EDUCAÇÃO FÍSICA E LAZER


Sobre os conhecimentos que englobam o profissional do lazer, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

 

I - Conhecimento sobre as peculiaridades de participação dos diferentes públicos, do ponto de vista do sexo, da faixa etária, da classe socioeconômica ou sociocultural;

II - Capacidade para montar e coordenar equipes com profissionais da mesma formação e origem;

III - Conhecimentos sobre formatação financeira de projetos, sobre de viabilidade econômico financeira, sobre determinação de ponto de equilíbrio financeiro de projetos;

IV - Consciência das sutilezas do espaço físico e das diferentes respostas que podem provocar em públicos iguais.

V - Informação sobre tipos e formas de abordagem de outras instituições públicas e privadas que possam associar-se à programação.

 


Apenas as alternativas II e III estão corretas


Apenas as alternativas II e IV estão corretas


Todas as alternativas estão corretas


Apenas as alternativas III, IV e V estão corretas


Apenas as alternativas I, III e V estão corretas

Analise as afirmativas abaixo e assinale com (V) para verdadeiro e (F) para falso:

(  ) O profissional do lazer está apto a organizar, planejar, implantar e orientar a realização de atividades recreativas nos mais diversos equipamentos.

(  ) Os profissionais do lazer lidam diretamente com gente, sempre individualmente, diferentemente de outros profissionais do entretenimento, que lidam em grupos.

(  ) Os profissionais do lazer devem gostar de brincadeiras e de cultura.

(  ) Os profissionais do lazer para serem animadores, devem ter o feeling, a intuição da ludicidade e a capacidade de dotar as programações dessa característica.

 

 


F, V, F e V


F, V, V e F


V, F, V e V


V, F, F e V


V, F, V e F

Analise as afirmativas abaixo e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

 

(  ) O Setor econômico do lazer e do entretenimento, que não para de inovar, trouxe à luz a importância de um profissional até então raro no mercado aqui mencionado sob a denominação genérica de animador cultural.

(  ) É evidente que tal setor da mão de obra de profissionais do lazer somente tende a crescer. No entanto, dois fatores associados emperram no momento o seu desenvolvimento: a falta de identidade profissional e a falta de formação profissional.

(  ) Um organizador de exposições não se incomoda de ser identificado profissionalmente com um organizador de festas.

(  ) Todos os profissionais do lazer são nomeados da mesma forma, desde os da “alta cultura” até aqueles que se ocupam do simples entretenimento das pessoas.

 


F, F, V e V


V, V, V e V


F, V, F, e F


V, V, F e F


V, F, V e F

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:

 

 


O conjunto de jogos de montagem e construção constitui-se de montagens de natureza mecânica, desafios charadísticos, palavras cruzadas e outros tipos e variações de entretenimentos cujas imagens ou formas finais ocorrem por composição ou colocação de todas as suas partes.


Os bilhares são praticados segundo os métodos francês, inglês, holândes e chinês, embora em quase todas as regiões do mundo, aconteçam reformas ou mudanças em normas e técnicas que, aos poucos, incorporam-se aos métodos básicos.


O xadrez se realiza segundo formatação e regras estabelecidos, na Espanha e na Itália, no século XV. O tabuleiro, feito em material sólido, com 64 casas para 16 peças, foi oficialmente ratificado no congresso que a entidade realizou em Veneza, em 1929.


Os jogos de pensamento e habilidade universalmente conhecidos e praticados são: os de bolas para colocação em locais diversos; os de bolas para os deslocamentos calculados ou por contatos por arremesso ou impulsão; os pebolins; os botões e assemelhados; os bilhares.


O xadrez é para dois competidores e desenvolve-se sobre tabuleiros de 64 ou 100 quadrados, pintados ou desenhados em duas cores alternadas. Cada um dos competidores utiliza 12 ou 20 peças ou pedras em forma de rodelas ou círculos de material plano.

Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

 

(  ) Costuma-se inserir em “ludos” a maioria dos jogos, que de modo habitual, são praticados em recintos fechados de instituições recreativas, centros culturais e mesmo em ambientes estritamente doméstico ou familiares.

(  ) Os ludos propriamente dito e as demais atividades como tais classificadas acontecem segundo normas equilibradas, geralmente aceitas e, quando necessário, consensualmente reformuladas.

(  ) Os jogos de natureza intelectual exigem locais específicos para sua prática, eles dispensam a calma e o silêncio e não exigem concentração.

(  ) Na classificação dos jogos aleatórios ou de azar, incluem se todas as atividades que envolvem brincadeiras ou tentativas de obtenção de sucesso, apesar da ocorrência ou da concorrências de circunstâncias incertas ou imprevistas.

 


V, V, F e V


V, V, V e V


F, V, F e V


V, F, V e F


F, F, V e V

Sobre Homo faber e homo ludens analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa
correta:


I - Essas expressões latinas mostram dois instintos humanos contrários: o de fazer coisas e o de desfrutar das coisas; o trabalhar e o brincar.
II - Ser ludens é ser disciplinado, tenso, produtivo, posturas contrárias à do divertir-se. Homo ludens também deve manter uma postura artificial, nos limites da função indicada pelo seu crachá. Um bom ludens, sempre teve que executar o maior número de tarefas no menor tempo possível. O homo ludens é produtivo.
III - Homo faber abomina a disciplina e a rotina. Procura ser relaxado, improdutivo e natural. Para se divertir, ele precisa ser receptivo e não ativo em relação ao ambiente. Nada de tensão! O homo faber é relaxado.
IV- O homo faber pouco a pouco emerge desse homo ludens, seja espontaneamente da própria brincadeira e dos  objetivos externos à própria brincadeira. 

V- O lazer em ambientes de trabalho muitas vezes conhece a dureza dessa regra. Aquele que é bom no trabalho muitas vezes fica relegado a segundo plano na hora da diversão... O homo ludens é espontâneo.

 


Apenas as afirmativas II e III estão corretas


todas as afirmativas estão corretas


Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas


Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas


Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas

Analise as afirmativas abaixo e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

 

(   ) No lazer fora de casa, a busca dos elementos naturais é a motivação mais importante. O contato com espaços verdes (matas) e azuis (água), com os animais e o contraponto sol-água (bronzear-se, molhar-se) representam as motivações primordiais.
(   ) A busca do contraponto sol-água, tão difícil no dia a dia de trabalho profissional ou escolar, é intensa em férias e fins de semana prolongados, quando ocorre um aumento considerável dos deslocamentos fora do espaço doméstico e da cidade.
(   ) Quando se reflete sobre o significado da água no tempo de lazer, a primeira observação que salta aos olhos é que a água marinha desempenha uma atração maior do que a de rios e represas.
(   ) A segunda casa, na praia, nas margens das represas, nas montanhas e nas zonas rurais em geral, isoladas ou em condomínios é a solução permanente utilizada pelos mais ricos, sobretudo na proximidade de grandes cidades.
(   ) Os clubes recreativos são uma instituição lúdica que conheceram uma grande expansão neste país, desde o início do século XX. Ainda que marcados por um forte crivo de separação de classes sociais, têm a seu favor o fato de constituírem estruturas privadas e sem fins lucrativos.

 


V, F, F, F e V


V, F, V, F e V


V, V, V, V e V


F, V, F, V e F


F, F, F, V e V

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta sobre o lazer:


I - Primeiro lutou-se pela jornada de 8 horas e, assim surgiu um tempo diário de lazer, em seguida, lutou-se pela jornada semanal de 40 horas e surgiu o repouso semanal remunerado, depois, pelo direito à pausa anual e surgiram as férias remuneradas, e, finalmente, pelo direito ao não- trabalho na velhice e surgiu a aposentadoria remunerada.


II - A diversão e o lúdico podem acontecer em qualquer momento do cotidiano dos indivíduos, estejam eles trabalhando, trocando fraldas do bebê ou rezando.


III - O tempo livre, é o tempo que sobra das obrigações profissionais, escolares, e familiares, englobando o estudo voluntário, a participação religiosa ou política e o lazer. E o lazer é a forma mais buscada de ocupação desse tempo livre, seja para se divertir, seja para repousar, seja autodesenvolver por meio da conversa, da leitura, do esporte, etc.


IV - O tempo de lazer é apenas um tempo especial em que podemos buscar mais situações agradáveis do que aquelas que o trabalho pode nos proporcionar. Mas ainda estamos longe de uma civilização do lazer, em que as pessoas saibam ocupar esse tempo livre com atividades que efetivamente lhes divirtam e contribuam para seu desenvolvimento
pessoal.

 


Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas


Apenas a alternativa III está correta


Apenas a alternativa II está correta


Todas as alternativas estão corretas


Apenas as alternativas I e II estão corretas

Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:


I - Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), se a prática de atividade física aumentasse em 25%, mais de 1,3 milhão de mortes precoces poderiam ser evitadas a cada ano no mundo.
II - O sedentarismo é o quarto fator de risco mais importante para mortalidade precoce por todas as causas, de acordo com a OMS.
III - Calcula-se que a falta de exercícios regulares é responsável por 6% das doenças cardíacas coronárias; 7% do diabetes tipo 2; 10% do câncer de mama e 10% do câncer de cólon.
IV - A atividade física não é indicada para todas as faixas etárias, crianças e adolescentes não podem fazer exercício físico.
V - Para a terceira idade, a atividade física traz benefícios como a prevenção da osteoporose e a manutenção da massa muscular, possibilitando mais força, flexibilidade e equilíbrio para realizar tarefas do dia-a-dia, além de uma melhor autoestima e maior consciência corporal.

 


Apenas as alternativas I, II e III estão corretas


Todas as alternativas estão corretas


Apenas a alternativa IV está correta


Apenas as alternativas I e II estão corretas


Apenas as alternativas I, II, III e V estão corretas

Páginas: 1