GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


A ocupação dos espaços terrestres é desigual, pois sua efetivação depende, primordialmente, das condições naturais e dos fatores históricos.

De acordo com nossos estudos sobre a distribuição dos espaços terrestres e sua ocupação humana, observe atentamente o mapa abaixo e, posteriormente, assinale a alternativa que diz a verdade sobre esse assunto:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Countries_by_population_density.svg, acessado em Out. 2015.

É possível afirmar que a única alternativa CORRETA diz que:


Poderíamos dar a este mapa o título de “densidade populacional do planeta” já que, pela gradação de cores (legenda) o Brasil está longe de ser um dos primeiros, o que não aconteceria se o mapa retratasse a população absoluta dos países.   


Pierre George (1978) afirmaria, ao observar este mapa, que a Groenlândia é um dos principais ecúmenos – áreas favoráveis à ocupação humana- do mundo. Essa realidade se explica pelo clima da ilha, que se localiza na América do Norte, mas pertence à Dinamarca, país europeu.


Não é apenas o processo histórico que influencia na distribuição da população no globo. Por isso, ao observar o mapa, vemos que os fatores naturais determinaram que as zonas climáticas mais quentes, denominadas tropicais, são as mais habitadas.


Observando o mapa podemos afirmar que quanto maior o país, maior sua população absoluta e densidade populacional. É fácil entender essa questão, já que mais espaço disponível possibilita maior ocupação do território. 


De acordo com o mapa o Japão é um dos países de maior população absoluta do globo. Seguindo essa mesma lógica, pode-se afirmar que a Rússia é um dos países que apresenta menor número populacional, provavelmente pelo tamanho de seu território.

Dinâmica populacional é um termo que se refere à flutuação dos números referentes à população. O comportamento da população, em sua dinâmica, pode ser traduzido em dados estatísticos, como os indicadores demográficos. A análise desses dados é muito importante na elaboração de planejamento de políticas sociais, entre outros.

Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre esse assunto, analise as frases abaixo e anote quais são verdadeiras e quais são falsas.

(   ) Os países desenvolvidos consideram positivas as taxas de natalidade inferiores a zero, pois quanto menor o número de filhos, melhores são as condições para criá-los.  

(  ) Por meio da análise das taxas de natalidade e mortalidade de uma nação chega-se ao crescimento anual vegetativo, que é a diferença entre o número de nascimentos e óbitos.

(   ) As taxas de mortalidade e de natalidade são resultado de uma relação entre os números de óbitos e nascimentos de determinado lugar, para cada mil habitantes.

(   ) O crescimento vegetativo é igual ao crescimento anual de determinada população, registrado em porcentagem,  para grupos de cada mil habitantes.

(   ) É possível afirmar que países onde a maior parte da população recebe rendas baixas, as taxas de natalidade são também baixas, pois é mais difícil amparar os filhos.

A sequência correta está contida em:


F, F, V, V, V.


F, V, V, V, F.


F, V, V, V, V.


F, V, F, V, F.


V, V, V, V, F.

Considerando a dinâmica populacional, sua distribuição pelo globo e seus indicadores demográficos analise as afirmativas abaixo

I- O Crescimento vegetativo é a diferença entre os nascimentos e os óbitos expressos por porcentagem.

II- A taxa de natalidade indica o número de nascimentos ocorridos anualmente para cada grupo de mil habitantes.

III- A taxa de mortalidade indica o número de mortes ocorridas anualmente para cada grupo de mil habitantes.

É correto o que se afirma em


III, apenas.


II e III apenas.


I, II e III 


I e II, apenas.


I, apenas.

A preocupação com o crescimento populacional, o inchaço das cidades e a degradação do meio fizeram surgir, já a partir do século XVII, teorias referentes às consequências do crescimento demográfico, com vistas a solucionar o desequilíbrio na distribuição de recursos e renda. Com base em nossos estudos sobre teorias demográficas, se um político simpatizante das ideias neomalthusianas fosse questionado sobre a solução para o problema da miséria infantil, é provável que ele respondesse que:


Se conseguirmos convencer essas famílias mais pobres a migrarem para outras cidades mais ricas, resolveremos os problemas no nosso município.


É preciso encaminhar os pais dessas crianças a um centro médico para serem esterilizados o quanto antes, senão a situação pode se agravar.  


Se o crescimento da população é maior do que o da produção de alimentos, é preciso conscientizar esses pais da impossibilidade de terem filhos.


Essas crianças precisam ser encaminhadas a um centro de saúde para serem avaliadas e suas famílias encaminhadas a um centro de serviço social.


É preciso fazer uma reforma social na cidade, construindo projetos de redistribuição de renda de forma a melhorar a qualidade de vida dos mais pobres.

Sobre a estrutura etária da população, é correto afirmar:

 

I – Nos países industrializados europeus, tanto a taxa de natalidade quanto a de mortalidade são muito baixas, e a diferença entre elas é muito pequena, até mesmo nula.

 

II – Os países desenvolvidos mais recentemente, como Austrália e Japão, apresentam altas taxas de natalidade e alto crescimento vegetativo.

 

III- Suécia, Reino Unido e França são países com baixa expectativa de vida.

 

IV – A maioria dos países subdesenvolvidos possui uma distribuição de renda baixa e a população vive em condições precárias de existência.

 

São corretas as alternativas:


I e IV, apenas.


I e III, apenas.


III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


I, apenas.

A estrutura etária da população brasileira é dívida por faixas de idade que, somadas, formam os intervalos correspondentes aos jovens, adultos e idosos. São considerados idosos no Brasil pessoas com sessenta anos ou mais.

Observe atentamente o gráfico e veja o que se diz de verdadeiro e falso sobre o mesmo: 

Fonte:http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/projecao_da_populacao/piramide/piramide.shtm, acessado em 19/08/2011.

 

(  ) Este intervalo da estrutura etária crescerá muito até 2050, graças às melhorias nas condições de saúde, como avanço na medicina e atendimento quanto ao saneamento básico, entre outros.

(  ) Percebe-se que a população idosa tende a sofrer mais no futuro com as epidemias que levam à óbito, como a gripe H1N1. Por isso o aumento na mortalidade.

(  ) Se compararmos os anos dois mil com os anos cinquenta do século XXI perceberemos que a população feminina com oitenta anos ou mais aumentou cerca de 900%.

(  ) A despeito das diferenças na quantidade de pessoas idosas a cada dez anos, é possível afirmar que em todas as faixas há mais mulheres do que homens.

(  ) O que explica a diferença entre o número de mulheres e o número de homens idosos nos anos 80 é que o acesso às drogas era mais fácil para os homens.

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


V, V, V, V, F.


V, F, V, V, F


V, F, V, F, F.


V, F, V, V, V.


F, V, F, V, F.

Civita quer dizer cidade. A palavra contrasta com o termo comunidade primitiva. Na realidade este termo, se analisado com cautela, revela traços marcantes do julgamento das civilizações ocidentais, das quais somos herdeiros. De qualquer forma, civilização é uma palavra utilizada para designar organizações sociais humanas complexas, que desenvolveram algum tipo de cultura que une os membros da organização por meio de práticas, leis, regras, ética e moral.

Uma das maiores e mais antigas civilizações é a oriental. Para exemplificar, uma das filosofias desta civilização é o Budismo, uma religião baseada nos ensinamentos de Siddhartha Gautama (o Buda = o iluminado), que os desenvolveu e praticou na Índia no século VI a. C. 

De acordo com nossos estudos sobre a civilização oriental, leia as frases a seguir e assinale a que estiver CORRETA:


A chamada civilização oriental é predominante no continente asiático. Trata-se de uma civilização muito antiga, que desenvolveu filosofias e religiões que valorizam sobremaneira a nação, o Estado, a família, a cultura e a relatividade das coisas.   


A civilização oriental está baseada em uma cultura que valoriza o consumismo e o acúmulo de bens. Por acreditar na predestinação as religiões que nasceram no Oriente se expandiram em busca de riquezas, provocando miséria em várias partes do mundo.


A civilização oriental é ameaçada pela expansão do islamismo, a partir do norte da África. Sua crise se deve, especialmente, ao domínio desta civilização ocidental, responsável por enfraquecer importantes características culturais do Oriente.


A civilização oriental abrange a Índia e alguns países vizinhos. Sua cultura é fundamentada no sistema de castas. Cada casta está ligada a uma classe social e a determinadas funções sociais, obedecendo a uma hierarquia rígida e hereditária.


A civilização oriental é originária da Europa e, portanto, se difundiu pelos países colonizados a partir da expansão marítima dos séculos XV e XVI. Essa civilização é a grande responsável pelo etnocídio mundial das culturas islâmica e ocidental.

 Observe o mapa abaixo e faça a associação correta.

(   ) Essas regiões eliminam a hipótese de um povoamento permanente e/ou contínuo. Esse espaço tem sua ocupação como posto de vigilância, pesquisa e exploração de habitantes de outras regiões desenvolvidas do planeta.

(    ) Essa zona térmica congregam quase metade dos habitantes da terra, apesar de sua ocupação desigual.

(   ) Esse espaço as temperaturas são elevadas, pois os raios solares incidem na superfície de maneira perpendicular. Por isso, são consideradas as mais quentes do planeta.

 

A sequência correta está contida em:


2, 1, 3.


3, 2, 1.


1, 2, 3.


2, 3, 1. 


1, 3, 2.

Para explicar o crescimento populacional, diferentes teorias já foram elaboradas, mas três delas são mais reconhecidas: a malthusiana, a neomalthusiana e a reformista.  Considerando a teoria neomalthusiana avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 

I- Segundo a teoria neomalthusiana as elevadas taxas de natalidade, resultam na grande necessidade de investimentos do governo e no esgotamento dos recursos naturais.


PORQUE

 

II- A teoria não levou em consideração os avanços tecnológicos que seriam introduzidos no campo.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas. 


A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

País desenvolvido não é apenas um país rico, mas também um país que apresenta elevado nível social. Por isso, mais do que o PIB, o IDH é o índice mais confiável para se avaliar o real desenvolvimento de um país. O inverso também é verdadeiro, ou seja, a pobreza é reconhecida pelas desigualdades existentes em uma sociedade. As políticas neoliberais implantadas a partir da segunda metade do século vinte, e mais veementemente nos últimos vinte anos, tem representado um impasse à geração de empregos e ao desenvolvimento de países mais pobres.

 

Releia o conteúdo do quinto capítulo do material impresso sobre “países desenvolvidos e subdesenvolvidos” deste componente, para saber quais das frases abaixo estão corretas.

 

I- Do ponto de vista neoliberal o “welfare state” ou estado de bem-estar social só é possível com a elevação de impostos, o que dificulta a geração de emprego e renda.

II- Após a Segunda Guerra Mundial alguns Estados adotaram a política do “estado de bem-estar social”, que garantia saúde, educação, emprego e moradia para os cidadãos.

III- Atualmente, os países que adotaram a política do “estado de bem-estar social” no passado são aqueles nos quais a população apresenta melhor qualidade de vida.

IV- O desenvolvimento de um país só é possível por meio da desconcentração de renda, que gera novos empregos e, consequentemente, novos consumidores.

V- Para Lucci, Branco e Mendonça a forma de recolhimento de tributos é muito injusta nos países subdesenvolvidos, pois os impostos indiretos são muito elevados.

 

É CORRETO o que se afirma em:


I, II, IV, apenas.
III, apenas.
II, III, IV, apenas.
I, II, III, IV e V. 
IV, apenas.
Páginas: 123456