GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


A preocupação com o crescimento populacional, o inchaço das cidades e a degradação do meio fizeram surgir, já a partir do século XVII, teorias referentes às consequências do crescimento demográfico, com vistas a solucionar o desequilíbrio na distribuição de recursos e renda. Com base em nossos estudos sobre teorias demográficas, se um político simpatizante das ideias neomalthusianas fosse questionado sobre a solução para o problema da miséria infantil, é provável que ele respondesse que:




  • Se conseguirmos convencer essas famílias mais pobres a migrarem para outras cidades mais ricas, resolveremos os problemas no nosso município.

  • É preciso encaminhar os pais dessas crianças a um centro médico para serem esterilizados o quanto antes, senão a situação pode se agravar.  

  • Se o crescimento da população é maior do que o da produção de alimentos, é preciso conscientizar esses pais da impossibilidade de terem filhos.

  • Essas crianças precisam ser encaminhadas a um centro de saúde para serem avaliadas e suas famílias encaminhadas a um centro de serviço social.

  • É preciso fazer uma reforma social na cidade, construindo projetos de redistribuição de renda de forma a melhorar a qualidade de vida dos mais pobres.