GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
A estrutura etária da população brasileira é dívida por faixas de idade que, somadas, formam os intervalos correspondentes aos jovens, adultos e idosos. São considerados idosos no Brasil pessoas com sessenta anos ou mais.
Observe atentamente o gráfico e veja o que se diz de verdadeiro e falso sobre o mesmo:
Fonte:http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/projecao_da_populacao/piramide/piramide.shtm, acessado em 19/08/2011.
( ) Este intervalo da estrutura etária crescerá muito até 2050, graças às melhorias nas condições de saúde, como avanço na medicina e atendimento quanto ao saneamento básico, entre outros.
( ) Percebe-se que a população idosa tende a sofrer mais no futuro com as epidemias que levam à óbito, como a gripe H1N1. Por isso o aumento na mortalidade.
( ) Se compararmos os anos dois mil com os anos cinquenta do século XXI perceberemos que a população feminina com oitenta anos ou mais aumentou cerca de 900%.
( ) A despeito das diferenças na quantidade de pessoas idosas a cada dez anos, é possível afirmar que em todas as faixas há mais mulheres do que homens.
( ) O que explica a diferença entre o número de mulheres e o número de homens idosos nos anos 80 é que o acesso às drogas era mais fácil para os homens.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é: