METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS


As recentes discussões sobre avaliação de aprendizagem sustentam que a avaliação é um meio e está delimitada por uma determinada teoria e uma determinada prática pedagógica (CALDEIRA,1997). Para Chueiri (2008), examinar para avaliar é o primeiro significado de avaliação escolar, e resgata as práticas dos séculos XVI e XVII com as configurações da atividade pedagógica produzidas pelos padres jesuítas. Nesse contexto a pedagogia é tradicional e a avaliação é reduzida a um exame escolar.

O portfólio é uma nova forma de avaliar. Dessa forma, identifique os componentes do portfólio nos itens abaixo, julgando como VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I – O portfólio transcende a visão de transmissão de conhecimentos a individualidades, é portador de uma dinâmica de mudança, ultrapassa as aulas e o aprendizado de cada aluno, e, além disso, promove o desenvolvimento global.

II – A relação pedagógica entre educandos e educadores, na elaboração do portfólio, atrela qualidades que se expressam por sentimentos que estão intensamente relacionados ao conteúdo da relação.

III – O portfólio é apenas uma avaliação classificatória, em que os professores ficam menos instrumentalizados para a mediação das aprendizagens de todos os educandos e menos informados sobre os processos de desenvolvimento.




  • As alternativas I e II estão corretas.

  • Apenas a II está correta.

  • Apenas a III está correta.

  • As alternativas II e III estão corretas.

  • Apenas a I está correta.