METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Explorar os  jogos no ambiente escolar favorece a aprendizagem e o desenvolvimento  infantil.  Acredita-se que em situação de atividades com jogos, várias habilidades e atitudes são exigidas do aluno. Entre elas: considerar o ponto de vista do grupo, ser coerente, ser racional, justificar as próprias conclusões ,ouvir o outro e adquirir conhecimentos.

Diante da afirmativa,analise as frases abaixo e assinale com V a alternativa verdadeira e com F a alternativa falsa.

(    ) No jogo deve haver a possibilidade de usar estratégias, estabelecer planos, executar  jogadas com  prazer e promover a interação entre o grupo de pessoas que participam do jogo.

(   ) Na escola  existe uma sistematização da aprendizagem já planejada. Assim pensando, percebe-se que o jogo não interfere no êxito ou no fracasso escolar, nem limitam as possibilidades de inserção social dos participantes.

(   )  Os jogos aumentam e estimulam as possibilidades da criança  construir  seus conhecimentos, de elaborar suas hipóteses , de interpretar , de criar e   imaginar.

(   )  Os horários e rotinas nas escolas estão organizados com  muitas atividades pedagógicas e com brincadeiras dirigidas, portanto jogos a brincadeira livre devem ficar em segundo plano.

(    ) As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.

 A resposta correta está contemplada em:

 




  • V,F,F,V,F

  • V,V,V,V,F

  • F,V,F,F,V

  • F,F,V,F,V

  • V,F,V,F,V