CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE


Leia com atenção:

“Ninguém tem antipatia pelos turistas estrangeiros que invadem as nossas cidades artísticas, muito menos pelos empresários ou pelos financiadores estrangeiros que abrem ou adquirem empresas entre nós. O problema não é o estrangeiro, mas sim o pobre como tal e aquilo que ele representa. (A opinião é do padre italiano Luciano Cantini, em artigo publicado em Il Sismografo, 10-07-2018).

 

Identificando a pobreza com os estrangeiros imigrantes e refugiados que “invadem” alguns países da Europa fugindo de conflitos, falta de oportunidades e da pobreza existentes em seus países de origem, muitas pessoas buscam fora de sua nacionalidade oportunidades de trabalho procurando qualidade de vida e bem-estar, através de empregos em países estrangeiros, se juntando a milhares de pessoas na busca por melhor condição de vida e oportunidades de realizarem sonhos de conquistas materiais fugindo da pobreza e da miséria de sua terra natal.

 

Sobre o estudo da aporofobia, ou ao que foi estudado sobre o conceito, observe com atenção as afirmativas abaixo e marque aquela que corresponde adequadamente a esse conceito:

 




  • Em grego, a palavra á-poros significa “sem recursos”, portanto, o termo aporofobia significa “rejeição ou aversão aos pobres”.

  • O termo aporofobia foi desenvolvido nos Estados Unidos em período pós-Segunda Guerra entre grupo de políticos de representação republicana.

  • O fundamentalismo religioso tem por base o combate a aporofobia, sendo um dos pilares de luta religiosa.

  • Aporofobia tem por objetivo o estudo sobre economia criativa voltada ao desenvolvimento social.

  • Aporofobia e xenofobia são termos que representam o mesmo conceito e a mesma conotação, tendo sentido idêntico.