CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a estimativa do número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050; isso representará um quinto da população mundial.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo, e, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.

Fonte: Jornal da Universidade de São Paulo (USP) de 07/06/2018. Em 2030, Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo.

Disponível: https://jornal.usp.br/atualidades/em-2030-brasil-tera-a-quinta-populacao-mais-idosa-do-mundo/. Acesso em: 06 de agosto de 2019.

 

Mediante os dados apresentados, quanto a esses números, a Sociedade Civil e o Estado devem investir em:

 

Analise as afirmativas.

 

 

I – Redução das desigualdades sociais em conformidade com o artigo 3º da Lei Nº 8080/90, em que consta: A saúdes têm como fatores “determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais”.

 

II – Criação de dispositivos legais, como: Legislações Federais, Estaduais e Municipais, capazes de garantir o atendimento das demandas da população idosa no contexto brasileiro.

 

III – Competência administrativa para planejar, desenvolver e avaliar com sensibilidade a condução dos serviços sociais necessários à população idosa como: acessibilidade arquitetônica, (re)qualificação para o trabalho, inclusive quanto as inovações tecnológicas atuais do século XXI, acesso a qualidade de vida e aos direitos inerentes à vida social.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 




  • I.

  • II.

  • III.

  • I, II e III.

  • I e III.