MEIO AMBIENTE E SAÚDE


Leia o trecho da reportagem a seguir:
 

A espécie invasora mais famosa do Brasil: o Aedes aegypti
 

A maioria dos cientistas já chegou à conclusão de que é praticamente impossível eliminar o Aedes aegypti da face da Terra. Nativo do Egito – daí o nome aegypti –, ele é a espécie invasora mais famosa do Brasil. O mosquito é transmissor de doenças perigosas: a dengue, a zika, a chikungunya e a febre amarela. O Aedes é um seguidor do ser humano [...].
 

Considerando o contexto apresentado acima, assinale a alternativa correta sobre a entrada do mosquito Aedes aegypti na América do Sul e sua proliferação no Brasil.
 




  • a)    Em 1970, o aumento da urbanização e, consequentemente dos potenciais criadouros, permitiram a entrada do mosquito Aedes aegypti na América do Sul.

  • c)    A expansão urbana não está relacionada com a entrada do mosquito Aedes aegypti na América do Sul, mas é a principal causa de sua proliferação.

  • b)    A entrada do mosquito Aedes aegypti na América do Sul ocorreu na década de 1990, como decorrência do aumento do número de viagens de avião.

  • e)    O desmatamento e a fragmentação de habitats, decorrentes da expansão urbana na década de 1990, são os responsáveis pela proliferação do mosquito Aedes aegypti.

  • d)    A Revolução Verde e o desmatamento são os responsáveis pela proliferação do mosquito Aedes aegypti.