MEIO AMBIENTE E SAÚDE


No Brasil, a presença de programas de vigilância sobre o ambiente começou em 1999, com a criação da Coordenação Geral de Vigilância Ambiental (CGVAM), responsável pela implementação do Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde (SINVAS). Em alguns Estados houve a criação de departamentos e programas de vigilância ambiental, regulamentado com a Instrução Normativa Nº 1/2005 do Ministério da Saúde, que definiu competências no âmbito federal, dos Estados e dos municípios.

Considerando a Instrução Normativa nº1/2005, avalie as afirmativas a seguir...

I – A vigilância em saúde ambiental compreende o conjunto de ações e serviços prestados por órgãos e entidades públicas e privadas, relativos à vigilância em saúde ambiental.
II - Na Vigilância em Saúde Ambiental, a prevenção é a preocupação central e por isso, dedica-se muito para o estudo das relações e processos dos poluentes e os riscos à saúde humana.
III – No âmbito da Vigilância em Saúde Ambiental, a FIOCRUZ é responsável pela implementação e coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.
IV – Os municípios devem propor normas relativas às ações de prevenção e controle de fatores do meio ambiente ou dele decorrentes, que tenham repercussão na saúde humana.

Após a avaliação das afirmativas acima,  escolha abaixo a afirmativa CORRETA...
 




  • c)    I e III estão corretas.

  • e)    I e IV estão corretas.

  • d)    I, II e IV estão corretas.

  • b)    I, II, III e IV estão corretas.

  • a)    I, III e IV estão corretas.