FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PESSOAS


As técnicas para desenvolver habilidades em programas de treinamento são divididas em duas categorias: treinamento no cargo e treinamento de classe.

I) Treinamento no cargo é uma técnica de treinamento que ministra informação, conhecimento e experiência relacionados ao cargo.                                                                                       

II) A rotação de cargos (remanejamento), a condução (apreciação crítica a respeito de como a pessoa está desempenhando o seu cargo) e atribuição de projetos especiais (entregar uma tarefa específica para que a pessoa aproveite sua própria experiência  em determinada atividade) são componentes do treinamento no cargo.

III) As técnicas de classe utilizam a sala de aula e instrutor para desenvolver habilidades, conhecimentos e experiências relacionados com o cargo.

IV) O treinamento possibilita a troca de conhecimento ou experiências entre pessoas de infinitas áreas.

Está correto o que se afirma em: 

 


Somente I e II. 


Somente II e III. 


Todas alternativas estão corretas.


Somente I, III e IV. 


Somente II e IV. 

Sobre o papel do líder junto aos principais subsistemas de Gestão de Pessoas é POSSÍVEL AFIRMAR QUE:


No recrutamento de pessoas o líder trabalha na seleção de técnicas adequadas para a seleção de pessoas, tendo em vista a aparência física do candidato.


Na remuneração o líder deve fornecer remunerações de acordo com seu gosto pessoal, beneficiando funcionários que lhe agradam e punindo aqueles que não lhe agradam.


No treinamento de pessoas o líder deve conhecer a sua equipe de trabalho, propondo ações de treinamento e desenvolvimento, a curto, médio e longo prazo.


Na avaliação de desempenho o líder precisa determinar ferramentas de fácil entendimento, dispensando quaisquer ações de comunicação quanto à ferramenta e sua utilização.


Na seleção de pessoas o líder atua na elaboração do perfil profissiográfico, em que são descritas todas as características, técnicas e comportamentais, exigidas para um funcionário contratado da empresa.

Chiavenato (2009) conceitua treinamento como o processo educacional de curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada, por meio do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função de objetivos previamente definidos. O treinamento é um processo cíclico e contínuo constituido de quatro etapas: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.

 

I) A etapa de implementação corresponde ao levantamento de necessidades de treinamento a serem satisfeitas, as quais podem ser passadas, presentes ou futuras.

 

                                                                              PORQUE

 

II)   A etapa de  desenho consiste na eficácia; se o treinamento realmente atendeu às necessidades da organização, das  pessoas e dos clientes. 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Julgue as seguintes afirmativas:

I) Os escores das avaliações de desempenho devem focar o empregado individualmente e ser instrumento para promoção e desenvolvimento no trabalho.

II) A remuneração fixa possibilita a homogeneidade e padronização dos salários dentro da organização.

III) A pesquisa salarial se baseia em amostras de cargos que representam os demais cargos da organização e em amostras de empresas que representam o mercado de trabalho.

IV)Um recrutamento bem-sucedido é identificado pela retenção do pessoal contratado a longo prazo.

Está correto o que se afirma em:

 


I e IV apenas. 


II e III, apenas


Todas alternativas.


I, II e IV, apenas.


I, III e IV, apenas.

A Gestão de Pessoas Estratégica pode ser entendida como um método, em que a gestão de pessoas assume a função operacional e também a decisão no planejamento da empresa como um todo. São benefícios da gestão estratégica de pessoas, EXCETO:


Construção de resultados de êxito com maior eficácia e efetividade.


Funcionários desmotivados, sem conhecimento do negócio.


Aumento das competências organizacionais.


Excelência no atendimento a clientes.


Compromisso do capital humano com a organização.

Políticas de gestão de pessoas referem-se à maneira como a organização pretende lidar com seus colaboradores para atingir objetivos organizacionais. Contudo, para serem consideradas políticas, elas precisam ter como características:

 


Foco no particular


Instabilidade


Subjetividade


Clareza e simplicidade


Rigidez

O entendimento da “Administração de Recursos Humanos” passa pelo entendimento dos termos que a compõem. Pensando nesses termos, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA:


Recursos vem do latim recursos e remete à ação de recorrer, de poder contar com algo. Nas organizações, os recursos se referem unicamente aos recursos físicos e estruturais.


Administração vem do latim administratione que se traduz como aquele que executa, aquele que é responsável pela operacionalização das ações organizacionais.


Administração refere-se à organização, à dinâmica organizacional, à cultura organizacional, pouco relacionada com a ação de administrar.


Recursos humanos é um conjunto de recursos físicos dispostos em uma organização, seja ela pública ou privada.


Administração de Recursos Humanos é a ação de planejar, organizar, desenvolver, coordenar e controlar os métodos capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia que propõe a análise de indicadores a partir de quatro perspectivas que são: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. São indicadores da perspectiva do Aprendizado e Crescimento:

 


A imagem da organização, a fidelização dos clientes, a satisfação/insatisfação deles.


As competências dos colaboradores, o desempenho das lideranças, o comprometimento, as taxas de absenteísmo e de rotatividade.


A rentabilidade do patrimônio líquido, o número de vendas, o crescimento da receita.


A produtividade, o desperdício, a qualidade.


Nenhuma das opções anteriores.

A interação psicológica entre empregado e organização é basicamente um processo de reciprocidade: a organização realiza certas coisas para e pelo participante, remunera-o, dá-lhe segurança e status; reciprocamente , o participante responde trabalhando e desempenhando suas tarefas. “A organização espera que o empregado obedeça à sua autoridade e, por seu turno, o empregado espera que a organização se comporte corretamente com ele e opere com justiça.” (CHIAVENATO, 2004, p. 95)

 

Tendo esse texto como referência e considerando a relação, avalie as seguintes asserções e as relações entre elas:

 

I) As organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhe dão vida, energia, inteligência, criatividade e racionalidade.

 

                                       PORQUE

 

II) Cada uma das  partes depende da outra em uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.

Julgue as seguintes afirmativas:

I) Atualmente, as fontes de recrutamento utilizadas pelas grandes organizações são: Internet, rádios, jornais e currículos.

II) No processo de recrutamento e seleção é desnecessário compreender o perfil do ocupante do cargo.

III) A avaliação de desempenho interfere no processo de agregar pessoas, ou seja, no procedimento de recrutamento e seleção.

IV) O método de avaliação por resultados é utilizado por organizações que têm um sistema de metas e resultados muito estruturados e divulgados para todos os níveis da organização, sendo adequado para empresas que adotam planejamento estratégico. 

Está correto o que se afirma em: 

 


I, III e IV, apenas.


Todas alternativas estão corretas.


I e IV apenas. 


II e III, apenas. 


II e IV, apenas.

Páginas: 12345678910
1112