BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA


Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Entre os inúmeros elementos existentes na natureza, podemos destacar alguns largamente empregados ou produzidos na indústria (que, por sua vez, são utilizados em outras áreas). Embora esse gás constitua 78% da atmosfera, ainda não é o elemento mais abundante na crosta terrestre. Foi descoberto em 1772 por Daniel Rutherford, que, ao remover o oxigênio e o dióxido de carbono do ar, verificou um outro gás incolor e inodoro que não alimentava a combustão. Lavoisier chamou esse gás de "azoto", que significa "sem vida ". 

Fonte: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/nitrogenio-propriedades-e-usos.htm. Acesso em: 06 out.2016.

É um elemento fundamental na composição das biomoléculas, sendo um componente da estrutura de ácidos nucleicos, aminoácidos, proteínas. Esta característica torna-o vital à sobrevivência e crescimento dos organismos, com destaque para as plantas, tornando-se um fator limitante para a produtividade agrícola. No entanto, as plantas não possuem aparato enzimático para quebrar a tripla ligação da molécula e utilizá-la como fonte de proteína.

É CORRETO afirmar que as características descritas no texto referem-se ao elemento:




  • nitrogênio.

  • magnésio.

  • fósforo.

  • hidrogênio.

  • carbono.