MEIO AMBIENTE E SAÚDE


Os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos faz parte de um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações para prover e garantir o saneamento básico, estabelecido pela Lei Federal nº11445, em 2007, conhecida como Lei do Saneamento Básico. Além dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos,...

assinale abaixo a alternativa que também constitui um serviço de saneamento básico:
 


Esgotamento sanitário.


Controle da qualidade ambiental.


Manejo de áreas degradadas.


Identificação de áreas ambientalmente sensíveis.  


Gestão de bacias hidrográficas.

A _________ tem como objetivo o desenvolvimento de ações de vigilância em saúde de forma a adotar medidas de promoção, prevenção contra doenças e agravos e atenção integral à saúde das populações expostas a contaminantes químicos. Esta área trabalha com os contaminantes químicos que interferem na saúde humana e nas inter-relações entre o homem e o ambiente, buscando articular ações de saúde integradas – prevenção, promoção, vigilância e assistência à saúde de populações expostas a contaminantes químicos.

A lacuna no texto acima é corretamente preenchida pelo termo:...
 


b)    Vigipeq


e)    Vigifis


a)    Vigiar


c)    Vigidesastres


d)    Vigiagua

A vigilância ambiental em saúde é apoiada no reconhecimento da relação entre riscos e seus efeitos adversos sobre a saúde. Uma das tarefas primordiais para o estudo da relação entre ambiente e saúde é a seleção de indicadores para esses níveis de manifestação dos problemas ambientais. Esses componentes devem estar combinados para que se defina uma estratégia eficaz para a prevenção ou redução do impacto dos problemas ambientais sobre a saúde (BARCELLOS e QUITÉRIO, 2006, p. 172).

Considerando o contexto acima apresentado, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas...

I - A partir da junção dos processos que provocam os riscos ambientais é possível estipular uma metodologia para analisar os riscos à saúde.

     PORQUE

II - No Brasil, a presença de programas de vigilância sobre o ambiente começou em 1999, com a criação da Coordenação Geral de Vigilância Ambiental (CGVAM).

A respeito das asserções acima e da relação proposta entre elas, assinale abaixo a alternativa correta...
 


a)    as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 


e)    as asserções I e II são proposições falsas.


d)    a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


b)    a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


c)    as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Leia o trecho da reportagem a seguir:
 

Metade dos municípios não tem política de saneamento básico
 

Mais da metade dos municípios brasileiros não contam com uma política municipal de saneamento básico, segundo a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros - Aspectos Gerais da Política de Saneamento Básico. São mais de 3 mil municípios sem nenhum tipo de planejamento para tratamento de água e esgoto, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Verminoses, diarreias e dengue foram as doenças mais reportadas pelas cidades - problemas relacionados às condições de saneamento. O levantamento revelou ainda que, 58% das cidades (3.257) não têm nenhum plano de tratamento de água, esgoto e resíduos. E os números revelam a profunda desigualdade do país. Enquanto 72,9% dos municípios do sul têm uma política de tratamento de água e esgoto, apenas 15,7% das cidades do Nordeste contam com algum tipo de plano de saneamento [...].
 

Disponível em:
https://www.terra.com.br/economia/mais-da-metade-dos-municipios-nao-contam-com-politica-de-saneamento-basico,01bb4360d59beed5aa7163356653e266ot527qp1.html. Acesso em: 25 fev. 2019.

 

Considerando o contexto acima apresentado, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas:
 

I – As ações de saneamento estão inter-relacionadas, de forma que a implantação parcial de algumas atividades poderá comprometer a eficiência de outras.
 

     PORQUE
 

II – O abastecimento de água potável, poderá ter um saldo negativo, na ausência da implantação conjunta e concomitante do esgotamento sanitário.
 

A respeito das asserções analisadas acima, assinale abaixo a alternativa correta...
 


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A gestão voltada para o desenvolvimento sustentável inclui o estudo e a compreensão clara dos fatores econômicos, sociais, políticos, tecnológicos e ambientais que acompanharam a história do homem. 
 

Considerando o contexto acima apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 

I – As mudanças sociais acompanharam os processos de transformação tecnológica e econômica, e também a questão da conscientização ambiental ganhou importância e espaço.
 

     PORQUE
 

II – O comprometimento da capacidade de suporte dos sistemas naturais de absorver os impactos das modificações ambientais, tem como resultado negativo a degradação do meio ambiente, com riscos à qualidade de vida e à saúde.
 

A respeito das asserções que você avaliou acima, assinale abaixo a alternativa correta...
 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

Nova Délhi enfrenta nuvem perigosa de poluição

Olhos irritados, garganta seca e um nevoeiro tóxico nas ruas: desta maneira acordaram os 20 milhões de habitantes de Nova Délhi, onde se registra um nível de poluição atmosférica recorde, que implica grandes riscos para a saúde. A cidade foi tomada por uma densa neblina de cor ocre, provocada em parte pela agricultura de queimadas em regiões próximas. A fumaça é levada pelo vento até a capital indiana, uma cidade já muito poluída. Esta técnica agrícola, ilegal, permite aos agricultores limpar a terra a baixo custo após a colheita do arroz e preparar o terreno para a próxima plantação. Estas partículas em suspensão, que medem a contaminação urbana, procedem por exemplo das emissões dos veículos a diesel e são compostas por poeira, cinzas, fuligem, entre outros elementos. Podem chegar facilmente ao sangue através dos pulmões e uma exposição prolongada pode provocar doenças cardiovasculares e câncer de pulmão. Para aliviar a situação, as autoridades de Nova Délhi planejam limitar a circulação de veículos particulares e suspender temporariamente as obras de construção.

Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/nova-delhi-enfrenta-perigosa-nuvem-de-poluicao/

Considerando o contexto apresentadoacima, avalie as assertivas abaixo e a relação proposta entre elas:

I - Na atmosfera os principais poluentes, que causam efeitos adversos à saúde e, por isso são monitorados, como por exemplo o material particulado.

     PORQUE

II – A poluição atmosférica é um problema urbano e um dos principais desafios para a Vigilância em Saúde Ambiental, uma vez que não podemos escolher o ar que respiramos.

A respeito das asserções acima, assinale abaixo a alternativa correta...
 


c)    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


a)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


d)    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


b)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


e)    As asserções I e II são proposições falsas.

A chuva ácida, formada a partir de poluentes presentes no ar, traz prejuízos severos para o meio ambiente. Porém, outros poluentes provocam alterações no meio ambiente. A acidificação dos oceanos, por exemplo, é provocada pelas emissões de dióxido de carbono.


Considerando o contexto apresentado acima, a acidificação dos oceanos é provocada pelas reações do dióxido de carbono com a água, formando:
 


c)    Íons nitrato e hidroxila.


e)    Íons nitrato e íons carbonato.


b)    Íons sulfeto e íons hidrogênio.


d)    Íons carbonato e hidroxila.


a)    Íons carbonato e íons hidrogênio.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

SMOG em São Paulo

Os últimos dias foram marcados por tempo ensolarado e muito seco em São Paulo. Na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte, a umidade caiu ontem (02/10/2019) para apenas 25%, o que determina situação de atenção. A falta de chuva desses últimos dias favoreceu o acúmulo de poluentes e deixou a qualidade do ar muito prejudicada. Ontem, a estação da CETESB localizada no Pico do Jaraguá, registrou qualidade do ar muito ruim e, em vários outros pontos de mediação da cidade, a qualidade do ar ficou moderada e ruim. Nesta quinta-feira, o vento mudou de direção em São Paulo e passou a soprar do quadrante sul. Esse vento trouxe um pouco mais de umidade e favoreceu a formação de um nevoeiro na capital.

Disponível em: https://www.climatempo.com.br/noticia/2019/10/03/smog-em-sao-paulo-8956

Considerando o contexto apresentado acima, avalie as afirmativas a seguir:

I - O smog fotoquímico traz consequências apenas para a economia, uma vez que diminui a produtividade agrícola.
II – O dióxido de carbono reage com os óxidos de nitrogênio e fazem parte da formação do smog fotoquímico.
III - No inverno, as condições climáticas não são favoráveis à dispersão de poluentes atmosféricos devido à inversão térmica.
IV - Durante a inversão térmica, uma camada de ar mais frio (mais denso) está próximo ao solo e não consegue subir para as camadas mais altas da atmosfera.

Após a avaliação das assertivas acima é correto o que se afirma em...
 


a)    Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.


e)    Apenas as assertivas II e III estão corretas.


d)    Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.


c)    Apenas as assertivas I e III estão corretas.


b)    Apenas as assertivas II e IV estão corretas.

A Organização Mundial da Saúde define saúde como “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. A saúde ou doença são, então, determinados por diferentes fatores ou determinantes.
 

Considerando o contexto dos determinantes de agravo à saúde, assinale a alternativa CORRETA...
 


c)    Os fatores genéticos não são considerados como determinante biológico, mas social.


e)    Os determinantes biológicos incluem apenas fatores exógenos, como por exemplo: contaminantes ambientais


d)    Hábitos e estilo de vida são exemplos de determinantes sociais de agravo à saúde.


a)    Os determinantes sociais referem-se apenas a fatores psicossociais.


b)    Os determinantes econômicos estão relacionados a aspectos organizacionais.

Leia o trecho da reportagem a seguir:
 

Defesa Civil faz simulado para evitar mortes em enchentes


A Defesa Civil de Belo Horizonte realizou na manhã deste sábado (21) um simulado contra risco de inundação na avenida Vilarinho (região Norte), abrindo a série da nova etapa de treinamentos preventivos nas nove áreas consideradas como críticas na capital. "Belo Horizonte tem nove pontos críticos. Iremos fazer o simulado em todos", informou o coronel Waldir Vieira, subsecretário de Proteção e Defesa Civil. Na prática, o simulado é o fechamento ao trânsito de ruas e avenidas passíveis de alagamentos. No caso da Vilarinho, em caso de chuva forte, o asfalto é tomado pela água em razão do encontro de dois córregos que passam debaixo da via, o Vilarinho e o Nado. Foi lá que, em novembro de 2018, quatro pessoas perderam a vida durante tempestades [...]. 
 

Disponível em:
. Acesso em: 12 out. 2019.
 

As enchentes são motivo de preocupação não somente pelas mortes diretas, conforme relata a reportagem, mas também por serem veículos de transmissão de doenças. Sobre este assunto, assinale a alternativa cuja doença é de veiculação hídrica.
 


a)    Malária.


d)    Leptospirose.


b)    Tuberculose.


e)    Meningite.


c)    Pneumonia.

Páginas: 12