EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS


O desenvolvimento de equipes consiste em uma técnica facilitadora da utilização mais adequada dos recursos humanos disponíveis, e, por isso, ocorre de forma cada vez mais frequente nas organizações. Além disso, constitui uma estratégia que proporciona o aumento da produtividade, uma maior qualidade dos produtos e serviços, uma redução de custos, a realização das necessidades dos clientes, bem como a satisfação dos membros da equipe. (GONZALEZ et al, 2002 apud SALOMÃO; ASHLEY, 2010, p.4).Quanto aos tipos de equipe, seus objetivos e características relacione a segunda coluna com a primeira coluna.   1ª Coluna 2ª Coluna 1. Equipe Funcional ( ) É responsável pelo controle de todos, pelo monitoramento do trabalho, distribuição de tarefas e tomadas de decisões. 2. Equipe Interfuncional ( ) Os membros dessa equipe possuem como função projetar novos produtos/serviços para a organização. 3. Equipe de Solução de Problemas (  ) Essa equipe deve promover meios imediatos a solução dos problemas detectados na organização 4. Equipe Autogerida  ( ) É constituída por um gestor e colaboradores diretos. Nesse formato, a hierarquia, a tomada de decisões, o relacionamento interpessoal e a liderança são pontos bem definidos. 5. Equipe de Projetos ( ) Apresenta nivelamento hierárquico, independentemente das diferentes áreas de atuação. Tem como objetivo proporcionar por meio da troca de informações e ideias a melhor forma de solucionar as dificuldades. 6. Equipe Força-tarefa ( ) . A equipe discute ideias e apresenta soluções para que o desenvolvimento dos processos possam ser aperfeiçoados. Os integrantes somente apontam possíveis mudanças e não têm autonomia para implementá-las.   Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

3, 2, 6, 1, 4, 5.
2, 5, 6, 1, 4, 3.
4, 1, 3, 5, 2, 6.
4, 5, 6, 1, 2, 3.
6, 5, 2, 1, 4, 3.
O trabalho em equipe, na modernidade administrativa em termos de gestão de pessoas, tornou-se de importância fundamental dentro do processo produtivo das organizações, tanto no alcance dos objetivos individuais como no dos objetivos grupais.   I- Na passagem do trabalho individual para o trabalho em equipe, o funcionário precisa aprender a cooperar com os outros, compartilhar informações, confrontar diferenças e sublimar seus interesses pessoais pelo bem da equipe.   II- O trabalho em equipe costuma tomar mais tempo e consumir mais recursos do que o trabalho individual, pois as equipes têm maiores demandas de comunicação, mais conflitos para serem administrados e mais reuniões para serem conduzidas.   III- As equipes eficazes têm membros comprometidos com um propósito comum, metas específicas da equipe, integrantes que acreditam na capacidade do grupo e um nível administrável de conflitos.   IV- O trabalho realizado pelas equipes eficazes oferece liberdade e autonomia, oportunidade para o aproveitamento de diferentes habilidades e talentos e a possibilidade de realizar parte de um todo em uma tarefa definida.   Das alternativas acima enumeradas, são corretas:   

II e  III, apenas.
I e IV, apenas.       
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Todas as alternativas.
Em sua Teoria do Vínculo, Pichon-Rivière (1998) denomina que o  papel se caracteriza por ser transitório e possuir uma função determinada, a qual pode aparecer em uma determinada situação e em cada pessoa de forma particular. Ao longo da vida, muitas personas serão usadas e muitas podem ser combinadas a qualquer tempo; depende do papel que o indivíduo necessita desenvolver. Em uma empresa, de acordo com as relações interpessoais estabelecidas entre os membros de um grupo, o colaborador pode desenvolver o papel de líder, porta-voz, sabotador ou bode expiatório. Diante essas informações, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:   1.Bode expiatório (    ) desvia o grupo da tarefa e dos objetivos comuns a serem alcançados por todos, criando outras necessidades como sendo as mais importantes para o grupo em determinado momento. 2. Líder (     ) representa as dificuldades do coletivo, assumindo a culpa pelo fracasso dos demais integrantes. Geralmente esse indivíduo é hostilizado ou agredido pelos demais integrantes do grupo. 3. Sabotador   4. Porta voz (     ) representa expectativas e ansiedades dos demais integrantes; exaltando o que acontece internamente no grupo. (     ) é o indivíduo que coordena o grupo; pode ser classificado em autocrático, o laissez-faire ou democrático.   Assinale a alternativa que corresponde corretamente a esses papéis:  

1, 2, 3, 4.
2, 1, 3, 4.
3, 2, 1, 4.
3, 1, 4, 2.
3, 1, 2, 4.  
O conflito é definido amplamente como um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante.   I-A visão tradicional do conflito compreende que todo conflito é ruim, danoso, sendo associado à violência, destruição e irracionalidade.   II-  A visão interacionista propõe não apenas que o conflito possa ser uma força positiva, como defende abertamente a tese de que um mínimo de conflito seja absolutamente necessário para o desempenho eficaz do grupo.   III-   A negociação é uma ferramenta útil utilizada pelo líder nos conflitos organizacionais.   IV- A visão de relações humanas argumenta que o conflito é uma ocorrência natural nos grupos e organizações, sendo em algumas ocasiões benéfico para o grupo.   Das alternativas acima enumeradas, são corretas: 

I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
Todas as alternativas.
De acordo com Robbins (2012), nas organizações há um amplo escopo de conflitos-incompatibilidade de objetivos, diferenças de interpretação de fatos, desacordos baseados  nas expectativas de comportamento, e assim por diante. Dentre as perspectivas teóricas, há a visão tradicional, interacionista e de relações humanas. Analise as colunas 1 e 2  sobre as perspectivas teóricas do conflito.    Coluna 1 Coluna 2 1 - Tradicional ( ) Indica para gestão a manutenção da relação de conflito como incentivo para criatividade, estratégias, olhar crítico que contribuam para o crescimento da organização no mercado.   2 -  Relações Humanas ( ) Destaca que o conflito pode ser positivo nas relações de trabalho, devido sua importância para o desenvolvimento dos grupos e/ou equipes. ( ) O conflito quando identificado representa situações relativas a insegurança da equipe e/ou grupo; os conflios são menosprezados e/ou considerados inexistentes pela gestão. 3 – Interacionista ( ) A gestão desconsidera a origem do conflito, sem dedicar atenção em sua resolução e/ou prevenção nas relações de trabalho. ( ) Trata o conflito como inerente a qualquer grupo e/ou equipe de trabalho, podendo ser algo positivo no aspecto do desenvolvimento das potencialidades nas relações de trabalho.   Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta entre as colunas.   

1 - 3 - 1 - 3 - 2.
3 - 3 - 1 - 1 - 2.
3 - 2 - 1 - 1 - 2.
3 - 2 - 3 - 1 - 1.
2 - 1 - 1 - 2 - 2.
A evolução da Gestão de Pessoas é marcada por alguns momentos. Tendo-os em vista, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:   Departamento de pessoal (    ) Desenvolvimento de subsistemas como recrutamento, seleção, desenvolvimento, remuneração.  2.  Administração de RH (     ) Atuação estratégica com ênfase no trabalho mental, tendo pessoas como vantagem competitiva.  3. Gestão de pessoas (     ) Destinado a cumprir exigências legais, marcado por atividades operacionais e conservação de valores.   Agora escolha a alternativa CORRETA:

1, 3, 2.
2, 1, 3.
3, 2, 1.
2, 3, 1.
1, 2, 3.
Torna-se importante compreender alguns aspectos estruturantes de uma organização que se configuram em sistema aberto devido ao dinamismo e as interações estabelecidas nos processos de trabalho de produtos e/ou serviços. As organizações também possuem aspectos formais e informais, estes se referem respectivamente a:   I. Os aspectos formais são aqueles visíveis em uma organização, como: a estrutura, os processos, as políticas e práticas de gestão. II. Os aspectos informais se referem a parte “invisível” de uma organização, como a interação existente entre as pessoas e a interação existente entre a empresa e o meio externo, no qual está inserida. III. Os aspectos formais dentro de uma organização podem ser representados por meio do organograma, o plano de cargos e salários e planejamento estratégico dentre outros. IV. Os aspectos informais são as relações de poder e conflitos, o clima e a cultura organizacionais, os relacionamentos que essa organização tem junto a seus clientes e fornecedores.   É correto o que se afirma em:   

I, II, III e IV.
I, III e IV apenas.
II, III e IV, apenas.
IV, apenas.
III, apenas.
Os líderes são os motivadores dos profissionais, e estes, motivados, propiciam a formação de equipes de trabalho de alta performance – a mais relevante entre todas as atividades de responsabilidade do líder. Os técnicos esportivos, por exemplo, procuram os melhores atletas, aqueles que apresentam condições físicas adequadas ao perfil do esporte que vão praticar e que tenham facilidade de integrar-se aos demais atletas, principalmente se a modalidade for coletiva. TEIXEIRA, J. M. B.; RIBEIRO, M. T. F. Gestão de pessoas na administração pública: teorias e conceitos. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2017 (adaptado).   I. A liderança é uma competência inata ao indivíduo, ou seja, um bom líder já nasce com o dom para  liderar. O exercício profissional é apenas um meio para testar esse dom.   II. O feedback, essencial para uma boa atuação na gestão de pessoas, deve ser dado aos subordinados em público, de modo a desafiá-los a promoverem alterações positivas em seu comportamento. III. O exercício da liderança como forma de influenciar o comportamento de equipes de trabalho permite direcioná-las aos objetivos estabelecidos pela organização. IV. A motivação dos membros do grupo é um dos fatores que influenciam na produtividade da equipe. É correto  o que se afirma em:

I e III, apenas.
III e IV, apenas. 
II, III e IV, apenas. 
I, II e IV, apenas. 
I e II, apenas. 
A Gestão Participativa tem sua origem na administração, e traz como concepção a importância da participação de todos os atores envolvidos no processo, tanto no compartilhamento de decisões e méritos, quanto nas responsabilidades. Essa prática evidencia:  

o aumento do comprometimento de toda a equipe, uma vez que todos são responsáveis pelos processos.
que a hierarquização da gestão é mantida para determinação de tarefas e responsabilidades durante os processos.
a presença de um modelo esgotado na gestão visto que os processos são independentes.
que o planejamento das ações iniciado por gestores deve ser cumprido para garantir a execução dos processos.
o envolvimento inicial das equipes operacionais como forma de envolver os demais colaboradores nos processos.
Um dos benefícios dos programas de treinamento para uma equipe de trabalho é a melhora de auto eficácia dos colaboradores para atingir os objetivos individuais e organizacionais. Analise as afirmações a seguir:   I - O desenvolvimento de equipes é um meio de influenciar positivamente a auto eficácia por fazer com que os colaboradores se tornem mais dispostos a enfrentar as tarefas e atingir as metas da equipe de trabalho.   II - Pessoas com elevada eficácia respondem ao feedback negativo com menos determinação e motivação.   III - Colaboradores com elevada auto eficácia possuem fortes expectativas com relação às suas habilidades para ter um bom desempenho em situações novas e desafiadoras.   Está correto o que se afirmar em:

II e III, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.