LINGUÍSTICA TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA


Sabendo que Nádia Battella Gotlib é autora da biografia Clarice: uma vida que se conta, leia o trecho,  a seguir, do artigo de Modelli.

 

A estrangeira

 

Apesar de ser ucraniana e de ter morado 15 anos da vida adulta no exterior por ter sido casada com um diplomata, Clarice (1º) se considerava pernambucana. Seu nome de batismo era Haia Pinkhasovna Lispector, mas adotou somente Clarice (2º) Lispector e se naturalizou brasileira. Um olhar "estrangeiro", contudo, tem sido a principal característica usada para descrever sua obra.

 

"Atribuímos essa característica independente dela ser uma estrangeira", explica Rosenbaum. "O estrangeiro em Clarice (3º) se trata de um olhar de quem estranha o mundo até nas coisas mais familiares. A sua relação com o mundo é sempre de um ponto de vista de estranheza, de surpresa, do mesmo modo como um estrangeiro olha para um lugar novo".

 

Como uma estrangeira, Gotlib explica que a escritora não se sentia pertencente e encaixada nas relações sociais usuais, como as relações familiares e amorosas, temas estes frequentes em seus livros.

 

"Desde seu primeiro romance, Clarice (4º) centra sua atenção no registro de labirintos da intimidade de suas personagens, atenta a detalhes patentes na vida cotidiana, como nos laços de família e em experiências mais complexas, como o amor, a paixão, o ódio, a amizade, a inveja", explica a biógrafa.

 

(MODELLI, Lais. Clarice Lispector: mais de 40 anos após morte, escritora desperta mais questões do que quando viva. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2018.)

 

 

 

Obs. Apenas para ajudar na análise linguística, todas as palavras "Clarice" foram enumeradas no texto.

 

Com base nos textos de leitura obrigatória e na análise do trecho, avalie as afirmativas a seguir, colocando V para Verdadeira e F para Falsa:

 

( ) A expressão "Clarice" (1º) é forma remissiva anafórica do referente "A estrangeira" (do título).

( ) A expressão “a escritora” é forma remissiva anafórica do referente “Clarice” (3º).

( ) A expressão “a biógrafa” é forma remissiva anafórica do referente “Clarice” (4º).

( ) A expressão “a biógrafa” é forma remissiva anafórica do referente “Gotlib”.

( ) A expressão “temas estes” é forma remissiva anafórica do referente “relações familiares e amorosas”.

 

Assinale a alternativa que contém a sequência correta:




  • V, V, V, V, V

  • F, F, F, F, V

  • V, V, F, V, V

  • V, V, V, F, F

  • F, V, V, V, V