METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS


O portfólio tem sido usado como procedimento de avaliação pelo seu potencial para associar currículo e práticas pedagógicas, especialmente em países como Estados Unidos, Austrália e Portugal. Várias instituições nesses países já requerem a apresentação de um “teaching portfolio”, ou portfólio da prática pedagógica, aos candidatos a cadeiras docentes (TORRES,2008).

Sobre o portfólio como forma de avaliação, assinale a alternativa CORRETA.


O uso do portfólio beneficia apenas educando extrovertido, que tem mais facilidade em exercícios escritos, não revelando potencialidades e talentos dos alunos tímidos.


A prova em si sempre mostra o quanto o aluno tem condições de relacionar o que aprendeu com outras maneiras ou com a própria vida.


Do ponto de vista do aluno vindo de um sistema educacional que não privilegia a criatividade ou a independência, o mesmo pode apresentar muitas dificuldades na produção do portfólio.


A avaliação quando bem elaborada garante a qualidade do pensamento, pois o "pensar bem" faz sentido somente na ação.


A grande maioria dos autores considera o portfólio como sendo um instrumento de avaliação que deve ocorrer somente no final do processo de ensino-aprendizagem.

Cientistas fazem afirmações baseadas em justificativas razoáveis. A abordagem científica perfeita é a demonstração. Uma demonstração é um argumento claro e completo. Em ciência, uma demonstração pode ser também algo prático como um experimento de laboratório, mostrando um fenômeno e estabelecendo causa e efeito. Uma demonstração mostra resultados certeiros e torna possíveis as generalizações, levando a previsões. Assim é a ciência moderna, em oposição à ciência antiga que, com sua proximidade da religião, usava a autoridade para combater argumentos e questionamentos sobre o “porquê” das coisas.

Disponível em: http://www.wfsj.org/course/pt/pdf/mod_5.pdf. Acesso em:24 ago.2017.

 

De acordo com a afirmação acima, é correto o que se afirma em:


Uma forma de conhecimento que o ser humano foi desenvolvendo por meio da história, compreender exclusivamente a natureza que o rodeia.


Uma forma de conhecimento que o ser humano foi desenvolvendo por meio da história, para compreender a si mesmo e o mundo natural e material que o rodeia.


Uma forma de conhecimento que o ser humano foi desenvolvendo por meio da história, compreender exclusivamente o mundo natural que o rodeia. 


 Uma forma de conhecimento que o ser humano foi desenvolvendo por meio da história, compreender exclusivamente a si mesmo.


Uma forma de conhecimento que o ser humano foi desenvolvendo por meio da história, compreender exclusivamente o mundo material que o rodeia.

Os cnidários também conhecidos como celenterados, ao contrário das esponjas, possuem uma cavidade intestinal revestida por uma endoderme, como a maioria dos outros animais. No entanto, nos cnidários, ela é referida como celêntero ou cavidade gastrovascular, por funcionar na circulação além de na digestão. A cavidade gastrovascular repousa ao longo do eixo polar do animal e abre-se externamente em uma extremidade para formar uma boca. Nos cnidários, um círculo de tentáculos (representando evaginações da parede corporal) circunda a boca para ajudar na captura e na ingestão de alimento.

Figura: Água-viva.

Obs: A imagem é ilustrativa e não interfere na resposta!

Considerando as informações do texto, pode-se afirmar que o Phylum Cnidaria ou Coelenterata inclui a água-viva (VIDE Figura) e as familiares:


anêmonas-do-mar, corais e estrelas-do-mar.


hidras, anêmonas-do-mar e corais.


hidras, anêmonas-do-mar e crustáceos.


hidras, crustáceos e corais.


anêmonas-do-mar, estrelas-do-mar e cefalópodes.

Os peixes são animais pecilotérmicos. Isso significa que a temperatura do seu corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.

Resultado de imagem para peixes

Disponível em:https://www.google.com.br/search?q=peixes&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiHmKfisPndAhUFFJAKHbgsC6EQ_AUIDigB&biw=1280&bih=913#imgrc=HKCl309CCDv_BM

 Acesso em: 06 out. 2017.

Obs: A imagem é apenas ilustrativa, não interfere na resposta!

 

Os peixes são animais ___________________ e apresentam várias características que favorecem o desempenho de suas atividades no ambiente em que vivem. O seu corpo com formato, em geral, hidrodinâmico, isto é, ________________________ e __________________, favorece seu deslocamento na água. Possui  ________________________, estruturas que auxiliam na locomoção. A maioria dos peixes respiram por meio de ______________________, também conhecidas como guelras.

Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Peixes.php. Adaptado

Acesso em: 06 out. 2017.

 

Das alternativas abaixo, qual a que completa corretamente a asserção acima?


invertebrados, achatado lateralmente, alongado, nadadeiras, brânquias.


invertebrados, alongado lateralmente, alongado, nadadeiras, brânquias.


vertebrados, achatado lateralmente, alongado, nadadeiras, brânquias.


vertebrados, alongado lateralmente, alongado, brânquias, nadadeiras.


vertebrados, achatado lateralmente, alongado, brânquias, nadadeiras.

 

Disponível em: http://escolakids.uol.com.br/metamorfose-das-borboletas.htm.

Acesso em: 06 out. 2017.

Obs: A imagem é apenas ilustrativa, não interfere na resposta!

 

Quando falamos em metamorfose estamos nos referindo às mudanças que ocorrem na estrutura, na forma do corpo de alguns organismos durante seu desenvolvimento. Os anfíbios anuros, e a maioria dos insetos, passam por metamorfose, ou seja, passam por uma mudança intensa de larva para a fase adulta. A metamorfose pode ser completa ou incompleta. Na metamorfose completa, diferente da metamorfose incompleta,  o animal que sai do ovo é totalmente diferente do animal, da fase adulta, como o caso das borboletas.

Assim, a metamorfose completa compreende quatro fases distintas, são elas:

 

É correto apenas o que se afirma em:


casulo, ovo, larva e imago.


ovo, larva, pupa e imago.


casulo, larva, pupa e imago.


casulo, ovo, larva e inseto.


ovo, larva, imago e inseto.

Em 1929, o pesquisador Alexander Flemming descobriu acidentalmente que fungos formadores de mofo verde encontrados em alimentos podres eram capazes de produzir uma substância que inibia o desenvolvimento de certas bactérias. Estes fungos, pertencentes ao gênero Penicillium estão classificados atualmente dentro de um grupo denominado Ascomicetos. 

 

 Fonte: Disponível em: http://blogdabiologiaegestaoambiental.blogspot.com.br/2011/11/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html. Acesso em: 23 jul.2016.

Assinale a alternativa que indica uma característica dos fungos:


todos os representantes são parasitas intracelulares obrigatórios


são considerados organismos acelulares 


são seres heterótrofos


são seres autótrofos ou produtores em uma cadeia alimentar


podem realizar a fotossíntese ou quimiossíntese

A figura abaixo mostra um exemplar de animal que já existiu em nosso planeta, mas que foi extinto há muito tempo. 

Sabemos da existência deste animal mesmo sem nunca ter convivido com ele, pois deixou marcas de sua passagem pelo planeta. Estas “marcas” são chamadas de:


registros ambientais


registros fotográficos


registros fósseis


registros bioquímicos


registros humanos

Segundo Gowdak e Martins (2002), dentro da nova proposta curricular, a interdisciplinaridade promove a integração dos diferentes conhecimentos, propiciando condições para uma:


aprendizagem conservadora, que não considera a relevância dos conteúdos programáticos e a experiência dos alunos.


aprendizagem conservadora, que aumente o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos.


nova aprendizagem, que aumente o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos.


nova aprendizagem, mais motivadora, que diminua o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos.


nova aprendizagem, que aumente exclusivamente o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência de alunos na Educação de Jovens e Adultos.

Os protozoários constituem um grupo de organismos vivos e cada espécie vive em determinado habitat úmido – na água do mar no fundo do oceano; em água doce, salobra ou poluída, na terra; no solo ou matéria orgânica em decomposição. Alguns desses protozoários são úteis na purificação de filtros de água e de esgoto, em estações de tratamento, outras espécies, são causadoras de moléstias para a humanidade.

 

Dentre as doenças causadas por protozoários, assinale a alternativa correta.


Malária, dengue, chikungunya, amebíase, giardíase, gripe asiática e gripe suína.


Malária, amebíase, doenças de Chagas, giardíase e leishmaniose visceral.


Malária, dengue, chikungunya, amebíase, giardíase e gripe asiática.


Malária, dengue, chikungunya, amebíase, giardíase e leishmaniose visceral.


Malária, dengue, doenças de Chagas, giardíase e leishmaniose visceral.

A observação é um processo resultante da curiosidade humana. Costumamos olhar tudo o que nos cerca, mas geralmente não tiramos disto o melhor proveito, seja porque os elementos não nos despertam maior interesse, seja porque nossa observação não é bastante cuidadosa.

Considerando o texto acima e a análise das alternativas abaixo, assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.

I)  Se desenvolvermos a capacidade de observação pelos sentidos, estaremos concorrendo para a formação de perfeitos observadores e, em consequência, de atitude científica.

II)  A audição e a fala, favorece a ampliação do repertório linguístico e a estruturação das frases enriquece à base de experiências, estrutura o pensamento.

III) Usando os sentidos, poderemos observar a natureza das coisas vivas – meio biótico e não vivo - fatores abióticos, e diversos acontecimentos que ocorrem naquele local.

IV) Uma boa aprendizagem implica em um duplo compromisso: o aluno deve assumir uma disposição para aprender e compreender-se a trabalhar para consegui-lo, e o professor deve preparar o ambiente a atuar como agente mediador entre o estudante e a cultura. 

Diante dessas informações/afirmações, podemos verificar que a alternativa CORRETA está contida em:


I, II, III e IV


I e III, apenas


II, III e IV, apenas


I, II e IV, apenas


II e IV, apenas

Páginas: 1234