GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Plano para recuperar nascentes reúne pesquisadores de universidades de SP
As três nascentes do Córrego Mineirinho, situadas em São Carlos, no interior de São Paulo, sofrem com problemas que podem prejudicar não só os moradores, mas também o meio ambiente. Em busca de alternativas para o cenário, alunos da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criaram um plano de ações para a intervenção no local afetado. A ação integra uma disciplina de pós-graduação chamada Águas Urbanas: Estudos interdisciplinares para resiliência e sustentabilidade, oferecida conjuntamente pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e UFSCar. “A ideia foi transformar as três nascentes em um estudo de caso experimental no qual pudéssemos pensar em tecnologias sustentáveis para a resolução dos problemas, propondo ações numa escala alcançável”, salienta ao Jornal da USP Renato Anelli, professor do IAU e um dos idealizadores da disciplina.
Disponível em: http://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/plano-para-recuperar-nascentes-reune-pesquisadores-de-universidades-de-sp/. Acesso em: 3 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:
I – Os mananciais de água urbana são as fontes de água para abastecimento humano, animal e industrial.
II – Os mananciais superficiais são representados pelos aquíferos que armazenam água no subsolo.
III – O abastecimento de água envolve a água do manancial, a estação de tratamento de água e a distribuição para a população.
IV – O despejo de esgoto doméstico sem tratamento é a principal fonte de contaminação dos mananciais.
É correto o que se afirma em: