HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


A história da república romana foi marcada por inúmeras guerras. Com a deposição dos reis etruscos ocorreram movimentos de represália dos aliados das regiões vizinhas, e diferentes povos estrangeiros aproveitaram-se das lutas para tentar tomar posse de territórios, e satisfazer uma população em rápido crescimento. O escravismo, baseado no esforço sobre-humano dos prisioneiros de guerra, cresceu a ponto de quase haver mais escravos do que pessoas livres. Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império, e assim como em Atenas, o escravo romano também poderia exercer diferentes funções ou adquirir a sua própria liberdade.

 

Tendo em vista a predominância da escravidão na república romana, julgue os itens a seguir.

 

I A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes funções: afazeres domésticos, comércio, construção, agricultura e funções administrativas.

II No período republicano, a escravidão era considerada antinatural, e, por isso, fortemente condenada por pensadores e sacerdotes.

III Em geral, o trabalho escravo estava associado somente ao trabalho braçal e não atingia funções intelectuais ou administrativas.

 

Está CORRETO o que se afirma em:




  • III, somente.

  • II e III.

  • II, somente.

  • I, somente.

  • I e II.