AMÉRICA CONTEMPORÂNEA: IMPERIALISMO E LATINIDADE
O contexto político e econômico aliado aos movimentos sociais que eclodiram nos Estados Unidos criaram condições para o ressurgimento do movimento feminista e de lutas contra a discriminação sexual. Na década de 1960, esses movimentos reivindicavam, principalmente:
Superioridade feminina, oposição ao masculino e privilégio de direitos.
Igualdade sexual e manutenção das instituições tradicionais.
Conquista de direitos políticos e empoderamento feminino.
Oposição ao machismo, liberdade sexual e direitos trabalhistas.
Igualdade de direitos, fim do sexismo e luta contra o machismo.
Em 2008, o candidato do Partido Democrata, Barack Obama, foi eleito presidente dos Estados Unidos com amplo apoio, principalmente da população negra. Vários fatores conjugados permitiram a eleição do primeiro presidente negro no país.
Tendo em vista o contexto das eleições de 2008 e as particularidades históricas dos Estados Unidos, considere as seguintes afirmações:
I - A eleição de Obama ocorreu em meio a uma profunda crise econômica que exigiu a intervenção do Estado no sistema financeiro do país, alterando as práticas e os discursos liberais cujas premissas vinham se fortalecendo mundialmente desde a década de 1990.
II - Embora a eleição de Obama sinalize mudanças na superfície das relações raciais, o forte racismo estrutural ainda persiste nos Estados Unidos. A segregação racial, principalmente nos estados do Sul, permanece em níveis quase tão altos quanto na década de 1960.
III - Os ataques a Washington e a Nova York em 11 de setembro de 2001 foram atos que inauguraram a guerra americana contra o terrorismo e abriram caminho para a eleição de Barack Obama, que proclamou o direito à “guerra preventiva”, ou seja, o direito de atacar primeiro para suprimir ameaças potenciais.
Está correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
A vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais de 2008 foi revestida de grande significado. O mapa abaixo, referente aos resultados finais do último pleito nacional norte-americano naquele ano, revela que a história do país continua afetando a sua geografia eleitoral:
Analisando o mapa e o contexto que permitiu a eleição do candidato democrata, considere as afirmativas a seguir:
I - Barack Obama foi o primeiro negro a ser eleito presidente de uma nação com tradição de segregacionismo e racismo acentuados.
II - Boa parte dos estados norte-americanos que não apoiaram a eleição de Barack Obama, foram justamente aqueles que integraram os "Estados Confederados da América", que no séc. XIX defendiam a continuidade da escravidão em seus territórios.
III - A política de Obama é uma continuidade da Era Bush, o que permitiu sua eleição para a presidência, ao condenar o terrorismo dos grupos árabes e manter as tropas norte-americanas em combates no Oriente Médio.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
Ao final da Guerra Fria, a política externa norte-americana para a América Latina foi marcada por uma lógica geopolítica que se aliava à ênfase nos interesses econômicos, à afirmação do modelo neoliberal e à perspectiva de um multilateralismo limitado, porém emergente. Nesse contexto, a política de segurança dos EUA em relação à América Latina foi definida de formas variadas.
Entre os principais conflitos que ameaçam a segurança norte-americana no continente, destacam-se:
I A criação do Plano Colômbia, que envolve o combate ao tráfico de drogas e de armas, com apoio dos EUA frente à crise colombiana.
II A guerra com a Argentina pela disputa da região das Malvinas e pela assinatura de tratados à não-proliferação de armas de destruição em massa.
III As intervenções no Panamá e no Haiti, visando a defesa das instituições democráticas e a consolidação de regimes liberais.
IV O combate à imigração ilegal pela fronteira com o México, bem como de outros países da América Central, vista como uma ameaça por desestabilizarem as relações bilaterais.
É correto apenas o que se afirma em:
II e IV.
I, III e IV.
I e IV.
II e III.
I, II e III.
O cenário internacional propiciou, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, inúmeros exemplos de integração regional relativos a diferentes setores econômico, político, social. A respeito das integrações entre os países americanos, considere as afirmativas a seguir:
I As tentativas de implantação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) demonstram iniciativas norte-americanas de manter e aprofundar sua ingerência militar e comercial na América Latina, além de promover a concentração de renda e de terras.
II O projeto de integração latino-americana promovido pela OEA possuía o direito de intervenção nos países onde o governo favorecesse interferências norte-americanas na economia.
III Em 1991, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se reuniram e firmaram o tratado do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), que previa sua implantação progressiva com a eliminação das barreiras alfandegárias entre os quatro países.
IV A atual integração latino-americana enfrenta problemas, em virtude da hegemonia norte-americana com sua postura de endurecimento nas negociações da dívida externa.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
II e IV.
I, II e III.
III e IV.
I e II.
A integração regional na América Latina busca desenvolver a economia dos países, estimulando as relações políticas, culturais e fortalecer as democracias. Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que relaciona corretamente o projeto de integração à suas características e finalidades:
OEA criada com o objetivo de defender a industrialização da América Latina por meio da importação de produtos europeus e norte-americanos.
UNASUL constituído pelos países sul-americanos, o objetivo do tratado é reforçar os laços entre as nações, visando a coordenação política, econômica e social da região.
ALCA constituída por países americanos e africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
MERCOSUL reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e a livre imigração entre os países membros.
CEPAL formada pelos países da América do Norte e América Central, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros.
Em outubro de 2001, após os ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono, os líderes políticos dos Estados Unidos e da Inglaterra declararam guerra ao regime Talibã, no Afeganistão. Naquela ocasião, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o líder muçulmano Osama Bin Laden, fizeram declarações sobre os atentados. Leia com atenção os trechos a seguir:
George Bush: Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.
Osama Bin Laden: Deus abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, a linha de frente do Islã, para destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foram mortas no Iraque, e para eles isso não é uma questão clara. Mas quando pouco mais de dez foram mortos em Nairóbi e Dar-es-Salaam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles.
(Adaptados de "O Estado de S. Paulo". 8/10/2001)
Com base nas duas declarações acima, pode-se afirmar que:
ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratégia militar.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush.
ambos apoiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a justiça.
ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos.
Leia com atenção:
A busca de uma identidade própria, fundamentada em novas bases coincidiu com o surgimento desse movimento cultural. Intérpretes e compositores que se dedicaram a recuperar a música folclórica, agregando fatores próprios da música continental, incorporando instrumentos e ritmos de todos os países. Esse movimento apresentou-se, em geral, como uma alternativa frente à música estrangeira, de origens norte-americana e europeia, e pretendeu estabelecer uma ponte entre o passado - de uma cultura musical tradicional elitista - e o presente - como uma expressão musical que traduzia os desejos do povo. A busca de raízes implicou num processo de releitura da produção musical da época, orientada por essa valorização da cultura popular e das tradições. (BORGES, Ana Cristina. América Latina: um mosaico de sons, cores e sabores. Uniube, 2011, p. 304).
As manifestações musicais tiveram significativa importância na América Latina na segunda metade do século XX. Como exemplos do movimento cultural descrito no fragmento podemos citar:
Nova Canção Chilena, Música Popular Brasileira e Tango Argentino.
Tango Argentino, Samba Brasileiro e Salsa Cubana.
Novo Cancioneiro Argentino, Nova Canção Chilena e Nova Trova Cubana.
Tropicalismo Brasileiro, Novo Cancioneiro Argentino e Mariachi Mexicano.
Nova Canção Latina, Bossa Nova no Brasil e Corrido Revolucionário Mexicano.
A respeito do termo cultura, podemos considerar que:
I A cultura popular pode ser definida como todas as práticas e representações culturais vivenciadas no cotidiano de atores sociais específicos como forma de recriação do seu universo: crenças, hábitos, costumes, conhecimento.
II O estudo de quase tudo que possa identificar uma sociedade, diferenciando-a de uma outra como vive, festeja, sofre, trabalha tem sido uma preocupação da História Cultural.
III É preciso que se pense a cultura no plural e no presente, como uma forma de representação viva e dinâmica das classes populares.
As afirmativas corretas estão contidas em:
Superioridade feminina, oposição ao masculino e privilégio de direitos.
Igualdade sexual e manutenção das instituições tradicionais.
Conquista de direitos políticos e empoderamento feminino.
Oposição ao machismo, liberdade sexual e direitos trabalhistas.
Igualdade de direitos, fim do sexismo e luta contra o machismo.
Em 2008, o candidato do Partido Democrata, Barack Obama, foi eleito presidente dos Estados Unidos com amplo apoio, principalmente da população negra. Vários fatores conjugados permitiram a eleição do primeiro presidente negro no país.
Tendo em vista o contexto das eleições de 2008 e as particularidades históricas dos Estados Unidos, considere as seguintes afirmações:
I - A eleição de Obama ocorreu em meio a uma profunda crise econômica que exigiu a intervenção do Estado no sistema financeiro do país, alterando as práticas e os discursos liberais cujas premissas vinham se fortalecendo mundialmente desde a década de 1990.
II - Embora a eleição de Obama sinalize mudanças na superfície das relações raciais, o forte racismo estrutural ainda persiste nos Estados Unidos. A segregação racial, principalmente nos estados do Sul, permanece em níveis quase tão altos quanto na década de 1960.
III - Os ataques a Washington e a Nova York em 11 de setembro de 2001 foram atos que inauguraram a guerra americana contra o terrorismo e abriram caminho para a eleição de Barack Obama, que proclamou o direito à “guerra preventiva”, ou seja, o direito de atacar primeiro para suprimir ameaças potenciais.
Está correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
A vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais de 2008 foi revestida de grande significado. O mapa abaixo, referente aos resultados finais do último pleito nacional norte-americano naquele ano, revela que a história do país continua afetando a sua geografia eleitoral:
Analisando o mapa e o contexto que permitiu a eleição do candidato democrata, considere as afirmativas a seguir:
I - Barack Obama foi o primeiro negro a ser eleito presidente de uma nação com tradição de segregacionismo e racismo acentuados.
II - Boa parte dos estados norte-americanos que não apoiaram a eleição de Barack Obama, foram justamente aqueles que integraram os "Estados Confederados da América", que no séc. XIX defendiam a continuidade da escravidão em seus territórios.
III - A política de Obama é uma continuidade da Era Bush, o que permitiu sua eleição para a presidência, ao condenar o terrorismo dos grupos árabes e manter as tropas norte-americanas em combates no Oriente Médio.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
Ao final da Guerra Fria, a política externa norte-americana para a América Latina foi marcada por uma lógica geopolítica que se aliava à ênfase nos interesses econômicos, à afirmação do modelo neoliberal e à perspectiva de um multilateralismo limitado, porém emergente. Nesse contexto, a política de segurança dos EUA em relação à América Latina foi definida de formas variadas.
Entre os principais conflitos que ameaçam a segurança norte-americana no continente, destacam-se:
I A criação do Plano Colômbia, que envolve o combate ao tráfico de drogas e de armas, com apoio dos EUA frente à crise colombiana.
II A guerra com a Argentina pela disputa da região das Malvinas e pela assinatura de tratados à não-proliferação de armas de destruição em massa.
III As intervenções no Panamá e no Haiti, visando a defesa das instituições democráticas e a consolidação de regimes liberais.
IV O combate à imigração ilegal pela fronteira com o México, bem como de outros países da América Central, vista como uma ameaça por desestabilizarem as relações bilaterais.
É correto apenas o que se afirma em:
II e IV.
I, III e IV.
I e IV.
II e III.
I, II e III.
O cenário internacional propiciou, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, inúmeros exemplos de integração regional relativos a diferentes setores econômico, político, social. A respeito das integrações entre os países americanos, considere as afirmativas a seguir:
I As tentativas de implantação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) demonstram iniciativas norte-americanas de manter e aprofundar sua ingerência militar e comercial na América Latina, além de promover a concentração de renda e de terras.
II O projeto de integração latino-americana promovido pela OEA possuía o direito de intervenção nos países onde o governo favorecesse interferências norte-americanas na economia.
III Em 1991, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se reuniram e firmaram o tratado do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), que previa sua implantação progressiva com a eliminação das barreiras alfandegárias entre os quatro países.
IV A atual integração latino-americana enfrenta problemas, em virtude da hegemonia norte-americana com sua postura de endurecimento nas negociações da dívida externa.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
II e IV.
I, II e III.
III e IV.
I e II.
A integração regional na América Latina busca desenvolver a economia dos países, estimulando as relações políticas, culturais e fortalecer as democracias. Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que relaciona corretamente o projeto de integração à suas características e finalidades:
OEA criada com o objetivo de defender a industrialização da América Latina por meio da importação de produtos europeus e norte-americanos.
UNASUL constituído pelos países sul-americanos, o objetivo do tratado é reforçar os laços entre as nações, visando a coordenação política, econômica e social da região.
ALCA constituída por países americanos e africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
MERCOSUL reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e a livre imigração entre os países membros.
CEPAL formada pelos países da América do Norte e América Central, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros.
Em outubro de 2001, após os ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono, os líderes políticos dos Estados Unidos e da Inglaterra declararam guerra ao regime Talibã, no Afeganistão. Naquela ocasião, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o líder muçulmano Osama Bin Laden, fizeram declarações sobre os atentados. Leia com atenção os trechos a seguir:
George Bush: Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.
Osama Bin Laden: Deus abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, a linha de frente do Islã, para destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foram mortas no Iraque, e para eles isso não é uma questão clara. Mas quando pouco mais de dez foram mortos em Nairóbi e Dar-es-Salaam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles.
(Adaptados de "O Estado de S. Paulo". 8/10/2001)
Com base nas duas declarações acima, pode-se afirmar que:
ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratégia militar.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush.
ambos apoiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a justiça.
ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos.
Leia com atenção:
A busca de uma identidade própria, fundamentada em novas bases coincidiu com o surgimento desse movimento cultural. Intérpretes e compositores que se dedicaram a recuperar a música folclórica, agregando fatores próprios da música continental, incorporando instrumentos e ritmos de todos os países. Esse movimento apresentou-se, em geral, como uma alternativa frente à música estrangeira, de origens norte-americana e europeia, e pretendeu estabelecer uma ponte entre o passado - de uma cultura musical tradicional elitista - e o presente - como uma expressão musical que traduzia os desejos do povo. A busca de raízes implicou num processo de releitura da produção musical da época, orientada por essa valorização da cultura popular e das tradições. (BORGES, Ana Cristina. América Latina: um mosaico de sons, cores e sabores. Uniube, 2011, p. 304).
As manifestações musicais tiveram significativa importância na América Latina na segunda metade do século XX. Como exemplos do movimento cultural descrito no fragmento podemos citar:
Nova Canção Chilena, Música Popular Brasileira e Tango Argentino.
Tango Argentino, Samba Brasileiro e Salsa Cubana.
Novo Cancioneiro Argentino, Nova Canção Chilena e Nova Trova Cubana.
Tropicalismo Brasileiro, Novo Cancioneiro Argentino e Mariachi Mexicano.
Nova Canção Latina, Bossa Nova no Brasil e Corrido Revolucionário Mexicano.
A respeito do termo cultura, podemos considerar que:
I A cultura popular pode ser definida como todas as práticas e representações culturais vivenciadas no cotidiano de atores sociais específicos como forma de recriação do seu universo: crenças, hábitos, costumes, conhecimento.
II O estudo de quase tudo que possa identificar uma sociedade, diferenciando-a de uma outra como vive, festeja, sofre, trabalha tem sido uma preocupação da História Cultural.
III É preciso que se pense a cultura no plural e no presente, como uma forma de representação viva e dinâmica das classes populares.
As afirmativas corretas estão contidas em:
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
A vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais de 2008 foi revestida de grande significado. O mapa abaixo, referente aos resultados finais do último pleito nacional norte-americano naquele ano, revela que a história do país continua afetando a sua geografia eleitoral:
Analisando o mapa e o contexto que permitiu a eleição do candidato democrata, considere as afirmativas a seguir:
I - Barack Obama foi o primeiro negro a ser eleito presidente de uma nação com tradição de segregacionismo e racismo acentuados.
II - Boa parte dos estados norte-americanos que não apoiaram a eleição de Barack Obama, foram justamente aqueles que integraram os "Estados Confederados da América", que no séc. XIX defendiam a continuidade da escravidão em seus territórios.
III - A política de Obama é uma continuidade da Era Bush, o que permitiu sua eleição para a presidência, ao condenar o terrorismo dos grupos árabes e manter as tropas norte-americanas em combates no Oriente Médio.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
Ao final da Guerra Fria, a política externa norte-americana para a América Latina foi marcada por uma lógica geopolítica que se aliava à ênfase nos interesses econômicos, à afirmação do modelo neoliberal e à perspectiva de um multilateralismo limitado, porém emergente. Nesse contexto, a política de segurança dos EUA em relação à América Latina foi definida de formas variadas.
Entre os principais conflitos que ameaçam a segurança norte-americana no continente, destacam-se:
I A criação do Plano Colômbia, que envolve o combate ao tráfico de drogas e de armas, com apoio dos EUA frente à crise colombiana.
II A guerra com a Argentina pela disputa da região das Malvinas e pela assinatura de tratados à não-proliferação de armas de destruição em massa.
III As intervenções no Panamá e no Haiti, visando a defesa das instituições democráticas e a consolidação de regimes liberais.
IV O combate à imigração ilegal pela fronteira com o México, bem como de outros países da América Central, vista como uma ameaça por desestabilizarem as relações bilaterais.
É correto apenas o que se afirma em:
II e IV.
I, III e IV.
I e IV.
II e III.
I, II e III.
O cenário internacional propiciou, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, inúmeros exemplos de integração regional relativos a diferentes setores econômico, político, social. A respeito das integrações entre os países americanos, considere as afirmativas a seguir:
I As tentativas de implantação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) demonstram iniciativas norte-americanas de manter e aprofundar sua ingerência militar e comercial na América Latina, além de promover a concentração de renda e de terras.
II O projeto de integração latino-americana promovido pela OEA possuía o direito de intervenção nos países onde o governo favorecesse interferências norte-americanas na economia.
III Em 1991, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se reuniram e firmaram o tratado do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), que previa sua implantação progressiva com a eliminação das barreiras alfandegárias entre os quatro países.
IV A atual integração latino-americana enfrenta problemas, em virtude da hegemonia norte-americana com sua postura de endurecimento nas negociações da dívida externa.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
II e IV.
I, II e III.
III e IV.
I e II.
A integração regional na América Latina busca desenvolver a economia dos países, estimulando as relações políticas, culturais e fortalecer as democracias. Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que relaciona corretamente o projeto de integração à suas características e finalidades:
OEA criada com o objetivo de defender a industrialização da América Latina por meio da importação de produtos europeus e norte-americanos.
UNASUL constituído pelos países sul-americanos, o objetivo do tratado é reforçar os laços entre as nações, visando a coordenação política, econômica e social da região.
ALCA constituída por países americanos e africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
MERCOSUL reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e a livre imigração entre os países membros.
CEPAL formada pelos países da América do Norte e América Central, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros.
Em outubro de 2001, após os ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono, os líderes políticos dos Estados Unidos e da Inglaterra declararam guerra ao regime Talibã, no Afeganistão. Naquela ocasião, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o líder muçulmano Osama Bin Laden, fizeram declarações sobre os atentados. Leia com atenção os trechos a seguir:
George Bush: Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.
Osama Bin Laden: Deus abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, a linha de frente do Islã, para destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foram mortas no Iraque, e para eles isso não é uma questão clara. Mas quando pouco mais de dez foram mortos em Nairóbi e Dar-es-Salaam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles.
(Adaptados de "O Estado de S. Paulo". 8/10/2001)
Com base nas duas declarações acima, pode-se afirmar que:
ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratégia militar.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush.
ambos apoiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a justiça.
ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos.
Leia com atenção:
A busca de uma identidade própria, fundamentada em novas bases coincidiu com o surgimento desse movimento cultural. Intérpretes e compositores que se dedicaram a recuperar a música folclórica, agregando fatores próprios da música continental, incorporando instrumentos e ritmos de todos os países. Esse movimento apresentou-se, em geral, como uma alternativa frente à música estrangeira, de origens norte-americana e europeia, e pretendeu estabelecer uma ponte entre o passado - de uma cultura musical tradicional elitista - e o presente - como uma expressão musical que traduzia os desejos do povo. A busca de raízes implicou num processo de releitura da produção musical da época, orientada por essa valorização da cultura popular e das tradições. (BORGES, Ana Cristina. América Latina: um mosaico de sons, cores e sabores. Uniube, 2011, p. 304).
As manifestações musicais tiveram significativa importância na América Latina na segunda metade do século XX. Como exemplos do movimento cultural descrito no fragmento podemos citar:
Nova Canção Chilena, Música Popular Brasileira e Tango Argentino.
Tango Argentino, Samba Brasileiro e Salsa Cubana.
Novo Cancioneiro Argentino, Nova Canção Chilena e Nova Trova Cubana.
Tropicalismo Brasileiro, Novo Cancioneiro Argentino e Mariachi Mexicano.
Nova Canção Latina, Bossa Nova no Brasil e Corrido Revolucionário Mexicano.
A respeito do termo cultura, podemos considerar que:
I A cultura popular pode ser definida como todas as práticas e representações culturais vivenciadas no cotidiano de atores sociais específicos como forma de recriação do seu universo: crenças, hábitos, costumes, conhecimento.
II O estudo de quase tudo que possa identificar uma sociedade, diferenciando-a de uma outra como vive, festeja, sofre, trabalha tem sido uma preocupação da História Cultural.
III É preciso que se pense a cultura no plural e no presente, como uma forma de representação viva e dinâmica das classes populares.
As afirmativas corretas estão contidas em:
I - Barack Obama foi o primeiro negro a ser eleito presidente de uma nação com tradição de segregacionismo e racismo acentuados.
II - Boa parte dos estados norte-americanos que não apoiaram a eleição de Barack Obama, foram justamente aqueles que integraram os "Estados Confederados da América", que no séc. XIX defendiam a continuidade da escravidão em seus territórios.
III - A política de Obama é uma continuidade da Era Bush, o que permitiu sua eleição para a presidência, ao condenar o terrorismo dos grupos árabes e manter as tropas norte-americanas em combates no Oriente Médio.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
Ao final da Guerra Fria, a política externa norte-americana para a América Latina foi marcada por uma lógica geopolítica que se aliava à ênfase nos interesses econômicos, à afirmação do modelo neoliberal e à perspectiva de um multilateralismo limitado, porém emergente. Nesse contexto, a política de segurança dos EUA em relação à América Latina foi definida de formas variadas.
Entre os principais conflitos que ameaçam a segurança norte-americana no continente, destacam-se:
I A criação do Plano Colômbia, que envolve o combate ao tráfico de drogas e de armas, com apoio dos EUA frente à crise colombiana.
II A guerra com a Argentina pela disputa da região das Malvinas e pela assinatura de tratados à não-proliferação de armas de destruição em massa.
III As intervenções no Panamá e no Haiti, visando a defesa das instituições democráticas e a consolidação de regimes liberais.
IV O combate à imigração ilegal pela fronteira com o México, bem como de outros países da América Central, vista como uma ameaça por desestabilizarem as relações bilaterais.
É correto apenas o que se afirma em:
II e IV.
I, III e IV.
I e IV.
II e III.
I, II e III.
O cenário internacional propiciou, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, inúmeros exemplos de integração regional relativos a diferentes setores econômico, político, social. A respeito das integrações entre os países americanos, considere as afirmativas a seguir:
I As tentativas de implantação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) demonstram iniciativas norte-americanas de manter e aprofundar sua ingerência militar e comercial na América Latina, além de promover a concentração de renda e de terras.
II O projeto de integração latino-americana promovido pela OEA possuía o direito de intervenção nos países onde o governo favorecesse interferências norte-americanas na economia.
III Em 1991, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se reuniram e firmaram o tratado do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), que previa sua implantação progressiva com a eliminação das barreiras alfandegárias entre os quatro países.
IV A atual integração latino-americana enfrenta problemas, em virtude da hegemonia norte-americana com sua postura de endurecimento nas negociações da dívida externa.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
II e IV.
I, II e III.
III e IV.
I e II.
A integração regional na América Latina busca desenvolver a economia dos países, estimulando as relações políticas, culturais e fortalecer as democracias. Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que relaciona corretamente o projeto de integração à suas características e finalidades:
OEA criada com o objetivo de defender a industrialização da América Latina por meio da importação de produtos europeus e norte-americanos.
UNASUL constituído pelos países sul-americanos, o objetivo do tratado é reforçar os laços entre as nações, visando a coordenação política, econômica e social da região.
ALCA constituída por países americanos e africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
MERCOSUL reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e a livre imigração entre os países membros.
CEPAL formada pelos países da América do Norte e América Central, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros.
Em outubro de 2001, após os ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono, os líderes políticos dos Estados Unidos e da Inglaterra declararam guerra ao regime Talibã, no Afeganistão. Naquela ocasião, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o líder muçulmano Osama Bin Laden, fizeram declarações sobre os atentados. Leia com atenção os trechos a seguir:
George Bush: Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.
Osama Bin Laden: Deus abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, a linha de frente do Islã, para destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foram mortas no Iraque, e para eles isso não é uma questão clara. Mas quando pouco mais de dez foram mortos em Nairóbi e Dar-es-Salaam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles.
(Adaptados de "O Estado de S. Paulo". 8/10/2001)
Com base nas duas declarações acima, pode-se afirmar que:
ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratégia militar.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush.
ambos apoiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a justiça.
ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos.
Leia com atenção:
A busca de uma identidade própria, fundamentada em novas bases coincidiu com o surgimento desse movimento cultural. Intérpretes e compositores que se dedicaram a recuperar a música folclórica, agregando fatores próprios da música continental, incorporando instrumentos e ritmos de todos os países. Esse movimento apresentou-se, em geral, como uma alternativa frente à música estrangeira, de origens norte-americana e europeia, e pretendeu estabelecer uma ponte entre o passado - de uma cultura musical tradicional elitista - e o presente - como uma expressão musical que traduzia os desejos do povo. A busca de raízes implicou num processo de releitura da produção musical da época, orientada por essa valorização da cultura popular e das tradições. (BORGES, Ana Cristina. América Latina: um mosaico de sons, cores e sabores. Uniube, 2011, p. 304).
As manifestações musicais tiveram significativa importância na América Latina na segunda metade do século XX. Como exemplos do movimento cultural descrito no fragmento podemos citar:
Nova Canção Chilena, Música Popular Brasileira e Tango Argentino.
Tango Argentino, Samba Brasileiro e Salsa Cubana.
Novo Cancioneiro Argentino, Nova Canção Chilena e Nova Trova Cubana.
Tropicalismo Brasileiro, Novo Cancioneiro Argentino e Mariachi Mexicano.
Nova Canção Latina, Bossa Nova no Brasil e Corrido Revolucionário Mexicano.
A respeito do termo cultura, podemos considerar que:
I A cultura popular pode ser definida como todas as práticas e representações culturais vivenciadas no cotidiano de atores sociais específicos como forma de recriação do seu universo: crenças, hábitos, costumes, conhecimento.
II O estudo de quase tudo que possa identificar uma sociedade, diferenciando-a de uma outra como vive, festeja, sofre, trabalha tem sido uma preocupação da História Cultural.
III É preciso que se pense a cultura no plural e no presente, como uma forma de representação viva e dinâmica das classes populares.
As afirmativas corretas estão contidas em:
II e IV.
I, III e IV.
I e IV.
II e III.
I, II e III.
O cenário internacional propiciou, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, inúmeros exemplos de integração regional relativos a diferentes setores econômico, político, social. A respeito das integrações entre os países americanos, considere as afirmativas a seguir:
I As tentativas de implantação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) demonstram iniciativas norte-americanas de manter e aprofundar sua ingerência militar e comercial na América Latina, além de promover a concentração de renda e de terras.
II O projeto de integração latino-americana promovido pela OEA possuía o direito de intervenção nos países onde o governo favorecesse interferências norte-americanas na economia.
III Em 1991, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se reuniram e firmaram o tratado do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), que previa sua implantação progressiva com a eliminação das barreiras alfandegárias entre os quatro países.
IV A atual integração latino-americana enfrenta problemas, em virtude da hegemonia norte-americana com sua postura de endurecimento nas negociações da dívida externa.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
II e IV.
I, II e III.
III e IV.
I e II.
A integração regional na América Latina busca desenvolver a economia dos países, estimulando as relações políticas, culturais e fortalecer as democracias. Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que relaciona corretamente o projeto de integração à suas características e finalidades:
OEA criada com o objetivo de defender a industrialização da América Latina por meio da importação de produtos europeus e norte-americanos.
UNASUL constituído pelos países sul-americanos, o objetivo do tratado é reforçar os laços entre as nações, visando a coordenação política, econômica e social da região.
ALCA constituída por países americanos e africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
MERCOSUL reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e a livre imigração entre os países membros.
CEPAL formada pelos países da América do Norte e América Central, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros.
Em outubro de 2001, após os ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono, os líderes políticos dos Estados Unidos e da Inglaterra declararam guerra ao regime Talibã, no Afeganistão. Naquela ocasião, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o líder muçulmano Osama Bin Laden, fizeram declarações sobre os atentados. Leia com atenção os trechos a seguir:
George Bush: Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.
Osama Bin Laden: Deus abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, a linha de frente do Islã, para destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foram mortas no Iraque, e para eles isso não é uma questão clara. Mas quando pouco mais de dez foram mortos em Nairóbi e Dar-es-Salaam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles.
(Adaptados de "O Estado de S. Paulo". 8/10/2001)
Com base nas duas declarações acima, pode-se afirmar que:
ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratégia militar.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush.
ambos apoiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a justiça.
ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos.
Leia com atenção:
A busca de uma identidade própria, fundamentada em novas bases coincidiu com o surgimento desse movimento cultural. Intérpretes e compositores que se dedicaram a recuperar a música folclórica, agregando fatores próprios da música continental, incorporando instrumentos e ritmos de todos os países. Esse movimento apresentou-se, em geral, como uma alternativa frente à música estrangeira, de origens norte-americana e europeia, e pretendeu estabelecer uma ponte entre o passado - de uma cultura musical tradicional elitista - e o presente - como uma expressão musical que traduzia os desejos do povo. A busca de raízes implicou num processo de releitura da produção musical da época, orientada por essa valorização da cultura popular e das tradições. (BORGES, Ana Cristina. América Latina: um mosaico de sons, cores e sabores. Uniube, 2011, p. 304).
As manifestações musicais tiveram significativa importância na América Latina na segunda metade do século XX. Como exemplos do movimento cultural descrito no fragmento podemos citar:
Nova Canção Chilena, Música Popular Brasileira e Tango Argentino.
Tango Argentino, Samba Brasileiro e Salsa Cubana.
Novo Cancioneiro Argentino, Nova Canção Chilena e Nova Trova Cubana.
Tropicalismo Brasileiro, Novo Cancioneiro Argentino e Mariachi Mexicano.
Nova Canção Latina, Bossa Nova no Brasil e Corrido Revolucionário Mexicano.
A respeito do termo cultura, podemos considerar que:
I A cultura popular pode ser definida como todas as práticas e representações culturais vivenciadas no cotidiano de atores sociais específicos como forma de recriação do seu universo: crenças, hábitos, costumes, conhecimento.
II O estudo de quase tudo que possa identificar uma sociedade, diferenciando-a de uma outra como vive, festeja, sofre, trabalha tem sido uma preocupação da História Cultural.
III É preciso que se pense a cultura no plural e no presente, como uma forma de representação viva e dinâmica das classes populares.
As afirmativas corretas estão contidas em:
I, III e IV.
II e IV.
I, II e III.
III e IV.
I e II.
A integração regional na América Latina busca desenvolver a economia dos países, estimulando as relações políticas, culturais e fortalecer as democracias. Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que relaciona corretamente o projeto de integração à suas características e finalidades:
OEA criada com o objetivo de defender a industrialização da América Latina por meio da importação de produtos europeus e norte-americanos.
UNASUL constituído pelos países sul-americanos, o objetivo do tratado é reforçar os laços entre as nações, visando a coordenação política, econômica e social da região.
ALCA constituída por países americanos e africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
MERCOSUL reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e a livre imigração entre os países membros.
CEPAL formada pelos países da América do Norte e América Central, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros.
Em outubro de 2001, após os ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono, os líderes políticos dos Estados Unidos e da Inglaterra declararam guerra ao regime Talibã, no Afeganistão. Naquela ocasião, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o líder muçulmano Osama Bin Laden, fizeram declarações sobre os atentados. Leia com atenção os trechos a seguir:
George Bush: Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.
Osama Bin Laden: Deus abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, a linha de frente do Islã, para destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foram mortas no Iraque, e para eles isso não é uma questão clara. Mas quando pouco mais de dez foram mortos em Nairóbi e Dar-es-Salaam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles.
(Adaptados de "O Estado de S. Paulo". 8/10/2001)
Com base nas duas declarações acima, pode-se afirmar que:
ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratégia militar.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush.
ambos apoiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a justiça.
ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos.
Leia com atenção:
A busca de uma identidade própria, fundamentada em novas bases coincidiu com o surgimento desse movimento cultural. Intérpretes e compositores que se dedicaram a recuperar a música folclórica, agregando fatores próprios da música continental, incorporando instrumentos e ritmos de todos os países. Esse movimento apresentou-se, em geral, como uma alternativa frente à música estrangeira, de origens norte-americana e europeia, e pretendeu estabelecer uma ponte entre o passado - de uma cultura musical tradicional elitista - e o presente - como uma expressão musical que traduzia os desejos do povo. A busca de raízes implicou num processo de releitura da produção musical da época, orientada por essa valorização da cultura popular e das tradições. (BORGES, Ana Cristina. América Latina: um mosaico de sons, cores e sabores. Uniube, 2011, p. 304).
As manifestações musicais tiveram significativa importância na América Latina na segunda metade do século XX. Como exemplos do movimento cultural descrito no fragmento podemos citar:
Nova Canção Chilena, Música Popular Brasileira e Tango Argentino.
Tango Argentino, Samba Brasileiro e Salsa Cubana.
Novo Cancioneiro Argentino, Nova Canção Chilena e Nova Trova Cubana.
Tropicalismo Brasileiro, Novo Cancioneiro Argentino e Mariachi Mexicano.
Nova Canção Latina, Bossa Nova no Brasil e Corrido Revolucionário Mexicano.
A respeito do termo cultura, podemos considerar que:
I A cultura popular pode ser definida como todas as práticas e representações culturais vivenciadas no cotidiano de atores sociais específicos como forma de recriação do seu universo: crenças, hábitos, costumes, conhecimento.
II O estudo de quase tudo que possa identificar uma sociedade, diferenciando-a de uma outra como vive, festeja, sofre, trabalha tem sido uma preocupação da História Cultural.
III É preciso que se pense a cultura no plural e no presente, como uma forma de representação viva e dinâmica das classes populares.
As afirmativas corretas estão contidas em:
OEA criada com o objetivo de defender a industrialização da América Latina por meio da importação de produtos europeus e norte-americanos.
UNASUL constituído pelos países sul-americanos, o objetivo do tratado é reforçar os laços entre as nações, visando a coordenação política, econômica e social da região.
ALCA constituída por países americanos e africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
MERCOSUL reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e a livre imigração entre os países membros.
CEPAL formada pelos países da América do Norte e América Central, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros.
Em outubro de 2001, após os ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono, os líderes políticos dos Estados Unidos e da Inglaterra declararam guerra ao regime Talibã, no Afeganistão. Naquela ocasião, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o líder muçulmano Osama Bin Laden, fizeram declarações sobre os atentados. Leia com atenção os trechos a seguir:
George Bush: Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.
Osama Bin Laden: Deus abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, a linha de frente do Islã, para destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foram mortas no Iraque, e para eles isso não é uma questão clara. Mas quando pouco mais de dez foram mortos em Nairóbi e Dar-es-Salaam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles.
(Adaptados de "O Estado de S. Paulo". 8/10/2001)
Com base nas duas declarações acima, pode-se afirmar que:
ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratégia militar.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush.
ambos apoiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a justiça.
ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos.
Leia com atenção:
A busca de uma identidade própria, fundamentada em novas bases coincidiu com o surgimento desse movimento cultural. Intérpretes e compositores que se dedicaram a recuperar a música folclórica, agregando fatores próprios da música continental, incorporando instrumentos e ritmos de todos os países. Esse movimento apresentou-se, em geral, como uma alternativa frente à música estrangeira, de origens norte-americana e europeia, e pretendeu estabelecer uma ponte entre o passado - de uma cultura musical tradicional elitista - e o presente - como uma expressão musical que traduzia os desejos do povo. A busca de raízes implicou num processo de releitura da produção musical da época, orientada por essa valorização da cultura popular e das tradições. (BORGES, Ana Cristina. América Latina: um mosaico de sons, cores e sabores. Uniube, 2011, p. 304).
As manifestações musicais tiveram significativa importância na América Latina na segunda metade do século XX. Como exemplos do movimento cultural descrito no fragmento podemos citar:
Nova Canção Chilena, Música Popular Brasileira e Tango Argentino.
Tango Argentino, Samba Brasileiro e Salsa Cubana.
Novo Cancioneiro Argentino, Nova Canção Chilena e Nova Trova Cubana.
Tropicalismo Brasileiro, Novo Cancioneiro Argentino e Mariachi Mexicano.
Nova Canção Latina, Bossa Nova no Brasil e Corrido Revolucionário Mexicano.
A respeito do termo cultura, podemos considerar que:
I A cultura popular pode ser definida como todas as práticas e representações culturais vivenciadas no cotidiano de atores sociais específicos como forma de recriação do seu universo: crenças, hábitos, costumes, conhecimento.
II O estudo de quase tudo que possa identificar uma sociedade, diferenciando-a de uma outra como vive, festeja, sofre, trabalha tem sido uma preocupação da História Cultural.
III É preciso que se pense a cultura no plural e no presente, como uma forma de representação viva e dinâmica das classes populares.
As afirmativas corretas estão contidas em:
George Bush: Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.
(Adaptados de "O Estado de S. Paulo". 8/10/2001)
ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratégia militar.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush.
ambos apoiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a justiça.
ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos.
Leia com atenção:
A busca de uma identidade própria, fundamentada em novas bases coincidiu com o surgimento desse movimento cultural. Intérpretes e compositores que se dedicaram a recuperar a música folclórica, agregando fatores próprios da música continental, incorporando instrumentos e ritmos de todos os países. Esse movimento apresentou-se, em geral, como uma alternativa frente à música estrangeira, de origens norte-americana e europeia, e pretendeu estabelecer uma ponte entre o passado - de uma cultura musical tradicional elitista - e o presente - como uma expressão musical que traduzia os desejos do povo. A busca de raízes implicou num processo de releitura da produção musical da época, orientada por essa valorização da cultura popular e das tradições. (BORGES, Ana Cristina. América Latina: um mosaico de sons, cores e sabores. Uniube, 2011, p. 304).
As manifestações musicais tiveram significativa importância na América Latina na segunda metade do século XX. Como exemplos do movimento cultural descrito no fragmento podemos citar:
Nova Canção Chilena, Música Popular Brasileira e Tango Argentino.
Tango Argentino, Samba Brasileiro e Salsa Cubana.
Novo Cancioneiro Argentino, Nova Canção Chilena e Nova Trova Cubana.
Tropicalismo Brasileiro, Novo Cancioneiro Argentino e Mariachi Mexicano.
Nova Canção Latina, Bossa Nova no Brasil e Corrido Revolucionário Mexicano.
A respeito do termo cultura, podemos considerar que:
I A cultura popular pode ser definida como todas as práticas e representações culturais vivenciadas no cotidiano de atores sociais específicos como forma de recriação do seu universo: crenças, hábitos, costumes, conhecimento.
II O estudo de quase tudo que possa identificar uma sociedade, diferenciando-a de uma outra como vive, festeja, sofre, trabalha tem sido uma preocupação da História Cultural.
III É preciso que se pense a cultura no plural e no presente, como uma forma de representação viva e dinâmica das classes populares.
As afirmativas corretas estão contidas em:
Nova Canção Chilena, Música Popular Brasileira e Tango Argentino.
Tango Argentino, Samba Brasileiro e Salsa Cubana.
Novo Cancioneiro Argentino, Nova Canção Chilena e Nova Trova Cubana.
Tropicalismo Brasileiro, Novo Cancioneiro Argentino e Mariachi Mexicano.
Nova Canção Latina, Bossa Nova no Brasil e Corrido Revolucionário Mexicano.
A respeito do termo cultura, podemos considerar que:
I A cultura popular pode ser definida como todas as práticas e representações culturais vivenciadas no cotidiano de atores sociais específicos como forma de recriação do seu universo: crenças, hábitos, costumes, conhecimento.
II O estudo de quase tudo que possa identificar uma sociedade, diferenciando-a de uma outra como vive, festeja, sofre, trabalha tem sido uma preocupação da História Cultural.
III É preciso que se pense a cultura no plural e no presente, como uma forma de representação viva e dinâmica das classes populares.
As afirmativas corretas estão contidas em:
I A cultura popular pode ser definida como todas as práticas e representações culturais vivenciadas no cotidiano de atores sociais específicos como forma de recriação do seu universo: crenças, hábitos, costumes, conhecimento.
II O estudo de quase tudo que possa identificar uma sociedade, diferenciando-a de uma outra como vive, festeja, sofre, trabalha tem sido uma preocupação da História Cultural.
III É preciso que se pense a cultura no plural e no presente, como uma forma de representação viva e dinâmica das classes populares.