GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

Serviço de limpeza recolhe 119 toneladas de lixo das praias de Florianópolis no feriadão

 

A Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap), que faz o serviço da coleta do lixo em Florianópolis, recolheu 119 toneladas de resíduos das praias neste feriadão da Proclamação da República. Foram 62 toneladas no Norte da Ilha, 46 no Sul da Ilha e 11 no Leste. O número foi confirmado nesta segunda-feira (18/11/2019) e refere-se apenas ao lixo retirado das praias, sem contar o recolhido nas casas. O cálculo é feito com base no número de sacos de 100 litros usados na limpeza. No Norte da Ilha foram 4,1 mil; no Sul, 2,3 mil; e no Leste, 550. A Comcap faz um pedido aos banhistas: como o lixo recolhido nas praias é misturado e não pode ser encaminhado para a reciclagem, deve-se levar uma sacola para os resíduos que podem ser reutilizados. "Se o veranista vai para a faixa de areia com uma sacola com garrafas, latas, sacos e potes com comida e bebida, pode retornar para casa com as mesmas embalagens vazias e as encaminhar para a coleta seletiva", orientou o presidente da autarquia, Márcio Alves. Para a temporada de verão, serão contratadas 150 pessoas de forma temporária para fazer a coleta e limpeza das praias [...].

Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2019/11/18/servico-de-limpeza-recolhe-119-toneladas-de-lixo-das-praias-de-florianopolis-no-feriadao.ghtml

A reportagem alerta sobre um dos maiores problemas do mundo, o gerenciamento dos resíduos sólidos. Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:

I – Atualmente, a visão da sociedade sobre a questão dos resíduos sólidos tem incorporado novos elementos, notando-se avanços significativos na importância que se confere à questão.

II – A limpeza pública constitui um conjunto de atividades que têm o objetivo de manter a cidade limpa, afastando os materiais que possam causar incômodo e certos problemas de saúde pública.

III - Resíduos sólidos urbanos são os resíduos gerados nas atividades urbanas, tipicamente de origem residencial, comercial e institucional e, causam baixo impacto ambiental.

IV – Os resíduos sólidos domiciliares são compostos principalmente por matéria orgânica, papel, plásticos, metais, vidros e outros materiais e, possuem grande capacidade de atrair vetores.

 

É correto o que se afirma em:


I, II, III e IV.


II, III e IV, apenas.


I, II e IV, apenas.


I e VI apenas.


III, IV e V apenas.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

Primeira etapa da macrodrenagem em Tupã será concluída no próximo ano

A macrodrenagem, retomada há 60 dias, vai beneficiar diretamente cerca de 15 mil pessoas e impactar indiretamente toda a população de Tupã através da melhoria no escoamento das águas pluviais. A conclusão da primeira etapa da obra está prevista para o próximo ano. Valentim informou que o trabalho realizado em conjunto pelas equipes vai possibilitar a melhoria do escoamento das águas pluviais. Ele também explicou qual o andamento das obras e como a drenagem urbana irá beneficiar a população. “No braço esquerdo e direito são desenvolvidas canalizações de concreto através de aduelas. Já na região da Vila Marajoara até a rua Lélio Piza são executadas as galerias de drenagens pluviais com tubulações de 2 m e 1,5 m de diâmetro, que darão o suporte necessário ao sistema de galerias. Portanto, o trabalho em conjunto nos sistemas de canais e rede adicional, fará com que a água seja captada e escoada de forma correta ao córrego”, informou. Valentim acrescentou que para resolver o problema de drenagem urbana, o projeto deve ser continuado pelas próximas administrações.

Disponível em: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/especial-publicitario/prefeitura-de-tupa/tupa-e-minha-cidade/noticia/2019/11/13/primeira-etapa-da-macrodrenagem-em-tupa-sera-concluida-no-proximo-ano.ghtml

Considerando o contexto do sistema de drenagem urbana, avalie as afirmativas a seguir:

I – O período de retorno de um evento hidrometeorológico, refere-se à probabilidade da chuva de cem anos ocorrer a cada ano.

II – Quanto maior o período de retorno da chuva de projeto, mais caras serão as obras de drenagem, devido ao maior porte e capacidade de escoamento.

III – As medidas estruturais de um sistema de drenagem variam de acordo com as características do problema, como o tamanho da área a ser drenada.

IV – A macrodrenagem é formada por um sistema de canais e rios que recebem a água coletada pela microdrenagem.

 

É correto o que se afirma em:


I e VI apenas.


II, III e IV, apenas.


III, IV e V apenas.


I, II e IV, apenas.


I, II, III e IV.

As atividades desenvolvidas nas cidades interferem de forma direta no meio ambiente, modificando totalmente as relações entre os componentes dos ecossistemas. Essas mudanças podem ocorrer de forma harmoniosa para o meio ambiente, isto é, quando elas minimizam os impactos negativos que surgem com o chamado processo de urbanização (BARROS, 2005, p. 222).

 

Um dos impactos negativos decorrentes do processo de urbanização são as inundações urbanas. Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

 

I – A obsolescência de sistemas de drenagem urbana, em decorrência do aumento da vazão no tempo e da falta de manutenção contribui para as inundações urbanas

 

PORQUE

 

II – O aumento gradativo do volume de escoamento superficial para o mesmo índice de precipitação, torna o sistema de drenagem obsoleto e incapaz de escoar as chuvas.

 

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

Plano para recuperar nascentes reúne pesquisadores de universidades de SP

As três nascentes do Córrego Mineirinho, situadas em São Carlos, no interior de São Paulo, sofrem com problemas que podem prejudicar não só os moradores, mas também o meio ambiente. Em busca de alternativas para o cenário, alunos da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criaram um plano de ações para a intervenção no local afetado. A ação integra uma disciplina de pós-graduação chamada Águas Urbanas: Estudos interdisciplinares para resiliência e sustentabilidade, oferecida conjuntamente pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e UFSCar. “A ideia foi transformar as três nascentes em um estudo de caso experimental no qual pudéssemos pensar em tecnologias sustentáveis para a resolução dos problemas, propondo ações numa escala alcançável”, salienta ao Jornal da USP Renato Anelli, professor do IAU e um dos idealizadores da disciplina.

Disponível em: http://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/plano-para-recuperar-nascentes-reune-pesquisadores-de-universidades-de-sp/. Acesso em: 3 dez. 2019.

Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:

I – Os mananciais de água urbana são as fontes de água para abastecimento humano, animal e industrial.

II – Os mananciais superficiais são representados pelos aquíferos que armazenam água no subsolo.

III – O abastecimento de água envolve a água do manancial, a estação de tratamento de água e a distribuição para a população.

IV – O despejo de esgoto doméstico sem tratamento é a principal fonte de contaminação dos mananciais.

 

É correto o que se afirma em:

 


I, II, III e IV.


I e VI apenas.


III, IV e V apenas.


I, II e III, apenas.


II, III e IV, apenas.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

Jornalista inglês ministra conferência sobre a crise mundial da água

O jornalista e escritor inglês Fred Pearce ministra nesta quarta, dia 13, a partir das 10h, no auditório B107 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD3), a palestra Quando os rios secam: a crise mundial da água e como resolvê-la, com tradução simultânea. Na comunicação, o veterano jornalista, especializado em cobertura de ciências ambientais, vai reportar os dados que reuniu no seu premiado livro homônimo (When the rivers run dry: the global water crisis and how to solve it), publicado no ano passado. Na reportagem, Pearce explora a crise de água ao redor do mundo, abordando tanto os aspectos ambientais relacionados a ela como os sociopolíticos, em particular as guerras que têm sido travadas em razão de sua escassez. Pearce tem-se dedicado a investigar a vida dos rios nos últimos 30 anos, período que coincide com a sua atuação como consultor ambiental da revista semanal britânica New Scientist e como jornalista freelancer de veículos como Yale e360, The Guardian e a própria New Scientist. Além de When the rivers run dry, Pearce também publicou The New Wild: Why invasive species will be nature's salvation, obra em que discute como a introdução de espécies exóticas pode colaborar para a regeneração de ecossistemas, em um tempo de mudanças climáticas e forte desmatamento.

Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/jornalista-ingles-especialista-em-meio-ambiente-ministra-conferencia-sobre-crise-mundial-da-agua. Acesso em: 3 dez. 2019.

Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas:

I – A constante evolução da cultura humana para uma forma de viver mais sofisticada, pode ser um dos fatores de aumento da vulnerabilidade das populações aos desastres.

PORQUE

II – Ocupam lugares impróprios, tais como, as várzeas de rios, encostas com declividade acentuada, áreas costeiras sensíveis, locais com falhas geológicas, tornando-se mais vulneráveis.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

 


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

No tratamento secundário a remoção dos poluentes ocorre por meio de atividades biológicas que degradam a matéria orgânica. Os agentes biológicos mais importantes na degradação da matéria orgânica são as bactérias, que se desenvolvem em sistemas mediante condições controladas de operação dos reatores, bem como do tipo de água residuária a ser tratada. Este processo de decomposição da matéria orgânica pode ocorrer a partir de diversos sistemas, sendo um deles o esquematizado na Figura a seguir.

 

Figura: Tratamento secundário.

Fonte: Desenho de Andréia Marega Luz.

 

No esquema acima o número 1 representa:


O processo de disposição final do lodo.


O processo de aeração.


O processo de sedimentação.


O processo de recirculação do lodo.


O processo de floculação.

Diversos parâmetros são utilizados para dimensionamento de estações de tratamento de águas residuárias, pois permitem determinar a melhor técnica e sistema operacionais. Estes parâmetros são divididos em físicos, químicos e biológicos. Das alternativas a seguir a que representa um parâmetro químico é:


Turbidez.


Fósforo total.


Coliformes totais.


Cor.


Temperatura.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Vigilância em Saúde orienta população e profissionais sobre cuidados com a enchente

 

As enchentes e alagamentos que atingem cidades catarinenses nos últimos dias demandam cuidados por parte da população que tem contato com as áreas afetadas. A situação motivou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) a reiterar as orientações aos moradores. Ao mesmo tempo, a Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS/SC) emitiu uma nota técnica com orientações para os profissionais que atuam nos órgãos de Vigilância Sanitária dos municípios e das regionais. Os dois órgãos são vinculados à Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV). A DIVE/SC alerta a população e os serviços de saúde para a possibilidade de aumento de agravos, como leptospirose e acidentes com animais peçonhentos, em períodos de chuva [...].

 

Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2019.

 

Considerando o contexto das enchentes, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas:

 

I – O desmatamento para introdução de agricultura e para o crescimento da cidade, dificulta a drenagem de água da chuva, aumentando assim o risco de enchentes.

 

PORQUE

 

II – As enchentes são disseminadoras de inúmeras doenças como a leptospirose, a leishmaniose, malária, cólera, tuberculose, entre outras.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

 

 

 


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.


A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.


A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

Cruzeiro do Sul debate planos municipais de resíduos sólidos e saneamento básico para os próximos 20 anos

Os planos municipais de resíduos sólidos e saneamento básico de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, estão na última etapa do processo de elaboração. Os documentos, que terão propostas para 20 anos, apontam as demandas das comunidades sobre as políticas públicas para tratamento de resíduos e para o saneamento básico, foram apresentados aos vereadores na última reunião setorial exigida para a conclusão do processo. Para formulação dos planos de resíduos e saneamento básico, a Secretaria de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul montou uma comissão que, desde maio 2017, coordenou todas as etapas do processo.

Disponível em: https://g1.globo.com/ac/cruzeiro-do-sul-regiao/noticia/2018/11/01/cruzeiro-do-sul-debate-planos-municipais-de-residuos-solidos-e-saneamento-basico-para-os-proximos-20-anos.ghtml. Acesso em: 18 mar. 2019.

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta sobre os Planos Municipais de Saneamento Básico.


Não é preciso constar no plano o controle social e a participação da sociedade civil na gestão do saneamento básico do município.


Uma política de saneamento deve contemplar apenas as populações urbanas de um município.


O plano municipal de saneamento é o único requisito para financiamento público, sem necessidade de índices de desempenho.


Os planos municipais estão respaldados na Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12305/2010.


Uma estratégia promissora para as ações de saneamento básico é a organização de um plano municipal.

De acordo com a Lei nº 11445/2007, a drenagem e manejo das águas pluviais urbanas deve ter gestão associada, que é uma associação voluntária entre entes federativos, por meio de convênio de cooperação ou de consórcio público. Considerando contexto dos consórcios públicos para atividades de saneamento ambiental, julgue os itens em V para verdadeiro e F para falso.

( ) A gestão associada de serviços pode ensejar a transferência total ou parcial de encargos, serviços, pessoal e bens essenciais à continuidade dos serviços transferidos.

( ) O contrato de programa deverá conter cláusulas que explicitem os encargos transferidos, a responsabilidade subsidiária da entidade que os transferiu e as penalidades, em caso de inadimplência.

( ) Uma vez que é instrumento de delegação de serviço público, o contrato de programa deve se orientar pelo regramento das concessões e permissões de serviços públicos.

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.


F – F – V.


V – F – V.


F – V – V.


V – F – F.


V – V – F.

Páginas: 12345