EDUCAÇÃO FÍSICA E LAZER


Sobre a difícil formação do profissional do lazer, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:

 

 




  • A consciência sobre a importância do lazer, como área específica do planejamento urbano, é muito recente. Cristalizou-se no debate da constituinte, entre 1986, e 1988. Assim, embora a grande maioria da população já se dê conta da existência da atividade, poucos sabem da necessidade de uma instância de formação.

  • Outras habilidades, de necessidade também óbvia, ao contrário, não têm espaço no mercado de formação profissional. Alguns exemplos: a organização de exposições, que requer do profissional ao mesmo tempo competência artística e pedagógica; a habilidade para desenvolver atividades com públicos especiais, como idosos, deficientes etc., para as quais se exigem estratégias específicas de abordagem, além de conhecimento técnico das aspirações culturais e das particularidades de participação desses públicos.

  • Algumas capacidades e habilidades do animador são óbvias e já são atendidas pelo sistema de formação profissional. É o caso de profissionais capazes de ministrar cursos voltados para aquisição de habilidades físicas (esporte, ginástica) ou de promover excursões e brincadeiras

  • Não existe nenhum desinteresse na formação do animador, tanto dos eventuais empregadores como os próprios profissionais.

  • Há outras habilidades, contudo, que nada têm de óbvias e cuja relativa lacuna no mercado de formação profissional constitui um problema para o desenvolvimento do setor.