BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA


Bioética é, segundo Reich (1995, p. 96), “o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas – das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”. A capacidade do ser humano de reflexão, de invenção e de busca contínua por respostas, com base na liberdade da ciência e na pesquisa, bem como a diversidade cultural como fonte de inovação e criatividade, são fatores determinantes para o desenvolvimento científico e tecnológico. Esses fatores podem trazer benefícios aos indivíduos como único ou grupo, aumentando, assim, a melhoria e expectativa da qualidade de vida, promovendo o bem-estar do indivíduo e a reflexão sobre a dignidade do ser humano e ao direito universal das habilidades fundamentais.

A respeito dessa temática e considerando o modelo bioético personalista, analise o questionamento a seguir e assinale a alternativa correta: a fundamentação do modelo personalista centra-se na objetividade dos valores e das normas. Neste sistema, podemos encontrar três definições:




  • ontológico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; personalismo racional: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.

  • hermenêutico: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; personalismo racional: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.

  • personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; ontológico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; hermenêutico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.

  • personalismo racional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.

  • personalismo irracional: ressalta-se o valor da subjetividade e da relação intersubjetiva; hermenêutico: relaciona-se com o papel da consciência na interpretação – a realidade vista por meio da própria percepção; ontológico: realidade vista por meio de uma compreensão pré-determinada, em que esta vivência nada mais é do que uma essência constituída na essência da unidade corpo-espírito.