FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PESSOAS


Conforme as discussões teóricas abordadas no capítulo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), a atenção voltada às melhorias das condições de trabalho dos colaboradores ganha evidência por parte das organizações que buscam por melhorias na qualidade do desenvolvimento organizacional (DO). Nesse sentido, o papel dos Recursos Humanos centra-se em:

 

I) Identificar as necessidades de cada indivíduo na empresa para subsidiar a elaboração e implantação de programas de QVT.

 

II) Contribuir para ferramentas de gestão no atendimento às necessidades de todos na promoção de um ambiente de trabalho mais satisfatório.  

 

III) Criar ações de prevenção e programas de QVT na resolução de situações do cotidiano, evitando desgastes e conflitos no ambiente de trabalho.

 

Das assertivas acima enumeradas, podemos assinalar como corretas: 

 


I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III. 
I e III, apenas.
As  organizações globalizadas encontram-se ligadas às pessoas que as constituem. Nesse sentido, analise as assertivas sobre a  qualidade de vida dos trabalhadores.    I) A motivação dos trabalhadores pode influenciar diretamente na produtividade de uma organização.   II) A valorização do capital humano é fundamental para o desenvolvimento da organização.   III) Um ambiente sem inovação, participação e satisfação dos indivíduos pode comprometer o rendimento do trabalho na organização.   Assinale a alternativa correta.  

I e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.   
Segundo Chiavenato (2004), a interação psicológica entre empregado e organização é basicamente um processo de reciprocidade: a organização realiza certas coisas para e pelo participante, remunera-o, dá-lhe segurança e status; reciprocamente, o participante responde trabalhando e desempenhando suas tarefas.   I) No processo de admissão, a seleção tem como base a identificação de competências desejadas pela organização. A primeira tarefa do selecionador  consiste em mapear as competências solicitadas pela organização e pelo cargo.   II) O recrutamento interno possui como vantagem aumentar o capital intelectual da organização ao incluir novos conhecimentos e destrezas.   III) A seleção por competência é uma técnica utilizada para a escolha do candidato com maior precisão e aproximação do perfil desejado.   IV) Uma das vantagens do recrutamento externo  é a economia  de tempo e recurso financeiro.      Das alternativas acima enumeradas, são corretas: 

Todas alternativas são corretas. 
I,II e III, apenas. 
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas. 
Com base nas discussões teóricas abordadas no capítulo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), o estudioso Richard E. Walton (1973) ao avaliar a Qualidade de Vida no trabalho (QVT) relaciona:   I) O atendimento das necessidades e pretensões dos sujeitos trabalhadores entre os âmbitos pessoal e profissional.   II) A importância da humanização do trabalho mediante os objetivos das organizações no reconhecimento da importância do capital humano.   III) A inclusão das ações de responsabilidade social das empresas nos aspectos internos e externos das organizações na sociedade.   Assinale a alternativa que corresponde às assertivas corretas.  

I, II e III. 
III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um construto complexo e multidisciplinar que envolve uma constelação de fatores. Para Kotler (2000, p.57), a Qualidade Total (QT) pode ser compreendida como: “a ausência de defeitos na qualidade percebida”. O autor  defende que para se alcançar uma trajetória de sucesso e de satisfação do cliente quanto à qualidade se faz necessário:   I) Investimento das organizações em técnicas de gestão direcionadas ao desenvolvimento contínuo de seus processos de trabalho.   II) A ampliação de melhorias sistematizadas dos processos operacionais de trabalho, ao promover as formas correspondentes indicadas das práticas de desenvolvimento no âmbito das organizações.   III) Fixação de base sólida que contribua com a implementação da Qualidade Total (QT) de forma fecunda para os interesses do mercado.   É correto o que se afirma em:  

I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III. 
Com a chegada do novo milênio, muitas portas se abriram para atuações e mudanças pessoais e organizacionais que tratam da Qualidade de Vida no Trabalho como algo necessário e indissociável. Há, no entanto, imensos dilemas em relação a tempo, sobrecargas, empregabilidade, transparência, participação, especialistas e uso de tecnologias   Considerando o texto apresentado e a abrangência dos programas de gestão da qualidade de vida no trabalho, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.   I) Todo profissional que trabalha na área de Gestão de Pessoas, Gestão de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho, necessita ter conhecimento quanto às NR’s vigentes, para saber quais são as normas que devem ser cumpridas pela empresa na promoção da segurança e a saúde no trabalho, fatores essenciais para a manutenção dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho.                                                                                                                                PORQUE   II) A qualidade de vida no trabalho está exclusivamente ligada  à fatores organizacionais, como missão, visão e estratégia organizacional. Assim sendo, a motivação é uma variável irrelevante para o estudo e prática da QVT na contemporaneidade.   A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.  

As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
O conceito de  Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) apresendado por Limongi-França (1997), atualmente um dos mais aceitos, explicita que a tônica está no conjunto de ações a serem implantadas com vistas à melhoria do ambiente de trabalho.   I) A qualidade de vida envolve criar, manter e melhorar o ambiente de trabalho seja em suas condições físicas, psicológicas e sociais. Isso resulta em um ambiente de trabalho agradável, que promove bem-estar e contribui para qualidade de vida das pessoas na organização.   II) Pesquisas atuais indicam que a baixa motivação, falta de atenção, reduzida produtividade e alta rotatividade numa organização encontram-se ligadas a ausência de qualidade de vida no meio de trabalho.   III) Ao relacionarem a QVT á mudanças positivas no faturamento e na produtividade, os estudos apresentados desvelam o papel estratégico dessa ferramenta, cujas ações e programas podem beneficiar diretamente os trabalhadores, repercutindo em ganhos para as organizações.     Das alternativas acima enumeradas, são corretas:  

Todas alternativas são corretas.
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orienta o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para realização dos objetivos organizacionais. Ela é o conjunto de hábitos e crenças estabelecido por meio de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização ( Chiavenato, 2008).   I) O sincronismo da cultura organizacional com o comportamento organizacional resulta em clima favorável à efetivação dos objetivos da organização e dos próprios empregados.   II) A cultura é fraca quando não consegue influenciar seus colaboradores e apresenta problemas internos.   III) As empresas desenvolvem um conjunto básico de premissas, convicções e regras que dirigem o comportamento organizacional.   IV) A cultura é forte quando seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos colaboradores e influencia seus comportamentos, atitudes e expectativas.   Está correto o que se afirma em:

Somente I, III e IV.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.  
Somente II e IV.
Somente I e III.

Com a chegada do novo milênio, muitas portas se abriram para atuações e mudanças pessoais e organizacionais que tratam da Qualidade de Vida no Trabalho como algo necessário e indissociável a ele. Há, no entanto, imensos dilemas em relação a tempo, sobrecargas, empregabilidade, transparência, participação, especialistas e uso de tecnologia.

 

Considerando o texto apresentado e a abrangência dos programas de gestão da qualidade de vida no trabalho, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 

I) Todo profissional que trabalha na área de Gestão de Pessoas, Gestão de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho, necessita ter conhecimento quanto às NR’s vigentes, para saber quais são as normas que devem ser cumpridas pela empresa na promoção da segurança e a saúde no trabalho, fatores essenciais para a manutenção dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho.                                                                                 

 

                                            PORQUE

 

II) A qualidade de vida no trabalho está exclusivamente ligada  à fatores organizacionais, como missão, visão e estratégia organizacional. Assim sendo, a motivação é uma variável irrelevante para o estudo e prática da QVT na contemporaneidade.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Os salários devem obedecer a um duplo equilíbrio: interno (organização) e externo ( mercado).

 

I) O equilíbrio interno é garantido pela avaliação e classificação de cargos. O equilíbrio externo é obtido por meio de pesquisas salariais para verificar o que o mercado de trabalho está pagando. 

 

                                       PORQUE

 

II) A pesquisa salarial se baseia em amostras de cargos que representam os demais cargos da organização e em amostras de empresas que representam o mercado de trabalho.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


As asserções I e II são proposições falsas.             


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Páginas: 1234567