METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS


O portfólio tem sido usado como procedimento de avaliação pelo seu potencial para associar currículo e práticas pedagógicas, especialmente em países como Estados Unidos, Austrália e Portugal. Várias instituições nesses países já requerem a apresentação de um “teaching portfolio”, ou portfólio da prática pedagógica, aos candidatos a cadeiras docentes (TORRES,2008).

Sobre o portfólio como forma de avaliação, assinale a alternativa CORRETA.




  • O uso do portfólio beneficia apenas educando extrovertido, que tem mais facilidade em exercícios escritos, não revelando potencialidades e talentos dos alunos tímidos.

  • A prova em si sempre mostra o quanto o aluno tem condições de relacionar o que aprendeu com outras maneiras ou com a própria vida.

  • Do ponto de vista do aluno vindo de um sistema educacional que não privilegia a criatividade ou a independência, o mesmo pode apresentar muitas dificuldades na produção do portfólio.

  • A avaliação quando bem elaborada garante a qualidade do pensamento, pois o "pensar bem" faz sentido somente na ação.

  • A grande maioria dos autores considera o portfólio como sendo um instrumento de avaliação que deve ocorrer somente no final do processo de ensino-aprendizagem.