METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS


A Classe REPTILIA inclui lagartos e cobras (Ordem SQUAMATA), tartarugas e jabutis (Ordem CHELONIA), crocodilos e jacarés (Ordem CROCODILIA) e a tuatara da Nova Zelândia (Sphenodon punctatus, Ordem RHYNCHOCEPHALIA). Estes representam apenas 4 das 16 ordens conhecidas que floresceram durante o Mesozoico, a era dos répteis, quando foram os animais dominantes. O nome da classe refere-se ao modo de locomoção e o estudo dos répteis é chamado de herpetologia

Os répteis são cobertos por escamas córneas. Exceto por formas muito especializadas, tais como as serpentes, a maioria deles possui garras, costelas utilizadas para trazer ar aos pulmões (os anfíbios utilizam a boca e a garganta como bombas para sugar o ar), e uma coluna vertebral mais diferenciada em certas regiões e mais firmemente presa à cintura pelvina do que nos ancestrais anfíbios. Nenhuma destas características é única à classe, mas há traços do coração e dos vasos sanguíneos associados encontrados somente entre os répteis.

Figura 01: Cascavel - réptil da Ordem Squamata.

Fonte: Acervo do autor.

Obs: A imagem é apenas ilustrativa, não interfere na resposta!

Nos crotalídeos, como por exemplo, a cascavel (Figura 01), há duas cavidades entre os olhos e as narinas que são ótimos termorreceptores, importantes na percepção do calor emanado do corpo das presas de sangue quente, como pequenos roedores. Essas cavidades são denominadas: 




  • cerdas.

  • vibrissas.

  • pedicelárias.

  • fossetas loreais.

  • lanterna de Aristóteles.