GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


A ocupação dos espaços terrestres é desigual, pois sua efetivação depende, primordialmente, das condições naturais e dos fatores históricos.

De acordo com nossos estudos sobre a distribuição dos espaços terrestres e sua ocupação humana, observe atentamente o mapa abaixo e, posteriormente, assinale a alternativa que diz a verdade sobre esse assunto:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Countries_by_population_density.svg, acessado em Out. 2015.

É possível afirmar que a única alternativa CORRETA diz que:




  • Poderíamos dar a este mapa o título de “densidade populacional do planeta” já que, pela gradação de cores (legenda) o Brasil está longe de ser um dos primeiros, o que não aconteceria se o mapa retratasse a população absoluta dos países.   

  • Pierre George (1978) afirmaria, ao observar este mapa, que a Groenlândia é um dos principais ecúmenos – áreas favoráveis à ocupação humana- do mundo. Essa realidade se explica pelo clima da ilha, que se localiza na América do Norte, mas pertence à Dinamarca, país europeu.

  • Não é apenas o processo histórico que influencia na distribuição da população no globo. Por isso, ao observar o mapa, vemos que os fatores naturais determinaram que as zonas climáticas mais quentes, denominadas tropicais, são as mais habitadas.

  • Observando o mapa podemos afirmar que quanto maior o país, maior sua população absoluta e densidade populacional. É fácil entender essa questão, já que mais espaço disponível possibilita maior ocupação do território. 

  • De acordo com o mapa o Japão é um dos países de maior população absoluta do globo. Seguindo essa mesma lógica, pode-se afirmar que a Rússia é um dos países que apresenta menor número populacional, provavelmente pelo tamanho de seu território.