EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Essa deficiência, “ [...] é uma deficiência única que apresenta a perda da audição e visão de tal forma que a combinação das duas deficiências impossibilita o uso dos sentidos de visão e audição e cria necessidades especiais de comunicação. .” (ALMEIDA, 2011, p.136)

A deficiência mencionada é:


A cegueira


A baixa visão ou visão subnormal


A surdez


A surdocegueira


A deficiência múltipla

 

SCUSSEL (2010, p. 280-282) discute as principais tendências ou princípios que orientam a prática da educação em um percurso histórico e conceitual. Segundo a autora, são eles: normalização, integração e inclusão. Com base nesse estudo, analise as afirmativas abaixo, no que se refere ao princípio da normalização.

 

SCUSSEL, D. R., Educação escolar para todos. In: TOSTA, et. al. Criança e Desenvolvimento II/ Necessidades educativas infantis. São Paulo. Person Prentice Hall, 2010.

 

 

 

I – O princípio da normalização, defende a ideia de possibilitar aos deficientes, condições de vida normal que se assemelhe a de outros indivíduos considerados não deficientes.

 

PORQUE

 

II - Esse ideário (normalização) tem a intenção igualar as condições de vida de todos os deficientes ao modelo padrão daqueles não deficientes (“normais”), pois esses (não deficientes) representarem a maioria da população.

 

 

 

É correto o que se afirma em:

  


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justifica correta da I


As asserções I e II são proposições falsas


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justifica correta da I. 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

SCUSSEL (2010, p. 280-282) em seus estudos discute as principais tendências ou princípios que orientam a prática da educação em um percurso histórico e conceitual. Segundo a autora, são eles: normalização, integração e inclusão. Sobre o princípio da inclusão, analise as assertivas a seguir e marque com V as verdadeiras e F as falsas

 

(  ) Esse princípio defende a ideia de possibilitar não só a inserção dos deficientes, mas de todos os alunos nas escolas regulares de forma completa e sistemática.

 

(  ) Esse princípio defende que a escola deve acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, entre outras.

 

(  ) Esse princípio defende a ideia de possibilitar a inserção dos deficientes exclusivamente nas escolas especiais de maneira sistemática.

 

( ) Esse princípio defende a ideia de acolher as crianças de populações distantes de minorias linguísticas, étnicas ou culturais, entre outras, no ensino regular.

 

A alternativa que representa a sequência correta é:

  


V– V – F – V. 


V – F – V – V.


V – F – F – V.


F – F – V – F.


V – V – F – F.

Nos estudos sobre Educação escolar para todos, vimos que, a autora (SCUSSEL, 2010, p. 280-282) discute as principais tendências ou princípios que orientam a prática da educação em um percurso histórico e conceitual: normalização, integração e inclusão. Com base nesse estudo, analise as afirmativas abaixo e escolha quais delas referem-se princípio da normalização.

I – Esse princípio defende a ideia de possibilitar aos deficientes, condições de vida normal que se assemelhe a de outros indivíduos considerados não deficientes.

II - Esse princípio tem a intenção de igualar as condições de vida de todos ao modelo padrão daqueles que são considerados normais por representarem a maioria.

III - Esse princípio trata de normatizar as pessoas, mas não o contexto em que se desenvolvem.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e II apenas


I, II e III.


I e III apenas.


I apenas.


II e III apenas.

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Este tipo possui problema de disciplina, possui  um grau elevado de criatividade se utiliza de sarcasmos, gosta de desafiar e corrigir  os professores, competitivo,  questiona regras e defende suas convicções. Não é um tipo reconhecido pelos professores, pois  suas relações sociais na maioria das vezes envolve conflitos. É irritante e  rebelde, mas alguns colegas o acham divertido. Tem tendência a se envolver  com a delinquência e  com  drogas, sente  frustração possui  baixa auto estima é  impaciente, defensivo, mas  tem sensibilidade aguçada, apresenta-se incertos sobre os papeis sociais, possui mudanças de humor, é honesto e direto (AVELAR, 2018).

A citação acima trata das características do aluno com alta habilidade, do tipo:


Autônomo


Rótulo Duplo 


Desafiante


Escondido


Desistente

De acordo com o Art. 4º do Decreto nº. 3.298 de 1999, a deficiência física se caracteriza como alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho das funções.

 

BRASIL. Decreto nº. 3.298 de 20 novembro de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3298.htm. Acesso em 13 de agosto 2017.

 

Sobre como a função física de uma pessoa pode ser afetada, analise as assertivas a seguir e marque com V as afirmativas verdadeiras e F as afirmativas falsas.

 

(  ) A função física de uma pessoa pode ser comprometida pela falta de algum membro ou pela falta de mais de um membro do corpo.

(  ) A função física, pode ser comprometida se ocorrer má formação ou deformação dos membros que provoquem alterações e comprometimento musculares e esqueléticos.

( ) A função física de uma pessoa pode ser comprometida por disfunções de ordem neurológica que podem alterar as funções motoras.

( ) A função física de uma pessoa pode ser comprometida por disfunções de ordem exclusivamente emocionais de modo a alterar as funções cognitivas e motoras.

 A alternativa que representa a sequência correta é:


V – V – F – F.


V –V – V – F.


V– V – F – V.


F – V – V – V. 


V – F – F – V.

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

 

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________ refere-se aos comportamentos observados e ou relatados que confirmam a expressão de “traços consistentemente superiores em relação a uma média (por exemplo; idade, produção ou série escolar) em qualquer campo do saber ou do fazer. Deve-se entender por ‘traços’ as formas consistentes, ou seja, aquelas que permanecem com frequência e duração no repertório dos comportamentos da pessoa, de forma a poderem ser registradas em épocas diferentes e situações semelhantes”. (BRASIL apud AVELAR, 2018).

 

A expressão que completa corretamente a citação é:


Alta habilidade


Precoce


Genialidade


Primogênito


Capacidade

Segundo os pressupostos teóricos de Wallon, uma forma de se perceber o ser humano é em sua integralidade, como uma pessoa integral, global. Esse teórico dedicou-se a conhecer o desenvolvimento infantil, a trajetória do desenvolvimento do psiquismo e a capacidade de aprender das crianças. Afirma que é impossível dissociar os fatores orgânico e biológico dos fatores sociais no desenvolvimento do ser humano e destaca que o ser humano é um ser completo: evidenciando que há uma interdependência entre os fatores afetivo, cognitivo e motor e que tais fatores interagem de forma integrada, propiciando o desenvolvimento pleno do ser humano. Em relação aos conceitos presentes em seus estudos, é INCORRETO afirmar que:


O desenvolvimento dependerá das condições do desenvolvimento do psiquismo do sujeito como também das condições desfavoráveis que o meio lhe proporcionará.


A passagem de um ao outro estágio não é uma simples ampliação, mas uma reformulação. Não sendo uma sobreposição ou a justaposição entre os conhecimentos anteriores e os atuais. Exige uma reestruturação, uma reelaboração do pensamento.


É preciso determinar o desenvolvimento humano, tanto quanto ao aspecto da aprendizagem ou quanto à formação de sua personalidade.


O ritmo determinado às etapas de desenvolvimento não é contínuo e poderá ser marcado por rupturas, retrocessos e reviravoltas, dependendo das condições dos fatores orgânicos e sociais que a criança vivencia.


A criança dispensa um grande esforço, tanto afetivo quanto cognitivo e motor, pois corpo e mente trabalham juntos para apreender as novas aprendizagens, e durante esta inter-relação (reelaboração), a criança revela seu “esforço” por meio do movimento do seu tônus muscular ou da motricidade.

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

A baixa visão ou visão subnormal ocorre quando a pessoa apresenta dificuldade visual em ambos os olhos, mesmo após tratamento médico, correção óptica com lentes de contato ou óculos convencionais ou ainda, após intervenção cirúrgica. Apesar de inúmeras pesquisas comprovarem que a estimulação da visão residual favorece o ganho de eficiência na utilização da visão preservada, há casos em que uma perda visual severa exige da pessoa o uso integrado de mais de um sentido, como a visão associada ao tato, por exemplo, além da aprendizagem da leitura e da escrita do sistema __________.  (ALMEIDA, 2018)

A palavra que completa corretamente a citação é:


Visuotátil


Tablitas


Braille.  


Não alfabético


Digital

Durante o capítulo em estudo, alguns teóricos subsidiaram toda a apresentação de conceitos fundamentais para a mediação e intervenção pedagógica. Dentre eles, destacamos Vygotsky, Feuerstein e Wallon. Em relação a esses autores, analise os conceitos relacionados na segunda coluna e enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

 1 – Vygostky       2 – Feuerstein     3 – Walllon

(  ) Dedicou-se ao estudo da cognição e da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), baseada no fato de que todo ser humano é capaz de desenvolver a capacidade de aprender, ou seja, não há limites para o desenvolvimento da mente humana.

(  ) Defende a afetividade e a concepção de ser humano como ser integral: social, biológico e emocional, e o professor enquanto aquele que tem o conhecimento teórico metodológico aliado à sensibilidade de perceber as características inerentes de seu aluno.

(  ) O professor como mediador assume o papel de facilitador do aprendizado e que no contexto escolar a mediação também se estabelece na relação aluno-professor-alunos e aluno-aluno.

(  ) Reforça a importância da intenção da ação do professor no processo ensino-aprendizagem e demonstra que a natureza do ser humano é ser flexível e que a inteligência é dinâmica, disponível, aberta às mudanças durante toda sua vida.

(  ) Em seus estudos apresenta uma nova forma de se perceber o ser humano como uma pessoa integral, global. Ele salienta a relação entre movimento e pensamento, a importância do desenvolvimento psicomotor para a aprendizagem e o papel da afetividade nesse processo.

(  ) Apresenta o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal e que principalmente na escola, pela interação social com outras crianças e pela mediação “intencional” do professor, que a criança aprende e se desenvolve.

 A sequência numérica correta se encontra em: 


2, 3, 1, 2, 3, 1


2, 1, 2, 3, 3, 1


2, 1, 2, 1, 3, 3


1, 2, 1, 3, 3, 1


2, 2, 3, 1, 2, 1