GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

Cruzeiro do Sul debate planos municipais de resíduos sólidos e saneamento básico para os próximos 20 anos

Os planos municipais de resíduos sólidos e saneamento básico de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, estão na última etapa do processo de elaboração. Os documentos, que terão propostas para 20 anos, apontam as demandas das comunidades sobre as políticas públicas para tratamento de resíduos e para o saneamento básico, foram apresentados aos vereadores na última reunião setorial exigida para a conclusão do processo. Para formulação dos planos de resíduos e saneamento básico, a Secretaria de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul montou uma comissão que, desde maio 2017, coordenou todas as etapas do processo.

Disponível em: https://g1.globo.com/ac/cruzeiro-do-sul-regiao/noticia/2018/11/01/cruzeiro-do-sul-debate-planos-municipais-de-residuos-solidos-e-saneamento-basico-para-os-proximos-20-anos.ghtml. Acesso em: 18 mar. 2019.

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta sobre os Planos Municipais de Saneamento Básico.




  • Não é preciso constar no plano o controle social e a participação da sociedade civil na gestão do saneamento básico do município.

  • Uma política de saneamento deve contemplar apenas as populações urbanas de um município.

  • O plano municipal de saneamento é o único requisito para financiamento público, sem necessidade de índices de desempenho.

  • Os planos municipais estão respaldados na Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12305/2010.

  • Uma estratégia promissora para as ações de saneamento básico é a organização de um plano municipal.