HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO
Considere os textos a seguir.
Texto I
“(…) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé”. (Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos bispos da Igreja católica sobre as relações entre fé e razão, 1998)
Texto II
“As verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã”. (Santo Tomás de Aquino – pensador medieval)
Refletindo sobre os textos, é possível inferir que
I a encíclica papal está em contradição com o pensamento de Santo Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas.
II a encíclica papal procura complementar Santo Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé.
III tanto a encíclica papal como a frase de Santo Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III.
I e II.
Mais do que os gregos, os romanos tinham uma preocupação com a universalização de sua cultura, tanto que conferiam o direito à cidadania romana aos povos conquistados, mesmo que fossem povos culturalmente diversos. Portanto, a ideia de cidadania dos romanos era mais ampla e flexível do que a dos gregos atenienses, uma vez que poderia incluir ex-escravos ou grupos aliados, embora nem todos exercessem plenos direitos políticos. A imposição de seus padrões culturais, além de uma forma de dominação, era uma maneira de tornar a cultura romana uma herança para a humanidade.
Sobre a educação como condição de universalização da cultura romana, julgue os itens a seguir.
I A cultura universalizada romana se expressava na palavra humanitas – no sentido literal de humanidade e, mais propriamente, da educação e cultura que caracterizam o ser humano em todos os tempos e lugares.
II O perfil ético do homem destacava três virtudes: a pietas, piedade referente aos deuses e à família; a fides, lealdade relativa aos pactos políticos e militares; e a gravitas, que expressa o domínio de si mesmo.
III As qualidades do ser-romano demonstravam o forte caráter contemplativo da educação que, a exemplo dos gregos, formavam seus cidadãos para se ocuparem da filosofia, da política e das artes.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, apenas.
I e III.
I, apenas.
III, apenas.
I e II.
A História, como forma de explicação e interpretação da realidade humana, nasce junto à Filosofia, na Grécia antiga. Foram os gregos que descobriram a importância específica da explicação histórica. No entanto, foi somente no século XIX, com o surgimento de novas perspectivas historiográficas e metodológicas, que a História passou a ser compreendida e investigada como ciência. Sobre as tendências do estudo da História, julgue os itens a seguir.
I A concepção da história nova amplia os objetos de estudo da História, incorporando à historiografia outros documentos e problemáticas.
II A tendência marxista preocupava-se com o estudo dos fatos e a neutralidade do historiador, enfatizando a história dos fatos políticos e as ações individuais.
III A tendência positivista propunha o estudo do homem-agente da história, seu trabalho, seu modo de produzir e pensar.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
I, somente.
I e II.
III, somente.
Marca do vértice da Revolução Científica, o século XVII representou um momento de profundas transformações não só no território da ciência e das técnicas, como, sobremaneira, no modo como estas transformações implicaram o campo da filosofia e as questões relativas à essência humana, à moral e à política. Sobre as características da Modernidade, é CORRETO afirmar que:
as contradições decorrentes do processo de transição do regime feudal para o regime burguês impediram a construção de um pensamento moderno e muito pouco se avançou nos estudos das ciências naturais.
os esforços de institucionalização da escola fracassaram em virtude do esforço da igreja pelo resgate da moral cristã em oposição às tendências de laicização do ensino e valorização das ciências.
as bases da epistemologia moderna (racionalismo e empirismo) tencionaram, na educação, uma nova forma de pensar e compreender as práticas pedagógicas e as relações com os sujeitos da aprendizagem.
as práticas pedagógicas voltadas à reprodução do modelo de ensino jesuíta tomavam por base a escolástica medieval e a ciência aristotélica, desprezando a filosofia e a ciência moderna.
a valorização da moral cristã e do critério da fé e da revelação determinaram as práticas pedagógicas na Modernidade, enfatizando o papel da igreja e da instrução religiosa.
O Renascimento, signo da transição da Idade Média para a Modernidade, sublinha uma série de importantes transformações socioculturais na Europa. Inspirado no humanismo, o movimento renascentista rompe com os paradigmas medievais de ordenamento do universo e organização da sociedade, redimensionando o homem e exaltando a razão e a liberdade. Neste contexto, a educação ganha contornos seculares que exercem influência direta nas práticas de ensino e a na relação com os saberes. Sobre as características da educação no Renascimento, julgue as afirmativas abaixo:
I A educação renascentista em nada se diferenciou da educação medieval, considerando que as práticas de ensino continuam valorizando a instrução religiosa.
II A formação intelectual voltava-se para o ideal renascentista da mais alta cultura humanística, com atenção especial ao ensino do grego e do latim.
III Ao contrário da tendência elitista dominante, Lutero trabalhou para a implantação da escola primária para todos, defendendo uma educação universal e pública.
IV A cultura humanista resgatada pelo renascimento marcou profundamente a educação, igualando o acesso de ricos e pobres aos ambientes educacionais.
V A criação das escolas jesuítas influenciou sobremaneira a educação renascentista ao valorizar a instrução dos conteúdos das letras humanas, filosofia e ciências.
Estão CORRETAS as afirmativas:
II, IV e V.
I, II e IV.
II, III e V.
I, III e V.
I, IV e V.
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento, desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média. Abaixo, O homem vitruviano (1490), de Leonardo Da Vinci, nos remete ao redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano como uma das grandes realizações que conduziram o Renascimento italiano. Por isso, O homem vitruviano ilustra tão bem o paradigma que marca o humanismo renascentista.
Esse paradigma é chamado de:
cosmocentrismo.
sociocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
A educação romana pode ser caracterizada em três diferentes períodos: i) heroico-patrício, ii) cosmopolita e, iii) imperial. Quando o antigo Estado republicano se expandiu desenvolvendo-se para a nova forma do Estado Imperial, a educação romana sofreu, necessariamente, uma profunda transformação.
Acerca da educação no período imperial, julgue os itens abaixo.
I O rígido controle do Estado limitou não só a criação de escolas no Império Romano, como, também, a concessão do direito de cidadania aos mestres de artes liberais.
II A exigência burocrática na administração do Império fez crescer a intervenção do Estado nos assuntos educacionais que, aos poucos, tomou para si a inteira responsabilidade pela educação.
III A educação no período imperial marcou o desenvolvimento do ensino terciário, com os cursos de filosofia, retórica, medicina, mecânica e direito.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
II e III.
III, somente.
I e II.
I e III.
A história da república romana foi marcada por inúmeras guerras. Com a deposição dos reis etruscos ocorreram movimentos de represália dos aliados das regiões vizinhas, e diferentes povos estrangeiros aproveitaram-se das lutas para tentar tomar posse de territórios, e satisfazer uma população em rápido crescimento. O escravismo, baseado no esforço sobre-humano dos prisioneiros de guerra, cresceu a ponto de quase haver mais escravos do que pessoas livres. Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império, e assim como em Atenas, o escravo romano também poderia exercer diferentes funções ou adquirir a sua própria liberdade.
Tendo em vista a predominância da escravidão na república romana, julgue os itens a seguir.
I A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes funções: afazeres domésticos, comércio, construção, agricultura e funções administrativas.
II No período republicano, a escravidão era considerada antinatural, e, por isso, fortemente condenada por pensadores e sacerdotes.
III Em geral, o trabalho escravo estava associado somente ao trabalho braçal e não atingia funções intelectuais ou administrativas.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e II.
Segundo o historiador grego Tucídides (século V a.C.), Atenas foi a “escola de toda a Grécia”. De fato, a concepção ateniense de Estado fez surgir a figura do cidadão da pólis. Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se, neste contexto, a formação intelectual como propedêutico indispensável para o exercício da vida pública e política. Sobre a educação na Antiguidade grega, julgue as alternativas abaixo, classificando-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) A educação se iniciava aos 7 anos de idade, com acesso igualitário para meninos e meninas que, nas escolas da cidade, tinham acesso ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
( ) A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, menos importantes, em um mundo essencialmente masculino.
( ) O ensino elementar de leitura e escrita, era, neste período, extremamente valorizado e o mestre de letras, sempre uma pessoa da elite muito bem remunerada, ocupava-se da formação básica de meninos e meninas.
( ) Dos 16 aos 18 anos, a educação assumia uma dimensão cívica de preparação militar, instituição que se desenvolveu por volta de século IV a.C.
( ) A pedagogia grega, voltada ao cultivo da vida espiritual, igualava todos os cidadãos preparando-os para os cuidados com o corpo, para o exercício da filosofia e para a prática pública da cidadania.
Assinale a sequência CORRETA:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III.
I e II.
Mais do que os gregos, os romanos tinham uma preocupação com a universalização de sua cultura, tanto que conferiam o direito à cidadania romana aos povos conquistados, mesmo que fossem povos culturalmente diversos. Portanto, a ideia de cidadania dos romanos era mais ampla e flexível do que a dos gregos atenienses, uma vez que poderia incluir ex-escravos ou grupos aliados, embora nem todos exercessem plenos direitos políticos. A imposição de seus padrões culturais, além de uma forma de dominação, era uma maneira de tornar a cultura romana uma herança para a humanidade.
Sobre a educação como condição de universalização da cultura romana, julgue os itens a seguir.
I A cultura universalizada romana se expressava na palavra humanitas – no sentido literal de humanidade e, mais propriamente, da educação e cultura que caracterizam o ser humano em todos os tempos e lugares.
II O perfil ético do homem destacava três virtudes: a pietas, piedade referente aos deuses e à família; a fides, lealdade relativa aos pactos políticos e militares; e a gravitas, que expressa o domínio de si mesmo.
III As qualidades do ser-romano demonstravam o forte caráter contemplativo da educação que, a exemplo dos gregos, formavam seus cidadãos para se ocuparem da filosofia, da política e das artes.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, apenas.
I e III.
I, apenas.
III, apenas.
I e II.
A História, como forma de explicação e interpretação da realidade humana, nasce junto à Filosofia, na Grécia antiga. Foram os gregos que descobriram a importância específica da explicação histórica. No entanto, foi somente no século XIX, com o surgimento de novas perspectivas historiográficas e metodológicas, que a História passou a ser compreendida e investigada como ciência. Sobre as tendências do estudo da História, julgue os itens a seguir.
I A concepção da história nova amplia os objetos de estudo da História, incorporando à historiografia outros documentos e problemáticas.
II A tendência marxista preocupava-se com o estudo dos fatos e a neutralidade do historiador, enfatizando a história dos fatos políticos e as ações individuais.
III A tendência positivista propunha o estudo do homem-agente da história, seu trabalho, seu modo de produzir e pensar.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
I, somente.
I e II.
III, somente.
Marca do vértice da Revolução Científica, o século XVII representou um momento de profundas transformações não só no território da ciência e das técnicas, como, sobremaneira, no modo como estas transformações implicaram o campo da filosofia e as questões relativas à essência humana, à moral e à política. Sobre as características da Modernidade, é CORRETO afirmar que:
as contradições decorrentes do processo de transição do regime feudal para o regime burguês impediram a construção de um pensamento moderno e muito pouco se avançou nos estudos das ciências naturais.
os esforços de institucionalização da escola fracassaram em virtude do esforço da igreja pelo resgate da moral cristã em oposição às tendências de laicização do ensino e valorização das ciências.
as bases da epistemologia moderna (racionalismo e empirismo) tencionaram, na educação, uma nova forma de pensar e compreender as práticas pedagógicas e as relações com os sujeitos da aprendizagem.
as práticas pedagógicas voltadas à reprodução do modelo de ensino jesuíta tomavam por base a escolástica medieval e a ciência aristotélica, desprezando a filosofia e a ciência moderna.
a valorização da moral cristã e do critério da fé e da revelação determinaram as práticas pedagógicas na Modernidade, enfatizando o papel da igreja e da instrução religiosa.
O Renascimento, signo da transição da Idade Média para a Modernidade, sublinha uma série de importantes transformações socioculturais na Europa. Inspirado no humanismo, o movimento renascentista rompe com os paradigmas medievais de ordenamento do universo e organização da sociedade, redimensionando o homem e exaltando a razão e a liberdade. Neste contexto, a educação ganha contornos seculares que exercem influência direta nas práticas de ensino e a na relação com os saberes. Sobre as características da educação no Renascimento, julgue as afirmativas abaixo:
I A educação renascentista em nada se diferenciou da educação medieval, considerando que as práticas de ensino continuam valorizando a instrução religiosa.
II A formação intelectual voltava-se para o ideal renascentista da mais alta cultura humanística, com atenção especial ao ensino do grego e do latim.
III Ao contrário da tendência elitista dominante, Lutero trabalhou para a implantação da escola primária para todos, defendendo uma educação universal e pública.
IV A cultura humanista resgatada pelo renascimento marcou profundamente a educação, igualando o acesso de ricos e pobres aos ambientes educacionais.
V A criação das escolas jesuítas influenciou sobremaneira a educação renascentista ao valorizar a instrução dos conteúdos das letras humanas, filosofia e ciências.
Estão CORRETAS as afirmativas:
II, IV e V.
I, II e IV.
II, III e V.
I, III e V.
I, IV e V.
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento, desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média. Abaixo, O homem vitruviano (1490), de Leonardo Da Vinci, nos remete ao redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano como uma das grandes realizações que conduziram o Renascimento italiano. Por isso, O homem vitruviano ilustra tão bem o paradigma que marca o humanismo renascentista.
Esse paradigma é chamado de:
cosmocentrismo.
sociocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
A educação romana pode ser caracterizada em três diferentes períodos: i) heroico-patrício, ii) cosmopolita e, iii) imperial. Quando o antigo Estado republicano se expandiu desenvolvendo-se para a nova forma do Estado Imperial, a educação romana sofreu, necessariamente, uma profunda transformação.
Acerca da educação no período imperial, julgue os itens abaixo.
I O rígido controle do Estado limitou não só a criação de escolas no Império Romano, como, também, a concessão do direito de cidadania aos mestres de artes liberais.
II A exigência burocrática na administração do Império fez crescer a intervenção do Estado nos assuntos educacionais que, aos poucos, tomou para si a inteira responsabilidade pela educação.
III A educação no período imperial marcou o desenvolvimento do ensino terciário, com os cursos de filosofia, retórica, medicina, mecânica e direito.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
II e III.
III, somente.
I e II.
I e III.
A história da república romana foi marcada por inúmeras guerras. Com a deposição dos reis etruscos ocorreram movimentos de represália dos aliados das regiões vizinhas, e diferentes povos estrangeiros aproveitaram-se das lutas para tentar tomar posse de territórios, e satisfazer uma população em rápido crescimento. O escravismo, baseado no esforço sobre-humano dos prisioneiros de guerra, cresceu a ponto de quase haver mais escravos do que pessoas livres. Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império, e assim como em Atenas, o escravo romano também poderia exercer diferentes funções ou adquirir a sua própria liberdade.
Tendo em vista a predominância da escravidão na república romana, julgue os itens a seguir.
I A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes funções: afazeres domésticos, comércio, construção, agricultura e funções administrativas.
II No período republicano, a escravidão era considerada antinatural, e, por isso, fortemente condenada por pensadores e sacerdotes.
III Em geral, o trabalho escravo estava associado somente ao trabalho braçal e não atingia funções intelectuais ou administrativas.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e II.
Segundo o historiador grego Tucídides (século V a.C.), Atenas foi a “escola de toda a Grécia”. De fato, a concepção ateniense de Estado fez surgir a figura do cidadão da pólis. Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se, neste contexto, a formação intelectual como propedêutico indispensável para o exercício da vida pública e política. Sobre a educação na Antiguidade grega, julgue as alternativas abaixo, classificando-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) A educação se iniciava aos 7 anos de idade, com acesso igualitário para meninos e meninas que, nas escolas da cidade, tinham acesso ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
( ) A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, menos importantes, em um mundo essencialmente masculino.
( ) O ensino elementar de leitura e escrita, era, neste período, extremamente valorizado e o mestre de letras, sempre uma pessoa da elite muito bem remunerada, ocupava-se da formação básica de meninos e meninas.
( ) Dos 16 aos 18 anos, a educação assumia uma dimensão cívica de preparação militar, instituição que se desenvolveu por volta de século IV a.C.
( ) A pedagogia grega, voltada ao cultivo da vida espiritual, igualava todos os cidadãos preparando-os para os cuidados com o corpo, para o exercício da filosofia e para a prática pública da cidadania.
Assinale a sequência CORRETA:
II, apenas.
I e III.
I, apenas.
III, apenas.
I e II.
A História, como forma de explicação e interpretação da realidade humana, nasce junto à Filosofia, na Grécia antiga. Foram os gregos que descobriram a importância específica da explicação histórica. No entanto, foi somente no século XIX, com o surgimento de novas perspectivas historiográficas e metodológicas, que a História passou a ser compreendida e investigada como ciência. Sobre as tendências do estudo da História, julgue os itens a seguir.
I A concepção da história nova amplia os objetos de estudo da História, incorporando à historiografia outros documentos e problemáticas.
II A tendência marxista preocupava-se com o estudo dos fatos e a neutralidade do historiador, enfatizando a história dos fatos políticos e as ações individuais.
III A tendência positivista propunha o estudo do homem-agente da história, seu trabalho, seu modo de produzir e pensar.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
I, somente.
I e II.
III, somente.
Marca do vértice da Revolução Científica, o século XVII representou um momento de profundas transformações não só no território da ciência e das técnicas, como, sobremaneira, no modo como estas transformações implicaram o campo da filosofia e as questões relativas à essência humana, à moral e à política. Sobre as características da Modernidade, é CORRETO afirmar que:
as contradições decorrentes do processo de transição do regime feudal para o regime burguês impediram a construção de um pensamento moderno e muito pouco se avançou nos estudos das ciências naturais.
os esforços de institucionalização da escola fracassaram em virtude do esforço da igreja pelo resgate da moral cristã em oposição às tendências de laicização do ensino e valorização das ciências.
as bases da epistemologia moderna (racionalismo e empirismo) tencionaram, na educação, uma nova forma de pensar e compreender as práticas pedagógicas e as relações com os sujeitos da aprendizagem.
as práticas pedagógicas voltadas à reprodução do modelo de ensino jesuíta tomavam por base a escolástica medieval e a ciência aristotélica, desprezando a filosofia e a ciência moderna.
a valorização da moral cristã e do critério da fé e da revelação determinaram as práticas pedagógicas na Modernidade, enfatizando o papel da igreja e da instrução religiosa.
O Renascimento, signo da transição da Idade Média para a Modernidade, sublinha uma série de importantes transformações socioculturais na Europa. Inspirado no humanismo, o movimento renascentista rompe com os paradigmas medievais de ordenamento do universo e organização da sociedade, redimensionando o homem e exaltando a razão e a liberdade. Neste contexto, a educação ganha contornos seculares que exercem influência direta nas práticas de ensino e a na relação com os saberes. Sobre as características da educação no Renascimento, julgue as afirmativas abaixo:
I A educação renascentista em nada se diferenciou da educação medieval, considerando que as práticas de ensino continuam valorizando a instrução religiosa.
II A formação intelectual voltava-se para o ideal renascentista da mais alta cultura humanística, com atenção especial ao ensino do grego e do latim.
III Ao contrário da tendência elitista dominante, Lutero trabalhou para a implantação da escola primária para todos, defendendo uma educação universal e pública.
IV A cultura humanista resgatada pelo renascimento marcou profundamente a educação, igualando o acesso de ricos e pobres aos ambientes educacionais.
V A criação das escolas jesuítas influenciou sobremaneira a educação renascentista ao valorizar a instrução dos conteúdos das letras humanas, filosofia e ciências.
Estão CORRETAS as afirmativas:
II, IV e V.
I, II e IV.
II, III e V.
I, III e V.
I, IV e V.
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento, desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média. Abaixo, O homem vitruviano (1490), de Leonardo Da Vinci, nos remete ao redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano como uma das grandes realizações que conduziram o Renascimento italiano. Por isso, O homem vitruviano ilustra tão bem o paradigma que marca o humanismo renascentista.
Esse paradigma é chamado de:
cosmocentrismo.
sociocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
A educação romana pode ser caracterizada em três diferentes períodos: i) heroico-patrício, ii) cosmopolita e, iii) imperial. Quando o antigo Estado republicano se expandiu desenvolvendo-se para a nova forma do Estado Imperial, a educação romana sofreu, necessariamente, uma profunda transformação.
Acerca da educação no período imperial, julgue os itens abaixo.
I O rígido controle do Estado limitou não só a criação de escolas no Império Romano, como, também, a concessão do direito de cidadania aos mestres de artes liberais.
II A exigência burocrática na administração do Império fez crescer a intervenção do Estado nos assuntos educacionais que, aos poucos, tomou para si a inteira responsabilidade pela educação.
III A educação no período imperial marcou o desenvolvimento do ensino terciário, com os cursos de filosofia, retórica, medicina, mecânica e direito.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
II e III.
III, somente.
I e II.
I e III.
A história da república romana foi marcada por inúmeras guerras. Com a deposição dos reis etruscos ocorreram movimentos de represália dos aliados das regiões vizinhas, e diferentes povos estrangeiros aproveitaram-se das lutas para tentar tomar posse de territórios, e satisfazer uma população em rápido crescimento. O escravismo, baseado no esforço sobre-humano dos prisioneiros de guerra, cresceu a ponto de quase haver mais escravos do que pessoas livres. Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império, e assim como em Atenas, o escravo romano também poderia exercer diferentes funções ou adquirir a sua própria liberdade.
Tendo em vista a predominância da escravidão na república romana, julgue os itens a seguir.
I A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes funções: afazeres domésticos, comércio, construção, agricultura e funções administrativas.
II No período republicano, a escravidão era considerada antinatural, e, por isso, fortemente condenada por pensadores e sacerdotes.
III Em geral, o trabalho escravo estava associado somente ao trabalho braçal e não atingia funções intelectuais ou administrativas.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e II.
Segundo o historiador grego Tucídides (século V a.C.), Atenas foi a “escola de toda a Grécia”. De fato, a concepção ateniense de Estado fez surgir a figura do cidadão da pólis. Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se, neste contexto, a formação intelectual como propedêutico indispensável para o exercício da vida pública e política. Sobre a educação na Antiguidade grega, julgue as alternativas abaixo, classificando-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) A educação se iniciava aos 7 anos de idade, com acesso igualitário para meninos e meninas que, nas escolas da cidade, tinham acesso ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
( ) A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, menos importantes, em um mundo essencialmente masculino.
( ) O ensino elementar de leitura e escrita, era, neste período, extremamente valorizado e o mestre de letras, sempre uma pessoa da elite muito bem remunerada, ocupava-se da formação básica de meninos e meninas.
( ) Dos 16 aos 18 anos, a educação assumia uma dimensão cívica de preparação militar, instituição que se desenvolveu por volta de século IV a.C.
( ) A pedagogia grega, voltada ao cultivo da vida espiritual, igualava todos os cidadãos preparando-os para os cuidados com o corpo, para o exercício da filosofia e para a prática pública da cidadania.
Assinale a sequência CORRETA:
II, somente.
II e III.
I, somente.
I e II.
III, somente.
Marca do vértice da Revolução Científica, o século XVII representou um momento de profundas transformações não só no território da ciência e das técnicas, como, sobremaneira, no modo como estas transformações implicaram o campo da filosofia e as questões relativas à essência humana, à moral e à política. Sobre as características da Modernidade, é CORRETO afirmar que:
as contradições decorrentes do processo de transição do regime feudal para o regime burguês impediram a construção de um pensamento moderno e muito pouco se avançou nos estudos das ciências naturais.
os esforços de institucionalização da escola fracassaram em virtude do esforço da igreja pelo resgate da moral cristã em oposição às tendências de laicização do ensino e valorização das ciências.
as bases da epistemologia moderna (racionalismo e empirismo) tencionaram, na educação, uma nova forma de pensar e compreender as práticas pedagógicas e as relações com os sujeitos da aprendizagem.
as práticas pedagógicas voltadas à reprodução do modelo de ensino jesuíta tomavam por base a escolástica medieval e a ciência aristotélica, desprezando a filosofia e a ciência moderna.
a valorização da moral cristã e do critério da fé e da revelação determinaram as práticas pedagógicas na Modernidade, enfatizando o papel da igreja e da instrução religiosa.
O Renascimento, signo da transição da Idade Média para a Modernidade, sublinha uma série de importantes transformações socioculturais na Europa. Inspirado no humanismo, o movimento renascentista rompe com os paradigmas medievais de ordenamento do universo e organização da sociedade, redimensionando o homem e exaltando a razão e a liberdade. Neste contexto, a educação ganha contornos seculares que exercem influência direta nas práticas de ensino e a na relação com os saberes. Sobre as características da educação no Renascimento, julgue as afirmativas abaixo:
I A educação renascentista em nada se diferenciou da educação medieval, considerando que as práticas de ensino continuam valorizando a instrução religiosa.
II A formação intelectual voltava-se para o ideal renascentista da mais alta cultura humanística, com atenção especial ao ensino do grego e do latim.
III Ao contrário da tendência elitista dominante, Lutero trabalhou para a implantação da escola primária para todos, defendendo uma educação universal e pública.
IV A cultura humanista resgatada pelo renascimento marcou profundamente a educação, igualando o acesso de ricos e pobres aos ambientes educacionais.
V A criação das escolas jesuítas influenciou sobremaneira a educação renascentista ao valorizar a instrução dos conteúdos das letras humanas, filosofia e ciências.
Estão CORRETAS as afirmativas:
II, IV e V.
I, II e IV.
II, III e V.
I, III e V.
I, IV e V.
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento, desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média. Abaixo, O homem vitruviano (1490), de Leonardo Da Vinci, nos remete ao redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano como uma das grandes realizações que conduziram o Renascimento italiano. Por isso, O homem vitruviano ilustra tão bem o paradigma que marca o humanismo renascentista.
Esse paradigma é chamado de:
cosmocentrismo.
sociocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
A educação romana pode ser caracterizada em três diferentes períodos: i) heroico-patrício, ii) cosmopolita e, iii) imperial. Quando o antigo Estado republicano se expandiu desenvolvendo-se para a nova forma do Estado Imperial, a educação romana sofreu, necessariamente, uma profunda transformação.
Acerca da educação no período imperial, julgue os itens abaixo.
I O rígido controle do Estado limitou não só a criação de escolas no Império Romano, como, também, a concessão do direito de cidadania aos mestres de artes liberais.
II A exigência burocrática na administração do Império fez crescer a intervenção do Estado nos assuntos educacionais que, aos poucos, tomou para si a inteira responsabilidade pela educação.
III A educação no período imperial marcou o desenvolvimento do ensino terciário, com os cursos de filosofia, retórica, medicina, mecânica e direito.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
II e III.
III, somente.
I e II.
I e III.
A história da república romana foi marcada por inúmeras guerras. Com a deposição dos reis etruscos ocorreram movimentos de represália dos aliados das regiões vizinhas, e diferentes povos estrangeiros aproveitaram-se das lutas para tentar tomar posse de territórios, e satisfazer uma população em rápido crescimento. O escravismo, baseado no esforço sobre-humano dos prisioneiros de guerra, cresceu a ponto de quase haver mais escravos do que pessoas livres. Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império, e assim como em Atenas, o escravo romano também poderia exercer diferentes funções ou adquirir a sua própria liberdade.
Tendo em vista a predominância da escravidão na república romana, julgue os itens a seguir.
I A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes funções: afazeres domésticos, comércio, construção, agricultura e funções administrativas.
II No período republicano, a escravidão era considerada antinatural, e, por isso, fortemente condenada por pensadores e sacerdotes.
III Em geral, o trabalho escravo estava associado somente ao trabalho braçal e não atingia funções intelectuais ou administrativas.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e II.
Segundo o historiador grego Tucídides (século V a.C.), Atenas foi a “escola de toda a Grécia”. De fato, a concepção ateniense de Estado fez surgir a figura do cidadão da pólis. Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se, neste contexto, a formação intelectual como propedêutico indispensável para o exercício da vida pública e política. Sobre a educação na Antiguidade grega, julgue as alternativas abaixo, classificando-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) A educação se iniciava aos 7 anos de idade, com acesso igualitário para meninos e meninas que, nas escolas da cidade, tinham acesso ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
( ) A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, menos importantes, em um mundo essencialmente masculino.
( ) O ensino elementar de leitura e escrita, era, neste período, extremamente valorizado e o mestre de letras, sempre uma pessoa da elite muito bem remunerada, ocupava-se da formação básica de meninos e meninas.
( ) Dos 16 aos 18 anos, a educação assumia uma dimensão cívica de preparação militar, instituição que se desenvolveu por volta de século IV a.C.
( ) A pedagogia grega, voltada ao cultivo da vida espiritual, igualava todos os cidadãos preparando-os para os cuidados com o corpo, para o exercício da filosofia e para a prática pública da cidadania.
Assinale a sequência CORRETA:
as contradições decorrentes do processo de transição do regime feudal para o regime burguês impediram a construção de um pensamento moderno e muito pouco se avançou nos estudos das ciências naturais.
os esforços de institucionalização da escola fracassaram em virtude do esforço da igreja pelo resgate da moral cristã em oposição às tendências de laicização do ensino e valorização das ciências.
as bases da epistemologia moderna (racionalismo e empirismo) tencionaram, na educação, uma nova forma de pensar e compreender as práticas pedagógicas e as relações com os sujeitos da aprendizagem.
as práticas pedagógicas voltadas à reprodução do modelo de ensino jesuíta tomavam por base a escolástica medieval e a ciência aristotélica, desprezando a filosofia e a ciência moderna.
a valorização da moral cristã e do critério da fé e da revelação determinaram as práticas pedagógicas na Modernidade, enfatizando o papel da igreja e da instrução religiosa.
O Renascimento, signo da transição da Idade Média para a Modernidade, sublinha uma série de importantes transformações socioculturais na Europa. Inspirado no humanismo, o movimento renascentista rompe com os paradigmas medievais de ordenamento do universo e organização da sociedade, redimensionando o homem e exaltando a razão e a liberdade. Neste contexto, a educação ganha contornos seculares que exercem influência direta nas práticas de ensino e a na relação com os saberes. Sobre as características da educação no Renascimento, julgue as afirmativas abaixo:
I A educação renascentista em nada se diferenciou da educação medieval, considerando que as práticas de ensino continuam valorizando a instrução religiosa.
II A formação intelectual voltava-se para o ideal renascentista da mais alta cultura humanística, com atenção especial ao ensino do grego e do latim.
III Ao contrário da tendência elitista dominante, Lutero trabalhou para a implantação da escola primária para todos, defendendo uma educação universal e pública.
IV A cultura humanista resgatada pelo renascimento marcou profundamente a educação, igualando o acesso de ricos e pobres aos ambientes educacionais.
V A criação das escolas jesuítas influenciou sobremaneira a educação renascentista ao valorizar a instrução dos conteúdos das letras humanas, filosofia e ciências.
Estão CORRETAS as afirmativas:
II, IV e V.
I, II e IV.
II, III e V.
I, III e V.
I, IV e V.
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento, desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média. Abaixo, O homem vitruviano (1490), de Leonardo Da Vinci, nos remete ao redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano como uma das grandes realizações que conduziram o Renascimento italiano. Por isso, O homem vitruviano ilustra tão bem o paradigma que marca o humanismo renascentista.
Esse paradigma é chamado de:
cosmocentrismo.
sociocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
A educação romana pode ser caracterizada em três diferentes períodos: i) heroico-patrício, ii) cosmopolita e, iii) imperial. Quando o antigo Estado republicano se expandiu desenvolvendo-se para a nova forma do Estado Imperial, a educação romana sofreu, necessariamente, uma profunda transformação.
Acerca da educação no período imperial, julgue os itens abaixo.
I O rígido controle do Estado limitou não só a criação de escolas no Império Romano, como, também, a concessão do direito de cidadania aos mestres de artes liberais.
II A exigência burocrática na administração do Império fez crescer a intervenção do Estado nos assuntos educacionais que, aos poucos, tomou para si a inteira responsabilidade pela educação.
III A educação no período imperial marcou o desenvolvimento do ensino terciário, com os cursos de filosofia, retórica, medicina, mecânica e direito.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
II e III.
III, somente.
I e II.
I e III.
A história da república romana foi marcada por inúmeras guerras. Com a deposição dos reis etruscos ocorreram movimentos de represália dos aliados das regiões vizinhas, e diferentes povos estrangeiros aproveitaram-se das lutas para tentar tomar posse de territórios, e satisfazer uma população em rápido crescimento. O escravismo, baseado no esforço sobre-humano dos prisioneiros de guerra, cresceu a ponto de quase haver mais escravos do que pessoas livres. Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império, e assim como em Atenas, o escravo romano também poderia exercer diferentes funções ou adquirir a sua própria liberdade.
Tendo em vista a predominância da escravidão na república romana, julgue os itens a seguir.
I A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes funções: afazeres domésticos, comércio, construção, agricultura e funções administrativas.
II No período republicano, a escravidão era considerada antinatural, e, por isso, fortemente condenada por pensadores e sacerdotes.
III Em geral, o trabalho escravo estava associado somente ao trabalho braçal e não atingia funções intelectuais ou administrativas.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e II.
Segundo o historiador grego Tucídides (século V a.C.), Atenas foi a “escola de toda a Grécia”. De fato, a concepção ateniense de Estado fez surgir a figura do cidadão da pólis. Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se, neste contexto, a formação intelectual como propedêutico indispensável para o exercício da vida pública e política. Sobre a educação na Antiguidade grega, julgue as alternativas abaixo, classificando-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) A educação se iniciava aos 7 anos de idade, com acesso igualitário para meninos e meninas que, nas escolas da cidade, tinham acesso ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
( ) A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, menos importantes, em um mundo essencialmente masculino.
( ) O ensino elementar de leitura e escrita, era, neste período, extremamente valorizado e o mestre de letras, sempre uma pessoa da elite muito bem remunerada, ocupava-se da formação básica de meninos e meninas.
( ) Dos 16 aos 18 anos, a educação assumia uma dimensão cívica de preparação militar, instituição que se desenvolveu por volta de século IV a.C.
( ) A pedagogia grega, voltada ao cultivo da vida espiritual, igualava todos os cidadãos preparando-os para os cuidados com o corpo, para o exercício da filosofia e para a prática pública da cidadania.
Assinale a sequência CORRETA:
II, IV e V.
I, II e IV.
II, III e V.
I, III e V.
I, IV e V.
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento, desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média. Abaixo, O homem vitruviano (1490), de Leonardo Da Vinci, nos remete ao redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano como uma das grandes realizações que conduziram o Renascimento italiano. Por isso, O homem vitruviano ilustra tão bem o paradigma que marca o humanismo renascentista.
Esse paradigma é chamado de:
cosmocentrismo.
sociocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
A educação romana pode ser caracterizada em três diferentes períodos: i) heroico-patrício, ii) cosmopolita e, iii) imperial. Quando o antigo Estado republicano se expandiu desenvolvendo-se para a nova forma do Estado Imperial, a educação romana sofreu, necessariamente, uma profunda transformação.
Acerca da educação no período imperial, julgue os itens abaixo.
I O rígido controle do Estado limitou não só a criação de escolas no Império Romano, como, também, a concessão do direito de cidadania aos mestres de artes liberais.
II A exigência burocrática na administração do Império fez crescer a intervenção do Estado nos assuntos educacionais que, aos poucos, tomou para si a inteira responsabilidade pela educação.
III A educação no período imperial marcou o desenvolvimento do ensino terciário, com os cursos de filosofia, retórica, medicina, mecânica e direito.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
II e III.
III, somente.
I e II.
I e III.
A história da república romana foi marcada por inúmeras guerras. Com a deposição dos reis etruscos ocorreram movimentos de represália dos aliados das regiões vizinhas, e diferentes povos estrangeiros aproveitaram-se das lutas para tentar tomar posse de territórios, e satisfazer uma população em rápido crescimento. O escravismo, baseado no esforço sobre-humano dos prisioneiros de guerra, cresceu a ponto de quase haver mais escravos do que pessoas livres. Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império, e assim como em Atenas, o escravo romano também poderia exercer diferentes funções ou adquirir a sua própria liberdade.
Tendo em vista a predominância da escravidão na república romana, julgue os itens a seguir.
I A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes funções: afazeres domésticos, comércio, construção, agricultura e funções administrativas.
II No período republicano, a escravidão era considerada antinatural, e, por isso, fortemente condenada por pensadores e sacerdotes.
III Em geral, o trabalho escravo estava associado somente ao trabalho braçal e não atingia funções intelectuais ou administrativas.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e II.
Segundo o historiador grego Tucídides (século V a.C.), Atenas foi a “escola de toda a Grécia”. De fato, a concepção ateniense de Estado fez surgir a figura do cidadão da pólis. Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se, neste contexto, a formação intelectual como propedêutico indispensável para o exercício da vida pública e política. Sobre a educação na Antiguidade grega, julgue as alternativas abaixo, classificando-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) A educação se iniciava aos 7 anos de idade, com acesso igualitário para meninos e meninas que, nas escolas da cidade, tinham acesso ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
( ) A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, menos importantes, em um mundo essencialmente masculino.
( ) O ensino elementar de leitura e escrita, era, neste período, extremamente valorizado e o mestre de letras, sempre uma pessoa da elite muito bem remunerada, ocupava-se da formação básica de meninos e meninas.
( ) Dos 16 aos 18 anos, a educação assumia uma dimensão cívica de preparação militar, instituição que se desenvolveu por volta de século IV a.C.
( ) A pedagogia grega, voltada ao cultivo da vida espiritual, igualava todos os cidadãos preparando-os para os cuidados com o corpo, para o exercício da filosofia e para a prática pública da cidadania.
Assinale a sequência CORRETA:
cosmocentrismo.
sociocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
A educação romana pode ser caracterizada em três diferentes períodos: i) heroico-patrício, ii) cosmopolita e, iii) imperial. Quando o antigo Estado republicano se expandiu desenvolvendo-se para a nova forma do Estado Imperial, a educação romana sofreu, necessariamente, uma profunda transformação.
Acerca da educação no período imperial, julgue os itens abaixo.
I O rígido controle do Estado limitou não só a criação de escolas no Império Romano, como, também, a concessão do direito de cidadania aos mestres de artes liberais.
II A exigência burocrática na administração do Império fez crescer a intervenção do Estado nos assuntos educacionais que, aos poucos, tomou para si a inteira responsabilidade pela educação.
III A educação no período imperial marcou o desenvolvimento do ensino terciário, com os cursos de filosofia, retórica, medicina, mecânica e direito.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
II e III.
III, somente.
I e II.
I e III.
A história da república romana foi marcada por inúmeras guerras. Com a deposição dos reis etruscos ocorreram movimentos de represália dos aliados das regiões vizinhas, e diferentes povos estrangeiros aproveitaram-se das lutas para tentar tomar posse de territórios, e satisfazer uma população em rápido crescimento. O escravismo, baseado no esforço sobre-humano dos prisioneiros de guerra, cresceu a ponto de quase haver mais escravos do que pessoas livres. Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império, e assim como em Atenas, o escravo romano também poderia exercer diferentes funções ou adquirir a sua própria liberdade.
Tendo em vista a predominância da escravidão na república romana, julgue os itens a seguir.
I A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes funções: afazeres domésticos, comércio, construção, agricultura e funções administrativas.
II No período republicano, a escravidão era considerada antinatural, e, por isso, fortemente condenada por pensadores e sacerdotes.
III Em geral, o trabalho escravo estava associado somente ao trabalho braçal e não atingia funções intelectuais ou administrativas.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e II.
Segundo o historiador grego Tucídides (século V a.C.), Atenas foi a “escola de toda a Grécia”. De fato, a concepção ateniense de Estado fez surgir a figura do cidadão da pólis. Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se, neste contexto, a formação intelectual como propedêutico indispensável para o exercício da vida pública e política. Sobre a educação na Antiguidade grega, julgue as alternativas abaixo, classificando-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) A educação se iniciava aos 7 anos de idade, com acesso igualitário para meninos e meninas que, nas escolas da cidade, tinham acesso ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
( ) A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, menos importantes, em um mundo essencialmente masculino.
( ) O ensino elementar de leitura e escrita, era, neste período, extremamente valorizado e o mestre de letras, sempre uma pessoa da elite muito bem remunerada, ocupava-se da formação básica de meninos e meninas.
( ) Dos 16 aos 18 anos, a educação assumia uma dimensão cívica de preparação militar, instituição que se desenvolveu por volta de século IV a.C.
( ) A pedagogia grega, voltada ao cultivo da vida espiritual, igualava todos os cidadãos preparando-os para os cuidados com o corpo, para o exercício da filosofia e para a prática pública da cidadania.
Assinale a sequência CORRETA:
I, somente.
II e III.
III, somente.
I e II.
I e III.
A história da república romana foi marcada por inúmeras guerras. Com a deposição dos reis etruscos ocorreram movimentos de represália dos aliados das regiões vizinhas, e diferentes povos estrangeiros aproveitaram-se das lutas para tentar tomar posse de territórios, e satisfazer uma população em rápido crescimento. O escravismo, baseado no esforço sobre-humano dos prisioneiros de guerra, cresceu a ponto de quase haver mais escravos do que pessoas livres. Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império, e assim como em Atenas, o escravo romano também poderia exercer diferentes funções ou adquirir a sua própria liberdade.
Tendo em vista a predominância da escravidão na república romana, julgue os itens a seguir.
I A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes funções: afazeres domésticos, comércio, construção, agricultura e funções administrativas.
II No período republicano, a escravidão era considerada antinatural, e, por isso, fortemente condenada por pensadores e sacerdotes.
III Em geral, o trabalho escravo estava associado somente ao trabalho braçal e não atingia funções intelectuais ou administrativas.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e II.
Segundo o historiador grego Tucídides (século V a.C.), Atenas foi a “escola de toda a Grécia”. De fato, a concepção ateniense de Estado fez surgir a figura do cidadão da pólis. Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se, neste contexto, a formação intelectual como propedêutico indispensável para o exercício da vida pública e política. Sobre a educação na Antiguidade grega, julgue as alternativas abaixo, classificando-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) A educação se iniciava aos 7 anos de idade, com acesso igualitário para meninos e meninas que, nas escolas da cidade, tinham acesso ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
( ) A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, menos importantes, em um mundo essencialmente masculino.
( ) O ensino elementar de leitura e escrita, era, neste período, extremamente valorizado e o mestre de letras, sempre uma pessoa da elite muito bem remunerada, ocupava-se da formação básica de meninos e meninas.
( ) Dos 16 aos 18 anos, a educação assumia uma dimensão cívica de preparação militar, instituição que se desenvolveu por volta de século IV a.C.
( ) A pedagogia grega, voltada ao cultivo da vida espiritual, igualava todos os cidadãos preparando-os para os cuidados com o corpo, para o exercício da filosofia e para a prática pública da cidadania.
Assinale a sequência CORRETA:
III, somente.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e II.