Sobre a difícil formação do profissional do lazer, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
A consciência sobre a importância do lazer, como área específica do planejamento urbano, é muito recente. Cristalizou-se no debate da constituinte, entre 1986, e 1988. Assim, embora a grande maioria da população já se dê conta da existência da atividade, poucos sabem da necessidade de uma instância de formação.
Outras habilidades, de necessidade também óbvia, ao contrário, não têm espaço no mercado de formação profissional. Alguns exemplos: a organização de exposições, que requer do profissional ao mesmo tempo competência artística e pedagógica; a habilidade para desenvolver atividades com públicos especiais, como idosos, deficientes etc., para as quais se exigem estratégias específicas de abordagem, além de conhecimento técnico das aspirações culturais e das particularidades de participação desses públicos.
Algumas capacidades e habilidades do animador são óbvias e já são atendidas pelo sistema de formação profissional. É o caso de profissionais capazes de ministrar cursos voltados para aquisição de habilidades físicas (esporte, ginástica) ou de promover excursões e brincadeiras
Não existe nenhum desinteresse na formação do animador, tanto dos eventuais empregadores como os próprios profissionais.
Há outras habilidades, contudo, que nada têm de óbvias e cuja relativa lacuna no mercado de formação profissional constitui um problema para o desenvolvimento do setor.