METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


 

A BNCC (2018, p. 35) ressalta que “a construção de novos conhecimentos implica, por parte do educador em selecionar, organizar, refletir, planejar, mediar e monitorar o conjunto de práticas e interações. ” 

Para alcançar os objetivos educacionais, o professor deverá organizar os conhecimentos, as pesquisas e brincadeiras, em planos e projetos, com metodologias, recursos diversos, e avaliação adequada. Para tanto necessita:

 

I-Organizar as descobertas da turma com mostras de arte, culminância de estudos, feiras de conhecimento, exposições, publicação de trabalhos, construção de portfólios entre outros.  

II-Criar, sugerir, investigar e propor regras claras, juntamente com as crianças (combinados da sala, valores do grupo, princípios norteadores) para o uso dos “cantinhos lúdicos”, dos espaços externos, das brincadeiras e dos projetos.

III-Direcionar a escolha de temas de estudos e tipo de brincadeiras. Os projetos devem acontecer levando-se em conta a intencionalidade educativa do professor.

IV-Viabilizar as interações e brincadeiras no cotidiano escolar sempre que for oportuno, porque as interações proporcionam às crianças infinitas situações de aprendizagem.

Está correta apenas a alternativa:




  • I, II,  e III;

  • I e III;

  • III e IV;

  • e IV;

  • Ie II;