EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Essas pessoas apresentam “[...] uma inadequação de rendimento acadêmico, não explicável à base de déficit cognitivo, prejuízo sensorial, físico ou desajustamento emocional.” (SCUSSEL, 2012, p. 8).

Na citação acima, trata-se das pessoas com:


deficiência de aprendizagem ou deficiência intelectual
deficiências físicas
distúrbios de aprendizagem
dificuldade de aprendizagem
deficiências sensoriais 

Analise as frases (assertivas) a seguir, quanto à veracidade do que é afirmado (verdadeira ou falsa), estabeleça a relação solicitada e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Segundo Almeida (2011, p. 162), Magalhães (2001)  afirma que a Educação Inclusiva propõe uma escola que possa atender às demandas de sua clientela mesmo que esta possua ou não necessidades educativas especiais, seguindo os princípios da democratização do ensino, uma escola que esteja apta a trabalhar com o aluno real. Para tanto, ainda conforme Magalhães (2001) é de suma importância discutir a prática pedagógica: metodologias de ensino, formas de avaliação, currículos formais e ainda as interações cotidianas estabelecidas entre professores, alunos e outros profissionais da escola.

PORTANTO

 matricular a criança com necessidades educacionais especiais na escola regular e garantir sua frequência, não assegura a sua inclusão, pois incluir pressupõe mudanças de valores e atitudes, e envolve transformações dos padrões curriculares da escola que tradicionalmente reforçam os estigmas associados às pessoas com deficiência. (ALMEIDA,  2011, p. 162)

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma conclusão correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma conclusão correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa.
A primeira e a segunda asserção são proposições falsas.
Nos estudos sobre as Necessidades educacionais especiais: o que são? Por quê? Como trabalhar? (SCUSSEL, 2012); vimos que os distúrbios de aprendizagem estão intimamente ligados às disfunções neurológicas de ordem anatômica ou fisiológica. Scussel (2012, p. 13 - 18) apresentou, também, os distúrbios mais comuns encontrados no contexto escolar. Nesta direção, analise os termos relacionados na primeira coluna e enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª. 1.  Dislexia 2 .  Disgrafia   (  )  distúrbio especifico da linguagem de ordem constitucional, em que a pessoa apresenta  dificuldade acentuada em processar a informação procedente da linguagem escrita. (  ) a pessoa apresenta uma deficiência na qualidade no traçado gráfico. ( ) distúrbio da linguagem, caraterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples, além de ser uma insuficiência no processo fonológico. (   )  a pessoa com esse tipo de problema motor não conseguem controlar plenamente os grupos de pequenos músculos das mãos.               Assinale a alternativa correta:

1, 2, 1, 2.
2, 2, 1, 2.
2, 1, 1, 2.
1, 1, 2, 1.
2, 1, 2, 2.
Nos estudos sobre: Necessidades Educacionais Especiais e as Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das pessoas com deficiência sensorial; vimos que, (ALMEIDA, 2011, p. 135) a autora apresenta-nos uma caracterização dos diferentes níveis de surdez. Nesta direção, analise os termos relacionados na primeira coluna e enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.   1. Deficiência auditiva leve ou surdez leve () a pessoa pode apresentar alguma dificuldade para ouvir uma voz fraca ou o canto de um pássaro;   2. Deficiência auditiva moderada ou surdez moderada: () a pessoa apresenta dificuldade para ouvir uma conversação normal;   3. Deficiência auditiva moderadamente severa ou surdez acentuada: () a pessoa poderá ter dificuldade para ouvir o telefone tocando ou ruídos de máquinas de escrever em um escritório; 4. Deficiência auditiva severa ou surdez severa () a pessoa pode apresentar dificuldade para ouvir o tic tac do relógio ou uma conversação baixa; 5. Deficiência auditiva profunda ou surdez profunda () a pessoa pode apresentar dificuldade para ouvir o ruído de um caminhão, de discoteca, de uma máquina de serrar madeira ou o ruído de um avião decolando.     Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:

3, 4, 1, 2 e 5
3, 4, 1, 2 e 5
2, 4, 3, 1 e 5
2, 3, 4, 1 e 5
5, 3, 1, 2 e 4

Nos estudos sobre: Necessidades Educacionais Especiais e as Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das pessoas com deficiências físicas e mentais; vimos que o atendimento educacional especializado para a deficiência física deve utilizar-se dos benefícios das tecnologias assistivas. Segundo as autoras (SCUSSEL; ALMEIDA; KIKUICHI, 2011, p. 192 – 198), alguns desses benefícios são

I -  a adequação de recursos da informática: ponteira de cabeça, programas especiais, teclado, mouse, entre outros.

II - a organização de cantinhos de leitura, com a utilização de livros de literatura e gibis apenas.

III - o uso de mobiliários adequados: mesas, cadeiras, quadro, bem como os recursos de auxílio à mobilidade: cadeiras de rodas, andadores, entre outros.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


II e III apenas


I e II apenas


I e III apenas.


I apenas.


I, II e III.

6. Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Este documento resultou de um encontro e discussão entre 92 (noventa e dois) governos e 25 (vinte e cinco) organizações internacionais de países que se reuniram e reafirmaram o compromisso para a Educação Para Todos; defendendo o direito de todas as crianças, jovens e adultos com deficiência, receberem um ensino de qualidade, na escola comum. (SCUSSEL, 2010, p. 287)

O documento mencionado na citação acima, trata-se


da Lei de Diretrizes e Bases Nacional.


do artigo 206, inciso I, da constituição.


da Constituição Federal.


do artigo 205 da constituição.


da Declaração de Salamanca.

Segundo Almeida (2012, p.132), se buscarmos em nossa memória as experiências que vivemos em nosso processo educacional, no contexto escolar, observaremos que foram poucas aquelas relacionadas ao uso integrado dos sentidos, ou até mesmo, ao uso de um deles. A interação por meio dos sentidos não faz parte da nossa cultura educacional. Nesta direção, segundo Almeida (132/133) podemos afirmar que

I – segundo a autora, etnocêntricos que somos, não nos damos conta da percepção do mundo pelo uso integrado de todos os nossos sentidos. [...]

II - segundo a autora, O fato de não apresentarmos nenhuma deficiência sensorial, geralmente, nos impede de perceber a importância de todos os sentidos e nos leva a supervalorizar apenas um deles, como a visão, por exemplo.

III - segundo a autora, o fato de que estimular os sentidos traz benefícios para todos os alunos.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e II apenas


I apenas.


I e III apenas.


I, II e III.


II e III apenas

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Essa expressão

[...] pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua dificuldades acentuadas no comportamento, dificuldades acentuadas de comunicação e sinalização – deficiência física, dificuldades de comunicação e sinalização – Surdo cegueira, dificuldade acentuada na comunicação e audição – surdez, dificuldade acentuada da percepção visual – deficiência visual; altas habilidades e superdotação.  (SCUSSEL, 2012, p. 18). São consideradas pessoas com necessidades educacionais especiais permanentes.

Na  citação acima trata-se da expressão:


Pessoa com distúrbio de aprendizagem


Pessoa com dificuldade de aprendizagem


Pessoa com deficiência


Pessoa com transtornos 


Pessoa com tristeza

Nos estudos sobre: Necessidades Educacionais Especiais e as Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das pessoas com deficiências físicas e mentais; vimos que o aluno com necessidades educacionais especiais tem direito ao atendimento educacional especializado. Com base em seus estudos, em relação ao Decreto nº. 6571/20 que versa sobre esse atendimento, analise as alternativas (SCUSSEL; ALMEIDA; KIKUICHI, 2011, p. 190) a seguir:

I – O atendimento educacional especializado é considerado como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular.

II - O atendimento educacional especializado não deve integrar a proposta pedagógica da escola, nem envolver a participação social, deve ser realizado em articulação com as escolas públicas.

III - O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e III apenas.


I e II apenas


I, II e III.


II e III apenas.


I apenas.

Nos estudos sobre Educação escolar para todos, vimos que, a autora (SCUSSEL, 2010, p. 280-282) discute as principais tendências ou princípios que orientam a prática da educação especial: normalização, integração e inclusão. Com base nesse estudo, analise as afirmativas abaixo e escolha quais delas referem-se ao princípio da inclusão.

I – Esse princípio defende a ideia de possibilitar não só a inserção dos deficientes, mas de todos os alunos, nas escolas regulares de forma completa e sistemática.

II - Esse princípio defende que a escola deve acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.

III - Esse princípio defende a ideia de acolher crianças de populações distantes de minorias linguísticas, étnicas ou culturais, entre outras.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


II e III apenas


I, II e III.


III apenas.


I e II apenas


I e III apenas.

Páginas: 12345