LINGUÍSTICA TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA


Os índices de polifonia são as vozes que se encontram no texto além da do autor ou do narrador. Existem várias formas linguísticas que funcionam como índice de polifonia como alguns operadores argumentativos (como ao contrário e pelo contrário); marcadores de pressuposição como continua; o futuro do pretérito como metáfora temporal; o uso de aspas; o discurso indireto livre e a ironia.

 

Com base nesse estudo, analise, atentamente, o fragmento, a seguir, extraído do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

 

      O soldado magrinho, enfezadinho, tremia. E Fabiano tinha vontade de levantar o facão de novo. Tinha vontade, mas os músculos afrouxavam. Realmente não quisera matar um cristão: procedera como quando, a montar bravo, evitava galhos e espinhos. Ignorava os movimentos que fazia na sela. Alguma coisa o empurrava para a direita ou para a esquerda. Era essa coisa que ia partindo a cabeça do amarelo. Se ele tivesse demorado um minuto, Fabiano seria um cabra valente não demorara. A certeza do perigo surgira – e ele estava indeciso, de olho arregalado, respirando com dificuldade, um espanto verdadeiro no rosto barbudo coberto de suor, o cabo do facão mal seguro entre os dois dedos úmidos.

      Tinha medo e repetia que estava em perigo, mas isso lhe pareceu tão absurdo que se pôs a rir. Medo daquilo? Nunca vira uma pessoa tremer assim. Cachorro. Ele não era dunga na cidade? Não pisava os pés dos matutos, na feira? Não bota a gente na cadeia? Sem vergonha, mofino. (RAMOS, 1971, p.144-45).

 

(Fonte: RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. São Paulo: Martins, 1971).

 

Pode-se afirmar que no trecho sublinhado há os seguintes índices de polifonia:

 




  • Discurso indireto livre e ironia.

  • Verbo no futuro do pretérito e citação direta.

  • Ironia e citação direta.

  • Marcador de pressuposição “continua” e discurso indireto livre.

  • Uso de aspas e citação direta.