EDUCAÇÃO INCLUSIVA


 

A­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ltas habilidades referem-se aos comportamentos observados e/ou relatados que confirmam os traços consistentemente superiores em relação ao desempenho médio da maioria da população (idade, produção ou série escolar) em relação a quaisquer campos dos saberes ou dos fazeres.

 

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Subsídios para a organização e funcionamento de serviços de educação especial: área de altas habilidades. Brasília: MEC/SEESP, 1995.  (Adaptado)

 

Entende-se por “traços consistentemente superiores”:

  


as formas que desaparecem com frequência e duração na estruturação dos comportamentos humanos, de modo que não sejam notados em determinadas épocas e sim em situações semelhantes.

  


as formas que permanecem com frequência e duração na divisão dos comportamentos dos humanos, de modo que não sejam notados por seus companheiros em épocas semelhantes.

  


as formas que permanecem com pouca frequência na compilação dos comportamentos humanos, de modo que não são notados por seus companheiros de imediato, apenas no decorrer do tempo.

  


as formas que permanecem com pouca duração na divisão dos comportamentos humanos, de modo que não sejam notados em épocas e situações diferentes por seus observadores.

  


as formas que permanecem com frequência e duração na estruturação dos comportamentos humanos, de modo que possam ser notados em épocas distintas e situações semelhantes.

  

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

A baixa visão ou visão subnormal ocorre quando a pessoa apresenta dificuldade visual em ambos os olhos, mesmo após tratamento médico, correção óptica com lentes de contato ou óculos convencionais ou ainda, após intervenção cirúrgica. Apesar de inúmeras pesquisas comprovarem que a estimulação da visão residual favorece o ganho de eficiência na utilização da visão preservada, há casos em que uma perda visual severa exige da pessoa o uso integrado de mais de um sentido, como a visão associada ao tato, por exemplo, além da aprendizagem da leitura e da escrita do sistema __________..  (ALMEIDA, 2011, p.134)

A palavra que completa corretamente a citação é:


visual


econômico


educacional


braille.  


digital

 As deficiências sensoriais subdividem-se em: a) deficiência visual: cegueira e baixa visão; b) surdez; c) surdo cegueira; d) a deficiências múltiplas: deficiência sensorial ligada a outros tipos de deficiência.

 

Sobre a deficiência visual analise as asserções a seguir e marque com V as verdadeiras e F as falsas.

(  ) a pessoa com cegueira possui como característica a total ausência de percepção luminosa.

 

(  ) a pessoa com deficiência visual entra em contato e interage com a realidade por meio dos sentidos que permanecem preservados.

 

(  ) a prática pedagógica com a pessoa deficiência visual deve se pautar na interação e no desenvolvimento de todos os sentidos que permanecem preservados.

 

(  ) a pessoa cega pode reter na memória a voz de uma pessoa, reconhecê-la pelo toque ou por seu perfume.

 

A alternativa que representa a sequência correta é:

 

  


V– V – F – V 


V – V – F – F 


V – V – V – V  


F – F – V – F


V – F – F – V  

A surdo cegueira é uma deficiência única que combina a perda de audição e visão, de tal maneira que a combinação dessas duas deficiências (audição e visão) impossibilitam o uso desses sentidos ( visão e audição) e cria necessidades especiais de comunicação. Como acontece a interação da pessoa surdo cegueira com a realidade que a rodeia?

  


a interação deverá acontecer pelos sons, pois, a interação pelos sons, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo. 

  


a interação deverá acontecer por meio do olfato, pois, a interação por meio do olfato, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo. 


a interação deverá acontecer pelo olhar, pois, a interação pelo olhar, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.


a interação deverá acontecer por meio de imagens, pois, a interação por meio de imagens, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo. 

  


a interação deverá acontecer pelo toque, pois, a interação pelo toque, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo. 

 

Sabemos que as crianças com necessidades educacionais especiais necessitam ser acolhidas e incluídas nas práticas pedagógicas do ensino regular. A escola deve proporcionar serviços de apoio pedagógico, com a finalidade de auxiliar o docente (professor) e o discente (aluno) no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para que isso aconteça, faz-se necessário às equipes escolares o conhecimento e reconhecimento das características especificas desses alunos. Neste sentido, é de suma importância que os professores compreendam a distinção dos conceitos de dificuldades de aprendizagem, distúrbios de aprendizagem e deficiência. Sobre o conceito e a caracterização da deficiência analise as asserções a seguir.

 

SCUSSEL, D. R., ALMEIDA, J. M. S., KIKUICHI, V. Z. F. Necessidades Educacionais Especiais e as Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das pessoas com deficiências físicas e mentais. In: ALMEIDA, J. M. S. [et. al].  Procedimentos metodológicos da educação infantil. Volume 2. São Paulo. Person Prentice Hall, 2011. [Adaptado]

 

I - A deficiência, nos documentos oficiais (Ministério da Educação) é “uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social” (BRASIL apud SCUSSEL; ALMEIDA; KIKUICHI, 2011, 181).

 

II a deficiência, nos documentos oficiais (Ministério da Educação), é encarada como uma situação ou característica específica da pessoa; que pode ser agravada ou melhorada dependendo da forma como essa pessoa é acolhida e reconhecida em seu meio.

 

III - a deficiência, nos documentos oficiais (Ministério da Educação),  é encarada como uma situação ou característica específica do sistema de ensino, que pode ser melhorada dependendo da forma com que o sistema estrutura o processo de aprendizagem dos alunos.

 

É correto o que se afirma em:

 

 

  


II e III apenas


I, II e III.


I e III apenas.


I e II apenas


II apenas.

“Na procura de uma compreensão mais global das deficiências em geral, em 1980, a OMS [Organização Mundial de Saúde], propôs três níveis para esclarecer todas as deficiências, a saber: deficiência, incapacidade e desvantagem social. Em 2001, essa classificação foi revista e reeditada não contendo mais uma sucessão linear dos níveis, mas indicando a interação entre as funções orgânicas, as atividades e a participação social. O importante dessa nova definição é que ela destaca o funcionamento global da pessoa em relação aos fatores contextuais e do meio, re-situando-a entre as demais e rompendo o seu isolamento”.

 

BRASIL, Atendimento Educacional Especializado: Deficiência mental.  SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf, acesso em agosto de 2017

 

Neste contexto, o Atendimento Educacional Especializado torna-se uma importante forma de atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais. Sobre as deficiências e Atendimento Educacional Especializado (AEE) analise as afirmações a seguir, como verdadeiras ou falsas:

 

 

(  ) as causas da deficiência mental/intelectual podem ser inúmeras, tais como: doenças neurológicas, más formações congênitas, asfixia perinatal e infecções congênitas,

 

(  ) o atendimento à pessoa com a deficiência física, no AEE (Atendimento Educacional Especializado) deve primar-se pelos benefícios das tecnologias assistivas.

 

(  ) o atendimento à pessoa com a deficiência física, no AEE (Atendimento Educacional Especializado) deve primar-se dos benefícios da utilização da reglete e o braile.

 

(  ) o atendimento às pessoas com deficiência mental no AEE (Atendimento Educacional Especializado) está centrado na dimensão subjetiva do processo de conhecimento.

 

A alternativa que representa a sequência correta é:


V – F – F – V


V– V – F – F


V – V – F – V


F – F – V – F


V – F – V – V

 

Scussel ressalta que para a consolidação de uma educação inclusiva faz-se necessário mudanças substanciais no contexto educacional. Nesta direção, analise as asserções a seguir:

 

Segundo a autora, “mesmo com os avanços conceituais, é necessário reconhecer a necessidade de articulação das políticas e de ações práticas efetivas e integradas entre os setores governamentais que desenvolvem essas políticas, para que as pessoas com deficiência tenham acesso aos recursos e equipamentos especiais necessários ao processo de desenvolvimento. ” (2010, p. 290).

 

 

 

SCUSSEL, D. R., Educação escolar para todos. In: TOSTA, et. al. Criança e Desenvolvimento II/ Necessidades educativas infantis. São Paulo. Person Prentice Hall, 2010.

 

 

 

PORQUE

 

 

 

Segundo a autora o foco da ação educacional devem ser o desenvolvimento humano, a equidade das oportunidades educativas e a participação de todos no processo educativo.

 

É correto o que se afirma em:


As asserções I e II são proposições verdadeiras.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.

  

1. Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

 

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________ refere-se aos comportamentos observados e ou relatados que confirmam a expressão de “traços consistentemente superiores em relação a uma média (por exemplo; idade, produção ou série escolar) em qualquer campo do saber ou do fazer. Deve-se entender por ‘traços’ as formas consistentes, ou seja, aquelas que permanecem com frequência e duração no repertório dos comportamentos da pessoa, de forma a poderem ser registradas em épocas diferentes e situações semelhantes. (BRASIL apud AVELAR, 2012, p.52).

 

A expressão que completa corretamente a citação é


Capacidades


Distúrbios 


Alta habilidade


Dificuldade


Precoce

Nos estudos sobre Educação escolar para todos, vimos que, a autora (SCUSSEL, 2010, p. 280-282) discute as principais tendências ou princípios que orientam a prática da educação especial: normalização, integração e inclusão. Com base nesse estudo, analise as afirmativas abaixo e escolha quais delas referem-se ao princípio da integração.

I – Esse princípio defende a ideia de possibilitar aos deficientes, condições de vida normal que se assemelhe a de outros indivíduos considerados não deficientes. E, possibilita aos alunos com dificuldades serem encaminhados para as classes regulares.

II - Esse princípio tem a intenção de possibilitar aos alunos com dificuldades serem encaminhados para as classes regulares. E, igualar as condições de vida de todos ao modelo padrão daqueles que são considerados normais.

III - Esse princípio defende a ideia de possibilitar aos alunos com dificuldades serem encaminhados para as classes regulares, sem deixar de receber apoio pedagógico. Já os alunos com deficiências graves são encaminhados para classes especiais na escola regular ou instituições especializadas.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
I e II apenas.
III apenas.

Analise as frases (assertivas) a seguir, quanto à veracidade do que é afirmado (verdadeira ou falsa), estabeleça a relação solicitada e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Segundo Almeida (2011, p. 162/163), baseando-se nos estudos de Magalhães, “a concepção de prática pedagógica diferenciada e inclusiva encontra-se ancorada na tese de que a heterogeneidade dos alunos precisa ser respeitada. Nesse sentido, Magalhães (2001) defende a contribuição do multiculturalismo como perspectiva teórica e prática na construção da educação inclusiva”.

PORTANTO

a falsa ideia de homogeneidade não tem lugar no contexto escolar, trata-se de um mito, pois a diversidade é característica de todo ser humano, independente de apresentar ou não alguma deficiência. (ALMEIDA, 2011, p. 163).

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma conclusão correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma conclusão correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa.
A primeira e a segunda asserção são proposições falsas.
Páginas: 123456