CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


A cadeia alimentar é uma sequência que liga organismos através das relações de alimentação. Essa cadeia é formada por produtores, consumidores e decompositores. (SOUZA, 2018, p.1).

 

Além dessas classificações, nessa mesma cadeia alimentar, temos os organismos fotossintetizantes, seres clorofilados, representados por plantas, alguns protistas, bactérias fotossintetizantes e cianobactérias, que fabricam seu próprio alimento por meio da fotossíntese. E também, os animais detritívoros, como o urubu, que alimenta de matéria orgânica parcialmente em decomposição, ou seja, alimentam de detritos.

 

Na cadeia alimentar, os seres vivos são classificados  de acordo com suas formas de alimentação. Vejamos a representação de uma cadeia alimentar na figura abaixo:

 

 

Os organismos herbívoros e carnívoros, em uma cadeia alimentar, são classificados como:

 

Assinale a alternativa correta.


Produtores.
Decompositores.
Detritívoros.
Fotossintetizantes.
Consumidores.

Os peixes ósseos possuem uma bolsa com gases, bexiga natatória, que tem a função de fazer com que eles flutuem.

 

Peixes. Disponível em: https://www.estudokids.com.br/peixes-caracteristicas-desse-animal-aquatico/. Acesso em: 15 mar. 2019.

 

Sobre a bexiga natatória, temos que:

 

I- As bolsas ou bexigas natatórias controlam a densidade do corpo dos peixes.

 

II- As bolsas ou bexigas natatórias são responsáveis pela troca gasosa nos pulmões.

 

III- Quando os peixes estão em pequenas profundidades, os gases que estão no sangue passam para a bexiga natatória, enchendo e diminuindo a densidade corporal.

 

IV- Quando os peixes estão em lugares mais profundos, eles precisam subir até a superfície porque a bexiga natatória só funciona mediante pouca pressão da água.

 

V- Quando os peixes estão em lugares mais profundos, os gases que estão na bexiga natatória passam para o sangue, aumentando a densidade corporal.

 

Estão corretas as alternativas:


II, III e V apenas.
I, III e V apenas.
III, IV e V apenas.
I, II e III apenas.
II, III e IV apenas.

[...] ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências. Em outras palavras, apreender ciência não é a finalidade última do letramento, mas, sim, o desenvolvimento da capacidade de atuação no e sobre o mundo, importante ao exercício pleno da cidadania. Nessa perspectiva, a área de Ciências da Natureza, por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber, precisa assegurar aos alunos do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica (BRASIL, 2014. p. 319).

Diante afirmativa, avalie as seguintes asserções e a semelhança proposta entre elas:

 

I - O objetivo do ensino de Ciências é reconhecer os valores humanos e estabelecer associações entre o aprendizado de como compreender o mundo e, nele, promover transformações.

Porque

II – Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o estudo das Ciências, irá ampliar a capacidade da criança, como cidadã, de compreender as ações, as reações, as composições das coisas e os objetos que constituem o mundo que a cerca.

 

 Diante dessa premissa, assinale a opção correta.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão.

 

Com base na asserção acima, assinale a alternativa que apresenta uma glândula anexa do sistema digestório.


Fígado.
Esôfago.
Faringe.
Intestino delgado e grosso.  
Estômago.

O alimento é fonte de energia para os seres vivos.

Você já sentiu tontura, náuseas, fraqueza, dor de cabeça e sudorese após ficar um longo período sem alimentar? Muitas vezes essa falta de alimento provoca até desmaios. Isso se dá não só com o ser humano, mas com todos os animais, sem restrição! É consequência da falta de energia no corpo que é adquirida pela ingestão de alimentos. Podemos dizer que sem alimentar, ficamos sem energia.

 

Cada grupo de animais possui a sua própria dieta alimentar. Alguns comem apenas carnes, outros comem ervas e frutas. O tubarão, além de ter no cardápio peixes e  plâncton, ele come tudo que vê pela frente, até lata!

 

O tipo de alimentação de cada espécie animal nos ajuda a classifica-los em: carnívoros, herbívoros e onívoros. Os seres humanos se alimentam de produtos de origem animal e de origem vegetal. Dessa forma, os seres humanos podem se enquadram em qual classificação?

Afinal, O Ser Humano É Carnívoro, Onívoro Ou Herbívoro? Disponível em: https://veganosbrasil.com.br/afinal-o-ser-humano-e-carnivoro-onivoro-ou-herbivoro/. Acesso em: 01 mar. 2019.

 

Assinale a alternativa correta.


Vegano
Herbívoros
Carnívoros
Frugívoros
Onívoros

Observe a pintura a seguir:

Figura: A noite estrelada. Artista: Van Gogh (1889).

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Noite_Estrelada#/media/File:Van_Gogh_-_Starry_Night_-_Google_Art_Project.jpg. Acesso em: 01 mar. 2019.

 

Essa tela representada na figura 01 é uma obra do artista Vicent Van Gogh e, é intitulada de “A noite estrelada” (1889). A alternância dos dias e noites são decorrentes da movimentação de nosso planeta. Devido ao movimento de _________________, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas, o que resulta na sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.

 

Marque a opção que preenche CORRETAMENTE a lacuna:

 


Translação da Lua em torno da Terra.
Rotação da Lua em Torno do Sol.
Translação da Terra em torno do Sol.
Rotação do Sol em torno da Terra.
Rotação da Terra ao redor de um eixo.

Ao estudar Ciências, as pessoas aprendem a respeito de si mesmas, da diversidade e dos processos de evolução e manutenção da vida, do mundo material – com os seus recursos naturais, suas transformações e fontes de energia –, do nosso planeta no Sistema Solar e no Universo e da aplicação dos conhecimentos científicos nas várias esferas da vida humana. Essas aprendizagens, entre outras, possibilitam que os alunos compreendam, expliquem e intervenham no mundo em que vivem.

 

Para orientar a elaboração dos currículos de Ciências, as aprendizagens essenciais a ser asseguradas neste componente curricular foram organizadas em três unidades  temáticas que se repetem ao longo de todo o Ensino Fundamental. São elas:

 

Assinale a única alternativa CORRETA.


Fatos e as ideias, Vida e evolução e Matéria e energia.
Os seres vivos, Vida e evolução e Matéria e energia.
Terra e Universo, Vida e evolução e Matéria e energia.
Terra e Universo, Fatos e as ideias e Vida e evolução.
Terra e Universo, Os seres vivos e Matéria e energia.

FRANÇA, Geraldo Victorino de. Conhecendo o planeta Terra. Disponível em: https://aprendendocomovoinho.blogspot.com/2011/03/conhecendo-o-planeta-terra.html?m=1. Acesso em: 03 abr. 2019.

 

Sobre a quantidade de água no planeta, temos que:

 

I- A quantidade de água no planeta corresponde a maior parte de toda dimensão planetária.

II- A quantidade de água no planeta corresponde aos rios, aos oceanos e às geleiras. 

III- A quantidade de água potável no planeta é uma proporção muito pequena.

IV- A quantidade de água potável do planeta não é inesgotável.

V- A quantidade de água salgada corresponde a maior parte de toda água encontrada no planeta.

 

Assinale a alternativa com a sequência correta.


I, II, IV e V.
I, III, IV e V.
I, II, III, IV e V.
II, IV e V.
II, III, IV e V.

Os mamíferos são animais classificados na classe Mammalia. Nela existem animais pesando de 3g a 160 toneladas e medindo de 8 cm até 30 m de comprimento. Podemos encontrar mamíferos em vários ambientes, como na água doce, na água salgada, no ar e na terra firme. Alguns mamíferos (o rato, por exemplo) transmitem microrganismos patogênicos prejudiciais ao homem, mas há mamíferos muito importantes para o ser humano (como a vaca e a cabra, na obtenção de leite, carne, couro, lã, dentre tantas outras coisas).

(LOUREDO, Paula. Mamíferos. Escola Kids. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/classe-mammalia.htm. Acesso em: 08 mar. 2019).

 

Sobre as características dos animais mamíferos leia as afirmativas abaixo.

 

I - Os Marsupiais (gambá, canguru e coala) são espécies de  mamíferos na qual ocorre o desenvolvimento da cria principalmente na parte externa do corpo da fêmea, dentro de uma bolsa chamada marsúpio.

II - As baleias,    os golfinhos, não são os únicos animais mamíferos aquáticos,  fazem parte         desse grupo o peixes-boi e os dugongos, que são os menores membros da ordem.

III - Os elefantes (da ordem proboscídea) são mamíferos placentários, que se caracterizam pela presença de um nariz desenvolvido em forma de tromba.

IV - Os morcegos, que são os únicos animais mamíferos capazes de voar, representam um quarto de toda a fauna de mamíferos do mundo.

V - Há dois grupos de animais mamíferos de casco, os cavalos, os tapires e os rinocerontes com um número ímpar de dedos nas patas. E o boi, a cabra, o camelo, o hipopótamo, o porco, etc., com um número par de dedos nas patas.

 

A sequência correta é:

 


I, II, III e V.
I, II, IV e V.
I, II, III  e IV .
I, III  e V.
I, II, III, IV e V.

A audição nos possibilita perceber o meio que nos cerca. Os sons nos alertam sobre a aproximação dos riscos que corremos e, também, por meio deles podemos perceber a sensação de tranquilidade.

 

O som é uma vibração do ar que é captada pela orelha externa. Ela é formada pelo pavilhão auricular, a parte côncava da orelha, ligada ao meato acústico externo. Nessa parte, o som é captado para podermos ouvi-lo, ou seja, o formato côncavo permite que o som entre e não se espalhe com facilidade. O meato acústico externo é um túnel que se inicia na orelha, com cerca de 2,5 cm de comprimento, e termina no tímpano. (TOMITA, 2012).

 

 

Na imagem acima, temos a representação da orelha. Identifique as partes da orelha que estão numeradas na imagem e em seguida assinale a alternativa correta.


1 – Pavilhão auricular, 2 – ouvido interno, 3 – ouvido médio, 4 – ouvido externo
1 – Pavilhão auricular, 2 – ouvido médio, 3 – ouvido interno, 4 – ouvido externo
1 – Pavilhão auricular, 2 – ouvido interno, 3 – ouvido externo, 4 – ouvido médio
1 – Ouvido interno, 2 – ouvido médio, 3 – ouvido externo, 4 – pavilhão auricular
1 – Ouvido externo, 2 – ouvido interno, 3 – ouvido médio, 4 – pavilhão auricular
Páginas: 1234567