AMÉRICA CONTEMPORÂNEA: IMPERIALISMO E LATINIDADE


Em 2008, o candidato do Partido Democrata, Barack Obama, foi eleito presidente dos Estados Unidos com amplo apoio, principalmente da população negra. Vários fatores conjugados permitiram a eleição do primeiro presidente negro no país.

Tendo em vista o contexto das eleições de 2008 e as particularidades históricas dos Estados Unidos, considere as seguintes afirmações:

 

I - A eleição de Obama ocorreu em meio a uma profunda crise econômica que exigiu a intervenção do Estado no sistema financeiro do país, alterando as práticas e os discursos liberais cujas premissas vinham se fortalecendo mundialmente desde a década de 1990.

II - Embora a eleição de Obama sinalize mudanças na superfície das relações raciais, o forte racismo estrutural ainda persiste nos Estados Unidos. A segregação racial, principalmente nos estados do Sul, permanece em níveis quase tão altos quanto na década de 1960.

III - Os ataques a Washington e a Nova York em 11 de setembro de 2001 foram atos que inauguraram a guerra americana contra o terrorismo e abriram caminho para a eleição de Barack Obama, que proclamou o direito à “guerra preventiva”, ou seja, o direito de atacar primeiro para suprimir ameaças potenciais.

 

Está correto o que se afirma em:




  • II e III, apenas.

  • I, II e III.

  • I e II, apenas.

  • III, apenas.

  • I, apenas.