ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA


A respeito do papel do professor em sala de aula e da prática do ensino de História, podemos afirmar:

 

I - A questão da educação está diretamente ligada aos valores construídos e mantidos pela sociedade nos seus mais variados aspectos políticos e culturais.

II - A função do professor vai além da informação, ele deve ser capaz de sensibilizar, problematizar e despertar a curiosidade do aluno pelo saber.

III - A história deve ser ensinada nas suas divisões clássicas, advindas do modelo europeu, ou seja, baseia-se mais nos aspectos quantitativos dos conteúdos transmitidos, proporcionando maior informação ao aluno.

IV - O ensino da História deve auxiliar o aluno a viajar no tempo e a questionar o passado, o presente e o futuro, o tempo histórico no qual estamos inseridos e o espaço onde cada um constrói a sua própria história na História.

 

É correto apenas o que se afirma em:



I, II e III 


II e IV 


I, II, III e IV


I, II e IV


I e III 

A avaliação é um forte instrumento no processo de ensino-aprendizagem. Escolha, entre as alternativas abaixo, aquela que caracteriza corretamente o tipo de avaliação tradicional (1) e o tipo de avaliação que corresponde a tendências mais atuais (2), respectivamente.


(1) Busca a classificação do aluno; (2) Busca a quantidade dos conhecimentos adquiridos.


(1) Leva em consideração o processo de aprendizagem do aluno; (2) Leva em consideração os conhecimentos transmitidos.


(1) Baseada na memorização de informações transmitidas pelo professor; (2) Baseada no processo de aprendizagem e na formação do aluno.


(1) Baseada no processo de aprendizagem e na formação do aluno; (2) Baseada na memorização de informações transmitidas pelo professor.


(1) Busca o crescimento do aluno; (2) Busca a classificação do aluno.

Ao elaborar uma avaliação o professor pode lançar mão de questões de vários tipos. Relacione as duas colunas abaixo apontando como devem ser construídas as questões:

 

(1) Subjetivas

(2) Objetivas

(3) Associativas

 

(    ) questões que permitem ao aluno responder livre ou espontaneamente, de acordo com o seu cabedal de conhecimentos

(    ) questões de falso e verdadeiro que medem o conhecimento de fatos específicos e a distinção entre estes e as opiniões sobre os mesmos

(    ) questões adequadas para testar relações, definições, características ou exemplos de conceitos, princípios e procedimentos

(  ) questões que possibilitam avaliar no aluno a capacidade de selecionar, organizar, relacionar e sintetizar as ideias; a expressividade e criatividade de suas idéias e a lógica dos processos mentais utilizados pelo aluno na defesa de seus pontos de vista.

(   ) questões formadas por lacunas, as quais são constituídas por sentenças incompletas, cujo espaço em branco deve ser preenchido por uma única interpretação.

(   ) questões que apresentam duas colunas de dados que devem ser relacionados e/ou comparados em função de um conteúdo determinado.

 

A sequencia correta esta contida em:


1-2-3-1-2-3


3-3-2-2-1-1


1-2-3-3-2-1


3-2-1-3-2-1


1-1-2-2-3-3

Na maioria das escolas brasileiras a organização dos conteúdos de História ainda segue a divisão clássica baseada na temporalidade cronológica, utilizando a periodização que se impôs desde o século XIX, denominada de quadripartite histórica: História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Nessa perspectiva, a organização dos conteúdos é caracterizada pela:


Criticidade e contextualização dos acontecimentos.


Linearidade e organização sequencial dos acontecimentos.


Sequencialidade e organização transdisciplinar dos conteúdos.


Interdisciplinaridade e reflexão crítica do ensino.


Integração e organização cíclica dos conteúdos.

Já é consenso entre os professores de História que não é possível ensinar todo o conhecimento socialmente acumulado e criticamente transmitido a respeito da história da humanidade. Para compor os currículos escolares é necessário fazer escolhas, selecionar os conteúdos que serão trabalhados. Sobre esse procedimento, analise as afirmativas a seguir:

 

I   Escola e professores devem adotar uma metodologia única para estabelecer a prática pedagógica do ensino de História.

II – A seleção dos conteúdos deve estar comprometida com o saber escolar, as capacidades e habilidades cognitivas ou sociais.

III – A escolha do conteúdo deve ocupar um papel secundário no processo de ensino-aprendizagem, já que o importante é a aprovação do aluno no ano letivo.

IV – Os conteúdos históricos não devem ser organizados apenas na exposição de fatos e conceitos, mas abranger também os procedimentos, valores, normas e atitudes.

 

É correto apenas o que se afirma em:


III e IV.


I, II e IV.


I e III.


II e IV.


II, III e IV.

Algumas orientações se fazem necessárias na elaboração de uma prova com questões operatórias. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta elementos indispensáveis em qualquer tipo de questão:


Determinar o objetivo da questão: o aluno deverá saber exatamente o que se quer alcançar com a pergunta.


Medir a capacidade do aluno em aplicar um conceito.


Avaliar a capacidade do aluno em emitir juízos de valores.


Exigir a capacidade de análise: o aluno deverá partir de um todo para a compreensão de suas partes.


Exigir a identificação das características fundamentais do objeto de conhecimento.

Sabe-se que a avaliação é um instrumento importante no processo de ensino-aprendizagem. Na elaboração da prova deve ficar claro em cada questão o que o professor deseja avaliar depois de ensinar determinado conteúdo. De acordo com a Taxionomia de Bloom, apresentada pelo professor Vasco Moretto, se o professor pretende avaliar a capacidade de compreensão do aluno, as palavras-chave mais adequadas para elaborar as questões desse tipo de avaliação são:


analise; examine; decomponha a sentença.


identifique; nomeie; assinale.


explique; descreva; dê o significado.


faça uma síntese; generalize; apresente uma frase síntese.


resolva; determine; calcule.

A partir do estudo das técnicas e estratégias de aprendizagem que podem ser desenvolvidas em sala de aula, associe corretamente a primeira coluna com a segunda.

 

(1) Painel Integrado

(2) GVGO

(3) Tempestade Cerebral

(4) Autódromo

 

(    )  Essa técnica instiga o raciocínio rápido e a competição entre grupos. A sua função baseia-se numa recapitulação dos temas estudados, objetivando avaliar o nível de assimilação dos conteúdos abordados.

(    ) É uma técnica que permite o desenvolvimento de varias habilidades como, ouvir, verbalizar, dialogar, respeitar e trabalhar em grupo.

(   )  É uma técnica que favorece muito a participação dos alunos. Ela se realiza em quatro momentos, sempre com a mediação do professor. O conteúdo é divido entre os grupos, mas ao final da dinâmica todo o conteúdo será assimilado pela turma.

(    )  Esta técnica permite levar ao desenvolvimento da criatividade e a produção de grande número de idéias em curto prazo de tempo. É uma técnica que exige segurança de conteúdo e organização mental do professor.

 

A sequência correta é:


4-2-1-3


2-4-1-3


3-2-1-4


1-3-4-2


4-3-2-1

As relações do professor de história com os livros didáticos articulam-se, fundamentalmente, por meio de suas concepções de educação, ensino e aprendizagem. Sobre tais relações, analise as afirmativas a seguir:

 

I – O uso do livro didático na educação básica deve servir como fonte única para o conhecimento de professores e alunos, tendo em vista que nele se encontra todo o aprendizado necessário à formação educacional.

II – O professor deve se manter atualizado em relação à produção historiográfica para compreender os procedimentos da transposição didática do saber histórico para o saber escolar.

III – A popularização do saber por meio do livro didático implica numa atualização e formação crítica do professor para que ele faça uso do livro como um instrumento pedagógico que contribua para o aprendizado do aluno.

 

As afirmativas corretas estão contidas em:


I e II, apenas.


III, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.

É fundamental observar a relação existente entre corrente historiográfica e organização curricular. Assinale a alternativa seguinte que apresenta o elemento da organização curricular que seja compatível com a corrente historiográfica mais tradicional:


Valorização do conteúdo e de visões plurais e críticas da História. Incorporações de novas produções de historiadores.


Organização de forma linear, cronológica, baseada principalmente na periodização política e baseada em fontes escritas.


Fragilização e esvaziamento do conteúdo específico da História. Simplificação do conhecimento histórico.


Novas possibilidades de organização curricular como a história temática e o ensino por conceitos.


Currículos organizados em “círculos concêntricos”: família, escola, bairro, cidade, país e mundo.

Páginas: 123456