BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA
Vacinas
Como diziam nossas avós, "é melhor prevenir que remediar". E essa é a importante função das vacinas, proteger o nosso corpo de vírus e bactérias que provocam várias doenças capazes de afetar seriamente a nossa saúde. Além de proteger quem foi vacinado, as vacinas também contribuem para a segurança de uma comunidade inteira. Quanto maior a quantidade de pessoas protegidas, menor a chance de qualquer uma delas (seja ela vacinada ou não) contrair alguma doença.
Fonte: Disponível em: http://www3.hermespardini.com.br/pagina/86/vacinas.aspx. Acesso em: 27 mar.2017.
A utilização de vacinas tem uma melhor relação custo-benefício no controle de doenças imunopreviníveis que o uso de medicamentos para sua cura. Como consequência de muitos anos de investimento em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, as vacinas são seguras e julgadas essenciais para a saúde pública. Elas podem ser formadas de moléculas, microrganismos mortos ou microrganismos vivos atenuados (BIO-MANGUINHOS, 2007).
Considerando as informações do texto acima e a composição das vacinas, assinale a alternativa CORRETA.
As vacinas atenuadas são compostas por artrópodes (insetos) conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo, como, por exemplo, a vacina contra a febre amarela.
Os soros são compostos por microrganismos conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Causam infecção sem produzir a doença. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo.
A rubéola é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados. A vacina contra rubéola, normalmente administrada junto com as vacinas antitetânica e antidiftérica (DTP), é produzida a partir do microrganismo morto.
As vacinas atenuadas são compostas por microrganismos conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Causam infecção sem produzir a doença. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo, como, por exemplo, as vacinas contra sarampo e febre amarela.
O botulismo é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados. A vacina contra o botulismo, normalmente administrada junto com as vacinas antitetânica e antidiftérica (DTP), é produzida a partir do microrganismo morto.
Leia o texto abaixo.
Produção de biocombustível alternativo ao óleo diesel
Atualmente, a reciclagem de resíduos agrícolas e agro-industriais vem ganhando espaço cada vez maior, não simplesmente porque os resíduos representam matérias primas de baixo custo, mas, principalmente, porque os efeitos da degradação ambiental decorrente de atividades industriais e urbanas estão atingindo níveis cada vez mais alarmantes. Vários projetos de reciclagem têm sido bem sucedidos no Brasil e dentre eles destacam-se o aproveitamento de papel, plásticos, metais, óleos lubrificantes automotivos e industriais, soro de leite e bagaço de cana. Mais recentemente, a implantação de Programas de Qualidade Total tem reduzido o impacto poluidor de várias atividades de natureza agroindustrial. No entanto, muitos casos ainda prevalecem sem qualquer proposta de solução definitiva. Por exemplo, em abatedouros de frangos, os animais que chegam mortos e/ou são condenados pela Inspeção Federal representam em média 4-5%. Estes animais são normalmente incinerados ou mesmo enterrados, um destino inconveniente devido a possibilidade de contaminação de lençóis freáticos com resíduos indesejáveis e/ou microrganismos patogênicos. Por outro lado, a incineração é também um processo poluente e de alto custo que vem, gradativamente, entrando em desuso. Assim, de um modo geral, o aproveitamento integrado de resíduos gerados na indústria alimentícia pode evitar o encaminhamento destes a aterros sanitários, permitindo o estabelecimento de novas alternativas empresariais e minimizando o impacto ambiental do acúmulo destes resíduos. Dentre os materiais que representam riscos de poluição ambiental e, por isso, merecem atenção especial, figuram os óleos vegetais usados em processos de fritura por imersão.
Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v23n4/2654.pdf. Acesso em: 21 out.2016.
Considerando as informações do texto acima e seus estudos sobre Biotecnologia clássica, analise as alternativas a seguir.
I) Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil.
II) A incineração é um processo poluente e de alto custo que vem, gradativamente, entrando em desuso.
III) Os óleos vegetais usados em processos de fritura por imersão representam riscos de poluição ambiental.
IV) O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc).
As afirmações CORRETAS podem ser identificadas em:
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
Primeiramente, atente-se às informações do texto a seguir.
Uma das tarefas mais importantes dentro dos programas de melhoramento é a conservação do germoplasma. O germoplasma conservado serve como um reservatório de genes aos quais os melhoristas podem acessar quando precisam resolver problemas específicos, tal como a resistência a uma doença. O local onde o germoplasma é conservado é chamado de Banco de Germoplasma. Um bom exemplo da importância da conservação e caracterização do germoplasma é o trabalho liderado pelo pesquisador Luiz Carlos Fazuoli do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com a finalidade de obter cultivares de cafés com baixo teor de cafeína. O grupo de pesquisa de Fazuoli avaliou o Banco de Germoplasma de Café do IAC, que possui cerca de 3000 acessos, e encontrou três acessos (AC1, AC2 e AC3) que apresentavam 0,07% de cafeína, enquanto que o café comum tem cerca de 1,2%. As principais atividades de um banco de germoplasma são a coleta, preservação, caracterização, avaliação e intercâmbio do germoplasma.
Fonte: Disponível em: http://www.bespa.agrarias.ufpr.br/paginas/livro/capitulo%203.pdf. Acesso em: 10 out.2016.
Considerando as informações sobre melhoramento genético vegetal, é correto afirmar que germoplasma corresponde ao:
conjunto de genótipos com capacidade reprodutiva (caules e folhas) pertencente a uma espécie.
conjunto de genótipos com capacidade reprodutiva (sementes e frutos) pertencente a uma espécie.
conjunto de genótipos com capacidade reprodutiva (raiz, caule e folhas) pertencentes a diferentes espécies.
conjunto de fenótipos com capacidade reprodutiva (sementes e frutos) pertencente a uma espécie.
conjunto de fenótipos com capacidade reprodutiva (caules e folhas) pertencente a uma espécie.
Do darwinismo à genômica
Historicamente, o melhoramento genético de animais foi baseado na seleção de indivíduos com fenótipo desejável como pais para a próxima geração. Comparando-se as populações mais antigas com as mais modernas constata-se facilmente que a seleção artificial obteve sucesso em alterar fenótipos apesar de não necessitar do conhecimento formal da genética. As observações de Charles Darwin relatadas em sua obra Origem das Espécies (1859) já indicavam os princípios da seleção, porém somente a partir dos experimentos de Mendel (1900) os princípios da Genética iniciaram a ser desvendados. Pesquisadores como Wright, Haldane e Fisher completaram a síntese entre darwinismo e mendelianismo em uma série de publicações desde 1924 até 1931 demonstrando como a seleção natural poderia agir sobre os fatores mendelianos (hoje conhecidos como genes) que controlam características quantitativas sob seleção. Fisher também demonstrou que os fatores mendelianos poderiam explicar a semelhança entre parentes. Estes princípios se tornaram a base do melhoramento genético científico de animais e plantas. Utilizando o conhecimento genético e estatístico acumulado até 1940, Lush e Hazel desenvolveram os princípios do índice de seleção para otimizar a seleção artificial baseada em informações fenotípicas e no parentesco entre os indivíduos. Porém, somente a variação genética aditiva era considerada no modelo básico, além de apresentar outras limitações estatísticas. Durante os anos 50, 60 e 70, Charles Henderson e seus colegas lideraram avanços na chamada genética quantitativa, desenvolvendo as equações de modelos mistos que combinam a estimação de quadrados mínimos com índice de seleção para derivar estimadores não viciados dos valores genéticos de indivíduos criados em diferentes ambientes. Porém, nenhuma destas metodologias requer alguma informação da arquitetura genética das características sob seleção. O que se segue na história do melhoramento genético das espécies veio preencher esta lacuna. Uma explosão de descobertas nas áreas de métodos de análise do DNA, de equipamentos sofisticados de análise de grande quantidade de amostras, de ferramentas estatísticas e de informática (bioinformática) propiciaram o surgimento da Genômica, ciência que trata do genoma completo dos diferentes organismos. O que está ocorrendo é um espantoso acúmulo de dados genômicos que está à disposição dos pesquisadores para serem interpretados e utilizados, o que deixa em aberto uma enorme trilha a ser percorrida nos próximos anos.
(Disponível em: http://www.beefpoint.com.br/radares-tecnicos/melhoramento-genetico/a-biotecnologia-no-melhoramento-genetico-animal-33237/. Acesso em: 11 out.2016).
Analise as informações do texto acima e considerando os métodos clássicos de cruzamento (mesma espécie) e de hibridação (espécies diferentes) empregadas para melhoramento animal, julgue os itens a seguir.
I) O cruzamento simples é uma técnica de obtenção máxima de heterose, normalmente a partir de uma geração parental bastante misturada, com a qual, um dos progenitores é novamente retrocruzada com sua progênie.
II) A absorção da característica nativaou da característica por meio do uso de progenitores de raça geneticamente modificada ou superior (animais de elite, bovinos e equinos) representa um cruzamento rotacional (ou alternativo).
III) A utilização alternada de reprodutores de raças diferentes para aumentar o grau de heterose (largamente utilizado para gado de corte) configura um cruzamento contínuo.
A(As) afirmação(ões) CORRETA(S) está(ão) indicada(s) em:
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Entre os inúmeros elementos existentes na natureza, podemos destacar alguns largamente empregados ou produzidos na indústria (que, por sua vez, são utilizados em outras áreas). Embora esse gás constitua 78% da atmosfera, ainda não é o elemento mais abundante na crosta terrestre. Foi descoberto em 1772 por Daniel Rutherford, que, ao remover o oxigênio e o dióxido de carbono do ar, verificou um outro gás incolor e inodoro que não alimentava a combustão. Lavoisier chamou esse gás de "azoto", que significa "sem vida ".
Fonte: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/nitrogenio-propriedades-e-usos.htm. Acesso em: 06 out.2016.
É um elemento fundamental na composição das biomoléculas, sendo um componente da estrutura de ácidos nucleicos, aminoácidos, proteínas. Esta característica torna-o vital à sobrevivência e crescimento dos organismos, com destaque para as plantas, tornando-se um fator limitante para a produtividade agrícola. No entanto, as plantas não possuem aparato enzimático para quebrar a tripla ligação da molécula e utilizá-la como fonte de proteína.
É CORRETO afirmar que as características descritas no texto referem-se ao elemento:
nitrogênio.
magnésio.
fósforo.
hidrogênio.
carbono.
Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Coqueluche: sintomas, transmissão e prevençãoSintomas
A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum. Bebês menores de seis meses são os mais propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar à morte.
Transmissão
Acontece principalmente pelo contato direto da pessoa doente com uma pessoa suscetível, não vacinada, por meio de gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou ao falar. Também pode ser transmitida pelo contato com objetos contaminados com secreções do doente. A coqueluche é especialmente transmissível na fase catarral e em locais com aglomeração de pessoas.
Prevenção
Apenas os indivíduos que já tenham adquirido a doença ou recebido a vacina DTP (mínimo de três doses) não correm o risco de adquiri-la. Não existe característica individual que predisponha à doença, a não ser presença ou ausência de imunidade específica. Graças aos programas de vacinação, a ocorrência de casos de coqueluche no Brasil (que já chegou a cerca de 36 mil casos notificados por ano entre 1981 e 1991) vem sendo reduzida.
Fonte: Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/coqueluche-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em: 05 out.2016.
Considerando as informações do texto acima, podemos afirmar que a coqueluche é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida:
tanto a partir do vírus inativado (microrganismo morto) ou de componentes viróticos purificados.
tanto a partir da bactéria ativada (microrganismo vivo) ou de componentes bacterianos purificados.
tanto a partir do vírus ativado (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos contaminados.
tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados.
tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos contaminados.
Primeiramente, leia o texto abaixo. Em seguida, analise o questionamento e assinale a alternativa CORRETA.
As leveduras são fungos unicelulares, ou seja, formados somente por uma única célula. Devido a esta característica elas crescem e se reproduzem mais rapidamente. Esta categoria de fungos não é visível a olho nu, sendo visualizados apenas com auxílio de um microscópio. São bem maiores do que a maioria das bactérias existentes e foram visualizadas pela primeira vez em 1680, por Antony van Leewenhoeck.
Quanto a sua morfologia, as leveduras podem ser ovais (Hansenula ), redondas (Saccharomyces ), cilíndricas (Kloeckera ), triangulares (Trigonopsis ), apiculares (Kloeckera ) e ogivas (Bretanomyces ). A maioria das leveduras vive em exudatos açucarados de plantas, e no néctar das flores. Também são encontradas algumas espécies em superfícies de frutas frescas ou podres.
A reprodução das leveduras pode ocorrer de duas formas:
- Gemação de novas células: Este tipo de reprodução das leveduras ocorre nos mostos em fermentação. Neste processo ocorre a formação de pequenas protuberâncias na superfície da célula que, depois de se desenvolverem, se desprendem, passando a ter vida própria.
- Esporulação de novas células: Este tipo de reprodução consiste na formação de esporos no interior das células, que se tornam livres pela ruptura das células.
Fonte: Disponível em: http://www.infoescola.com/reino-fungi/levedura/. Acesso em: 02 out.2016.
Para a fabricação do pão é necessário acrescentar à massa uma certa quantidade de fermento biológico (lêvedo ou levedura), para que ela cresça e, depois de assada, fique saborosa. O crescimento da massa deve-se:
ao crescimento excessivo do lêvedo, "empurrando" a massa e fazendo-a crescer.
a uma reação química entre o lêvedo e oxigênio.
as leveduras, que começam a comer os açúcares que fazem parte da farinha. À medida que elas digerem lentamente esses elementos, liberam gás carbônico.
a uma reação química entre a água e o lêvedo.
a uma reação da farinha do trigo com a água, servindo o lêvedo para dar sabor ao pão.
Bioética é, segundo Reich (1995, p. 96), “o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas – das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”. A capacidade do ser humano de reflexão, de invenção e de busca contínua por respostas, com base na liberdade da ciência e na pesquisa, bem como a diversidade cultural como fonte de inovação e criatividade, são fatores determinantes para o desenvolvimento científico e tecnológico. Esses fatores podem trazer benefícios aos indivíduos como único ou grupo, aumentando, assim, a melhoria e expectativa da qualidade de vida, promovendo o bem-estar do indivíduo e a reflexão sobre a dignidade do ser humano e ao direito universal das habilidades fundamentais.
A respeito dessa temática e considerando o modelo bioético personalista, analise o questionamento a seguir e assinale a alternativa correta: a fundamentação do modelo personalista centra-se na objetividade dos valores e das normas. Neste sistema, podemos encontrar três definições:
ontológico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; personalismo racional: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
hermenêutico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; personalismo racional: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; ontológico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; hermenêutico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo irracional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
Leia o texto abaixo.
Bioética
A Bioética, enquanto componente curricular tem como objetivo incentivar os profissionais à reflexão, tanto de maneira a avaliar a própria vida, tendo como base a família, valores adquiridos, crenças e religiões, bem como à reflexão da sociedade como um todo, resultando, assim, num pensamento reflexivo sobre os pilares que regem a nossa sociedade. Considerando que a Bioética tem como objetivo a reflexão, o questionamento, ela traz consigo questões relevantes, como por exemplo, fazendo com que deixemos de pensar somente em nossos próprios problemas e passando a agir como um cidadão consciente quanto aos seus próprios direitos e quanto à realidade mundial.
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.
I) O termo eutanásia é constantemente utilizado para designar uma morte suave, com a ausência de um sofrimento aparente, e digna. Porém, a interpretação de dignidade está intimamente relacionada com as crenças, os valores e a religião, de maneira que, para evitar problemas éticos e religiosos, a expressão morte digna está aparentemente em desuso.
II) No Brasil, atualmente, o aborto é considerado ilegal, exceto nas situações de estupro ou risco de vida materno, ou também constatação de bebês anencéfalos. A lei brasileira ainda não possui subsídios e respaldo suficientes para concessão de alvarás, sendo que, quando este ocorre, deve-se constatar a presença de malformações genéticas por uma junta médica. Porém, a decisão baseia-se nos valores morais e sociais dos que os julgam, já que não existe um amparo legal para tais decisões.
III) A clonagem trata-se de uma técnica na qual se produz cópias de genes ou células de um organismo, sendo um processo de reprodução assexuada. Por se tratar de um fenômeno recente, a clonagem ainda gera várias discussões e argumentos em meio ao mundo moderno, sendo que a questão ética torna-se cada vez mais complexa e passível de condenações, até mesmo entre os cientistas.
Está correto o que se afirma em:
As vacinas atenuadas são compostas por artrópodes (insetos) conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo, como, por exemplo, a vacina contra a febre amarela.
Os soros são compostos por microrganismos conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Causam infecção sem produzir a doença. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo.
A rubéola é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados. A vacina contra rubéola, normalmente administrada junto com as vacinas antitetânica e antidiftérica (DTP), é produzida a partir do microrganismo morto.
As vacinas atenuadas são compostas por microrganismos conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Causam infecção sem produzir a doença. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo, como, por exemplo, as vacinas contra sarampo e febre amarela.
O botulismo é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados. A vacina contra o botulismo, normalmente administrada junto com as vacinas antitetânica e antidiftérica (DTP), é produzida a partir do microrganismo morto.
Leia o texto abaixo.
Produção de biocombustível alternativo ao óleo diesel
Atualmente, a reciclagem de resíduos agrícolas e agro-industriais vem ganhando espaço cada vez maior, não simplesmente porque os resíduos representam matérias primas de baixo custo, mas, principalmente, porque os efeitos da degradação ambiental decorrente de atividades industriais e urbanas estão atingindo níveis cada vez mais alarmantes. Vários projetos de reciclagem têm sido bem sucedidos no Brasil e dentre eles destacam-se o aproveitamento de papel, plásticos, metais, óleos lubrificantes automotivos e industriais, soro de leite e bagaço de cana. Mais recentemente, a implantação de Programas de Qualidade Total tem reduzido o impacto poluidor de várias atividades de natureza agroindustrial. No entanto, muitos casos ainda prevalecem sem qualquer proposta de solução definitiva. Por exemplo, em abatedouros de frangos, os animais que chegam mortos e/ou são condenados pela Inspeção Federal representam em média 4-5%. Estes animais são normalmente incinerados ou mesmo enterrados, um destino inconveniente devido a possibilidade de contaminação de lençóis freáticos com resíduos indesejáveis e/ou microrganismos patogênicos. Por outro lado, a incineração é também um processo poluente e de alto custo que vem, gradativamente, entrando em desuso. Assim, de um modo geral, o aproveitamento integrado de resíduos gerados na indústria alimentícia pode evitar o encaminhamento destes a aterros sanitários, permitindo o estabelecimento de novas alternativas empresariais e minimizando o impacto ambiental do acúmulo destes resíduos. Dentre os materiais que representam riscos de poluição ambiental e, por isso, merecem atenção especial, figuram os óleos vegetais usados em processos de fritura por imersão.
Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v23n4/2654.pdf. Acesso em: 21 out.2016.
Considerando as informações do texto acima e seus estudos sobre Biotecnologia clássica, analise as alternativas a seguir.
I) Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil.
II) A incineração é um processo poluente e de alto custo que vem, gradativamente, entrando em desuso.
III) Os óleos vegetais usados em processos de fritura por imersão representam riscos de poluição ambiental.
IV) O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc).
As afirmações CORRETAS podem ser identificadas em:
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
Primeiramente, atente-se às informações do texto a seguir.
Uma das tarefas mais importantes dentro dos programas de melhoramento é a conservação do germoplasma. O germoplasma conservado serve como um reservatório de genes aos quais os melhoristas podem acessar quando precisam resolver problemas específicos, tal como a resistência a uma doença. O local onde o germoplasma é conservado é chamado de Banco de Germoplasma. Um bom exemplo da importância da conservação e caracterização do germoplasma é o trabalho liderado pelo pesquisador Luiz Carlos Fazuoli do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com a finalidade de obter cultivares de cafés com baixo teor de cafeína. O grupo de pesquisa de Fazuoli avaliou o Banco de Germoplasma de Café do IAC, que possui cerca de 3000 acessos, e encontrou três acessos (AC1, AC2 e AC3) que apresentavam 0,07% de cafeína, enquanto que o café comum tem cerca de 1,2%. As principais atividades de um banco de germoplasma são a coleta, preservação, caracterização, avaliação e intercâmbio do germoplasma.
Fonte: Disponível em: http://www.bespa.agrarias.ufpr.br/paginas/livro/capitulo%203.pdf. Acesso em: 10 out.2016.
Considerando as informações sobre melhoramento genético vegetal, é correto afirmar que germoplasma corresponde ao:
conjunto de genótipos com capacidade reprodutiva (caules e folhas) pertencente a uma espécie.
conjunto de genótipos com capacidade reprodutiva (sementes e frutos) pertencente a uma espécie.
conjunto de genótipos com capacidade reprodutiva (raiz, caule e folhas) pertencentes a diferentes espécies.
conjunto de fenótipos com capacidade reprodutiva (sementes e frutos) pertencente a uma espécie.
conjunto de fenótipos com capacidade reprodutiva (caules e folhas) pertencente a uma espécie.
Do darwinismo à genômica
Historicamente, o melhoramento genético de animais foi baseado na seleção de indivíduos com fenótipo desejável como pais para a próxima geração. Comparando-se as populações mais antigas com as mais modernas constata-se facilmente que a seleção artificial obteve sucesso em alterar fenótipos apesar de não necessitar do conhecimento formal da genética. As observações de Charles Darwin relatadas em sua obra Origem das Espécies (1859) já indicavam os princípios da seleção, porém somente a partir dos experimentos de Mendel (1900) os princípios da Genética iniciaram a ser desvendados. Pesquisadores como Wright, Haldane e Fisher completaram a síntese entre darwinismo e mendelianismo em uma série de publicações desde 1924 até 1931 demonstrando como a seleção natural poderia agir sobre os fatores mendelianos (hoje conhecidos como genes) que controlam características quantitativas sob seleção. Fisher também demonstrou que os fatores mendelianos poderiam explicar a semelhança entre parentes. Estes princípios se tornaram a base do melhoramento genético científico de animais e plantas. Utilizando o conhecimento genético e estatístico acumulado até 1940, Lush e Hazel desenvolveram os princípios do índice de seleção para otimizar a seleção artificial baseada em informações fenotípicas e no parentesco entre os indivíduos. Porém, somente a variação genética aditiva era considerada no modelo básico, além de apresentar outras limitações estatísticas. Durante os anos 50, 60 e 70, Charles Henderson e seus colegas lideraram avanços na chamada genética quantitativa, desenvolvendo as equações de modelos mistos que combinam a estimação de quadrados mínimos com índice de seleção para derivar estimadores não viciados dos valores genéticos de indivíduos criados em diferentes ambientes. Porém, nenhuma destas metodologias requer alguma informação da arquitetura genética das características sob seleção. O que se segue na história do melhoramento genético das espécies veio preencher esta lacuna. Uma explosão de descobertas nas áreas de métodos de análise do DNA, de equipamentos sofisticados de análise de grande quantidade de amostras, de ferramentas estatísticas e de informática (bioinformática) propiciaram o surgimento da Genômica, ciência que trata do genoma completo dos diferentes organismos. O que está ocorrendo é um espantoso acúmulo de dados genômicos que está à disposição dos pesquisadores para serem interpretados e utilizados, o que deixa em aberto uma enorme trilha a ser percorrida nos próximos anos.
(Disponível em: http://www.beefpoint.com.br/radares-tecnicos/melhoramento-genetico/a-biotecnologia-no-melhoramento-genetico-animal-33237/. Acesso em: 11 out.2016).
Analise as informações do texto acima e considerando os métodos clássicos de cruzamento (mesma espécie) e de hibridação (espécies diferentes) empregadas para melhoramento animal, julgue os itens a seguir.
I) O cruzamento simples é uma técnica de obtenção máxima de heterose, normalmente a partir de uma geração parental bastante misturada, com a qual, um dos progenitores é novamente retrocruzada com sua progênie.
II) A absorção da característica nativaou da característica por meio do uso de progenitores de raça geneticamente modificada ou superior (animais de elite, bovinos e equinos) representa um cruzamento rotacional (ou alternativo).
III) A utilização alternada de reprodutores de raças diferentes para aumentar o grau de heterose (largamente utilizado para gado de corte) configura um cruzamento contínuo.
A(As) afirmação(ões) CORRETA(S) está(ão) indicada(s) em:
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Entre os inúmeros elementos existentes na natureza, podemos destacar alguns largamente empregados ou produzidos na indústria (que, por sua vez, são utilizados em outras áreas). Embora esse gás constitua 78% da atmosfera, ainda não é o elemento mais abundante na crosta terrestre. Foi descoberto em 1772 por Daniel Rutherford, que, ao remover o oxigênio e o dióxido de carbono do ar, verificou um outro gás incolor e inodoro que não alimentava a combustão. Lavoisier chamou esse gás de "azoto", que significa "sem vida ".
Fonte: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/nitrogenio-propriedades-e-usos.htm. Acesso em: 06 out.2016.
É um elemento fundamental na composição das biomoléculas, sendo um componente da estrutura de ácidos nucleicos, aminoácidos, proteínas. Esta característica torna-o vital à sobrevivência e crescimento dos organismos, com destaque para as plantas, tornando-se um fator limitante para a produtividade agrícola. No entanto, as plantas não possuem aparato enzimático para quebrar a tripla ligação da molécula e utilizá-la como fonte de proteína.
É CORRETO afirmar que as características descritas no texto referem-se ao elemento:
nitrogênio.
magnésio.
fósforo.
hidrogênio.
carbono.
Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Coqueluche: sintomas, transmissão e prevençãoSintomas
A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum. Bebês menores de seis meses são os mais propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar à morte.
Transmissão
Acontece principalmente pelo contato direto da pessoa doente com uma pessoa suscetível, não vacinada, por meio de gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou ao falar. Também pode ser transmitida pelo contato com objetos contaminados com secreções do doente. A coqueluche é especialmente transmissível na fase catarral e em locais com aglomeração de pessoas.
Prevenção
Apenas os indivíduos que já tenham adquirido a doença ou recebido a vacina DTP (mínimo de três doses) não correm o risco de adquiri-la. Não existe característica individual que predisponha à doença, a não ser presença ou ausência de imunidade específica. Graças aos programas de vacinação, a ocorrência de casos de coqueluche no Brasil (que já chegou a cerca de 36 mil casos notificados por ano entre 1981 e 1991) vem sendo reduzida.
Fonte: Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/coqueluche-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em: 05 out.2016.
Considerando as informações do texto acima, podemos afirmar que a coqueluche é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida:
tanto a partir do vírus inativado (microrganismo morto) ou de componentes viróticos purificados.
tanto a partir da bactéria ativada (microrganismo vivo) ou de componentes bacterianos purificados.
tanto a partir do vírus ativado (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos contaminados.
tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados.
tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos contaminados.
Primeiramente, leia o texto abaixo. Em seguida, analise o questionamento e assinale a alternativa CORRETA.
As leveduras são fungos unicelulares, ou seja, formados somente por uma única célula. Devido a esta característica elas crescem e se reproduzem mais rapidamente. Esta categoria de fungos não é visível a olho nu, sendo visualizados apenas com auxílio de um microscópio. São bem maiores do que a maioria das bactérias existentes e foram visualizadas pela primeira vez em 1680, por Antony van Leewenhoeck.
Quanto a sua morfologia, as leveduras podem ser ovais (Hansenula ), redondas (Saccharomyces ), cilíndricas (Kloeckera ), triangulares (Trigonopsis ), apiculares (Kloeckera ) e ogivas (Bretanomyces ). A maioria das leveduras vive em exudatos açucarados de plantas, e no néctar das flores. Também são encontradas algumas espécies em superfícies de frutas frescas ou podres.
A reprodução das leveduras pode ocorrer de duas formas:
- Gemação de novas células: Este tipo de reprodução das leveduras ocorre nos mostos em fermentação. Neste processo ocorre a formação de pequenas protuberâncias na superfície da célula que, depois de se desenvolverem, se desprendem, passando a ter vida própria.
- Esporulação de novas células: Este tipo de reprodução consiste na formação de esporos no interior das células, que se tornam livres pela ruptura das células.
Fonte: Disponível em: http://www.infoescola.com/reino-fungi/levedura/. Acesso em: 02 out.2016.
Para a fabricação do pão é necessário acrescentar à massa uma certa quantidade de fermento biológico (lêvedo ou levedura), para que ela cresça e, depois de assada, fique saborosa. O crescimento da massa deve-se:
ao crescimento excessivo do lêvedo, "empurrando" a massa e fazendo-a crescer.
a uma reação química entre o lêvedo e oxigênio.
as leveduras, que começam a comer os açúcares que fazem parte da farinha. À medida que elas digerem lentamente esses elementos, liberam gás carbônico.
a uma reação química entre a água e o lêvedo.
a uma reação da farinha do trigo com a água, servindo o lêvedo para dar sabor ao pão.
Bioética é, segundo Reich (1995, p. 96), “o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas – das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”. A capacidade do ser humano de reflexão, de invenção e de busca contínua por respostas, com base na liberdade da ciência e na pesquisa, bem como a diversidade cultural como fonte de inovação e criatividade, são fatores determinantes para o desenvolvimento científico e tecnológico. Esses fatores podem trazer benefícios aos indivíduos como único ou grupo, aumentando, assim, a melhoria e expectativa da qualidade de vida, promovendo o bem-estar do indivíduo e a reflexão sobre a dignidade do ser humano e ao direito universal das habilidades fundamentais.
A respeito dessa temática e considerando o modelo bioético personalista, analise o questionamento a seguir e assinale a alternativa correta: a fundamentação do modelo personalista centra-se na objetividade dos valores e das normas. Neste sistema, podemos encontrar três definições:
ontológico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; personalismo racional: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
hermenêutico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; personalismo racional: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; ontológico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; hermenêutico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo irracional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
Leia o texto abaixo.
Bioética
A Bioética, enquanto componente curricular tem como objetivo incentivar os profissionais à reflexão, tanto de maneira a avaliar a própria vida, tendo como base a família, valores adquiridos, crenças e religiões, bem como à reflexão da sociedade como um todo, resultando, assim, num pensamento reflexivo sobre os pilares que regem a nossa sociedade. Considerando que a Bioética tem como objetivo a reflexão, o questionamento, ela traz consigo questões relevantes, como por exemplo, fazendo com que deixemos de pensar somente em nossos próprios problemas e passando a agir como um cidadão consciente quanto aos seus próprios direitos e quanto à realidade mundial.
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.
I) O termo eutanásia é constantemente utilizado para designar uma morte suave, com a ausência de um sofrimento aparente, e digna. Porém, a interpretação de dignidade está intimamente relacionada com as crenças, os valores e a religião, de maneira que, para evitar problemas éticos e religiosos, a expressão morte digna está aparentemente em desuso.
II) No Brasil, atualmente, o aborto é considerado ilegal, exceto nas situações de estupro ou risco de vida materno, ou também constatação de bebês anencéfalos. A lei brasileira ainda não possui subsídios e respaldo suficientes para concessão de alvarás, sendo que, quando este ocorre, deve-se constatar a presença de malformações genéticas por uma junta médica. Porém, a decisão baseia-se nos valores morais e sociais dos que os julgam, já que não existe um amparo legal para tais decisões.
III) A clonagem trata-se de uma técnica na qual se produz cópias de genes ou células de um organismo, sendo um processo de reprodução assexuada. Por se tratar de um fenômeno recente, a clonagem ainda gera várias discussões e argumentos em meio ao mundo moderno, sendo que a questão ética torna-se cada vez mais complexa e passível de condenações, até mesmo entre os cientistas.
Está correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
Primeiramente, atente-se às informações do texto a seguir.
Uma das tarefas mais importantes dentro dos programas de melhoramento é a conservação do germoplasma. O germoplasma conservado serve como um reservatório de genes aos quais os melhoristas podem acessar quando precisam resolver problemas específicos, tal como a resistência a uma doença. O local onde o germoplasma é conservado é chamado de Banco de Germoplasma. Um bom exemplo da importância da conservação e caracterização do germoplasma é o trabalho liderado pelo pesquisador Luiz Carlos Fazuoli do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com a finalidade de obter cultivares de cafés com baixo teor de cafeína. O grupo de pesquisa de Fazuoli avaliou o Banco de Germoplasma de Café do IAC, que possui cerca de 3000 acessos, e encontrou três acessos (AC1, AC2 e AC3) que apresentavam 0,07% de cafeína, enquanto que o café comum tem cerca de 1,2%. As principais atividades de um banco de germoplasma são a coleta, preservação, caracterização, avaliação e intercâmbio do germoplasma.
Fonte: Disponível em: http://www.bespa.agrarias.ufpr.br/paginas/livro/capitulo%203.pdf. Acesso em: 10 out.2016.
Considerando as informações sobre melhoramento genético vegetal, é correto afirmar que germoplasma corresponde ao:
conjunto de genótipos com capacidade reprodutiva (caules e folhas) pertencente a uma espécie.
conjunto de genótipos com capacidade reprodutiva (sementes e frutos) pertencente a uma espécie.
conjunto de genótipos com capacidade reprodutiva (raiz, caule e folhas) pertencentes a diferentes espécies.
conjunto de fenótipos com capacidade reprodutiva (sementes e frutos) pertencente a uma espécie.
conjunto de fenótipos com capacidade reprodutiva (caules e folhas) pertencente a uma espécie.
Do darwinismo à genômica
Historicamente, o melhoramento genético de animais foi baseado na seleção de indivíduos com fenótipo desejável como pais para a próxima geração. Comparando-se as populações mais antigas com as mais modernas constata-se facilmente que a seleção artificial obteve sucesso em alterar fenótipos apesar de não necessitar do conhecimento formal da genética. As observações de Charles Darwin relatadas em sua obra Origem das Espécies (1859) já indicavam os princípios da seleção, porém somente a partir dos experimentos de Mendel (1900) os princípios da Genética iniciaram a ser desvendados. Pesquisadores como Wright, Haldane e Fisher completaram a síntese entre darwinismo e mendelianismo em uma série de publicações desde 1924 até 1931 demonstrando como a seleção natural poderia agir sobre os fatores mendelianos (hoje conhecidos como genes) que controlam características quantitativas sob seleção. Fisher também demonstrou que os fatores mendelianos poderiam explicar a semelhança entre parentes. Estes princípios se tornaram a base do melhoramento genético científico de animais e plantas. Utilizando o conhecimento genético e estatístico acumulado até 1940, Lush e Hazel desenvolveram os princípios do índice de seleção para otimizar a seleção artificial baseada em informações fenotípicas e no parentesco entre os indivíduos. Porém, somente a variação genética aditiva era considerada no modelo básico, além de apresentar outras limitações estatísticas. Durante os anos 50, 60 e 70, Charles Henderson e seus colegas lideraram avanços na chamada genética quantitativa, desenvolvendo as equações de modelos mistos que combinam a estimação de quadrados mínimos com índice de seleção para derivar estimadores não viciados dos valores genéticos de indivíduos criados em diferentes ambientes. Porém, nenhuma destas metodologias requer alguma informação da arquitetura genética das características sob seleção. O que se segue na história do melhoramento genético das espécies veio preencher esta lacuna. Uma explosão de descobertas nas áreas de métodos de análise do DNA, de equipamentos sofisticados de análise de grande quantidade de amostras, de ferramentas estatísticas e de informática (bioinformática) propiciaram o surgimento da Genômica, ciência que trata do genoma completo dos diferentes organismos. O que está ocorrendo é um espantoso acúmulo de dados genômicos que está à disposição dos pesquisadores para serem interpretados e utilizados, o que deixa em aberto uma enorme trilha a ser percorrida nos próximos anos.
(Disponível em: http://www.beefpoint.com.br/radares-tecnicos/melhoramento-genetico/a-biotecnologia-no-melhoramento-genetico-animal-33237/. Acesso em: 11 out.2016).
Analise as informações do texto acima e considerando os métodos clássicos de cruzamento (mesma espécie) e de hibridação (espécies diferentes) empregadas para melhoramento animal, julgue os itens a seguir.
I) O cruzamento simples é uma técnica de obtenção máxima de heterose, normalmente a partir de uma geração parental bastante misturada, com a qual, um dos progenitores é novamente retrocruzada com sua progênie.
II) A absorção da característica nativaou da característica por meio do uso de progenitores de raça geneticamente modificada ou superior (animais de elite, bovinos e equinos) representa um cruzamento rotacional (ou alternativo).
III) A utilização alternada de reprodutores de raças diferentes para aumentar o grau de heterose (largamente utilizado para gado de corte) configura um cruzamento contínuo.
A(As) afirmação(ões) CORRETA(S) está(ão) indicada(s) em:
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Entre os inúmeros elementos existentes na natureza, podemos destacar alguns largamente empregados ou produzidos na indústria (que, por sua vez, são utilizados em outras áreas). Embora esse gás constitua 78% da atmosfera, ainda não é o elemento mais abundante na crosta terrestre. Foi descoberto em 1772 por Daniel Rutherford, que, ao remover o oxigênio e o dióxido de carbono do ar, verificou um outro gás incolor e inodoro que não alimentava a combustão. Lavoisier chamou esse gás de "azoto", que significa "sem vida ".
Fonte: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/nitrogenio-propriedades-e-usos.htm. Acesso em: 06 out.2016.
É um elemento fundamental na composição das biomoléculas, sendo um componente da estrutura de ácidos nucleicos, aminoácidos, proteínas. Esta característica torna-o vital à sobrevivência e crescimento dos organismos, com destaque para as plantas, tornando-se um fator limitante para a produtividade agrícola. No entanto, as plantas não possuem aparato enzimático para quebrar a tripla ligação da molécula e utilizá-la como fonte de proteína.
É CORRETO afirmar que as características descritas no texto referem-se ao elemento:
nitrogênio.
magnésio.
fósforo.
hidrogênio.
carbono.
Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Coqueluche: sintomas, transmissão e prevençãoSintomas
A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum. Bebês menores de seis meses são os mais propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar à morte.
Transmissão
Acontece principalmente pelo contato direto da pessoa doente com uma pessoa suscetível, não vacinada, por meio de gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou ao falar. Também pode ser transmitida pelo contato com objetos contaminados com secreções do doente. A coqueluche é especialmente transmissível na fase catarral e em locais com aglomeração de pessoas.
Prevenção
Apenas os indivíduos que já tenham adquirido a doença ou recebido a vacina DTP (mínimo de três doses) não correm o risco de adquiri-la. Não existe característica individual que predisponha à doença, a não ser presença ou ausência de imunidade específica. Graças aos programas de vacinação, a ocorrência de casos de coqueluche no Brasil (que já chegou a cerca de 36 mil casos notificados por ano entre 1981 e 1991) vem sendo reduzida.
Fonte: Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/coqueluche-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em: 05 out.2016.
Considerando as informações do texto acima, podemos afirmar que a coqueluche é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida:
tanto a partir do vírus inativado (microrganismo morto) ou de componentes viróticos purificados.
tanto a partir da bactéria ativada (microrganismo vivo) ou de componentes bacterianos purificados.
tanto a partir do vírus ativado (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos contaminados.
tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados.
tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos contaminados.
Primeiramente, leia o texto abaixo. Em seguida, analise o questionamento e assinale a alternativa CORRETA.
As leveduras são fungos unicelulares, ou seja, formados somente por uma única célula. Devido a esta característica elas crescem e se reproduzem mais rapidamente. Esta categoria de fungos não é visível a olho nu, sendo visualizados apenas com auxílio de um microscópio. São bem maiores do que a maioria das bactérias existentes e foram visualizadas pela primeira vez em 1680, por Antony van Leewenhoeck.
Quanto a sua morfologia, as leveduras podem ser ovais (Hansenula ), redondas (Saccharomyces ), cilíndricas (Kloeckera ), triangulares (Trigonopsis ), apiculares (Kloeckera ) e ogivas (Bretanomyces ). A maioria das leveduras vive em exudatos açucarados de plantas, e no néctar das flores. Também são encontradas algumas espécies em superfícies de frutas frescas ou podres.
A reprodução das leveduras pode ocorrer de duas formas:
- Gemação de novas células: Este tipo de reprodução das leveduras ocorre nos mostos em fermentação. Neste processo ocorre a formação de pequenas protuberâncias na superfície da célula que, depois de se desenvolverem, se desprendem, passando a ter vida própria.
- Esporulação de novas células: Este tipo de reprodução consiste na formação de esporos no interior das células, que se tornam livres pela ruptura das células.
Fonte: Disponível em: http://www.infoescola.com/reino-fungi/levedura/. Acesso em: 02 out.2016.
Para a fabricação do pão é necessário acrescentar à massa uma certa quantidade de fermento biológico (lêvedo ou levedura), para que ela cresça e, depois de assada, fique saborosa. O crescimento da massa deve-se:
ao crescimento excessivo do lêvedo, "empurrando" a massa e fazendo-a crescer.
a uma reação química entre o lêvedo e oxigênio.
as leveduras, que começam a comer os açúcares que fazem parte da farinha. À medida que elas digerem lentamente esses elementos, liberam gás carbônico.
a uma reação química entre a água e o lêvedo.
a uma reação da farinha do trigo com a água, servindo o lêvedo para dar sabor ao pão.
Bioética é, segundo Reich (1995, p. 96), “o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas – das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”. A capacidade do ser humano de reflexão, de invenção e de busca contínua por respostas, com base na liberdade da ciência e na pesquisa, bem como a diversidade cultural como fonte de inovação e criatividade, são fatores determinantes para o desenvolvimento científico e tecnológico. Esses fatores podem trazer benefícios aos indivíduos como único ou grupo, aumentando, assim, a melhoria e expectativa da qualidade de vida, promovendo o bem-estar do indivíduo e a reflexão sobre a dignidade do ser humano e ao direito universal das habilidades fundamentais.
A respeito dessa temática e considerando o modelo bioético personalista, analise o questionamento a seguir e assinale a alternativa correta: a fundamentação do modelo personalista centra-se na objetividade dos valores e das normas. Neste sistema, podemos encontrar três definições:
ontológico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; personalismo racional: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
hermenêutico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; personalismo racional: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; ontológico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; hermenêutico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo irracional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
Leia o texto abaixo.
Bioética
A Bioética, enquanto componente curricular tem como objetivo incentivar os profissionais à reflexão, tanto de maneira a avaliar a própria vida, tendo como base a família, valores adquiridos, crenças e religiões, bem como à reflexão da sociedade como um todo, resultando, assim, num pensamento reflexivo sobre os pilares que regem a nossa sociedade. Considerando que a Bioética tem como objetivo a reflexão, o questionamento, ela traz consigo questões relevantes, como por exemplo, fazendo com que deixemos de pensar somente em nossos próprios problemas e passando a agir como um cidadão consciente quanto aos seus próprios direitos e quanto à realidade mundial.
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.
I) O termo eutanásia é constantemente utilizado para designar uma morte suave, com a ausência de um sofrimento aparente, e digna. Porém, a interpretação de dignidade está intimamente relacionada com as crenças, os valores e a religião, de maneira que, para evitar problemas éticos e religiosos, a expressão morte digna está aparentemente em desuso.
II) No Brasil, atualmente, o aborto é considerado ilegal, exceto nas situações de estupro ou risco de vida materno, ou também constatação de bebês anencéfalos. A lei brasileira ainda não possui subsídios e respaldo suficientes para concessão de alvarás, sendo que, quando este ocorre, deve-se constatar a presença de malformações genéticas por uma junta médica. Porém, a decisão baseia-se nos valores morais e sociais dos que os julgam, já que não existe um amparo legal para tais decisões.
III) A clonagem trata-se de uma técnica na qual se produz cópias de genes ou células de um organismo, sendo um processo de reprodução assexuada. Por se tratar de um fenômeno recente, a clonagem ainda gera várias discussões e argumentos em meio ao mundo moderno, sendo que a questão ética torna-se cada vez mais complexa e passível de condenações, até mesmo entre os cientistas.
Está correto o que se afirma em:
conjunto de genótipos com capacidade reprodutiva (caules e folhas) pertencente a uma espécie.
conjunto de genótipos com capacidade reprodutiva (sementes e frutos) pertencente a uma espécie.
conjunto de genótipos com capacidade reprodutiva (raiz, caule e folhas) pertencentes a diferentes espécies.
conjunto de fenótipos com capacidade reprodutiva (sementes e frutos) pertencente a uma espécie.
conjunto de fenótipos com capacidade reprodutiva (caules e folhas) pertencente a uma espécie.
Do darwinismo à genômica
Historicamente, o melhoramento genético de animais foi baseado na seleção de indivíduos com fenótipo desejável como pais para a próxima geração. Comparando-se as populações mais antigas com as mais modernas constata-se facilmente que a seleção artificial obteve sucesso em alterar fenótipos apesar de não necessitar do conhecimento formal da genética. As observações de Charles Darwin relatadas em sua obra Origem das Espécies (1859) já indicavam os princípios da seleção, porém somente a partir dos experimentos de Mendel (1900) os princípios da Genética iniciaram a ser desvendados. Pesquisadores como Wright, Haldane e Fisher completaram a síntese entre darwinismo e mendelianismo em uma série de publicações desde 1924 até 1931 demonstrando como a seleção natural poderia agir sobre os fatores mendelianos (hoje conhecidos como genes) que controlam características quantitativas sob seleção. Fisher também demonstrou que os fatores mendelianos poderiam explicar a semelhança entre parentes. Estes princípios se tornaram a base do melhoramento genético científico de animais e plantas. Utilizando o conhecimento genético e estatístico acumulado até 1940, Lush e Hazel desenvolveram os princípios do índice de seleção para otimizar a seleção artificial baseada em informações fenotípicas e no parentesco entre os indivíduos. Porém, somente a variação genética aditiva era considerada no modelo básico, além de apresentar outras limitações estatísticas. Durante os anos 50, 60 e 70, Charles Henderson e seus colegas lideraram avanços na chamada genética quantitativa, desenvolvendo as equações de modelos mistos que combinam a estimação de quadrados mínimos com índice de seleção para derivar estimadores não viciados dos valores genéticos de indivíduos criados em diferentes ambientes. Porém, nenhuma destas metodologias requer alguma informação da arquitetura genética das características sob seleção. O que se segue na história do melhoramento genético das espécies veio preencher esta lacuna. Uma explosão de descobertas nas áreas de métodos de análise do DNA, de equipamentos sofisticados de análise de grande quantidade de amostras, de ferramentas estatísticas e de informática (bioinformática) propiciaram o surgimento da Genômica, ciência que trata do genoma completo dos diferentes organismos. O que está ocorrendo é um espantoso acúmulo de dados genômicos que está à disposição dos pesquisadores para serem interpretados e utilizados, o que deixa em aberto uma enorme trilha a ser percorrida nos próximos anos.
(Disponível em: http://www.beefpoint.com.br/radares-tecnicos/melhoramento-genetico/a-biotecnologia-no-melhoramento-genetico-animal-33237/. Acesso em: 11 out.2016).
Analise as informações do texto acima e considerando os métodos clássicos de cruzamento (mesma espécie) e de hibridação (espécies diferentes) empregadas para melhoramento animal, julgue os itens a seguir.
I) O cruzamento simples é uma técnica de obtenção máxima de heterose, normalmente a partir de uma geração parental bastante misturada, com a qual, um dos progenitores é novamente retrocruzada com sua progênie.
II) A absorção da característica nativaou da característica por meio do uso de progenitores de raça geneticamente modificada ou superior (animais de elite, bovinos e equinos) representa um cruzamento rotacional (ou alternativo).
III) A utilização alternada de reprodutores de raças diferentes para aumentar o grau de heterose (largamente utilizado para gado de corte) configura um cruzamento contínuo.
A(As) afirmação(ões) CORRETA(S) está(ão) indicada(s) em:
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Entre os inúmeros elementos existentes na natureza, podemos destacar alguns largamente empregados ou produzidos na indústria (que, por sua vez, são utilizados em outras áreas). Embora esse gás constitua 78% da atmosfera, ainda não é o elemento mais abundante na crosta terrestre. Foi descoberto em 1772 por Daniel Rutherford, que, ao remover o oxigênio e o dióxido de carbono do ar, verificou um outro gás incolor e inodoro que não alimentava a combustão. Lavoisier chamou esse gás de "azoto", que significa "sem vida ".
Fonte: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/nitrogenio-propriedades-e-usos.htm. Acesso em: 06 out.2016.
É um elemento fundamental na composição das biomoléculas, sendo um componente da estrutura de ácidos nucleicos, aminoácidos, proteínas. Esta característica torna-o vital à sobrevivência e crescimento dos organismos, com destaque para as plantas, tornando-se um fator limitante para a produtividade agrícola. No entanto, as plantas não possuem aparato enzimático para quebrar a tripla ligação da molécula e utilizá-la como fonte de proteína.
É CORRETO afirmar que as características descritas no texto referem-se ao elemento:
nitrogênio.
magnésio.
fósforo.
hidrogênio.
carbono.
Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Coqueluche: sintomas, transmissão e prevençãoSintomas
A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum. Bebês menores de seis meses são os mais propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar à morte.
Transmissão
Acontece principalmente pelo contato direto da pessoa doente com uma pessoa suscetível, não vacinada, por meio de gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou ao falar. Também pode ser transmitida pelo contato com objetos contaminados com secreções do doente. A coqueluche é especialmente transmissível na fase catarral e em locais com aglomeração de pessoas.
Prevenção
Apenas os indivíduos que já tenham adquirido a doença ou recebido a vacina DTP (mínimo de três doses) não correm o risco de adquiri-la. Não existe característica individual que predisponha à doença, a não ser presença ou ausência de imunidade específica. Graças aos programas de vacinação, a ocorrência de casos de coqueluche no Brasil (que já chegou a cerca de 36 mil casos notificados por ano entre 1981 e 1991) vem sendo reduzida.
Fonte: Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/coqueluche-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em: 05 out.2016.
Considerando as informações do texto acima, podemos afirmar que a coqueluche é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida:
tanto a partir do vírus inativado (microrganismo morto) ou de componentes viróticos purificados.
tanto a partir da bactéria ativada (microrganismo vivo) ou de componentes bacterianos purificados.
tanto a partir do vírus ativado (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos contaminados.
tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados.
tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos contaminados.
Primeiramente, leia o texto abaixo. Em seguida, analise o questionamento e assinale a alternativa CORRETA.
As leveduras são fungos unicelulares, ou seja, formados somente por uma única célula. Devido a esta característica elas crescem e se reproduzem mais rapidamente. Esta categoria de fungos não é visível a olho nu, sendo visualizados apenas com auxílio de um microscópio. São bem maiores do que a maioria das bactérias existentes e foram visualizadas pela primeira vez em 1680, por Antony van Leewenhoeck.
Quanto a sua morfologia, as leveduras podem ser ovais (Hansenula ), redondas (Saccharomyces ), cilíndricas (Kloeckera ), triangulares (Trigonopsis ), apiculares (Kloeckera ) e ogivas (Bretanomyces ). A maioria das leveduras vive em exudatos açucarados de plantas, e no néctar das flores. Também são encontradas algumas espécies em superfícies de frutas frescas ou podres.
A reprodução das leveduras pode ocorrer de duas formas:
- Gemação de novas células: Este tipo de reprodução das leveduras ocorre nos mostos em fermentação. Neste processo ocorre a formação de pequenas protuberâncias na superfície da célula que, depois de se desenvolverem, se desprendem, passando a ter vida própria.
- Esporulação de novas células: Este tipo de reprodução consiste na formação de esporos no interior das células, que se tornam livres pela ruptura das células.
Fonte: Disponível em: http://www.infoescola.com/reino-fungi/levedura/. Acesso em: 02 out.2016.
Para a fabricação do pão é necessário acrescentar à massa uma certa quantidade de fermento biológico (lêvedo ou levedura), para que ela cresça e, depois de assada, fique saborosa. O crescimento da massa deve-se:
ao crescimento excessivo do lêvedo, "empurrando" a massa e fazendo-a crescer.
a uma reação química entre o lêvedo e oxigênio.
as leveduras, que começam a comer os açúcares que fazem parte da farinha. À medida que elas digerem lentamente esses elementos, liberam gás carbônico.
a uma reação química entre a água e o lêvedo.
a uma reação da farinha do trigo com a água, servindo o lêvedo para dar sabor ao pão.
Bioética é, segundo Reich (1995, p. 96), “o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas – das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”. A capacidade do ser humano de reflexão, de invenção e de busca contínua por respostas, com base na liberdade da ciência e na pesquisa, bem como a diversidade cultural como fonte de inovação e criatividade, são fatores determinantes para o desenvolvimento científico e tecnológico. Esses fatores podem trazer benefícios aos indivíduos como único ou grupo, aumentando, assim, a melhoria e expectativa da qualidade de vida, promovendo o bem-estar do indivíduo e a reflexão sobre a dignidade do ser humano e ao direito universal das habilidades fundamentais.
A respeito dessa temática e considerando o modelo bioético personalista, analise o questionamento a seguir e assinale a alternativa correta: a fundamentação do modelo personalista centra-se na objetividade dos valores e das normas. Neste sistema, podemos encontrar três definições:
ontológico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; personalismo racional: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
hermenêutico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; personalismo racional: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; ontológico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; hermenêutico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo irracional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
Leia o texto abaixo.
Bioética
A Bioética, enquanto componente curricular tem como objetivo incentivar os profissionais à reflexão, tanto de maneira a avaliar a própria vida, tendo como base a família, valores adquiridos, crenças e religiões, bem como à reflexão da sociedade como um todo, resultando, assim, num pensamento reflexivo sobre os pilares que regem a nossa sociedade. Considerando que a Bioética tem como objetivo a reflexão, o questionamento, ela traz consigo questões relevantes, como por exemplo, fazendo com que deixemos de pensar somente em nossos próprios problemas e passando a agir como um cidadão consciente quanto aos seus próprios direitos e quanto à realidade mundial.
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.
I) O termo eutanásia é constantemente utilizado para designar uma morte suave, com a ausência de um sofrimento aparente, e digna. Porém, a interpretação de dignidade está intimamente relacionada com as crenças, os valores e a religião, de maneira que, para evitar problemas éticos e religiosos, a expressão morte digna está aparentemente em desuso.
II) No Brasil, atualmente, o aborto é considerado ilegal, exceto nas situações de estupro ou risco de vida materno, ou também constatação de bebês anencéfalos. A lei brasileira ainda não possui subsídios e respaldo suficientes para concessão de alvarás, sendo que, quando este ocorre, deve-se constatar a presença de malformações genéticas por uma junta médica. Porém, a decisão baseia-se nos valores morais e sociais dos que os julgam, já que não existe um amparo legal para tais decisões.
III) A clonagem trata-se de uma técnica na qual se produz cópias de genes ou células de um organismo, sendo um processo de reprodução assexuada. Por se tratar de um fenômeno recente, a clonagem ainda gera várias discussões e argumentos em meio ao mundo moderno, sendo que a questão ética torna-se cada vez mais complexa e passível de condenações, até mesmo entre os cientistas.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Entre os inúmeros elementos existentes na natureza, podemos destacar alguns largamente empregados ou produzidos na indústria (que, por sua vez, são utilizados em outras áreas). Embora esse gás constitua 78% da atmosfera, ainda não é o elemento mais abundante na crosta terrestre. Foi descoberto em 1772 por Daniel Rutherford, que, ao remover o oxigênio e o dióxido de carbono do ar, verificou um outro gás incolor e inodoro que não alimentava a combustão. Lavoisier chamou esse gás de "azoto", que significa "sem vida ".
Fonte: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/nitrogenio-propriedades-e-usos.htm. Acesso em: 06 out.2016.
É um elemento fundamental na composição das biomoléculas, sendo um componente da estrutura de ácidos nucleicos, aminoácidos, proteínas. Esta característica torna-o vital à sobrevivência e crescimento dos organismos, com destaque para as plantas, tornando-se um fator limitante para a produtividade agrícola. No entanto, as plantas não possuem aparato enzimático para quebrar a tripla ligação da molécula e utilizá-la como fonte de proteína.
É CORRETO afirmar que as características descritas no texto referem-se ao elemento:
nitrogênio.
magnésio.
fósforo.
hidrogênio.
carbono.
Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Coqueluche: sintomas, transmissão e prevençãoSintomas
A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum. Bebês menores de seis meses são os mais propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar à morte.
Transmissão
Acontece principalmente pelo contato direto da pessoa doente com uma pessoa suscetível, não vacinada, por meio de gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou ao falar. Também pode ser transmitida pelo contato com objetos contaminados com secreções do doente. A coqueluche é especialmente transmissível na fase catarral e em locais com aglomeração de pessoas.
Prevenção
Apenas os indivíduos que já tenham adquirido a doença ou recebido a vacina DTP (mínimo de três doses) não correm o risco de adquiri-la. Não existe característica individual que predisponha à doença, a não ser presença ou ausência de imunidade específica. Graças aos programas de vacinação, a ocorrência de casos de coqueluche no Brasil (que já chegou a cerca de 36 mil casos notificados por ano entre 1981 e 1991) vem sendo reduzida.
Fonte: Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/coqueluche-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em: 05 out.2016.
Considerando as informações do texto acima, podemos afirmar que a coqueluche é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida:
tanto a partir do vírus inativado (microrganismo morto) ou de componentes viróticos purificados.
tanto a partir da bactéria ativada (microrganismo vivo) ou de componentes bacterianos purificados.
tanto a partir do vírus ativado (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos contaminados.
tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados.
tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos contaminados.
Primeiramente, leia o texto abaixo. Em seguida, analise o questionamento e assinale a alternativa CORRETA.
As leveduras são fungos unicelulares, ou seja, formados somente por uma única célula. Devido a esta característica elas crescem e se reproduzem mais rapidamente. Esta categoria de fungos não é visível a olho nu, sendo visualizados apenas com auxílio de um microscópio. São bem maiores do que a maioria das bactérias existentes e foram visualizadas pela primeira vez em 1680, por Antony van Leewenhoeck.
Quanto a sua morfologia, as leveduras podem ser ovais (Hansenula ), redondas (Saccharomyces ), cilíndricas (Kloeckera ), triangulares (Trigonopsis ), apiculares (Kloeckera ) e ogivas (Bretanomyces ). A maioria das leveduras vive em exudatos açucarados de plantas, e no néctar das flores. Também são encontradas algumas espécies em superfícies de frutas frescas ou podres.
A reprodução das leveduras pode ocorrer de duas formas:
- Gemação de novas células: Este tipo de reprodução das leveduras ocorre nos mostos em fermentação. Neste processo ocorre a formação de pequenas protuberâncias na superfície da célula que, depois de se desenvolverem, se desprendem, passando a ter vida própria.
- Esporulação de novas células: Este tipo de reprodução consiste na formação de esporos no interior das células, que se tornam livres pela ruptura das células.
Fonte: Disponível em: http://www.infoescola.com/reino-fungi/levedura/. Acesso em: 02 out.2016.
Para a fabricação do pão é necessário acrescentar à massa uma certa quantidade de fermento biológico (lêvedo ou levedura), para que ela cresça e, depois de assada, fique saborosa. O crescimento da massa deve-se:
ao crescimento excessivo do lêvedo, "empurrando" a massa e fazendo-a crescer.
a uma reação química entre o lêvedo e oxigênio.
as leveduras, que começam a comer os açúcares que fazem parte da farinha. À medida que elas digerem lentamente esses elementos, liberam gás carbônico.
a uma reação química entre a água e o lêvedo.
a uma reação da farinha do trigo com a água, servindo o lêvedo para dar sabor ao pão.
Bioética é, segundo Reich (1995, p. 96), “o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas – das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”. A capacidade do ser humano de reflexão, de invenção e de busca contínua por respostas, com base na liberdade da ciência e na pesquisa, bem como a diversidade cultural como fonte de inovação e criatividade, são fatores determinantes para o desenvolvimento científico e tecnológico. Esses fatores podem trazer benefícios aos indivíduos como único ou grupo, aumentando, assim, a melhoria e expectativa da qualidade de vida, promovendo o bem-estar do indivíduo e a reflexão sobre a dignidade do ser humano e ao direito universal das habilidades fundamentais.
A respeito dessa temática e considerando o modelo bioético personalista, analise o questionamento a seguir e assinale a alternativa correta: a fundamentação do modelo personalista centra-se na objetividade dos valores e das normas. Neste sistema, podemos encontrar três definições:
ontológico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; personalismo racional: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
hermenêutico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; personalismo racional: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; ontológico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; hermenêutico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo irracional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
Leia o texto abaixo.
Bioética
A Bioética, enquanto componente curricular tem como objetivo incentivar os profissionais à reflexão, tanto de maneira a avaliar a própria vida, tendo como base a família, valores adquiridos, crenças e religiões, bem como à reflexão da sociedade como um todo, resultando, assim, num pensamento reflexivo sobre os pilares que regem a nossa sociedade. Considerando que a Bioética tem como objetivo a reflexão, o questionamento, ela traz consigo questões relevantes, como por exemplo, fazendo com que deixemos de pensar somente em nossos próprios problemas e passando a agir como um cidadão consciente quanto aos seus próprios direitos e quanto à realidade mundial.
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.
I) O termo eutanásia é constantemente utilizado para designar uma morte suave, com a ausência de um sofrimento aparente, e digna. Porém, a interpretação de dignidade está intimamente relacionada com as crenças, os valores e a religião, de maneira que, para evitar problemas éticos e religiosos, a expressão morte digna está aparentemente em desuso.
II) No Brasil, atualmente, o aborto é considerado ilegal, exceto nas situações de estupro ou risco de vida materno, ou também constatação de bebês anencéfalos. A lei brasileira ainda não possui subsídios e respaldo suficientes para concessão de alvarás, sendo que, quando este ocorre, deve-se constatar a presença de malformações genéticas por uma junta médica. Porém, a decisão baseia-se nos valores morais e sociais dos que os julgam, já que não existe um amparo legal para tais decisões.
III) A clonagem trata-se de uma técnica na qual se produz cópias de genes ou células de um organismo, sendo um processo de reprodução assexuada. Por se tratar de um fenômeno recente, a clonagem ainda gera várias discussões e argumentos em meio ao mundo moderno, sendo que a questão ética torna-se cada vez mais complexa e passível de condenações, até mesmo entre os cientistas.
Está correto o que se afirma em:
nitrogênio.
magnésio.
fósforo.
hidrogênio.
carbono.
Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Coqueluche: sintomas, transmissão e prevençãoSintomas
A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum. Bebês menores de seis meses são os mais propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar à morte.
Transmissão
Acontece principalmente pelo contato direto da pessoa doente com uma pessoa suscetível, não vacinada, por meio de gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou ao falar. Também pode ser transmitida pelo contato com objetos contaminados com secreções do doente. A coqueluche é especialmente transmissível na fase catarral e em locais com aglomeração de pessoas.
Prevenção
Apenas os indivíduos que já tenham adquirido a doença ou recebido a vacina DTP (mínimo de três doses) não correm o risco de adquiri-la. Não existe característica individual que predisponha à doença, a não ser presença ou ausência de imunidade específica. Graças aos programas de vacinação, a ocorrência de casos de coqueluche no Brasil (que já chegou a cerca de 36 mil casos notificados por ano entre 1981 e 1991) vem sendo reduzida.
Fonte: Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/coqueluche-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em: 05 out.2016.
Considerando as informações do texto acima, podemos afirmar que a coqueluche é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida:
tanto a partir do vírus inativado (microrganismo morto) ou de componentes viróticos purificados.
tanto a partir da bactéria ativada (microrganismo vivo) ou de componentes bacterianos purificados.
tanto a partir do vírus ativado (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos contaminados.
tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados.
tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos contaminados.
Primeiramente, leia o texto abaixo. Em seguida, analise o questionamento e assinale a alternativa CORRETA.
As leveduras são fungos unicelulares, ou seja, formados somente por uma única célula. Devido a esta característica elas crescem e se reproduzem mais rapidamente. Esta categoria de fungos não é visível a olho nu, sendo visualizados apenas com auxílio de um microscópio. São bem maiores do que a maioria das bactérias existentes e foram visualizadas pela primeira vez em 1680, por Antony van Leewenhoeck.
Quanto a sua morfologia, as leveduras podem ser ovais (Hansenula ), redondas (Saccharomyces ), cilíndricas (Kloeckera ), triangulares (Trigonopsis ), apiculares (Kloeckera ) e ogivas (Bretanomyces ). A maioria das leveduras vive em exudatos açucarados de plantas, e no néctar das flores. Também são encontradas algumas espécies em superfícies de frutas frescas ou podres.
A reprodução das leveduras pode ocorrer de duas formas:
- Gemação de novas células: Este tipo de reprodução das leveduras ocorre nos mostos em fermentação. Neste processo ocorre a formação de pequenas protuberâncias na superfície da célula que, depois de se desenvolverem, se desprendem, passando a ter vida própria.
- Esporulação de novas células: Este tipo de reprodução consiste na formação de esporos no interior das células, que se tornam livres pela ruptura das células.
Fonte: Disponível em: http://www.infoescola.com/reino-fungi/levedura/. Acesso em: 02 out.2016.
Para a fabricação do pão é necessário acrescentar à massa uma certa quantidade de fermento biológico (lêvedo ou levedura), para que ela cresça e, depois de assada, fique saborosa. O crescimento da massa deve-se:
ao crescimento excessivo do lêvedo, "empurrando" a massa e fazendo-a crescer.
a uma reação química entre o lêvedo e oxigênio.
as leveduras, que começam a comer os açúcares que fazem parte da farinha. À medida que elas digerem lentamente esses elementos, liberam gás carbônico.
a uma reação química entre a água e o lêvedo.
a uma reação da farinha do trigo com a água, servindo o lêvedo para dar sabor ao pão.
Bioética é, segundo Reich (1995, p. 96), “o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas – das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”. A capacidade do ser humano de reflexão, de invenção e de busca contínua por respostas, com base na liberdade da ciência e na pesquisa, bem como a diversidade cultural como fonte de inovação e criatividade, são fatores determinantes para o desenvolvimento científico e tecnológico. Esses fatores podem trazer benefícios aos indivíduos como único ou grupo, aumentando, assim, a melhoria e expectativa da qualidade de vida, promovendo o bem-estar do indivíduo e a reflexão sobre a dignidade do ser humano e ao direito universal das habilidades fundamentais.
A respeito dessa temática e considerando o modelo bioético personalista, analise o questionamento a seguir e assinale a alternativa correta: a fundamentação do modelo personalista centra-se na objetividade dos valores e das normas. Neste sistema, podemos encontrar três definições:
ontológico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; personalismo racional: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
hermenêutico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; personalismo racional: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; ontológico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; hermenêutico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo irracional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
Leia o texto abaixo.
Bioética
A Bioética, enquanto componente curricular tem como objetivo incentivar os profissionais à reflexão, tanto de maneira a avaliar a própria vida, tendo como base a família, valores adquiridos, crenças e religiões, bem como à reflexão da sociedade como um todo, resultando, assim, num pensamento reflexivo sobre os pilares que regem a nossa sociedade. Considerando que a Bioética tem como objetivo a reflexão, o questionamento, ela traz consigo questões relevantes, como por exemplo, fazendo com que deixemos de pensar somente em nossos próprios problemas e passando a agir como um cidadão consciente quanto aos seus próprios direitos e quanto à realidade mundial.
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.
I) O termo eutanásia é constantemente utilizado para designar uma morte suave, com a ausência de um sofrimento aparente, e digna. Porém, a interpretação de dignidade está intimamente relacionada com as crenças, os valores e a religião, de maneira que, para evitar problemas éticos e religiosos, a expressão morte digna está aparentemente em desuso.
II) No Brasil, atualmente, o aborto é considerado ilegal, exceto nas situações de estupro ou risco de vida materno, ou também constatação de bebês anencéfalos. A lei brasileira ainda não possui subsídios e respaldo suficientes para concessão de alvarás, sendo que, quando este ocorre, deve-se constatar a presença de malformações genéticas por uma junta médica. Porém, a decisão baseia-se nos valores morais e sociais dos que os julgam, já que não existe um amparo legal para tais decisões.
III) A clonagem trata-se de uma técnica na qual se produz cópias de genes ou células de um organismo, sendo um processo de reprodução assexuada. Por se tratar de um fenômeno recente, a clonagem ainda gera várias discussões e argumentos em meio ao mundo moderno, sendo que a questão ética torna-se cada vez mais complexa e passível de condenações, até mesmo entre os cientistas.
Está correto o que se afirma em:
tanto a partir do vírus inativado (microrganismo morto) ou de componentes viróticos purificados.
tanto a partir da bactéria ativada (microrganismo vivo) ou de componentes bacterianos purificados.
tanto a partir do vírus ativado (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos contaminados.
tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados.
tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos contaminados.
Primeiramente, leia o texto abaixo. Em seguida, analise o questionamento e assinale a alternativa CORRETA.
As leveduras são fungos unicelulares, ou seja, formados somente por uma única célula. Devido a esta característica elas crescem e se reproduzem mais rapidamente. Esta categoria de fungos não é visível a olho nu, sendo visualizados apenas com auxílio de um microscópio. São bem maiores do que a maioria das bactérias existentes e foram visualizadas pela primeira vez em 1680, por Antony van Leewenhoeck.
Quanto a sua morfologia, as leveduras podem ser ovais (Hansenula ), redondas (Saccharomyces ), cilíndricas (Kloeckera ), triangulares (Trigonopsis ), apiculares (Kloeckera ) e ogivas (Bretanomyces ). A maioria das leveduras vive em exudatos açucarados de plantas, e no néctar das flores. Também são encontradas algumas espécies em superfícies de frutas frescas ou podres.
A reprodução das leveduras pode ocorrer de duas formas:
- Gemação de novas células: Este tipo de reprodução das leveduras ocorre nos mostos em fermentação. Neste processo ocorre a formação de pequenas protuberâncias na superfície da célula que, depois de se desenvolverem, se desprendem, passando a ter vida própria.
- Esporulação de novas células: Este tipo de reprodução consiste na formação de esporos no interior das células, que se tornam livres pela ruptura das células.
Fonte: Disponível em: http://www.infoescola.com/reino-fungi/levedura/. Acesso em: 02 out.2016.
Para a fabricação do pão é necessário acrescentar à massa uma certa quantidade de fermento biológico (lêvedo ou levedura), para que ela cresça e, depois de assada, fique saborosa. O crescimento da massa deve-se:
ao crescimento excessivo do lêvedo, "empurrando" a massa e fazendo-a crescer.
a uma reação química entre o lêvedo e oxigênio.
as leveduras, que começam a comer os açúcares que fazem parte da farinha. À medida que elas digerem lentamente esses elementos, liberam gás carbônico.
a uma reação química entre a água e o lêvedo.
a uma reação da farinha do trigo com a água, servindo o lêvedo para dar sabor ao pão.
Bioética é, segundo Reich (1995, p. 96), “o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas – das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”. A capacidade do ser humano de reflexão, de invenção e de busca contínua por respostas, com base na liberdade da ciência e na pesquisa, bem como a diversidade cultural como fonte de inovação e criatividade, são fatores determinantes para o desenvolvimento científico e tecnológico. Esses fatores podem trazer benefícios aos indivíduos como único ou grupo, aumentando, assim, a melhoria e expectativa da qualidade de vida, promovendo o bem-estar do indivíduo e a reflexão sobre a dignidade do ser humano e ao direito universal das habilidades fundamentais.
A respeito dessa temática e considerando o modelo bioético personalista, analise o questionamento a seguir e assinale a alternativa correta: a fundamentação do modelo personalista centra-se na objetividade dos valores e das normas. Neste sistema, podemos encontrar três definições:
ontológico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; personalismo racional: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
hermenêutico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; personalismo racional: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; ontológico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; hermenêutico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo irracional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
Leia o texto abaixo.
Bioética
A Bioética, enquanto componente curricular tem como objetivo incentivar os profissionais à reflexão, tanto de maneira a avaliar a própria vida, tendo como base a família, valores adquiridos, crenças e religiões, bem como à reflexão da sociedade como um todo, resultando, assim, num pensamento reflexivo sobre os pilares que regem a nossa sociedade. Considerando que a Bioética tem como objetivo a reflexão, o questionamento, ela traz consigo questões relevantes, como por exemplo, fazendo com que deixemos de pensar somente em nossos próprios problemas e passando a agir como um cidadão consciente quanto aos seus próprios direitos e quanto à realidade mundial.
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.
I) O termo eutanásia é constantemente utilizado para designar uma morte suave, com a ausência de um sofrimento aparente, e digna. Porém, a interpretação de dignidade está intimamente relacionada com as crenças, os valores e a religião, de maneira que, para evitar problemas éticos e religiosos, a expressão morte digna está aparentemente em desuso.
II) No Brasil, atualmente, o aborto é considerado ilegal, exceto nas situações de estupro ou risco de vida materno, ou também constatação de bebês anencéfalos. A lei brasileira ainda não possui subsídios e respaldo suficientes para concessão de alvarás, sendo que, quando este ocorre, deve-se constatar a presença de malformações genéticas por uma junta médica. Porém, a decisão baseia-se nos valores morais e sociais dos que os julgam, já que não existe um amparo legal para tais decisões.
III) A clonagem trata-se de uma técnica na qual se produz cópias de genes ou células de um organismo, sendo um processo de reprodução assexuada. Por se tratar de um fenômeno recente, a clonagem ainda gera várias discussões e argumentos em meio ao mundo moderno, sendo que a questão ética torna-se cada vez mais complexa e passível de condenações, até mesmo entre os cientistas.
Está correto o que se afirma em:
ao crescimento excessivo do lêvedo, "empurrando" a massa e fazendo-a crescer.
a uma reação química entre o lêvedo e oxigênio.
as leveduras, que começam a comer os açúcares que fazem parte da farinha. À medida que elas digerem lentamente esses elementos, liberam gás carbônico.
a uma reação química entre a água e o lêvedo.
a uma reação da farinha do trigo com a água, servindo o lêvedo para dar sabor ao pão.
Bioética é, segundo Reich (1995, p. 96), “o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas – das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”. A capacidade do ser humano de reflexão, de invenção e de busca contínua por respostas, com base na liberdade da ciência e na pesquisa, bem como a diversidade cultural como fonte de inovação e criatividade, são fatores determinantes para o desenvolvimento científico e tecnológico. Esses fatores podem trazer benefícios aos indivíduos como único ou grupo, aumentando, assim, a melhoria e expectativa da qualidade de vida, promovendo o bem-estar do indivíduo e a reflexão sobre a dignidade do ser humano e ao direito universal das habilidades fundamentais.
A respeito dessa temática e considerando o modelo bioético personalista, analise o questionamento a seguir e assinale a alternativa correta: a fundamentação do modelo personalista centra-se na objetividade dos valores e das normas. Neste sistema, podemos encontrar três definições:
ontológico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; personalismo racional: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
hermenêutico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; personalismo racional: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; ontológico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; hermenêutico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo irracional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
Leia o texto abaixo.
Bioética
A Bioética, enquanto componente curricular tem como objetivo incentivar os profissionais à reflexão, tanto de maneira a avaliar a própria vida, tendo como base a família, valores adquiridos, crenças e religiões, bem como à reflexão da sociedade como um todo, resultando, assim, num pensamento reflexivo sobre os pilares que regem a nossa sociedade. Considerando que a Bioética tem como objetivo a reflexão, o questionamento, ela traz consigo questões relevantes, como por exemplo, fazendo com que deixemos de pensar somente em nossos próprios problemas e passando a agir como um cidadão consciente quanto aos seus próprios direitos e quanto à realidade mundial.
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.
I) O termo eutanásia é constantemente utilizado para designar uma morte suave, com a ausência de um sofrimento aparente, e digna. Porém, a interpretação de dignidade está intimamente relacionada com as crenças, os valores e a religião, de maneira que, para evitar problemas éticos e religiosos, a expressão morte digna está aparentemente em desuso.
II) No Brasil, atualmente, o aborto é considerado ilegal, exceto nas situações de estupro ou risco de vida materno, ou também constatação de bebês anencéfalos. A lei brasileira ainda não possui subsídios e respaldo suficientes para concessão de alvarás, sendo que, quando este ocorre, deve-se constatar a presença de malformações genéticas por uma junta médica. Porém, a decisão baseia-se nos valores morais e sociais dos que os julgam, já que não existe um amparo legal para tais decisões.
III) A clonagem trata-se de uma técnica na qual se produz cópias de genes ou células de um organismo, sendo um processo de reprodução assexuada. Por se tratar de um fenômeno recente, a clonagem ainda gera várias discussões e argumentos em meio ao mundo moderno, sendo que a questão ética torna-se cada vez mais complexa e passível de condenações, até mesmo entre os cientistas.
Está correto o que se afirma em:
ontológico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; personalismo racional: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
hermenêutico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; personalismo racional: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; ontológico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; hermenêutico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.
personalismo irracional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.