HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


Mais do que os gregos, os romanos tinham uma preocupação com a universalização de sua cultura, tanto que conferiam o direito à cidadania romana aos povos conquistados, mesmo que fossem povos culturalmente diversos. Portanto, a ideia de cidadania dos romanos era mais ampla e flexível do que a dos gregos atenienses, uma vez que poderia incluir ex-escravos ou grupos aliados, embora nem todos exercessem plenos direitos políticos. A imposição de seus padrões culturais, além de uma forma de dominação, era uma maneira de tornar a cultura romana uma herança para a humanidade.

 

Sobre a educação como condição de universalização da cultura romana, julgue os itens a seguir.

 

I A cultura universalizada romana se expressava na palavra humanitas – no sentido literal de humanidade e, mais propriamente, da educação e cultura que caracterizam o ser humano em todos os tempos e lugares.

II O perfil ético do homem destacava três virtudes: a pietas, piedade referente aos deuses e à família; a fides, lealdade relativa aos pactos políticos e militares; e a gravitas, que expressa o domínio de si mesmo.

III As qualidades do ser-romano demonstravam o forte caráter contemplativo da educação que, a exemplo dos gregos, formavam seus cidadãos para se ocuparem da filosofia, da política e das artes.

 

Está CORRETO o que se afirma em:




  • II, apenas.

  • I e III.

  • I, apenas.

  • III, apenas.

  • I e II.