METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A BNCC (2018, p. 35) ressalta que “a construção de novos conhecimentos implica, por parte do educador em selecionar, organizar, refletir, planejar, mediar e monitorar o conjunto de práticas e interações. ”
Para alcançar os objetivos educacionais, o professor deverá organizar os conhecimentos, as pesquisas e brincadeiras, em planos e projetos, com metodologias, recursos diversos, e avaliação adequada. Para tanto necessita:
I-Organizar as descobertas da turma com mostras de arte, culminância de estudos, feiras de conhecimento, exposições, publicação de trabalhos, construção de portfólios entre outros.
II-Criar, sugerir, investigar e propor regras claras, juntamente com as crianças (combinados da sala, valores do grupo, princípios norteadores) para o uso dos “cantinhos lúdicos”, dos espaços externos, das brincadeiras e dos projetos.
III-Direcionar a escolha de temas de estudos e tipo de brincadeiras. Os projetos devem acontecer levando-se em conta a intencionalidade educativa do professor.
IV-Viabilizar as interações e brincadeiras no cotidiano escolar sempre que for oportuno, porque as interações proporcionam às crianças infinitas situações de aprendizagem.
Está correta apenas a alternativa:
I, II, e III;
I e III;
III e IV;
I e IV;
Ie II;
As interações proporcionam infinitas situações de aprendizagem. É dever da escola e dos professores proporcionar interações de qualidade, que permitam às crianças vivenciar e experimentar situações ricas em desafios e em ludicidade. Sobre essas interações podemos afirmar:
I-Elas possibilitam uma educação integral;
II-É a linguagem das crianças/comunicação própria;
III-Proporcionam alegria, descontração, prazer e liberdade.
IV-Desenvolvem a inteligência;
V-São desenvolvidas pelo professor e pela escola.
Está correta apenas a alternativa:
I, II e IIII
III e IV;
I, e IV
I, II, III e IV;
I, III, IV e V;
Para compreender o papel da Educação Infantil na formação de uma criança, é relevante pensar sobre o que pode significar “ter experiências” na Educação Infantil.
Com base na ideia expressa acima, avalie as seguintes asserções sobre o significado de se adquirir experiência na Educação infantil:
[...] conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade (DCNEI, art.3º).
Porque,
A compreensão do significado do que seja experiência infantil está relacionado à história de vida que possuem, aos conhecimentos adquiridos em seu dia a dia, na forma de experimentar seus sentimentos, sensações e emoções e no conhecimento de si mesma.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
A palavra ludicidade tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo". De acordo com (ALMEIDA, 2006), o lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão”. (ALMEIDA, 2006).
Assim pensando, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1-Lúdico: ( ) Suporte da brincadeira; pode ser material ou não.
2-Jogo: ( ) Ações lúdicas de natureza mais livre.
3-Brinquedo: ( ) é um adjetivo que indica algo que possua a natureza do brincar.
4-Brincadeira: ( ) “... atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que define a perda ou o ganho”.
Está correta a sequência:
4-1-2-3
1-2-3-4
1-4-2-3
2-1-4-3
3-4-1-2
Uma avaliação efetiva na Educação Infantil precisa levar em conta alguns aspectos importantes e seguir alguns passos fundamentais.
Que passos são estes?
I. O planejamento das atividades em que os objetivos são evidenciados.
II. A avaliação deve ser continua e processual.
III. O professor ser capaz de diagnosticar aspectos que precisam ser melhorados e reformulados.
IV. Dar sempre as respostas aos alunos.
V. Ter sempre em mãos os diagnósticos quantitativos.
A sequência correta está contida em:
II - III e IV;
I – e V;
II - IV e V;
I – IV e V;
I – II e III;
Faça a leitura da citação a seguir:
Por que é importante registrar? O ato de conhecer é permanente? Então está implícito o conhecimento como ato social e que esse educador faz história. Não existe sujeito do conhecimento sem apropriação de história. É o registro que historifica o processo para a conquista do produto histórico. Possibilita também a apropriação e socialização do conhecimento e a construção da memória, como história desse processo (FREIRE, M.1989, p.5).
Marque as afirmativas que mais se identificam com a citação e com a importância do planejamento e do registro de avaliação realizados pelo professor.
I.A prática do registro, como relato da experiência de cada um, auxilia a construção da memória do processo educativo na Educação Infantil e socializa as experiências exitosas dos professores.
II. A prática do registro por meio de relatórios de avaliação é marco referencial na construção do sujeito. É um ato político em que educador e educando fazem história.
III. As alterações nos registros de avaliação exigem do professor uma reflexão superficial. Os registros são importantes para analisar o resultado do planejamento que é o processo de transformar ideias em ação.
IV. Os registros do processo e da avaliação devem ser realizados em anotações coerentes com as observações realizadas pelo professor, buscando facilitar o entendimento e o acompanhamento do aluno.
Assinale a alternativa correta:
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV apenas.
Sabe-se que os ”jogos simbólicos” se caracterizam nas crianças, quando elas começam a usar a fantasia, a imaginação, imitando gestos, sons, comportamentos e atitudes das pessoas que fazem parte de seu convívio social ou inventam outros personagens.
Diante da afirmativa,analise as frases abaixo e assinale com V a alternativa verdadeira e com F a alternativa falsa.
( ) - Os jogos simbólicos representam uma abertura para o mundo fantástico, do faz-de-conta, da criatividade, da imaginação e eles aparecem após os jogos de exercitação.
( ) - Os jogos simbólicos vão colorir o mundo real das crianças possibilitando-as de vivenciar suas fantasias, seus sonhos, enfrentar seus medos, angústias e ainda aliviar suas tensões e frustrações.
( ) - Os jogos simbólicos ajudam a criança testar suas habilidades de atuação sobre os objetos, sobre os outros e sobre o mundo. É assim que ela vai fazendo a compensação do que não foi permitido fazer no plano real, através de vivências de situações imaginárias.
( ) - Os jogos simbólicos ajudam a criança a adaptar-se ao mundo do adulto. No seu pensamento abstrato ela transforma os objetos com ações, ou seja, “vai ao salão de beleza”, usa pétalas de flor como se fossem unhas postiças, transforma o frasco de amaciante em ferro de passar roupa.
( ) - Os jogos simbólicos são organizados por leis imposto pelo grupo, seu descumprimento gera penalização. Assim a criança descobre a necessidade do outro, saindo do egocentrismo e vivenciando de grupo.
Assinale a alternativa correta.
V,V,V,F,F
V,F,V,F,V
F,V,F,V,V
V,V,F,F,F
V,V,V,V,F
Você estudou que o jogo de regras tem valor preponderante na aprendizagem da criança, pois oportuniza vivências lúdicas no decorrer do processo educacional, favorece o desenvolvimento do respeito por si próprio e estimula a autoconfiança. Diante disso, assinale as alternativas que correspondam a essa afirmativa.
A- Na ação do jogo de regras, mesmo quando a criança sai derrotada, pode conhecer-se e ir aprendendo que ao” perder” o mundo não acaba.
B—No jogo de regras a criança tem a oportunidade de reavaliar em que precisa melhorar e ainda desenvolver suas potencialidades com competência.
C-O jogo de regras não interfere na interação e no respeito entre o grupo de crianças que participam do jogo.
D-A relação entre jogo de regras e a linguagem contribui para a aumento progressiva do egocentrismo da criança.
E- No jogo de regras, o adversário serve de referência para um diálogo consigo mesmo, sob o olhar de um contexto democrático, pois o ganhar e o perder fazem parte da vida do sujeito.
A alternativa que traz a sequência correta é:
B e C, apenas.
A, C, D e E, apenas.
A, D e E, apenas
A, B e E, apenas.
A, C, D e E, apenas.
Sabemos que o 1º direito de aprendizagem estabelecido pela BNCC 2018 é conviver. A criança tem o direito de conviver com as outras crianças, é através dessa convivência que ela aprende, que ele se reconhece na interação com os seus pares.
Portanto, leia as afirmativas abaixo:
I-A hora do parque (tempo em que as crianças ficam mais livres), oportuniza interações muito interessantes de aprendizagem e parceria, e o professor pode e deve atuar, também, nesses momentos, não “dando aulas”, mas brincando, conversando, mediando, sugerindo novas interações.
II- A hora da contação de história é um momento mágico para as interações, o professor é quem deve escolher a história e os recursos a serem utilizados.
III- A roda de conversa, é também um instrumento bastante poderoso e importante da educação, nas escolas. Ela deve fazer parte da rotina diária da Educação Infantil (e também das outras etapas de ensino).
IV- As crianças se assentam em grupo nas mesinhas, mas o material utilizado nas atividades deve ser individual porque cada aluno traz seu material.
Está correta apenas a alternativa:
I, II, e III;
I e III;
III e IV;
I e IV;
Ie II;
As interações proporcionam infinitas situações de aprendizagem. É dever da escola e dos professores proporcionar interações de qualidade, que permitam às crianças vivenciar e experimentar situações ricas em desafios e em ludicidade. Sobre essas interações podemos afirmar:
I-Elas possibilitam uma educação integral;
II-É a linguagem das crianças/comunicação própria;
III-Proporcionam alegria, descontração, prazer e liberdade.
IV-Desenvolvem a inteligência;
V-São desenvolvidas pelo professor e pela escola.
Está correta apenas a alternativa:
I, II e IIII
III e IV;
I, e IV
I, II, III e IV;
I, III, IV e V;
Para compreender o papel da Educação Infantil na formação de uma criança, é relevante pensar sobre o que pode significar “ter experiências” na Educação Infantil.
Com base na ideia expressa acima, avalie as seguintes asserções sobre o significado de se adquirir experiência na Educação infantil:
[...] conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade (DCNEI, art.3º).
Porque,
A compreensão do significado do que seja experiência infantil está relacionado à história de vida que possuem, aos conhecimentos adquiridos em seu dia a dia, na forma de experimentar seus sentimentos, sensações e emoções e no conhecimento de si mesma.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
A palavra ludicidade tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo". De acordo com (ALMEIDA, 2006), o lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão”. (ALMEIDA, 2006).
Assim pensando, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1-Lúdico: ( ) Suporte da brincadeira; pode ser material ou não.
2-Jogo: ( ) Ações lúdicas de natureza mais livre.
3-Brinquedo: ( ) é um adjetivo que indica algo que possua a natureza do brincar.
4-Brincadeira: ( ) “... atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que define a perda ou o ganho”.
Está correta a sequência:
4-1-2-3
1-2-3-4
1-4-2-3
2-1-4-3
3-4-1-2
Uma avaliação efetiva na Educação Infantil precisa levar em conta alguns aspectos importantes e seguir alguns passos fundamentais.
Que passos são estes?
I. O planejamento das atividades em que os objetivos são evidenciados.
II. A avaliação deve ser continua e processual.
III. O professor ser capaz de diagnosticar aspectos que precisam ser melhorados e reformulados.
IV. Dar sempre as respostas aos alunos.
V. Ter sempre em mãos os diagnósticos quantitativos.
A sequência correta está contida em:
II - III e IV;
I – e V;
II - IV e V;
I – IV e V;
I – II e III;
Faça a leitura da citação a seguir:
Por que é importante registrar? O ato de conhecer é permanente? Então está implícito o conhecimento como ato social e que esse educador faz história. Não existe sujeito do conhecimento sem apropriação de história. É o registro que historifica o processo para a conquista do produto histórico. Possibilita também a apropriação e socialização do conhecimento e a construção da memória, como história desse processo (FREIRE, M.1989, p.5).
Marque as afirmativas que mais se identificam com a citação e com a importância do planejamento e do registro de avaliação realizados pelo professor.
I.A prática do registro, como relato da experiência de cada um, auxilia a construção da memória do processo educativo na Educação Infantil e socializa as experiências exitosas dos professores.
II. A prática do registro por meio de relatórios de avaliação é marco referencial na construção do sujeito. É um ato político em que educador e educando fazem história.
III. As alterações nos registros de avaliação exigem do professor uma reflexão superficial. Os registros são importantes para analisar o resultado do planejamento que é o processo de transformar ideias em ação.
IV. Os registros do processo e da avaliação devem ser realizados em anotações coerentes com as observações realizadas pelo professor, buscando facilitar o entendimento e o acompanhamento do aluno.
Assinale a alternativa correta:
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV apenas.
Sabe-se que os ”jogos simbólicos” se caracterizam nas crianças, quando elas começam a usar a fantasia, a imaginação, imitando gestos, sons, comportamentos e atitudes das pessoas que fazem parte de seu convívio social ou inventam outros personagens.
Diante da afirmativa,analise as frases abaixo e assinale com V a alternativa verdadeira e com F a alternativa falsa.
( ) - Os jogos simbólicos representam uma abertura para o mundo fantástico, do faz-de-conta, da criatividade, da imaginação e eles aparecem após os jogos de exercitação.
( ) - Os jogos simbólicos vão colorir o mundo real das crianças possibilitando-as de vivenciar suas fantasias, seus sonhos, enfrentar seus medos, angústias e ainda aliviar suas tensões e frustrações.
( ) - Os jogos simbólicos ajudam a criança testar suas habilidades de atuação sobre os objetos, sobre os outros e sobre o mundo. É assim que ela vai fazendo a compensação do que não foi permitido fazer no plano real, através de vivências de situações imaginárias.
( ) - Os jogos simbólicos ajudam a criança a adaptar-se ao mundo do adulto. No seu pensamento abstrato ela transforma os objetos com ações, ou seja, “vai ao salão de beleza”, usa pétalas de flor como se fossem unhas postiças, transforma o frasco de amaciante em ferro de passar roupa.
( ) - Os jogos simbólicos são organizados por leis imposto pelo grupo, seu descumprimento gera penalização. Assim a criança descobre a necessidade do outro, saindo do egocentrismo e vivenciando de grupo.
Assinale a alternativa correta.
V,V,V,F,F
V,F,V,F,V
F,V,F,V,V
V,V,F,F,F
V,V,V,V,F
Você estudou que o jogo de regras tem valor preponderante na aprendizagem da criança, pois oportuniza vivências lúdicas no decorrer do processo educacional, favorece o desenvolvimento do respeito por si próprio e estimula a autoconfiança. Diante disso, assinale as alternativas que correspondam a essa afirmativa.
A- Na ação do jogo de regras, mesmo quando a criança sai derrotada, pode conhecer-se e ir aprendendo que ao” perder” o mundo não acaba.
B—No jogo de regras a criança tem a oportunidade de reavaliar em que precisa melhorar e ainda desenvolver suas potencialidades com competência.
C-O jogo de regras não interfere na interação e no respeito entre o grupo de crianças que participam do jogo.
D-A relação entre jogo de regras e a linguagem contribui para a aumento progressiva do egocentrismo da criança.
E- No jogo de regras, o adversário serve de referência para um diálogo consigo mesmo, sob o olhar de um contexto democrático, pois o ganhar e o perder fazem parte da vida do sujeito.
A alternativa que traz a sequência correta é:
B e C, apenas.
A, C, D e E, apenas.
A, D e E, apenas
A, B e E, apenas.
A, C, D e E, apenas.
Sabemos que o 1º direito de aprendizagem estabelecido pela BNCC 2018 é conviver. A criança tem o direito de conviver com as outras crianças, é através dessa convivência que ela aprende, que ele se reconhece na interação com os seus pares.
Portanto, leia as afirmativas abaixo:
I-A hora do parque (tempo em que as crianças ficam mais livres), oportuniza interações muito interessantes de aprendizagem e parceria, e o professor pode e deve atuar, também, nesses momentos, não “dando aulas”, mas brincando, conversando, mediando, sugerindo novas interações.
II- A hora da contação de história é um momento mágico para as interações, o professor é quem deve escolher a história e os recursos a serem utilizados.
III- A roda de conversa, é também um instrumento bastante poderoso e importante da educação, nas escolas. Ela deve fazer parte da rotina diária da Educação Infantil (e também das outras etapas de ensino).
IV- As crianças se assentam em grupo nas mesinhas, mas o material utilizado nas atividades deve ser individual porque cada aluno traz seu material.
Está correta apenas a alternativa:
I, II e IIII
III e IV;
I, e IV
I, II, III e IV;
I, III, IV e V;
Para compreender o papel da Educação Infantil na formação de uma criança, é relevante pensar sobre o que pode significar “ter experiências” na Educação Infantil.
Com base na ideia expressa acima, avalie as seguintes asserções sobre o significado de se adquirir experiência na Educação infantil:
[...] conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade (DCNEI, art.3º).
Porque,
A compreensão do significado do que seja experiência infantil está relacionado à história de vida que possuem, aos conhecimentos adquiridos em seu dia a dia, na forma de experimentar seus sentimentos, sensações e emoções e no conhecimento de si mesma.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
A palavra ludicidade tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo". De acordo com (ALMEIDA, 2006), o lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão”. (ALMEIDA, 2006).
Assim pensando, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1-Lúdico: ( ) Suporte da brincadeira; pode ser material ou não.
2-Jogo: ( ) Ações lúdicas de natureza mais livre.
3-Brinquedo: ( ) é um adjetivo que indica algo que possua a natureza do brincar.
4-Brincadeira: ( ) “... atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que define a perda ou o ganho”.
Está correta a sequência:
4-1-2-3
1-2-3-4
1-4-2-3
2-1-4-3
3-4-1-2
Uma avaliação efetiva na Educação Infantil precisa levar em conta alguns aspectos importantes e seguir alguns passos fundamentais.
Que passos são estes?
I. O planejamento das atividades em que os objetivos são evidenciados.
II. A avaliação deve ser continua e processual.
III. O professor ser capaz de diagnosticar aspectos que precisam ser melhorados e reformulados.
IV. Dar sempre as respostas aos alunos.
V. Ter sempre em mãos os diagnósticos quantitativos.
A sequência correta está contida em:
II - III e IV;
I – e V;
II - IV e V;
I – IV e V;
I – II e III;
Faça a leitura da citação a seguir:
Por que é importante registrar? O ato de conhecer é permanente? Então está implícito o conhecimento como ato social e que esse educador faz história. Não existe sujeito do conhecimento sem apropriação de história. É o registro que historifica o processo para a conquista do produto histórico. Possibilita também a apropriação e socialização do conhecimento e a construção da memória, como história desse processo (FREIRE, M.1989, p.5).
Marque as afirmativas que mais se identificam com a citação e com a importância do planejamento e do registro de avaliação realizados pelo professor.
I.A prática do registro, como relato da experiência de cada um, auxilia a construção da memória do processo educativo na Educação Infantil e socializa as experiências exitosas dos professores.
II. A prática do registro por meio de relatórios de avaliação é marco referencial na construção do sujeito. É um ato político em que educador e educando fazem história.
III. As alterações nos registros de avaliação exigem do professor uma reflexão superficial. Os registros são importantes para analisar o resultado do planejamento que é o processo de transformar ideias em ação.
IV. Os registros do processo e da avaliação devem ser realizados em anotações coerentes com as observações realizadas pelo professor, buscando facilitar o entendimento e o acompanhamento do aluno.
Assinale a alternativa correta:
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV apenas.
Sabe-se que os ”jogos simbólicos” se caracterizam nas crianças, quando elas começam a usar a fantasia, a imaginação, imitando gestos, sons, comportamentos e atitudes das pessoas que fazem parte de seu convívio social ou inventam outros personagens.
Diante da afirmativa,analise as frases abaixo e assinale com V a alternativa verdadeira e com F a alternativa falsa.
( ) - Os jogos simbólicos representam uma abertura para o mundo fantástico, do faz-de-conta, da criatividade, da imaginação e eles aparecem após os jogos de exercitação.
( ) - Os jogos simbólicos vão colorir o mundo real das crianças possibilitando-as de vivenciar suas fantasias, seus sonhos, enfrentar seus medos, angústias e ainda aliviar suas tensões e frustrações.
( ) - Os jogos simbólicos ajudam a criança testar suas habilidades de atuação sobre os objetos, sobre os outros e sobre o mundo. É assim que ela vai fazendo a compensação do que não foi permitido fazer no plano real, através de vivências de situações imaginárias.
( ) - Os jogos simbólicos ajudam a criança a adaptar-se ao mundo do adulto. No seu pensamento abstrato ela transforma os objetos com ações, ou seja, “vai ao salão de beleza”, usa pétalas de flor como se fossem unhas postiças, transforma o frasco de amaciante em ferro de passar roupa.
( ) - Os jogos simbólicos são organizados por leis imposto pelo grupo, seu descumprimento gera penalização. Assim a criança descobre a necessidade do outro, saindo do egocentrismo e vivenciando de grupo.
Assinale a alternativa correta.
V,V,V,F,F
V,F,V,F,V
F,V,F,V,V
V,V,F,F,F
V,V,V,V,F
Você estudou que o jogo de regras tem valor preponderante na aprendizagem da criança, pois oportuniza vivências lúdicas no decorrer do processo educacional, favorece o desenvolvimento do respeito por si próprio e estimula a autoconfiança. Diante disso, assinale as alternativas que correspondam a essa afirmativa.
A- Na ação do jogo de regras, mesmo quando a criança sai derrotada, pode conhecer-se e ir aprendendo que ao” perder” o mundo não acaba.
B—No jogo de regras a criança tem a oportunidade de reavaliar em que precisa melhorar e ainda desenvolver suas potencialidades com competência.
C-O jogo de regras não interfere na interação e no respeito entre o grupo de crianças que participam do jogo.
D-A relação entre jogo de regras e a linguagem contribui para a aumento progressiva do egocentrismo da criança.
E- No jogo de regras, o adversário serve de referência para um diálogo consigo mesmo, sob o olhar de um contexto democrático, pois o ganhar e o perder fazem parte da vida do sujeito.
A alternativa que traz a sequência correta é:
B e C, apenas.
A, C, D e E, apenas.
A, D e E, apenas
A, B e E, apenas.
A, C, D e E, apenas.
Sabemos que o 1º direito de aprendizagem estabelecido pela BNCC 2018 é conviver. A criança tem o direito de conviver com as outras crianças, é através dessa convivência que ela aprende, que ele se reconhece na interação com os seus pares.
Portanto, leia as afirmativas abaixo:
I-A hora do parque (tempo em que as crianças ficam mais livres), oportuniza interações muito interessantes de aprendizagem e parceria, e o professor pode e deve atuar, também, nesses momentos, não “dando aulas”, mas brincando, conversando, mediando, sugerindo novas interações.
II- A hora da contação de história é um momento mágico para as interações, o professor é quem deve escolher a história e os recursos a serem utilizados.
III- A roda de conversa, é também um instrumento bastante poderoso e importante da educação, nas escolas. Ela deve fazer parte da rotina diária da Educação Infantil (e também das outras etapas de ensino).
IV- As crianças se assentam em grupo nas mesinhas, mas o material utilizado nas atividades deve ser individual porque cada aluno traz seu material.
Está correta apenas a alternativa:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
A palavra ludicidade tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo". De acordo com (ALMEIDA, 2006), o lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão”. (ALMEIDA, 2006).
Assim pensando, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1-Lúdico: ( ) Suporte da brincadeira; pode ser material ou não.
2-Jogo: ( ) Ações lúdicas de natureza mais livre.
3-Brinquedo: ( ) é um adjetivo que indica algo que possua a natureza do brincar.
4-Brincadeira: ( ) “... atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que define a perda ou o ganho”.
Está correta a sequência:
4-1-2-3
1-2-3-4
1-4-2-3
2-1-4-3
3-4-1-2
Uma avaliação efetiva na Educação Infantil precisa levar em conta alguns aspectos importantes e seguir alguns passos fundamentais.
Que passos são estes?
I. O planejamento das atividades em que os objetivos são evidenciados.
II. A avaliação deve ser continua e processual.
III. O professor ser capaz de diagnosticar aspectos que precisam ser melhorados e reformulados.
IV. Dar sempre as respostas aos alunos.
V. Ter sempre em mãos os diagnósticos quantitativos.
A sequência correta está contida em:
II - III e IV;
I – e V;
II - IV e V;
I – IV e V;
I – II e III;
Faça a leitura da citação a seguir:
Por que é importante registrar? O ato de conhecer é permanente? Então está implícito o conhecimento como ato social e que esse educador faz história. Não existe sujeito do conhecimento sem apropriação de história. É o registro que historifica o processo para a conquista do produto histórico. Possibilita também a apropriação e socialização do conhecimento e a construção da memória, como história desse processo (FREIRE, M.1989, p.5).
Marque as afirmativas que mais se identificam com a citação e com a importância do planejamento e do registro de avaliação realizados pelo professor.
I.A prática do registro, como relato da experiência de cada um, auxilia a construção da memória do processo educativo na Educação Infantil e socializa as experiências exitosas dos professores.
II. A prática do registro por meio de relatórios de avaliação é marco referencial na construção do sujeito. É um ato político em que educador e educando fazem história.
III. As alterações nos registros de avaliação exigem do professor uma reflexão superficial. Os registros são importantes para analisar o resultado do planejamento que é o processo de transformar ideias em ação.
IV. Os registros do processo e da avaliação devem ser realizados em anotações coerentes com as observações realizadas pelo professor, buscando facilitar o entendimento e o acompanhamento do aluno.
Assinale a alternativa correta:
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV apenas.
Sabe-se que os ”jogos simbólicos” se caracterizam nas crianças, quando elas começam a usar a fantasia, a imaginação, imitando gestos, sons, comportamentos e atitudes das pessoas que fazem parte de seu convívio social ou inventam outros personagens.
Diante da afirmativa,analise as frases abaixo e assinale com V a alternativa verdadeira e com F a alternativa falsa.
( ) - Os jogos simbólicos representam uma abertura para o mundo fantástico, do faz-de-conta, da criatividade, da imaginação e eles aparecem após os jogos de exercitação.
( ) - Os jogos simbólicos vão colorir o mundo real das crianças possibilitando-as de vivenciar suas fantasias, seus sonhos, enfrentar seus medos, angústias e ainda aliviar suas tensões e frustrações.
( ) - Os jogos simbólicos ajudam a criança testar suas habilidades de atuação sobre os objetos, sobre os outros e sobre o mundo. É assim que ela vai fazendo a compensação do que não foi permitido fazer no plano real, através de vivências de situações imaginárias.
( ) - Os jogos simbólicos ajudam a criança a adaptar-se ao mundo do adulto. No seu pensamento abstrato ela transforma os objetos com ações, ou seja, “vai ao salão de beleza”, usa pétalas de flor como se fossem unhas postiças, transforma o frasco de amaciante em ferro de passar roupa.
( ) - Os jogos simbólicos são organizados por leis imposto pelo grupo, seu descumprimento gera penalização. Assim a criança descobre a necessidade do outro, saindo do egocentrismo e vivenciando de grupo.
Assinale a alternativa correta.
V,V,V,F,F
V,F,V,F,V
F,V,F,V,V
V,V,F,F,F
V,V,V,V,F
Você estudou que o jogo de regras tem valor preponderante na aprendizagem da criança, pois oportuniza vivências lúdicas no decorrer do processo educacional, favorece o desenvolvimento do respeito por si próprio e estimula a autoconfiança. Diante disso, assinale as alternativas que correspondam a essa afirmativa.
A- Na ação do jogo de regras, mesmo quando a criança sai derrotada, pode conhecer-se e ir aprendendo que ao” perder” o mundo não acaba.
B—No jogo de regras a criança tem a oportunidade de reavaliar em que precisa melhorar e ainda desenvolver suas potencialidades com competência.
C-O jogo de regras não interfere na interação e no respeito entre o grupo de crianças que participam do jogo.
D-A relação entre jogo de regras e a linguagem contribui para a aumento progressiva do egocentrismo da criança.
E- No jogo de regras, o adversário serve de referência para um diálogo consigo mesmo, sob o olhar de um contexto democrático, pois o ganhar e o perder fazem parte da vida do sujeito.
A alternativa que traz a sequência correta é:
B e C, apenas.
A, C, D e E, apenas.
A, D e E, apenas
A, B e E, apenas.
A, C, D e E, apenas.
Sabemos que o 1º direito de aprendizagem estabelecido pela BNCC 2018 é conviver. A criança tem o direito de conviver com as outras crianças, é através dessa convivência que ela aprende, que ele se reconhece na interação com os seus pares.
Portanto, leia as afirmativas abaixo:
I-A hora do parque (tempo em que as crianças ficam mais livres), oportuniza interações muito interessantes de aprendizagem e parceria, e o professor pode e deve atuar, também, nesses momentos, não “dando aulas”, mas brincando, conversando, mediando, sugerindo novas interações.
II- A hora da contação de história é um momento mágico para as interações, o professor é quem deve escolher a história e os recursos a serem utilizados.
III- A roda de conversa, é também um instrumento bastante poderoso e importante da educação, nas escolas. Ela deve fazer parte da rotina diária da Educação Infantil (e também das outras etapas de ensino).
IV- As crianças se assentam em grupo nas mesinhas, mas o material utilizado nas atividades deve ser individual porque cada aluno traz seu material.
Está correta apenas a alternativa:
4-1-2-3
1-2-3-4
1-4-2-3
2-1-4-3
3-4-1-2
Uma avaliação efetiva na Educação Infantil precisa levar em conta alguns aspectos importantes e seguir alguns passos fundamentais.
Que passos são estes?
I. O planejamento das atividades em que os objetivos são evidenciados.
II. A avaliação deve ser continua e processual.
III. O professor ser capaz de diagnosticar aspectos que precisam ser melhorados e reformulados.
IV. Dar sempre as respostas aos alunos.
V. Ter sempre em mãos os diagnósticos quantitativos.
A sequência correta está contida em:
II - III e IV;
I – e V;
II - IV e V;
I – IV e V;
I – II e III;
Faça a leitura da citação a seguir:
Por que é importante registrar? O ato de conhecer é permanente? Então está implícito o conhecimento como ato social e que esse educador faz história. Não existe sujeito do conhecimento sem apropriação de história. É o registro que historifica o processo para a conquista do produto histórico. Possibilita também a apropriação e socialização do conhecimento e a construção da memória, como história desse processo (FREIRE, M.1989, p.5).
Marque as afirmativas que mais se identificam com a citação e com a importância do planejamento e do registro de avaliação realizados pelo professor.
I.A prática do registro, como relato da experiência de cada um, auxilia a construção da memória do processo educativo na Educação Infantil e socializa as experiências exitosas dos professores.
II. A prática do registro por meio de relatórios de avaliação é marco referencial na construção do sujeito. É um ato político em que educador e educando fazem história.
III. As alterações nos registros de avaliação exigem do professor uma reflexão superficial. Os registros são importantes para analisar o resultado do planejamento que é o processo de transformar ideias em ação.
IV. Os registros do processo e da avaliação devem ser realizados em anotações coerentes com as observações realizadas pelo professor, buscando facilitar o entendimento e o acompanhamento do aluno.
Assinale a alternativa correta:
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV apenas.
Sabe-se que os ”jogos simbólicos” se caracterizam nas crianças, quando elas começam a usar a fantasia, a imaginação, imitando gestos, sons, comportamentos e atitudes das pessoas que fazem parte de seu convívio social ou inventam outros personagens.
Diante da afirmativa,analise as frases abaixo e assinale com V a alternativa verdadeira e com F a alternativa falsa.
( ) - Os jogos simbólicos representam uma abertura para o mundo fantástico, do faz-de-conta, da criatividade, da imaginação e eles aparecem após os jogos de exercitação.
( ) - Os jogos simbólicos vão colorir o mundo real das crianças possibilitando-as de vivenciar suas fantasias, seus sonhos, enfrentar seus medos, angústias e ainda aliviar suas tensões e frustrações.
( ) - Os jogos simbólicos ajudam a criança testar suas habilidades de atuação sobre os objetos, sobre os outros e sobre o mundo. É assim que ela vai fazendo a compensação do que não foi permitido fazer no plano real, através de vivências de situações imaginárias.
( ) - Os jogos simbólicos ajudam a criança a adaptar-se ao mundo do adulto. No seu pensamento abstrato ela transforma os objetos com ações, ou seja, “vai ao salão de beleza”, usa pétalas de flor como se fossem unhas postiças, transforma o frasco de amaciante em ferro de passar roupa.
( ) - Os jogos simbólicos são organizados por leis imposto pelo grupo, seu descumprimento gera penalização. Assim a criança descobre a necessidade do outro, saindo do egocentrismo e vivenciando de grupo.
Assinale a alternativa correta.
V,V,V,F,F
V,F,V,F,V
F,V,F,V,V
V,V,F,F,F
V,V,V,V,F
Você estudou que o jogo de regras tem valor preponderante na aprendizagem da criança, pois oportuniza vivências lúdicas no decorrer do processo educacional, favorece o desenvolvimento do respeito por si próprio e estimula a autoconfiança. Diante disso, assinale as alternativas que correspondam a essa afirmativa.
A- Na ação do jogo de regras, mesmo quando a criança sai derrotada, pode conhecer-se e ir aprendendo que ao” perder” o mundo não acaba.
B—No jogo de regras a criança tem a oportunidade de reavaliar em que precisa melhorar e ainda desenvolver suas potencialidades com competência.
C-O jogo de regras não interfere na interação e no respeito entre o grupo de crianças que participam do jogo.
D-A relação entre jogo de regras e a linguagem contribui para a aumento progressiva do egocentrismo da criança.
E- No jogo de regras, o adversário serve de referência para um diálogo consigo mesmo, sob o olhar de um contexto democrático, pois o ganhar e o perder fazem parte da vida do sujeito.
A alternativa que traz a sequência correta é:
B e C, apenas.
A, C, D e E, apenas.
A, D e E, apenas
A, B e E, apenas.
A, C, D e E, apenas.
Sabemos que o 1º direito de aprendizagem estabelecido pela BNCC 2018 é conviver. A criança tem o direito de conviver com as outras crianças, é através dessa convivência que ela aprende, que ele se reconhece na interação com os seus pares.
Portanto, leia as afirmativas abaixo:
I-A hora do parque (tempo em que as crianças ficam mais livres), oportuniza interações muito interessantes de aprendizagem e parceria, e o professor pode e deve atuar, também, nesses momentos, não “dando aulas”, mas brincando, conversando, mediando, sugerindo novas interações.
II- A hora da contação de história é um momento mágico para as interações, o professor é quem deve escolher a história e os recursos a serem utilizados.
III- A roda de conversa, é também um instrumento bastante poderoso e importante da educação, nas escolas. Ela deve fazer parte da rotina diária da Educação Infantil (e também das outras etapas de ensino).
IV- As crianças se assentam em grupo nas mesinhas, mas o material utilizado nas atividades deve ser individual porque cada aluno traz seu material.
Está correta apenas a alternativa:
II - III e IV;
I – e V;
II - IV e V;
I – IV e V;
I – II e III;
Faça a leitura da citação a seguir:
Por que é importante registrar? O ato de conhecer é permanente? Então está implícito o conhecimento como ato social e que esse educador faz história. Não existe sujeito do conhecimento sem apropriação de história. É o registro que historifica o processo para a conquista do produto histórico. Possibilita também a apropriação e socialização do conhecimento e a construção da memória, como história desse processo (FREIRE, M.1989, p.5).
Marque as afirmativas que mais se identificam com a citação e com a importância do planejamento e do registro de avaliação realizados pelo professor.
I.A prática do registro, como relato da experiência de cada um, auxilia a construção da memória do processo educativo na Educação Infantil e socializa as experiências exitosas dos professores.
II. A prática do registro por meio de relatórios de avaliação é marco referencial na construção do sujeito. É um ato político em que educador e educando fazem história.
III. As alterações nos registros de avaliação exigem do professor uma reflexão superficial. Os registros são importantes para analisar o resultado do planejamento que é o processo de transformar ideias em ação.
IV. Os registros do processo e da avaliação devem ser realizados em anotações coerentes com as observações realizadas pelo professor, buscando facilitar o entendimento e o acompanhamento do aluno.
Assinale a alternativa correta:
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV apenas.
Sabe-se que os ”jogos simbólicos” se caracterizam nas crianças, quando elas começam a usar a fantasia, a imaginação, imitando gestos, sons, comportamentos e atitudes das pessoas que fazem parte de seu convívio social ou inventam outros personagens.
Diante da afirmativa,analise as frases abaixo e assinale com V a alternativa verdadeira e com F a alternativa falsa.
( ) - Os jogos simbólicos representam uma abertura para o mundo fantástico, do faz-de-conta, da criatividade, da imaginação e eles aparecem após os jogos de exercitação.
( ) - Os jogos simbólicos vão colorir o mundo real das crianças possibilitando-as de vivenciar suas fantasias, seus sonhos, enfrentar seus medos, angústias e ainda aliviar suas tensões e frustrações.
( ) - Os jogos simbólicos ajudam a criança testar suas habilidades de atuação sobre os objetos, sobre os outros e sobre o mundo. É assim que ela vai fazendo a compensação do que não foi permitido fazer no plano real, através de vivências de situações imaginárias.
( ) - Os jogos simbólicos ajudam a criança a adaptar-se ao mundo do adulto. No seu pensamento abstrato ela transforma os objetos com ações, ou seja, “vai ao salão de beleza”, usa pétalas de flor como se fossem unhas postiças, transforma o frasco de amaciante em ferro de passar roupa.
( ) - Os jogos simbólicos são organizados por leis imposto pelo grupo, seu descumprimento gera penalização. Assim a criança descobre a necessidade do outro, saindo do egocentrismo e vivenciando de grupo.
Assinale a alternativa correta.
V,V,V,F,F
V,F,V,F,V
F,V,F,V,V
V,V,F,F,F
V,V,V,V,F
Você estudou que o jogo de regras tem valor preponderante na aprendizagem da criança, pois oportuniza vivências lúdicas no decorrer do processo educacional, favorece o desenvolvimento do respeito por si próprio e estimula a autoconfiança. Diante disso, assinale as alternativas que correspondam a essa afirmativa.
A- Na ação do jogo de regras, mesmo quando a criança sai derrotada, pode conhecer-se e ir aprendendo que ao” perder” o mundo não acaba.
B—No jogo de regras a criança tem a oportunidade de reavaliar em que precisa melhorar e ainda desenvolver suas potencialidades com competência.
C-O jogo de regras não interfere na interação e no respeito entre o grupo de crianças que participam do jogo.
D-A relação entre jogo de regras e a linguagem contribui para a aumento progressiva do egocentrismo da criança.
E- No jogo de regras, o adversário serve de referência para um diálogo consigo mesmo, sob o olhar de um contexto democrático, pois o ganhar e o perder fazem parte da vida do sujeito.
A alternativa que traz a sequência correta é:
B e C, apenas.
A, C, D e E, apenas.
A, D e E, apenas
A, B e E, apenas.
A, C, D e E, apenas.
Sabemos que o 1º direito de aprendizagem estabelecido pela BNCC 2018 é conviver. A criança tem o direito de conviver com as outras crianças, é através dessa convivência que ela aprende, que ele se reconhece na interação com os seus pares.
Portanto, leia as afirmativas abaixo:
I-A hora do parque (tempo em que as crianças ficam mais livres), oportuniza interações muito interessantes de aprendizagem e parceria, e o professor pode e deve atuar, também, nesses momentos, não “dando aulas”, mas brincando, conversando, mediando, sugerindo novas interações.
II- A hora da contação de história é um momento mágico para as interações, o professor é quem deve escolher a história e os recursos a serem utilizados.
III- A roda de conversa, é também um instrumento bastante poderoso e importante da educação, nas escolas. Ela deve fazer parte da rotina diária da Educação Infantil (e também das outras etapas de ensino).
IV- As crianças se assentam em grupo nas mesinhas, mas o material utilizado nas atividades deve ser individual porque cada aluno traz seu material.
Está correta apenas a alternativa:
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV apenas.
Sabe-se que os ”jogos simbólicos” se caracterizam nas crianças, quando elas começam a usar a fantasia, a imaginação, imitando gestos, sons, comportamentos e atitudes das pessoas que fazem parte de seu convívio social ou inventam outros personagens.
Diante da afirmativa,analise as frases abaixo e assinale com V a alternativa verdadeira e com F a alternativa falsa.
( ) - Os jogos simbólicos representam uma abertura para o mundo fantástico, do faz-de-conta, da criatividade, da imaginação e eles aparecem após os jogos de exercitação.
( ) - Os jogos simbólicos vão colorir o mundo real das crianças possibilitando-as de vivenciar suas fantasias, seus sonhos, enfrentar seus medos, angústias e ainda aliviar suas tensões e frustrações.
( ) - Os jogos simbólicos ajudam a criança testar suas habilidades de atuação sobre os objetos, sobre os outros e sobre o mundo. É assim que ela vai fazendo a compensação do que não foi permitido fazer no plano real, através de vivências de situações imaginárias.
( ) - Os jogos simbólicos ajudam a criança a adaptar-se ao mundo do adulto. No seu pensamento abstrato ela transforma os objetos com ações, ou seja, “vai ao salão de beleza”, usa pétalas de flor como se fossem unhas postiças, transforma o frasco de amaciante em ferro de passar roupa.
( ) - Os jogos simbólicos são organizados por leis imposto pelo grupo, seu descumprimento gera penalização. Assim a criança descobre a necessidade do outro, saindo do egocentrismo e vivenciando de grupo.
Assinale a alternativa correta.
V,V,V,F,F
V,F,V,F,V
F,V,F,V,V
V,V,F,F,F
V,V,V,V,F
Você estudou que o jogo de regras tem valor preponderante na aprendizagem da criança, pois oportuniza vivências lúdicas no decorrer do processo educacional, favorece o desenvolvimento do respeito por si próprio e estimula a autoconfiança. Diante disso, assinale as alternativas que correspondam a essa afirmativa.
A- Na ação do jogo de regras, mesmo quando a criança sai derrotada, pode conhecer-se e ir aprendendo que ao” perder” o mundo não acaba.
B—No jogo de regras a criança tem a oportunidade de reavaliar em que precisa melhorar e ainda desenvolver suas potencialidades com competência.
C-O jogo de regras não interfere na interação e no respeito entre o grupo de crianças que participam do jogo.
D-A relação entre jogo de regras e a linguagem contribui para a aumento progressiva do egocentrismo da criança.
E- No jogo de regras, o adversário serve de referência para um diálogo consigo mesmo, sob o olhar de um contexto democrático, pois o ganhar e o perder fazem parte da vida do sujeito.
A alternativa que traz a sequência correta é:
B e C, apenas.
A, C, D e E, apenas.
A, D e E, apenas
A, B e E, apenas.
A, C, D e E, apenas.
Sabemos que o 1º direito de aprendizagem estabelecido pela BNCC 2018 é conviver. A criança tem o direito de conviver com as outras crianças, é através dessa convivência que ela aprende, que ele se reconhece na interação com os seus pares.
Portanto, leia as afirmativas abaixo:
I-A hora do parque (tempo em que as crianças ficam mais livres), oportuniza interações muito interessantes de aprendizagem e parceria, e o professor pode e deve atuar, também, nesses momentos, não “dando aulas”, mas brincando, conversando, mediando, sugerindo novas interações.
II- A hora da contação de história é um momento mágico para as interações, o professor é quem deve escolher a história e os recursos a serem utilizados.
III- A roda de conversa, é também um instrumento bastante poderoso e importante da educação, nas escolas. Ela deve fazer parte da rotina diária da Educação Infantil (e também das outras etapas de ensino).
IV- As crianças se assentam em grupo nas mesinhas, mas o material utilizado nas atividades deve ser individual porque cada aluno traz seu material.
Está correta apenas a alternativa:
V,V,V,F,F
V,F,V,F,V
F,V,F,V,V
V,V,F,F,F
V,V,V,V,F
Você estudou que o jogo de regras tem valor preponderante na aprendizagem da criança, pois oportuniza vivências lúdicas no decorrer do processo educacional, favorece o desenvolvimento do respeito por si próprio e estimula a autoconfiança. Diante disso, assinale as alternativas que correspondam a essa afirmativa.
A- Na ação do jogo de regras, mesmo quando a criança sai derrotada, pode conhecer-se e ir aprendendo que ao” perder” o mundo não acaba.
B—No jogo de regras a criança tem a oportunidade de reavaliar em que precisa melhorar e ainda desenvolver suas potencialidades com competência.
C-O jogo de regras não interfere na interação e no respeito entre o grupo de crianças que participam do jogo.
D-A relação entre jogo de regras e a linguagem contribui para a aumento progressiva do egocentrismo da criança.
E- No jogo de regras, o adversário serve de referência para um diálogo consigo mesmo, sob o olhar de um contexto democrático, pois o ganhar e o perder fazem parte da vida do sujeito.
A alternativa que traz a sequência correta é:
B e C, apenas.
A, C, D e E, apenas.
A, D e E, apenas
A, B e E, apenas.
A, C, D e E, apenas.
Sabemos que o 1º direito de aprendizagem estabelecido pela BNCC 2018 é conviver. A criança tem o direito de conviver com as outras crianças, é através dessa convivência que ela aprende, que ele se reconhece na interação com os seus pares.
Portanto, leia as afirmativas abaixo:
I-A hora do parque (tempo em que as crianças ficam mais livres), oportuniza interações muito interessantes de aprendizagem e parceria, e o professor pode e deve atuar, também, nesses momentos, não “dando aulas”, mas brincando, conversando, mediando, sugerindo novas interações.
II- A hora da contação de história é um momento mágico para as interações, o professor é quem deve escolher a história e os recursos a serem utilizados.
III- A roda de conversa, é também um instrumento bastante poderoso e importante da educação, nas escolas. Ela deve fazer parte da rotina diária da Educação Infantil (e também das outras etapas de ensino).
IV- As crianças se assentam em grupo nas mesinhas, mas o material utilizado nas atividades deve ser individual porque cada aluno traz seu material.
Está correta apenas a alternativa:
B e C, apenas.
A, C, D e E, apenas.
A, D e E, apenas
A, B e E, apenas.
A, C, D e E, apenas.