MARKETING


Considere uma empresa de cartões de crédito que oferece aos seus clientes, além do benefício central de crédito, vários serviços adicionais sem custos extras, como sala vip em aeroportos, seguro viagem, desconto em shows e assistência para compra de ingressos. Considerando as estratégias de precificação das empresas de cartões de crédito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I  Empresas de cartões de crédito que oferecem serviço diferenciado planejam a estratégia de preço conforme a percepção de valor dos clientes.

PORQUE

II. Os consumidores, nas decisões de compra, baseiam-se na sua percepção de valor em compras anteriores, na comunicação formal, como propagandas, e na comunicação informal com amigos e familiares.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Diante de seus estudos de Marketing, acerca de Preços, assinale a alternativa correta:

Fernanda Keulla é uma empreendedora e está a decidir a estratégia de preço de lançamento de um novo produto de alta tecnologia. A sua empresa é líder no mercado e existe uma procura reprimida, que nãompode ser atendida a curto prazo, por falta de capacidade imediata de produção. Qual das estratégias é recomendada para este caso:


estabelecer uma política de desconto por um determinado tempo como forma promocional de preço.


adotar uma política de preço alto para selecionar a procura a ser atendida, até atingir o nível de produção que satisfaça a procura. 


seguir o preço estabelecido pela concorrência  para ganhar maior volume de vendas.


adotar um preço de penetração para abranger uma maior parcela de mercado.


dar descontos especiais sempre que a concorrência colocar produtos a preço competitivo. 

Diante de seus estudos de Marketing, no que concerne o Marketing Mix, analise a questão abaixo e assianle a alternativa correta:

Os 4P's, produto, preço,praça e promoção, também chamados de marketing mix, são formas de dividir as atividades de marketing, bem como as ferramentas utilizadas para a gestão de um plano de marketing. De acordo com a aplicação prática do mix, qual das alternativas mais fortalece o seu conceito?


o mix de marketing é um conjunto de ferramentas e de táticas que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja ao mercado-alvo.


a publicidade é uma ferramenta do marketing que serve para informar e motivar o consumo de um produto/serviço, ela está relacionada ao P de produto do mix.


o mix de marketing tem como principal foco o desenvolvimento de pesquisas em relação ao comportamento do mercado. 


é um conjunto de ferramentas que auxilia apenas uma empresa a desenvolver a política de preço de um produto ou serviço.


o mix de marketing é um conjunto de ferramentas de marketing, táticas e controláveis que a empresa utiliza para produzir a respsota que deseja no segmento-alvo.

Acerca de nossos estudos sobre Marketing, analise a questão e marque  a alternativa correta.

Hellen Neves é uma boa aluna do curso de Marketing, e folheando um livro ela leu um artigo que referia que o empresário deve criar uma estrutura de valor dos produtos/serviços oferecidos no mercado para conquistar o consumidor. Hellen concluiu que, para que as necessidades dos consumidores sejam atendidas é preciso: 


os produtos e serviços contemplem utilidades de tempo e forma, de modo que os processos descisórios de compra dos consumidores sejam id~enticos no uso dos mesmos.


as utilidades de tempo, lugar e posse sejam consideradas no desenvolvimento das estratégias de marketing e que haja também uma organização de vendas diretas. 


as utilidades de forma, lugar, tempo e posse, identificadas através de diversas metodologias de pesquisa, sejam consideradas no desenvolvimento das estratégias de marketing.


as utilidades  de tempo e lugar sejam considerados como as únicas relevantes nas estratégias dos produtos e serviços, permitindo a adoção de uma nova estrutura funcional de vendas. 


os produtos e servios oferecem utilidades de forma, conceito e local, possibilitando que a organização se estruture matricialmente.

Os proprietários de uma nova papelaria decidiram não estabelecer um ponto de venda (PDV) físico e promover suas vendas apenas via e-commerce, propondo um formato de startup digital. No que diz respeito às estratégias para captação de consumidores, decidiram investir em marketing digital para posicionar a sua marca e trazer credibilidade aos seus serviços, com o objetivo de tornarem-se uma marca referência para arranjos florais. Apostando nesse novo projeto, a empresa criou textos, vídeos e e-books que podem auxiliar no escritórioa, casa, e incentivou as pessoas a produzirem seu próprio cantinho. Para permitir acesso a alguns dos formatos propostos, solicitaram um rápido cadastro para gerar leads, uma base de dados dos interessados acerca dos diversos tema. O emprego dessa estratégia de inbound marketing, utilizada pela papelaria, ao produzir conteúdos de qualidade para um nicho de mercado, amplia o valor de marca para a sua audiência.

Considerando o cenário descrito, na perspectiva de implementação de estratégias de marketing digital, avalie as afirmações a seguir.

I. A base de dados irá alimentar a automatização do funil de vendas, possibilitando que os próximos textos e vídeos sejam apresentados com mais profundidade e focados para a conversão de vendas.

II. O conteúdo produzido para o topo do funil de vendas deve resolver um problema do leitor ao esclarecer dúvidas, o que agrega valor ao branding da papelaria.

III. Os textos instrucionais deverão apresentar o mesmo conteúdo e ser enviados via e-mail, diariamente, a todos que se cadastraram e adquiriram os materiais  digitais gratuitamente.

IV. Os conteúdos produzidos serão direcionados às personas, ou seja, poderão ser apresentados ao leitor certo e no momento em que ele precisa.

É correto apenas o que se afirma em:


I, II e IV.


I e III.


III e IV.


I e II.


II, III e IV.

A questões 35 da avaliação do ENADE (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 aplicada aos concluintes dos  cursos de Gestão trata do comportamento do consumidor. Sobre esta temática, analise a citação: 

As razões para o sucesso dos tablets vão além do preço mais acessível e da portabilidade. O tablet é o símbolo de uma mudança na forma como as pessoas consomem tecnologia. Os usuários enviam e-mails e interagem nas redes sociais – as mesmas tarefas que motivam parte considerável dos usuários a ligar seu PC. Agora, eles fazem isso em uma tela fina e leve, que pode ser levada para qualquer lugar. A Gartner divulgou uma pesquisa afirmando que, em 2014, os computadores pessoais (PCs) deixarão de ser o centro de nossa vida digital. (Adaptado ENADE)

Considerando o uso dos tablets no dia a dia das pessoas, no campo pessoal e profissional, avalie as afirmações abaixo.

I. O comportamento de compra do consumidor de tablet é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, sendo os fatores culturais os que exercem a maior e mais intensa influência.

II. Devido à tendência de generalização do uso do tablet, os profissionais de Marketing podem desconsiderar a ocupação e as circunstâncias econômicas do consumidor ao analisar os fatores pessoais que influenciam a compra desse aparelho.

III. O aumento do consumo do tablet indica que os indivíduos estão mais preocupados com a qualidade dos serviços online do que com os aparelhos, dada a mudança no estilo de vida dos consumidores e as influências dos seus grupos de referência. É correto o que se afirma em:


I e II, apenas.


I, II e III.


I e III, apenas.


III, apenas


II, apenas.

Acerca dos nossos estudos de Marketing e pelo contexto da matriz SWOT, analise a alternativa.

O gerenciamento dos processos organizacionais é realizado por meio de relatórios de acompanhamento e indicadores, garantindo-se assim, que os resultados sejam atingidos. A análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) costuma ser utilizada para que o fluxo de trabalho e a gestão organizacional sejam definidos adequadamente bem como para que as projeções dos processos do negócio sejam alcançadas. Com relação ao gerenciamento de processos organizacionais, a análise SWOT:


é focada no gerenciamento de pessoas, sendo muito utilizada para análise de resultados.


proporciona conhecimento técnico e operacional sobre o processo que está sendo desenhado.


é um indicador que informa se o processo está sendo gerenciado adequadamente.


compreende a definição dos resultados esperados nos processos organizacionais, o que garante resultados.


propicia uma visão geral do processo de negócio, o que permite sistematizar e organizar o gerenciamento do processo.

A questões 27 da avaliação do ENADE (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012 aplicada aos concluintes dos Administração trata dos tipos de pesquisa de mercado. Sobre esta temática, analise a citação:

Uma pesquisa realizada com foco na identidade de grandes marcas investigou os diferenciais das marcas de bairro. Com o consumidor cada vez mais exigente e valorizando atendimento personalizado, as grandes empresas estão tentando entender como o “Bar do Tião”, a “Vendinha do Zé” e a “Loja da Joana” conseguem manter um relacionamento de amizade e cumplicidade com seus clientes. As pesquisas apontaram as características principais das melhores marcas de bairro: identidade visual (com a proximidade dos ambientes digital e físico e com as características do bairro no qual estão instaladas), atendimento, o papel de propagandista que o cliente assume (confortável e bem atendido, ele sempre vai indicar o negócio para pessoas do próprio bairro ou de outras regiões), presença frequente do dono do estabelecimento e, por fim, a importância da experiência, o tempo de casa e a construção de relações duradouras. Considerando a pesquisa relatada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A pesquisa qualitativa exemplificada no texto investiga a lógica do consumo local das marcas de bairro, considerando acontecimentos e conhecimentos cotidianos como elementos da interpretação de dados.

PORQUE

II. A pesquisa qualitativa busca avaliar a relação de variáveis, como crenças e valores pessoais dos consumidores, com as marcas de bairro.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

De acordo com a teoria abordada em Marketing  o cliente é a mola propulsora para o sucesso dos negócios. Assim, vamos refletir acerca do que estudamos sobre os conceitos de markerting, cliente e processo, tendo em vista que todos os processos partem de uma Necessidade ou de um Desejo, assim, pensemos: Para a sobrevivência de qualquer empresa é necessário que exista um entendimento das carências do mercado e que a empresa oferte no tempo certo o que o cliente espera dela. Vislumbrando os conceitos de CLIENTE ATUAL (demanda) e CLIENTE FUTURO (demanda futura), assinale a alternativa que demosntra o caso que melhor condiz  com este processo explicativo. 


Um posto de gasolina que vende combustível mais barato em 5% que seus concorrentes só trabalha com pagamentos em dinheiro, não aceitando cartões e nem cheques. Neste caso, o dono do posto trabalha os clientes atuais e futuros.


Uma farmácia vende seus medicamentos parcelado em até três vezes no cartão de crédito ou a vista em dinheiro ou cheque. Neste caso, a farmácia trabalha com o cliente futuro somente.


Uma agência de viagens trabalha com venda de pacotes de forma parcelada para clientes que desejam viajar. Neste caso ela promove ações para os clientes atuais.


Uma casa de carnes de bairro trabalha com venda à vista e para os clientes conhecidos também vende com o pagamento em notinha até o dia 10 do mês seguinte. Neste caso, ela trabalha o cliente atual e o futuro.


Uma Imobiliária está alugando um galpão de 1.500m2 por R$8.500,00 durante 6 meses, com pagamento antecipado. Neste caso a imobiliária está trabalhando o cliente futuro.

A questão 13  da avaliação do ENADE (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2015 aplicada aos concluintes dos Cursos de Gestão trata da s atividades do marketing. Sobre esta temática analise a citação abaixo retirada da questão e adaptada 

Você aprendeu que o Marketing é apenas a ponta do iceberg e dele todo um planejamento se faz importante para uma boa tomada de decisão. Neste contexto, considerando o processo de compra em um supermercado, observa-se que uma mãe resolve adquirir, exclusivamente para seu filho de quatro anos, uma bandeja de iogurte de sabores variados. Dois dias antes da compra ambos assistiram a um comercial sobre o produto na TV. Com isso, afirma-se que nesse processo podem ser identificados cinco papéis assumidos pelas pessoas envolvidas, são eles: iniciador, influenciador, decisor, comprador e usuário. Dentre as alternativas abaixo, assinale a opção correta.


Comprador: o garoto que irá até o supermercado para fazer a escolha do melhor sabor que lhe agrada.


Influenciador: a mãe do garoto ao decidir sobre os fatores nutricionais presentes no iogurte de forma proporcional ao preço.


Usuário:  o garoto e a mãe ao consumirem o produto quando chegarem em casa.


Iniciador: o garoto que solicita para a mãe a aquisição do iogurte após ter visto o comercial na TV.


Decisor: a empresa que decidiu colocar o iogurte disponível no supermercado para melhor atender as necessidades do mercado consumidor.

Páginas: 12