BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA


Primeiramente, leia o texto abaixo. Em seguida, analise o questionamento e assinale a alternativa CORRETA.

As leveduras são fungos unicelulares, ou seja, formados somente por uma única célula. Devido a esta característica elas crescem e se reproduzem mais rapidamente. Esta categoria de fungos não é visível a olho nu, sendo visualizados apenas com auxílio de um microscópio. São bem maiores do que a maioria das bactérias existentes e foram visualizadas pela primeira vez em 1680, por Antony van Leewenhoeck.

Quanto a sua morfologia, as leveduras podem ser ovais (Hansenula ), redondas (Saccharomyces ), cilíndricas (Kloeckera ), triangulares (Trigonopsis ), apiculares (Kloeckera ) e ogivas (Bretanomyces ). A maioria das leveduras vive em exudatos açucarados de plantas, e no néctar das flores. Também são encontradas algumas espécies em superfícies de frutas frescas ou podres.

A reprodução das leveduras pode ocorrer de duas formas:

  • Gemação de novas células: Este tipo de reprodução das leveduras ocorre nos mostos em fermentação. Neste processo ocorre a formação de pequenas protuberâncias na superfície da célula que, depois de se desenvolverem, se desprendem, passando a ter vida própria.
  • Esporulação de novas células: Este tipo de reprodução consiste na formação de esporos no interior das células, que se tornam livres pela ruptura das células.

Fonte: Disponível em: http://www.infoescola.com/reino-fungi/levedura/. Acesso em: 02 out.2016.

Para a fabricação do pão é necessário acrescentar à massa uma certa quantidade de fermento biológico (lêvedo ou levedura), para que ela cresça e, depois de assada, fique saborosa. O crescimento da massa deve-se:




  • ao crescimento excessivo do lêvedo, "empurrando" a massa e fazendo-a crescer.

  • a uma reação química entre o lêvedo e oxigênio.

  • as leveduras, que começam a “comer” os açúcares que fazem parte da farinha. À medida que elas digerem lentamente esses elementos, liberam gás carbônico.

  • a uma reação química entre a água e o lêvedo.

  • a uma reação da farinha do trigo com a água, servindo o lêvedo para dar sabor ao pão.