MEIO AMBIENTE E SAÚDE


Leia o trecho da reportagem a seguir:

População de Barcarena é contaminada por chumbo após exposição a poluição de mineradoras

Moradores do bairro Dom Manoel, em Barcarena, no Pará, estão contaminados por chumbo, após anos expostos à poluição de empresas mineradoras. Segundo reportagem do Amazônia Real deste domingo, muitas pessoas estão doentes e nunca receberam indenização das empresas. Pesquisadores afirmam que esta é a primeira evidência de exposição ambiental a poluentes industriais na Amazônia. Em agosto deste ano, o Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão do Ministério da Saúde, divulgou o estudo “Níveis de Chumbo no Sangue Humano e a Primeira Evidência de Exposição Ambiental a Poluentes Industriais na Amazônia”, que confirmou os altos níveis de chumbo no sangue dos moradores de Barcarena.

Disponível em:
ttps://revistaforum.com.br/brasil/populacao-de-barcarena-e-contaminada-por-chumbo-apos-exposicao-a-poluicao-de-mineradoras/


Considerando os aspectos relacionados à exposição a poluentes, avalie as afirmativas a seguir:

I - A quantidade de poluente que entra no nosso organismo é chamada de dose e está relacionada com a intensidade e duração da exposição.
II - Os poluentes entram no nosso organismo seja pela inalação, ingestão ou absorção dérmica e, podem atingir órgãos e tecidos.
III - A quantidade de poluente absorvida e que está disponível para ser metabolizada, transportada, acumulada ou eliminada pelo organismo é chamada de dose absorvida.
IV - A quantidade de poluente que alcança um órgão, por exemplo, é chamada de dose biologicamente efetiva e pode causar efeitos adversos no organismo.

Considerando a avaliação das afirmativas acima, é correto o que se afirma em:
 




  • b)    I, II, III e IV estão corretas.

  • c)    I e III estão corretas.

  • e)    I e IV estão corretas.

  • a)    I, III e IV estão corretas.

  • d)    II, III e IV estão corretas.