DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS


A simulação é caracterizada por uma situação em que um cenário simulado representa modelos reais, tornando possível a reprodução do cotidiano. Jogo simulado “é uma atividade planejada previamente pelo facilitador, na qual os jogadores são convidados a enfrentar desafios que reproduzem a realidade de seu dia-a-dia. Todas as decisões são de responsabilidade do grupo e as tentativas são estimuladas (KIRBY, 1995).

 

A estrutura do jogo de empresa é a mesma do jogo simulado, porém, retratando situações específicas da área empresarial.  Analise as assertivas e a relação proposta entre elas: 

 

I)  O uso de jogos em treinamento se baseia no princípio de que o participante é um agente ativo e aprende melhor fazendo do que somente lendo ou ouvindo, haja vista que há uma meta de aprendizado e um elemento de competição entre os participantes, em que se enuncia vencedores e perdedores.

 

                                                                                    PORQUE

 

 

II) Há definições claras de quais os comportamentos que fazem ou não parte da atividade, e quais são as consequências desses comportamentos. Assim, nos jogos de empresa, alguns realizam a atividade proposta e outros apenas observam a atividade realizada, desenvolvendo a função exclusiva de espectadores.  

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

MARTINELLI (1987) realizou extensa pesquisa comparativa sobre jogos de empresas focados para o ensino de administração. Conceitua-os como um “exercício sequencial de tomada de decisões estruturado em torno de um modelo de uma situação empresarial, no qual os participantes se encarregam da tarefa de administrar as empresas simuladas.” Acrescenta que os jogos de empresas poderiam contribuir na aprendizagem de conteúdo, desenvolvimento de habilidades e competências a partir:

 

I) Da eliminação de bloqueios psicológicos, pois as vivências são espontâneas e surgem comportamentos assertivos e não assertivos, trabalhados por meio de análise posterior ao jogo.

 

II) Do desenvolvimento de habilidades como organização, planejamento, liderança, diante a multiplicidade dos papéis profissionais assumidos pelos participantes.

 

III)  Da observação de alguns participantes sobre o comportamento dos demais, haja vista que no jogo divide-se a turma em dois grupos, onde um realiza a experiência vivencial e o outro realiza a observação.

 

Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:  

 


II, apenas.


I e II, apenas.


I, II, III.


I, apenas.


II e III, apenas.

Os especialistas em desenvolvimento humano têm afirmado que GRUPOS caminham juntos, mas não se afinam. EQUIPES compreendem seus objetivos e engajam-se em alcançá-los, de forma compartilhada. Numa equipe, portanto, há comunicação verdadeira, as opiniões divergentes são estimuladas de forma sadia, existe confiança mútua entre os seus membros, os riscos são assumidos juntos, as habilidades de uns possibilitam  o complemento das habilidades dos demais...enfim, há respeito, mente aberta e cooperação. Em relação ao trabalho em grupo e equipe, analise as seguintes assertivas: 

 

I) Gasta-se energia ao esconder, negar ou ocultar uma conduta que se encontra envolvida numa ação recíproca.

II) Uma aprendizagem interpessoal levará à implantação do “Eu aberto” e à redução das outras janelas.

III) A ameaça tende a reduzir o conhecimento, e a confiança mútua tende a aumentá-lo.

IV) Forçar um indivíduo a tornar-se consciente de certas coisas não é desejável, e geralmente não é afetivo.

 

Está correto o que se afirma em: 


Somente III e IV.


Somente I e II. 


Todas alternativas estão corretas


Somente II e III. 


Somente I, II e III. 

O trabalho em equipe, na modernidade administrativa em termos de gestão de pessoas, tornou-se de importância fundamental dentro do processo produtivo das organizações, tanto no alcance dos objetivos individuais como no dos objetivos grupais. 

 

Analise as afirmativas apresentadas a seguir.

 

I   ) Grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influencia e é influenciada pela outra.

II  ) Equipe é um tipo especial de grupo, em que, entre outros atributos, evidencia-se elevada interdependência na execução das atividades e há um elemento de identidade, de natureza simbólica, que une as pessoas, estando elas fisicamente próximas, ou não.

III ) O trabalho em equipe apresenta diversas vantagens, proporcionando satisfação tanto para a organização como para seus membros.

IV ) Aspectos como retração grupal, redução excessiva da supervisão, aceitação de novos integrantes e radicalização em torno de decisões tomadas podem prejudicar o bom desenvolvimento das equipes.

 

Assinale alternativa correta em relação às afirmativas apresentadas.  


I e IV, apenas.


II, III e IV, apenas.


I, II e III, apenas.


Todas as alternativas.    


II e III, apenas. 

As dinâmicas de grupos são técnicas elementares no contexto de inúmeras instituições como escolas, empresas, organizações não governamentais, igrejas, espaços comunitários, dentre outros. No contexto empresarial a dinâmica pode ser empregada nas políticas de provisão, desenvolvimento, aplicação, manutenção e monitoramento de pessoas. As dinâmicas de apresentação: 

 


São dinâmicas que servem para aferir a caminhada e o trabalho do grupo. Podem ser realizadas durante o processo para avaliar os passos do trabalho e também ao final para uma avaliação geral.


São dinâmicas apropriadas para quando o volume de informação pede instantes de reflexão. Podem ser utilizadas quando há entrechoques de culturas e objetivos e torna-se necessário o mesmo enfoque.


São dinâmicas apropriadas para relaxar e descontrair o grupo. Podem ser utilizadas toda vez que o educador perceber o grupo cansado, disperso, etc., mesmo no meio de uma discussão ou plenário.


São dinâmicas que servem para reflexão sobre um tema ou problema relacionado ao propósito do encontro.


São dinâmicas voltadas para a desinibição de todos os participantes, principalmente para criar um entrosamento logo no início do contato.

O processo de feedback é um instrumento consagrado no meio organizacional para controlar, influenciar, modificar ou conter comportamentos de pessoas ou grupos."Dar feedback pode ser comparado a segurar um espelho onde a pessoa se vê como as outras a veem e descobrir como suas ações afetam os outros" (COHEN; OSBORN, 1999). Analise as seguintes assertivas sobre o processo de comunicação e feedback. 

 

I)   O feedback para ser eficaz, deve ser comprovado pelo indivíduo avaliado, de modo que ele repasse (interna e externamente) os ensinamentos, conselhos e orientações que lhe foram dadas pelo avaliador.

II)  Cerebrina  consiste na transferência de informações e percepções do “Eu desconhecido” para o “Eu aberto”.

III)  Introvisão é a pessoa que adota ou prefere soluções intelectualizadas; são os indivíduos que utilizam somente a comunicação verbal como meio de informação.

IV) O maior dos benefícios que o indivíduo deve fixar para si mesmo nas relações interpessoais, isto é, no convívio em grupo, é o de diminuir seu quadrante “Eu cego”.

 

Está correto o que se afirma em: 

 


Somente I, II e III. 


Somente I e IV.


Somente I e II. 


Todas alternativas estão corretas


Somente II e III. 

Os grupos são constituídos de acordo com as necessidades dos seus membros, visando um objetivo em comum. Em uma empresa há grupos para cumprimento de determinada tarefa, grupos que realizam algumas refeições, grupos que jogam futebol nos finais de semana e etc. Analise as seguintes afirmativas sobre a constituição dos grupos:

 

I) Os grupos de Criatividade são aqueles que promovem catarse de emoções e sentimentos. Possibilitam autoconhecimento, elevação da auto estima, reflexão para mudanças necessárias e melhoria das relações interpessoais.

II) Os Grupo de Encontro objetivam o crescimento pessoal, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e das relações interpessoais. Promovem um clima de liberdade de expressão entre os seus membros e intimidades entre as pessoas.

 III)  Os Grupos de Treinamento promovem a capacitação e desenvolvimento de novas habilidades e o aprimoramento de aprendizados e conceitos.

 

Assinale a alternativa correta que corresponde aos tipos de grupos apresentados.

 

 


I e III, apenas. 


I, II e III. 


III, apenas.


II e III, apenas. 


I, apenas. 

Ana Mara é diretora de Recursos Humanos da empresa XZY com filiais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Como em toda empresa, na XZY também existem problemas: alta rotatividade de funcionários, muitas reclamações sobre os estilos de gerenciamento das pessoas, falta de oportunidade de crescimento profissional, não valorização da criatividade e muitos outros. Mediante esse quadro, Ana Mara optou por investir, de imediato, na formação de líderes. Adotou um curso de desenvolvimento gerencial composto de cinco módulos e, nestes, foram utilizadas várias estratégias lúdicas (jogos, simulações, Psicodrama, estudos de caso, entre outras). Esse curso foi liderado pela analista de gestão de pessoas Beatriz. Como facilitadora, Beatriz expressou algumas atitudes como:  

 

I) Realizou um “cheque-list” das tarefas que seriam desenvolvidas com os colaboradores; 

II) Desconsiderou o local em que iria ser aplicada a técnica, pois deduziu que uma empresa grande como a XYZ teria uma excelente sala de treinamentos;

III) Respeitou e manteve sigilo sobre as crenças, atitudes e comportamentos dos colaboradores que participaram do treinamento.

 

Podemos afirmar que são corretas as assertivas:

 


II, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.


I, apenas.


I, II, III.

"A essência de todo e qualquer indivíduo consiste no fato dele ser portador de um conjunto de sistemas: desejos, identificações, valores, capacidades, mecanismos defensivos e, sobretudo, necessidades básicas, como a dependência e a de ser reconhecido pelos outros, com os quais ele é compelido a conviver. Assim, como o mundo interior e o exterior são a continuidade um do outro, da mesma forma o individual e o social não existem separadamente, pelo contrário, eles se diluem, interpenetram, complementam e confundem entre si." (Zimerman e Osório, 2000, p.27). Analise as seguintes assertivas:

 

I) A teoria da dissonância cognitiva, fundamentada por Leon Festinger traz o sentimento de ansiedade e tensão interna provocado pela percepção da inconsistência lógica entre duas cognições diferentes, incluindo atitudes, crenças e comportamentos.

II) Na Teoria de Campo desenvolvida por Kurt Lewin, o conceito de “campo dinâmico”, menciona que o comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes, sendo que cada parte do campo depende de uma inter-relação com as outras partes.

III) Um dos principais objetivos do Psicodrama, fundamentado por Jacob Levy Moreno é proporcionar ao indivíduo o conhecimento do próprio esquema de papéis para planejar uma estratégia comportamental que favoreça a utilização de papeis bem desenvolvidos e, assim, permita o maior número de vínculos pessoais.

IV) Para Pichon Riviére, o grupo é o conjunto de pessoas ligadas no tempo e no espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõem a uma tarefa, interatuando para isto em uma rede de papeis, com o estabelecimento de vínculos entre si.

 

Considerando as teorias que  fundamentam as dinâmicas de grupos, podemos afirmar que são corretas as assertivas:


II e III, apenas.


I e IV, apenas.


I, II, III e IV.  


I, III e IV, apenas.


II, III e IV, apenas.

Após o feedback, é necessário que o indivíduo saia com a perspectiva de crescimento. Para tanto, é bom que tenha recebido a mensagem passada e seja capaz de interpretá-la e pô-la em prática. Só assim, a utilização do feedback será comprovada e o avaliador verá que fez um bom trabalho.

 

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I-O feedback, para ser eficaz,  não deve ser comprovado pelo indivíduo avaliado, de modo que ele repasse (interna e externamente) os ensinamentos, conselhos e orientações que lhe foram dados pelo avaliador. 

                                                                                                  PORQUE

II- O feedback é uma forma de oferecer ajuda, é um mecanismo corretivo para o indivíduo que deseja aprender quanta afinidade existe entre sua conduta e suas intenções. 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Páginas: 12345678910
11