BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA


Leia o texto abaixo.

Bioética

A Bioética, enquanto componente curricular tem como objetivo incentivar os profissionais à reflexão, tanto de maneira a avaliar a própria vida, tendo como base a família, valores adquiridos, crenças e religiões, bem como à reflexão da sociedade como um todo, resultando, assim, num pensamento reflexivo sobre os pilares que regem a nossa sociedade. Considerando que a Bioética tem como objetivo a reflexão, o questionamento, ela traz consigo questões relevantes, como por exemplo, fazendo com que deixemos de pensar somente em nossos próprios problemas e passando a agir como um cidadão consciente quanto aos seus próprios direitos e quanto à realidade mundial.

A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.

I)  O termo eutanásia é constantemente utilizado para designar uma morte suave, com a ausência de um sofrimento aparente, e digna. Porém, a interpretação de dignidade está intimamente relacionada com as crenças, os valores e a religião, de maneira que, para evitar problemas éticos e religiosos, a expressão “morte digna” está aparentemente em desuso.

II) No Brasil, atualmente, o aborto é considerado ilegal, exceto nas situações de estupro ou risco de vida materno, ou também constatação de bebês anencéfalos. A lei brasileira ainda não possui subsídios e respaldo suficientes para concessão de alvarás, sendo que, quando este ocorre, deve-se constatar a presença de malformações genéticas por uma junta médica. Porém, a decisão baseia-se nos valores morais e sociais dos que os julgam, já que não existe um amparo legal para tais decisões.

III) A clonagem trata-se de uma técnica na qual se produz cópias de genes ou células de um organismo, sendo um processo de reprodução assexuada. Por se tratar de um fenômeno recente, a clonagem ainda gera várias discussões e argumentos em meio ao mundo moderno, sendo que a questão ética torna-se cada vez mais complexa e passível de condenações, até mesmo entre os cientistas.

Está correto o que se afirma em:




  • II e III, apenas.

  • II, apenas.

  • I, II e III.

  • I e III, apenas.

  • I e II, apenas.