CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE


“O período da modernidade, época iniciada ao fim do século XVII, promove o surgimento de três conceitos-chave para a concepção de sociedade que temos hoje. São eles: o Estado-Nação centralizado; o modo de produção capitalista industrial; e a cidade como célula. Tratam-se de três estruturas sociais, econômicas e políticas intrinsicamente imbricadas umas nas outras.” (Mendonça; Dias, XXXX)

Considerando os aspectos referentes ao desenvolvimento e progresso na modernidade analise as afirmativas.

 

I - Na modernidade consolida-se a disseminação e o fortalecimento do pensamento cartesiano, o ser humano como o novo centro do mundo, utilizando seus métodos científicos e a razão para desvendar e, ao mesmo tempo, dominar a natureza.

II - A partir do século XIX, o ideal positivista de progresso passou a sofrer graves críticas diante da realidade vivida nessa época, de guerras, crises econômicas e problemas sociais. O filósofo Theodor W. Adorno foi dos críticos do ideal de “progresso”.

III - Após a segunda Guerra Mundial, o termo desenvolvimento se tornou internacionalmente reconhecido, como sinônimo de crescimento, medido pela eficiência econômica de cada país por meio de índices como PIB e renda per capita.

IV - Nos anos de 1950 e 1960 ocorreu uma ampla discussão sobre meio ambiente e igualdade social. Sucedendo com o fim das discussões, um crescimento econômico que erradicou os problemas sociais.

 

É correto apenas que se afirma em:

 

 




  • II, III e IV.

  • II.

  • I, II e III.

  • I, II e IV.

  • II e III.