisciplinar é alcançada ao se trabalhar com projetos. A partir de um tema significativo e relevante para o grupo, pode-se desenvolver o conteúdo de diferentes disciplinas para melhor compreendê-lo, situando-o na perspectiva de sua totalidade.

Para o desenvolvimento de um projeto, propõe(m)-se a(s) seguinte(s) fase(s):


exclusivamente, a elaboração do plano de trabalho.


exclusivamente, a execução do plano elaborado.


exclusivamente, a seleção do problema a ser investigado.


seleção do problema a ser investigado; elaboração do plano de trabalho, incluindo cronograma; execução do plano elaborado.


o desenvolvimento da iniciativa.

São muitos os autores e pensadores que apresentam conceitos do que é ciência. A ciência abrange praticamente todos os campos do conhecimento humano, relacionados com fatos ou acontecimentos e agrupados por princípios que são as regras. 

A ciência é uma forma de conhecimento que o ser humano foi desenvolvendo por meio da história, para:


compreender exclusivamente a natureza que o rodeia. Durante muito tempo, essa tarefa ficou reservada a uns poucos sábios e especialistas, mas, atualmente, o conhecimento científico está mais difundido, porque é necessário, em menor ou maior grau, para todas as pessoas. 


compreender exclusivamente o mundo natural que o rodeia. Durante muito tempo, essa tarefa ficou reservada a uns poucos sábios e especialistas, mas, atualmente, o conhecimento científico está mais difundido, porque é necessário, em menor ou maior grau, para todas as pessoas. 


compreender exclusivamente o mundo material que o rodeia. Durante muito tempo, essa tarefa ficou reservada a uns poucos sábios e especialistas, mas, atualmente, o conhecimento científico está mais difundido, porque é necessário, em menor ou maior grau, para todas as pessoas. 


compreender exclusivamente a si mesmo. Durante muito tempo, essa tarefa ficou reservada a uns poucos sábios e especialistas, mas, atualmente, o conhecimento científico está mais difundido, porque é necessário, em menor ou maior grau, para todas as pessoas. 


compreender a si mesmo e o mundo natural e material que o rodeia. Durante muito tempo, essa tarefa ficou reservada a uns poucos sábios e especialistas, mas, atualmente, o conhecimento científico está mais difundido, porque é necessário, em menor ou maior grau, para todas as pessoas. 

[...] os avanços tecnológicos, principalmente na área de Ciências, foram notáveis nos últimos tempos. Consequentemente, a quantidade de conhecimento produzida foi surpreendente. Sendo assim, claro que toda a transmissão de todo esse conhecimento fica impraticável na sala de aula. Cabe então ao professor, tratar somente os assuntos mais relevantes e fundamentais para o desenvolvimento do aluno, capacitando-o a continuar o seu processo de aprendizagem, em qualquer área do saber, de forma crítica, independente, e capaz de gerenciar problemas. (GOWDAK e MARTINS, 2002)

Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir:

I)   Em uma atividade de pesquisa, a avaliação pode ser feita por meio de uma discussão na sala de aula sobre o tema escolhido.

II)  As atividades de pesquisa contribuem para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio no aluno, motivando-o para o aprendizado do tema em questão.

III) As atividades experimentais consistem em um recurso pedagógico eficiente para a promoção de interações sociais.

IV) A utilização de dinâmicas participativas busca tornar mais simples o diálogo entre o processo de formação/informação, além de promover a compreensão dos limites, em sua tripla dimensão: superar limites, respeitar limites e impor limites.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:


I, II , III e IV


I e IV, apenas


II, III e IV, apenas


IV, apenas


I, II e III, apenas

Na maioria dos ambientes podemos observar com facilidade muitos seres vivos de formas e tamanhos diferentes. Alguns seres vivos são vistos a olho nu, outros, por serem muito pequenos, somente poderão ser vistos com o auxílio do microscópio. Eles podem ser encontrados no solo, na água, no ar, no interior de nosso corpo e no corpo de outros animais. Algumas delas podem ser benéficas, e outras podem causar danos a outros seres vivos.

 

 

O leite fermentado é feito de lactobacilos vivos, que por sua vez, são _________________.

 

A palavra correta que completa a frase se afirma em:


fungos


protozoários


fotossíntese


bactérias


algas

Figura: Cavalo - mamífero da ordem dos ungulados.

Fonte: Fotografado por Ricardo Baratella (2015).

Obs: A imagem é apeans ilustrativa, ela não interfere na resposta.

 

Os mamíferos constituem o grupo “mais desenvolvido” do Reino Animal. Incluem as toupeiras, os morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalos, veados, o homem e outras formas vivas, além de muitas espécies e ordens extintas. Todas são mais ou menos cobertos com pelos e são de sangue quente. O termo distintivo mamífero refere-se:


às glândulas sebáceas dos machos, que secretam o sebo, para lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos.


às glândulas mamárias das fêmeas, que fornecem leite para amamentar os filhotes.


às glândulas uropigianas das fêmeas, que sintetizam gordura, facilitando a impermeabilização da pele e pelos.


às glândulas urogenitais das fêmeas.


às glândulas sudoríparas das fêmeas, que produzem o suor, função importante para regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas.

lobo.jpg

Disponível em: https://br.depositphotos.com/stock-photos/mamiferos.html?qview=58786749
Imagem: Otócion
Acesso em: 29 ago.2017

Obs: A imagem acima é apenas representativa, ela não interfere na resposta.

 

Os mamíferos constituem o grupo "mais desenvolvido" do Reino Animal, devido aos processos evolutivos que possibilitaram a esses animais a aquisição de algumas características como: locomoção e coordenação motora, cérebro mais desenvolvido entre os animais, estratégia reprodutiva especial e o cuidado com a prole.


Porque


Esses processos evolutivos possibilitaram aos mamíferos a coordenação por meio das mudanças em todos os sistemas de órgãos que estão intimamente relacionados ao aumento de atividades e agilidade que são refletidos no sistema esquelético, muitos padrões especializados de locomoção se desenvolveram durante a radiação e adaptação dos mamíferos, de acordo com os diferentes modos de vida.
Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/65ra/resumos/resumos/9144.htm. adaptado. Acesso em: 19 ago.2017.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 


A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 


E. As asserções I e II são proposições falsas.


C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 


B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 

Páginas: 12