CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE


Observe a figura:

Figura: Esquema do Aquífero Guarani

Disponível em: Por Multimídia/Abr - File made by Agência Brasil [1] and retouched by the uploader, CC BY 3.0 br, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2464408

 

A deterioração dos recursos hídricos e das reservas disponíveis pode tanto ocorrer na superfície, quanto atingir as áreas de recarga das águas subterrâneas, como os aquíferos, com efeitos diversificados na qualidade das águas e repercussão na saúde humana. Um exemplo de reserva de águas subterrâneas é o Aquífero Guarani (figura). Ele é um corpo hídrico subterrâneo e que ultrapassa fronteiras geográficas, abrangendo parte dos territórios da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Possui um volume acumulado de 37.000 km3 e área estimada de 1.087.000 Km2. Na parte brasileira estende-se a oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

A contaminação dessas reservas subterrâneas pode ocorrer por diversos fatores. Julgue os itens a seguir:

 

I) Percolação de resíduos de aterros sanitários.

II) Percolação a partir de lagoas de estabilização.

III) Perdas por derrame em tanques de reserva de combustíveis e descarga de fossas negras.

IV) O uso de fertilizantes na irrigação (inclusive o restilo de cana-de-açúcar) pode contaminar por percolação.

 

São causas de contaminação das reservas subterrâneas, as informações contidas nas seguintes assertivas:

 


II e III, apenas.


I, II, III e IV.


I, III e IV, apenas.


I e III, apenas.


II e IV, apenas.

De acordo com os embasamentos apresentados no capítulo O sujeito com deficiência no contexto das relações sociais do livro Sociologia da acessibilidade dos autores: Ottmar Teske et al. Curitiba: Intersaberes, 2017. A deficiência encontra-se na sociedade, nas estruturas e não no indivíduo, justifica:

Analise as afirmativas a seguir.

 

I - A Sociedade se produz e reproduz de forma conformista, padronizada e conservadora, ao preferir manter ou transferir a deficiência para pessoa, assim como responsabilizá-la por suas consequências no âmbito social.

II - A sociedade fortalece o processo de reprodução social por meio dos rituais de procedimentos denominados normais, internalizado no modelo e na estrutura social que não possibilita a incorporação de novas situações inerentes as relações sociais.

III - A sociedade condiciona, orienta, organiza e pauta as atitudes, as normas, os costumes e seu conservadorismo, transferindo para o individual a representação pelo elemento contraditório, isto é, ao culpar e responsabilizar aquele que questiona e desafia a regra estabelecida pela maioria com normal.

 

É correto o que se afirma em:

 


II e III, apenas.


I, II e III.


III, apenas.


I e II, apenas.


I e III, apenas.

Leia com atenção:

“Ninguém tem antipatia pelos turistas estrangeiros que invadem as nossas cidades artísticas, muito menos pelos empresários ou pelos financiadores estrangeiros que abrem ou adquirem empresas entre nós. O problema não é o estrangeiro, mas sim o pobre como tal e aquilo que ele representa. (A opinião é do padre italiano Luciano Cantini, em artigo publicado em Il Sismografo, 10-07-2018).

 

Identificando a pobreza com os estrangeiros imigrantes e refugiados que “invadem” alguns países da Europa fugindo de conflitos, falta de oportunidades e da pobreza existentes em seus países de origem, muitas pessoas buscam fora de sua nacionalidade oportunidades de trabalho procurando qualidade de vida e bem-estar, através de empregos em países estrangeiros, se juntando a milhares de pessoas na busca por melhor condição de vida e oportunidades de realizarem sonhos de conquistas materiais fugindo da pobreza e da miséria de sua terra natal.

 

Sobre o estudo da aporofobia, ou ao que foi estudado sobre o conceito, observe com atenção as afirmativas abaixo e marque aquela que corresponde adequadamente a esse conceito:

 


Em grego, a palavra á-poros significa “sem recursos”, portanto, o termo aporofobia significa “rejeição ou aversão aos pobres”.


O termo aporofobia foi desenvolvido nos Estados Unidos em período pós-Segunda Guerra entre grupo de políticos de representação republicana.


O fundamentalismo religioso tem por base o combate a aporofobia, sendo um dos pilares de luta religiosa.


Aporofobia tem por objetivo o estudo sobre economia criativa voltada ao desenvolvimento social.


Aporofobia e xenofobia são termos que representam o mesmo conceito e a mesma conotação, tendo sentido idêntico.

Leia com atenção:


Art. 1o Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. (LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006.)


Como ficou conhecida no Brasil a legislação a qual pertence o artigo anterior? Assinale a alternativa correta:

 


Estatuto da Mulher


Lei do Feminicídio


Lei Maria da Penha


Lei Princesa Isabel


Lei Joanna Maranhão

Leia com atenção:

 

“A igualdade, em contraste com tudo o que se relaciona com a mera existência, não nos é dada, mas resulta da organização humana, porquanto é orientada pelo princípio da justiça. Não nascemos iguais: tornamo-nos iguais como membros de um grupo por força da nossa decisão de nos garantirmos direitos reciprocamente iguais”.

(Trecho extraído de “Origens do totalitarismo”, de Hannah Arendt).

 

Com base no texto e nos estudos realizados, considere as afirmativas a seguir:

 

I - Apesar do ideal consubstanciado na afirmação de que “todos os homens nascem livres e iguais”, não encontramos ainda na realidade uma verdadeira igualdade entre os indivíduos.

II - É através do exercício da cidadania e da organização política que poderemos avançar efetivamente na construção dos direitos humanos.

III - Os homens nascem desiguais e essa desigualdade só pode ser superada quando fazemos parte de pequenos grupos que reconheçam a igualdade de seus membros.

 

É correto o que se afirma em:

 


II e III, apenas.


I e III, apenas.


II, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III.

De acordo com o sociólogo britânico Anthony Giddens, a humanidade conheceu basicamente quatro sistemas de estratificação social: escravidão, castas, estamentos e classes. Historicamente, no Brasil vivenciamos o(s) seguinte(s) sistema(s):

 


Escravidão.


Classes.


Classes e castas.


Escravidão e classes.


Estamentos, escravidão e classes.

Leia com atenção:

O objetivo principal do diálogo inter-religioso é mudar e amadurecer na percepção e compreensão da realidade e depois agir corretamente, quer dizer, ter a compreensão mútua. Para alcançar esse objetivo, são necessárias abertura e disposição para escutar o outro, vontade de aprender e uma atitude de dar e receber, tentando superar os preconceitos. (ANDRADE, Joachim. Relações ecumênicas e inter-religiosas: construindo uma ponte entre as religiões. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 190)

 

Considerando essa abordagem, pode-se afirmar que o diálogo inter-religioso:

 

I – Aponta para uma comunicação e um relacionamento entre os fieis de tradições religiosas diferentes, envolvendo partilha de vida, experiência e conhecimento.

II – Pressupõe o predomínio das relações de uma religião sobre as demais, não envolvendo a partilha de experiências.

III – Aponta para uma segregação entre os fieis de tradições religiosas diferentes, sem envolver relacionamento e troca de experiências.

IV – Visa promover a empatia e o acolhimento, removendo preconceitos e suscitando a compreensão, enriquecimento e partilha da experiência religiosa.

 

É correto o que se afirma em:

 


I e II, apenas.


II e III, apenas.


I e IV apenas.


I, II e IV, apenas.


III e IV, apenas.

No ano de 2012, o número de vítimas de violência homofóbica cresceu 166% em relação ao ano de 2011. De acordo com o Relatório de Violência Homofóbica no Brasil, foram registradas 3.084 denúncias, envolvendo 4.851 vítimas no país naquele ano. O crescimento dos atos de violência contra homossexuais pode ser associado:

 


ao crescimento do número de pessoas que se assumem como homossexuais, ferindo o padrão de sexualidade normal da sociedade brasileira.


à falta de representatividade de grupos organizados que defendam os direitos de cidadania dos homossexuais.


a uma manifestação intolerante, preconceituosa e discriminatória por parte principalmente dos heterossexuais, que expressa uma forma de inferiorização dos indivíduos homossexuais.


à promulgação da Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.


a uma política democrática e igualitária desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes político-religiosas.

“O período da modernidade, época iniciada ao fim do século XVII, promove o surgimento de três conceitos-chave para a concepção de sociedade que temos hoje. São eles: o Estado-Nação centralizado; o modo de produção capitalista industrial; e a cidade como célula. Tratam-se de três estruturas sociais, econômicas e políticas intrinsicamente imbricadas umas nas outras.” (Mendonça; Dias, XXXX)

Considerando os aspectos referentes ao desenvolvimento e progresso na modernidade analise as afirmativas.

 

I - Na modernidade consolida-se a disseminação e o fortalecimento do pensamento cartesiano, o ser humano como o novo centro do mundo, utilizando seus métodos científicos e a razão para desvendar e, ao mesmo tempo, dominar a natureza.

II - A partir do século XIX, o ideal positivista de progresso passou a sofrer graves críticas diante da realidade vivida nessa época, de guerras, crises econômicas e problemas sociais. O filósofo Theodor W. Adorno foi dos críticos do ideal de “progresso”.

III - Após a segunda Guerra Mundial, o termo desenvolvimento se tornou internacionalmente reconhecido, como sinônimo de crescimento, medido pela eficiência econômica de cada país por meio de índices como PIB e renda per capita.

IV - Nos anos de 1950 e 1960 ocorreu uma ampla discussão sobre meio ambiente e igualdade social. Sucedendo com o fim das discussões, um crescimento econômico que erradicou os problemas sociais.

 

É correto apenas que se afirma em:

 

 


II, III e IV.


II.


I, II e III.


I, II e IV.


II e III.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a estimativa do número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050; isso representará um quinto da população mundial.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo, e, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.

Fonte: Jornal da Universidade de São Paulo (USP) de 07/06/2018. Em 2030, Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo.

Disponível: https://jornal.usp.br/atualidades/em-2030-brasil-tera-a-quinta-populacao-mais-idosa-do-mundo/. Acesso em: 06 de agosto de 2019.

 

Mediante os dados apresentados, quanto a esses números, a Sociedade Civil e o Estado devem investir em:

 

Analise as afirmativas.

 

 

I – Redução das desigualdades sociais em conformidade com o artigo 3º da Lei Nº 8080/90, em que consta: A saúdes têm como fatores “determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais”.

 

II – Criação de dispositivos legais, como: Legislações Federais, Estaduais e Municipais, capazes de garantir o atendimento das demandas da população idosa no contexto brasileiro.

 

III – Competência administrativa para planejar, desenvolver e avaliar com sensibilidade a condução dos serviços sociais necessários à população idosa como: acessibilidade arquitetônica, (re)qualificação para o trabalho, inclusive quanto as inovações tecnológicas atuais do século XXI, acesso a qualidade de vida e aos direitos inerentes à vida social.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


I.


II.


III.


I, II e III.


I e III.