MEIO AMBIENTE E SAÚDE


Leia o trecho da reportagem a seguir:
 

Relatório do IPCC sobre clima, população e fome no mundo (art. de José Eustáquio Diniz Alves)
 

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, publicou o relatório “Climate Change and Land”, no dia 08 de agosto de 2019, onde aborda a relação entre o uso da terra e seus efeitos sobre a mudança climática. O relatório, que não apresentou escassez de notícias ruins, foi resultado de dois anos de trabalho de 103 cientistas de 52 países, que participaram voluntariamente do estudo. Os solos têm se aquecido duas vezes mais rápido que o Planeta. A Terra como um todo aqueceu apenas 0,87 graus Celsius, enquanto a parte terrestre do Planeta aqueceu 1,5 grau Celsius e pode chegar a 3 graus Celsius rapidamente. Mais de 70% da terra sem gelo do planeta já é moldada pela atividade humana. À medida que as árvores são derrubadas e as fazendas tomam seu lugar, essa terra gerada por humanos emite cerca de um quarto da poluição global por gases do efeito estufa a cada ano, incluindo 13% de dióxido de carbono e 44% do metano. O relatório relacionou o crescimento da população mundial e o aumento do consumo per capita de alimentos (ração, fibra, madeira e energia) ao aumento sem precedentes do uso de terra e da água doce para a produção comida. O aumento da produção e consumo de alimentos contribuíram para o aumento das emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE), perda de ecossistemas naturais e diminuição da biodiversidade. Ou seja, para alimentar um número crescente de humanos toda a base natural do Planeta tem sido danificada ou destruída [...].
 

Disponível em:
. Acesso em: 10 out. 2019.
 

Conforme relata a reportagem, não é de hoje que a preocupação com a garantia da oferta de alimentos ronda as mentes dos pesquisadores. Considerando o crescimento populacional e as teorias de oferta de alimentos, avalie as afirmativas a seguir:
 

I – Para Thomas Malthus a população cresce aritmeticamente, com recursos adequados, enquanto a produção de alimentos cresce geometricamente.
II – É possível relacionar a fome no mundo atual com a teoria de Thomas Malthus, visto que a produção atual de alimentos não supre a população mundial.
III – A Revolução Verde trouxe benefícios tecnológicos para o aumento da produção de alimentos, porém, às custas da degradação ambiental.
IV – A agricultura, mesmo diante de avanços tecnológicos, tem provocado contaminação do solo e dos recursos hídricos, sobretudo, devido aos agrotóxicos.
 

É correto o que se afirma em:
 




  • c)    II e III apenas.

  • a)    I e IV apenas.

  • b)    III e IV apenas.

  • d)    I, II e III apenas.

  • e)    I, II, III e IV.