GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


Dinâmica populacional é um termo que se refere à flutuação dos números referentes à população. O comportamento da população, em sua dinâmica, pode ser traduzido em dados estatísticos, como os indicadores demográficos. A análise desses dados é muito importante na elaboração de planejamento de políticas sociais, entre outros.

Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre esse assunto, analise as frases abaixo e anote quais são verdadeiras e quais são falsas.

(   ) Os países desenvolvidos consideram positivas as taxas de natalidade inferiores a zero, pois quanto menor o número de filhos, melhores são as condições para criá-los.  

(  ) Por meio da análise das taxas de natalidade e mortalidade de uma nação chega-se ao crescimento anual vegetativo, que é a diferença entre o número de nascimentos e óbitos.

(   ) As taxas de mortalidade e de natalidade são resultado de uma relação entre os números de óbitos e nascimentos de determinado lugar, para cada mil habitantes.

(   ) O crescimento vegetativo é igual ao crescimento anual de determinada população, registrado em porcentagem,  para grupos de cada mil habitantes.

(   ) É possível afirmar que países onde a maior parte da população recebe rendas baixas, as taxas de natalidade são também baixas, pois é mais difícil amparar os filhos.

A sequência correta está contida em:




  • F, F, V, V, V.

  • F, V, V, V, F.

  • F, V, V, V, V.

  • F, V, F, V, F.

  • V, V, V, V, F.