CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


Qual o impacto da poluição do ar na saúde?

27.07.2018

Névoa no céu de São Paulo (foto: Gabriel de Andrade Fernandes/Flickr)

 

Nove em cada dez pessoas respiram ar contaminado no mundo de acordo com o mais recente relatório da OMS, publicado em 2018. A agência da ONU estima que sete milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência da má qualidade do ar. E no Brasil? O mesmo levantamento fala em 50 mil mortes por ano, mas alguns pesquisadores acreditam que o número pode ser maior. De acordo com pesquisas do médico patologista Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da USP, o morador de São Paulo, por exemplo, perde em média um ano e meio de vida por causa da poluição. Viver na capital paulista seria equivalente a fumar quatro cigarros por dia.

As mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, incluindo pneumonia.

WRI Brasil. Qual o impacto da poluição do ar na saúde? Disponível em: https://wribrasil.org.br/pt/blog/2018/07/qual-o-impacto-da-poluicao-do-ar-na-saude. 27 jun.2019. Acesso em: 12 mar. 2019.

 

Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

Sabemos que o ar é uma mistura dos gases nitrogênio, oxigênio e gás carbônico. O gás nitrogênio é o que apresenta em maior quantidade, cerca de 78%. A proporção de oxigênio corresponde a cerca de 21%. O 1% restante inclui argônio, o gás carbônico e outros gases. Esta é a proporção de gases no ar seco.

 

Porque

 

Podem, também, ser encontrados no ar, vapor de água (em quantidade variável) e poeira. Além dos gases poluentes vindos das indústrias ou de outras fontes, como o a incineração de resíduos, como o caso de pneus. O problema da poluição do ar, começa em nosso entorno, com a fumaça de cigarros, dos carros, queimadas, dentre outros.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.




  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.