LINGUÍSTICA TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA


Leia o fragmento a seguir:

 

“Os haitianos são o principal grupo de imigrantes no Brasil nos últimos sete anos. Em 2016, eles somavam quase 81 mil pessoas. Desde 2013 os haitianos são maioria no fluxo de migrantes. Em 2016 representavam 34,3% do total de entradas. Em segundo lugar estão os bolivianos que registram 60,8 mil pessoas.”

 

(Fonte: G1. Política. Disponível em: < https://g1.globo.com/politica/noticia/entrada-de-imigrantes-no-brasil-caiu-23-em-dois-anos-efeito-da-crise-politica-e-economica-diz-estudo.ghtml>. Acesso em: 03 abr. 2018.)

 

Em relação aos processos de referenciação, considerando as palavras grifadas, podemos afirmar o seguinte:

 

1. A segunda expressão “os haitianos” é forma remissiva do referente “os haitianos” (primeira expressão). Neste caso há uma estratégia de referenciação textual com expressão nominal definida.

 

2. A expressão “eles” é forma remissiva do referente “Os haitianos”. Neste caso há uma estratégia de referenciação textual pelo uso de pronome.

 

3. A segunda expressão “os haitianos” é forma remissiva do referente “os haitianos” (primeira expressão). Neste caso há uma estratégia de referenciação textual do tipo: repetição do mesmo item lexical.

 

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

 


1, 2 e 3


2, apenas


1, apenas


2 e 3


3, apenas

Leia o fragmento a seguir:

 

"ERA UMA VEZ um príncipe que viajou pelo mundo inteiro à procura da princesa ideal para se casar. Tinha de ser linda e de sangue azul, uma verdadeira princesa!

Mas depois de muitos meses a viajar de país em país, o príncipe voltou para o seu reino, muito triste e abatido pois não tinha conseguido encontrar a princesa que se tornaria sua mulher.

Numa noite fria e escura de inverno, quando o príncipe já pensava ser impossível casar com uma princesa, houve uma terrível tempestade. No meio da tempestade, alguém bateu à porta do castelo. [...]"

 

(Fonte: BEBE atual. Disponível em:. Acesso em: 04 abr. 2018.)

 

 

Marcuschi (1998) chama de definitização o papel exercido pelos artigos no discurso. Considerando esse estudo e os artigos grifados, analise as afirmativas a seguir.

 

  1. O artigo indefinido “uma” em “Era uma vez” tem um uso existencial.
  2. O artigo indefinido “um” em “um príncipe que viajou” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “príncipe”.
  3. O artigo definido “o” em “o príncipe voltou” introduz uma identidade previamente mencionada no texto.
  4. O artigo indefinido “uma” em “uma terrível tempestade” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “tempestade”.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

 


2 e 3


1, 2, 3 e 4


1, 2 e 3


1 e 4


2, 3 e 4

“Tiro ao Álvaro” é uma canção de 1960, do compositor Adoniran Barbosa, considerado pai do samba paulista. A canção ficou muito conhecida nas rodas de samba e casas de espetáculo, e até hoje é um grande sucesso. Leia-a:

Tiro ao Álvaro

                    Adoniran Barbosa

De tanto levar frechada do teu olhar
Meu peito até parece sabe o quê?
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar


Teu olhar mata mais
Do que bala de carabina
Que veneno estriquinina
que peixera de baiano
Teu olhar mata mais
Do que atropelamento de automove
Mata mais que bala de revorve

(Fonte: www.wikipedia.org.br)

 

Na canção vemos algumas expressões que são diferentes das expressões da norma padrão, como frechada (flechada), tauba (tábua), álvaro (alvo), peixera (peixeira), revorve (revolve). Na letra da canção, as palavras são escritas como são pronunciadas e representam o falar de uma parcela da população. Em nossos estudos, vimos que variáveis não linguísticas favorecem o surgimento de variáveis linguísticas. Entre as variáveis não linguísticas, em relação à canção, podemos considerar:


Variável faixa etária e variável condicionante


Variável faixa etária e variável escolaridade


Variável condicionante e variável classe social


Variável determinante e variável escolaridade


Variável escolaridade e variável classe social

Leia o fragmento a seguir:

 

A cidade de São Paulo, embora encontre-se nos patamares mais elevados de desenvolvimento econômico do país, assistiu, na última década juntamente com o Estado, à deterioração de alguns indicadores de qualidade de vida. O recente relatório sobre o índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), parece sugerir que o antigo modelo de metrópole industrial, que marcou a ascensão da “locomotiva” paulista, tem sido atingido pela mudança nos parâmetros econômicos ocorrida não apenas internamente mas também em escala global.

(Fonte: Folha de São Paulo, 5 de outubro de 2003)

 

 

No texto sublinhado, observe a expressão “embora” que articula as duas afirmações:

 

1ª A cidade de São Paulo encontra-se nos patamares mais elevados de desenvolvimento econômico do país.

2ª A cidade de São Paulo assistiu, na última década juntamente com o Estado, à deterioração de alguns indicadores de qualidade de vida.

 

Analisando a expressão “embora” é possível perceber qual afirmação é mais defendida pelo enunciador. Sendo assim, sobre os efeitos da estratégia argumentativa ocasionada pelo “embora”, pode-se dizer que ele

 


constitui-se em uma estratégia de suspense, para que as duas afirmações prevaleçam.


estabelece um efeito nulo entre as afirmativas, para que nenhuma afirmação prevaleça.


aumenta a força argumentativa da primeira afirmação, para que esta prevaleça.


atenua a força argumentativa da primeira afirmação, para que a segunda prevaleça.


atenua a força argumentativa da segunda afirmação, para que a primeira prevaleça.

Analise o trecho a seguir:

 

A copa de futebol é um evento mundial. Os eventos mundiais promovem a união de todas as nações. As nações interagem a partir de um único objetivo. Esse objetivo é a conquista do status de melhor futebol do mundo.

 

A estrutura textual da progressão temática do trecho apresentado constitui-se como:

 


Progressão o salto temático (quando há omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática, deduzível facilmente do contexto).


Progressão temática linear (quando o rema de um enunciado passa a tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte, e assim sucessivamente).

 


Progressão temática com tema variado (quando, de um hipertema, se derivam temas parciais).


Progressão temática por desenvolvimento de partes de um rema subdividido (desenvolvimento das partes de um rema superordenado).


Progressão temática com um tema constante (quando a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas).

O texto a seguir faz referência à variedade linguística presente na Língua Portuguesa. Leia-o com atenção para responder ao que se pede.

 

“A variação é inerente às línguas, porque as sociedades são divididas em grupos: há os mais jovens e os mais velhos, os que habitam numa região ou outra, os que têm esta ou aquela profissão, os que são de uma ou outra classe social e assim por diante. O uso de determinada variedade linguística serve para marcar a inclusão num desses grupos, dá uma identidade para os seus membros. Aprendemos a distinguir a variação. Quando alguém começa a falar, sabemos se é de São Paulo, gaúcho, carioca ou português. Sabemos que certas expressões pertencem à fala dos mais jovens, que determinadas formas se usam em situação informal, mas não em ocasiões formais. Saber uma língua é ser “poliglota” em sua própria língua. Saber português não é só aprender regras que só existem numa língua artificial usada pela escola. As variações não são fáceis ou bonitas, erradas ou certas, deselegantes ou elegantes, são simplesmente diferentes. Como as línguas são variáveis, elas mudam.”

 

FIORIN, José Luiz. Os Aldrovandos Cantagalos e o preconceito linguístico. In: O direito à fala. A questão do preconceito linguístico. Florianópolis. Editora Insular, pp. 27, 28, 2002.

 

Sabemos que muitas vezes as pessoas são discriminadas por não usarem a variante formal/culta da língua. Isso acontece também na sala de aula. Qual deve ser a postura do professor de língua materna em relação a esse preconceito na sala de aula?

 

Assinale a alternativa que melhor responde a essa pergunta.

 


Deve privilegiar a gramática normativa, pois o ensino da norma culta é importante para garantir ao aluno a capacidade de lidar com as situações comunicativas do cotidiano.


Deve partir do uso da gramática teórica que servirá de apoio para o aluno e que deve ser objeto de ensino nas atividades de sala de aula.


Deve privilegiar a variedade da língua usada pelas pessoas ditas escolarizadas, uma vez que esta é a variante cobrada nas diversas situações comunicativas.


Deve mostrar ao aluno que tanto a variante que ele trouxe da casa quanto a variante culta estão certas, mas cada uma delas será adequada em determinadas situações de comunicação.


Deve ensinar que a única forma aceitável de uso da língua é o da forma culta, mesmo sabendo que a língua varia de acordo com o espaço, o nível cultural e a situação do indivíduo.

Analise o trecho a seguir:

 

“A universidade é um espaço de reflexão. A reflexão é fundamental ao desenvolvimento cognitivo do ser humano. O ser humano deve evoluir sempre.”

 

A estrutura textual da progressão temática do trecho apresentado constitui-se como:

 


Progressão temática com tema variado (quando, de um hipertema, se derivam temas parciais).


Progressão com salto temático (quando há omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática, deduzível facilmente do contexto).


Progressão temática por desenvolvimento de partes de um rema subdividido (desenvolvimento das partes de um rema superordenado).


Progressão temática linear (quando o rema de um enunciado passa a tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte, e assim sucessivamente).


Progressão temática com um tema constante (quando a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas.

Os índices de polifonia são as vozes que se encontram no texto além da do autor ou do narrador. Existem várias formas linguísticas que funcionam como índice de polifonia como alguns operadores argumentativos (como ao contrário e pelo contrário); marcadores de pressuposição como continua; o futuro do pretérito como metáfora temporal; o uso de aspas; o discurso indireto livre e a ironia.

 

Com base nesse estudo, analise, atentamente, o fragmento, a seguir, extraído do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

 

      O soldado magrinho, enfezadinho, tremia. E Fabiano tinha vontade de levantar o facão de novo. Tinha vontade, mas os músculos afrouxavam. Realmente não quisera matar um cristão: procedera como quando, a montar bravo, evitava galhos e espinhos. Ignorava os movimentos que fazia na sela. Alguma coisa o empurrava para a direita ou para a esquerda. Era essa coisa que ia partindo a cabeça do amarelo. Se ele tivesse demorado um minuto, Fabiano seria um cabra valente não demorara. A certeza do perigo surgira – e ele estava indeciso, de olho arregalado, respirando com dificuldade, um espanto verdadeiro no rosto barbudo coberto de suor, o cabo do facão mal seguro entre os dois dedos úmidos.

      Tinha medo e repetia que estava em perigo, mas isso lhe pareceu tão absurdo que se pôs a rir. Medo daquilo? Nunca vira uma pessoa tremer assim. Cachorro. Ele não era dunga na cidade? Não pisava os pés dos matutos, na feira? Não bota a gente na cadeia? Sem vergonha, mofino. (RAMOS, 1971, p.144-45).

 

(Fonte: RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. São Paulo: Martins, 1971).

 

Pode-se afirmar que no trecho sublinhado há os seguintes índices de polifonia:

 


Discurso indireto livre e ironia.


Verbo no futuro do pretérito e citação direta.


Ironia e citação direta.


Marcador de pressuposição “continua” e discurso indireto livre.


Uso de aspas e citação direta.

Segundo Ducrot, uma classe argumentativa é constituída de um conjunto de enunciados que podem igualmente servir de argumento para uma mesma conclusão ou posição (P). De outra forma, uma escala argumentativa ocorre quando dois ou mais enunciados apresentam gradação de força crescente no sentido dessa conclusão ou posição (P).

 

Agora, leia atentamente, o enunciado a seguir:

 

“As iniciativas que pretendem armar a população são criticadas por educadores, por cientistas e até mesmo pelo papa.”

 

Em relação ao enunciado, pode-se afirmar que houve:

 


Escala argumentativa com elementos que constituem operadores que contrapõem argumentos orientados para conclusões contrárias.


Escala argumentativa com argumento mais forte assinalado e orientado no sentido de determinada conclusão.


Escala argumentativa com estabelecimento de relações de comparação entre os elementos, com vistas a uma determinada posição.


Escala argumentativa de negação com argumento mais forte orientado no sentido de determinada conclusão.


Escala argumentativa que somam argumentos a favor de uma mesma posição, com introdução de uma justificativa desfavorável.

Sabendo que Nádia Battella Gotlib é autora da biografia Clarice: uma vida que se conta, leia o trecho,  a seguir, do artigo de Modelli.

 

A estrangeira

 

Apesar de ser ucraniana e de ter morado 15 anos da vida adulta no exterior por ter sido casada com um diplomata, Clarice (1º) se considerava pernambucana. Seu nome de batismo era Haia Pinkhasovna Lispector, mas adotou somente Clarice (2º) Lispector e se naturalizou brasileira. Um olhar "estrangeiro", contudo, tem sido a principal característica usada para descrever sua obra.

 

"Atribuímos essa característica independente dela ser uma estrangeira", explica Rosenbaum. "O estrangeiro em Clarice (3º) se trata de um olhar de quem estranha o mundo até nas coisas mais familiares. A sua relação com o mundo é sempre de um ponto de vista de estranheza, de surpresa, do mesmo modo como um estrangeiro olha para um lugar novo".

 

Como uma estrangeira, Gotlib explica que a escritora não se sentia pertencente e encaixada nas relações sociais usuais, como as relações familiares e amorosas, temas estes frequentes em seus livros.

 

"Desde seu primeiro romance, Clarice (4º) centra sua atenção no registro de labirintos da intimidade de suas personagens, atenta a detalhes patentes na vida cotidiana, como nos laços de família e em experiências mais complexas, como o amor, a paixão, o ódio, a amizade, a inveja", explica a biógrafa.

 

(MODELLI, Lais. Clarice Lispector: mais de 40 anos após morte, escritora desperta mais questões do que quando viva. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2018.)

 

 

 

Obs. Apenas para ajudar na análise linguística, todas as palavras "Clarice" foram enumeradas no texto.

 

Com base nos textos de leitura obrigatória e na análise do trecho, avalie as afirmativas a seguir, colocando V para Verdadeira e F para Falsa:

 

( ) A expressão "Clarice" (1º) é forma remissiva anafórica do referente "A estrangeira" (do título).

( ) A expressão “a escritora” é forma remissiva anafórica do referente “Clarice” (3º).

( ) A expressão “a biógrafa” é forma remissiva anafórica do referente “Clarice” (4º).

( ) A expressão “a biógrafa” é forma remissiva anafórica do referente “Gotlib”.

( ) A expressão “temas estes” é forma remissiva anafórica do referente “relações familiares e amorosas”.

 

Assinale a alternativa que contém a sequência correta:


V, V, V, V, V


F, F, F, F, V


V, V, F, V, V


V, V, V, F, F


F, V, V, V, V

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